Contos de Suspense e Terror

Resenhas - Contos de Suspense e Terror

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Annalisa 02/03/2021

Contos de Suspense e Terror
No começo não estava gostando, e no fim parecia o começo. Para mim não funcionou. Fui com uma extrema sede ao pote sobre o assunto terror e suspense, e a impressão final foi que faltou a parte do terror.
Como um livro de título "Suspense e Terror" não apresenta contos reais de terror?

Foi meu primeiro contato com Poe e estou um pouco sem saber o que realmente pensar. Primeiro porquê, apesar do meu descontentamento com os temas dos contos propostos, não posso deixar de dizer que a escrita de Poe é sim fenomenal! É algo tão bem pensado e articulado, é uma escrita única que usa um jogo de palavras, que te induz e te controla. Seus pontos, travessões, vírgulas e exclamações, tudo pensando na reação do leitor em relação as ações da personagem.

Porém, eu queria um livro de terror :( E no fim, o grande terror e suspense apresentado nos contos são as aflições do seres humanos, de suas maldades e visões da vida. É muito mais angustiante e sufocante, do que aterrorizante.
Não consegui gostar de nenhum conto. Alguns ficou difícil até entender o foco dos protagonistas, e outros pareciam sem começou ou fim. Porém talvez esses realmente eram os objetivos de Poe ao escrever os contos (?)

Para quem gosta da escrita de Poe provavelmente é um deleite, mas para quem busca contos de terror, não recomendaria.
Phelipe Guilherme Maciel 05/03/2021minha estante
Cara amiga, se me permite um comentário, Também li esse livro achando estranho a falta de alguns contos épicos de Poe. Depois me informaram que o livro faz parte de uma coleção e os contos foram divididos por temáticas. Esses, seriam de suspense e de terror. Imaginamos o terror tal qual o conhecemos hoje, com demônios, monstros, assassinos cruéis, atividades paranormais, etc. Mas Poe escrevia em 1830, 1840... Analisando essa época, os contos que ele trás realmente poderiam ser pavorosos para a época. Imagine você, por exemplo, ouvir naquele tempo uma história onde um homem cimenta outro no fundo de uma alcova para morrer de fome/frio/sede etc, por simples vingança, como é o caso do Barril de Amontillado? É assustador. Ou no conto do gato preto, que o homem matou sua propria mulher em um acesso de ódio e para se ver livre daquele assassinato, esconde o corpo da mulher nas paredes da casa, imagine você, naquele tempo, viver com essa culpa, que o levou à loucura? (A loucura também era um tema muito assustador na época). Stephen King usou a tematica do gato pavoroso no seu livro "O Cemitério". A queda da casa de Usher também aborda a loucura numa época que não existia nem as bases da psicologia moderna, ele trata de assuntos como ansiedade, a desgraça social total... O Poço e o Pêndulo trás o contexto da Inquisição católica, que era uma coisa horrorosa e pavorosa, além da tortura e perversidade na forma como tentaram matar aquele homem.
Enfim, são realmente contos densos, difíceis de serem lidos pela primeira vez, mas quando os analisamos sob a ótica da época em que foram escritos, sim, tem muito suspense e terror neles.
Talvez no futuro você dê uma nova chance para Poe.

Considerando o contexto da pandemia, eu te recomendaria ler um pequeno conto, "A Mascara da Morte Escarlate", que conta a história de um reino em que uma pandemia mortífera atingiu a todos e a realeza junto com os nobres fizeram um "isolamento social" da população pobre em um castelo. Todos morriam lá em baixo e eles viviam em festas e boa vida. Até que uma festa de máscaras muda o destino de todos eles.
Leia e me conte, com a perspectiva da época e o que estamos passando agora. Certamente você sentirá o Horror e o Terror.

Annalisa 10/03/2021minha estante
Oi Phelipe, tudo bom?
Sim! Eu tentei imaginar o contexto dos contos de acordo a época quando eles realmente foram escritos, e cheguei na mesma conclusão que você: Deveria ser realmente aterrorizador essas temáticas serem tratadas dessa forma, imagina, as damas da sociedade, com esses contos em mãos (?)
Por mais que me decepcionei um pouco por conta da expectativa que eu mesma havia criado, não descartei totalmente Poe dos meus livros, a escrita dele é algo único e deve ser apreciado, pretendo sim dar outras chances para ele, vou dar uma procurar neste que me recomendou.
Obrigada!

Lays91 26/06/2023

Denso
É uma leitura bem pesada e densa. Apesar de toda a tradução e da grandiosidade de Poe. Não é meu estilo literário.

Djamila.MagalhAes 28/11/2020

Não faz o meu tipo
Ultimamente tenho tentado me permitir ler outros gêneros literários e nessa empreitada, a literatura de suspense e terror é a que tenho menos afinidade. Este livro é o terceiro dessa empreitada e, de fato, não faz o meu tipo, achei os contos chatos, enfadonhos, e muitas vezes perdia o foco na leitura.
Não gostar desse livro não quer dizer que ele seja ruim, até porque a escrita de Edgar Allan Poe é muito boa, de fácil entendimento. Não gostar desse livro só significa que ele não é leitura certa pra mim ou eu não sou a leitora certa pra ele.

Juh flor 20/11/2020

Maravilhosoooooo
Eu tenho esse livro dês do ano passado, inicialmente eu comecei a ler o primeiro conto mas eu abandonei, mas esse fim de ano eu decidi dar uma chance e me apaixonei - como eu pude fazer isso! Foi uma leitura sensacional! Não à toa Poe é tão conhecido como é, o cara é um gênio que pensa nos mínimos detalhes! Gente do Céu não desistam desse livro, leiam e se aprofundem até o final, é maravilhosa a forma com que Poe destrincha a mente humana (detalhes para o posfácio MARAVILHOSO desse livro, ele é sensacional aaaaa muita coisa que eu passei batido nos contos, me veio à tona pelo posfácio, eu amei demais minha nossa senhora) RECOMENDO 100%

Bia 13/12/2021

Não é meu tipo habitual de leitura por conta disso demorei um pouco pra terminar, mas no geral gostei bastante dos contos que quero ler mais coisas do autor futuramente

Joyce 22/10/2020

Não é meu tipo de leitura favorita, mas desenvolvi bem na mesma.

Natallia.Domingues 22/02/2018

Boa coletânea, é necessário ver além do que está escrito
Não há muito o que dizer, Allan Poe é um escritor clássico que deve ser lido por todos. Todavia, devo alertar que seus contos não causam medo ou terror, é mais uma sensação de angústia que pode ser sentida por alguns personagens de contos específicos, como em O Poço e o Pêndulo. E aqui vai o alerta máximo: As estórias de Poe retratam mais sobre a natureza do ser humano do que sobre simples contos de "terror", quem está lendo precisa enxergar além do que está implícito nas linhas, enfim, a leitura é fácil e rápida, talvez para os que ainda não tenham prática com este estilo tenham alguma dificuldade, mas para entender o significado das narrativas o leitor precisa ir muito além.

Gostei da edição pelo fato de ter capa dura e uma aparência de livro muito antigo por debaixo desta "casca" de lampião (quem tem o livro vai entender o que estou dizendo). Dei 4 estrelas pois um ou dois contos são mais fracos que os demais e poderiam ter sido substituídos por outros.

Mah Mac Dowell 06/08/2021

Ahhh não sou muito de livro de contos. E infelizmente esse também não funcionou comigo. Só li porque vejo na caixinha do clube skoob.

Helena.Salgado 18/12/2022

Sinistro!
Foi o primeiro livro com contos do Poe que eu li. E não me decepcionou. É um.universo obscuro, sinistro, e você consegue sentir aquele calafrio que o protagonista sente. Agora sei porque ele é um clássico e recomendo MUITO a leitura!

Diegol_Ramos 27/06/2020

"Pestis eram vivus - moriens tua mors ero"
Como diz o ditado "o diabo mora nos detalhes". E esta coletânea é cheia de detalhes. É incrível a maneira que cada pormenor se torna essencial a obra. Um breve exemplo: em quase todos contos, os nomes são carregados de significados, como Wilson (Wil's Son = Filho da Vontade).

Um ponto a destacar é o prefácio. As autoras nos mostram a tarefa hercúlea que é traduzir um escritor tão completo como Poe.

Assim, despertou o interesse de conhecer mais o autor, porém agora em seu idioma original.

Carol 18/01/2021

Não gostei
Não consegui gostar desse livro, com certeza não é o tipo de literatura que me fascina, para uma amante da literatura brasileira, é difícil engolir um livro desses.

Mirela Ugioni 06/10/2021

Melhor tradução
Terminei de ler, e esse com certeza foi uma das melhores traduções de Edgar Allan Poe que eu já li.
Reli alguns contos e consegui gostar de um jeito totalmente diferente do que havia gostado antes.
A edição é linda, a diagramação é confortável, a tradução impecável.

Raiane166 21/04/2023

Muito interessante
Gostei bastante de todos os contos. Todos eles me fizeram ter uma noção diferente sobre a morte, não sei explicar, mas fiquei pensativa sobre.
Enfim, super recomendo.
Gabi 08/05/2023minha estante
Deu medo ??

Raiane166 08/05/2023minha estante
Medo não, mas apreensão e aflição sim.

Gabi 09/05/2023minha estante
Ahh entao bele, muito obrigadaaa! Pq eu adoro suspense mas morro de medo de coisas de terror kkkk

Giu 21/02/2022

Agoniante
Cada conto traz uma parte do ser humano, avessa, sem alma, perversa... Não é meu tipo de leitura, tive que por diversas vezes parar para me tirar a sensação de agonia. Mas, algo que não falta é motivos para pensar.

Carol 26/06/2020

Perversidade é um dos instintos primitivos do coração
Não posso dizer que não gostei, mas digo com tristeza de que também não é o melhor livro.
Reúne oito contos do autor: Coração delator, O gato preto, William Wilson, Metzengerstein, O barril de amontillado, A queda da casa de Usher, O poço e o Pêndulo e O enterro prematuro.
Poe sempre tem o mesmo padrão de personagens, homens, em seus diversos extremos sejam eles, raiva, medo, fome até mesmo o desespero em sua própria imagem.
Consigo ver e entender a importância de Poe para a literatura que assim temos hoje.
Gato preto foi o que mais gostei e Willian Wilson também .
Entender Poe vai além do simples se deve ver mais do que está escrito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5