Guia politicamente incorreto da economia brasileira: 4

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Alexandre.Nunes 07/11/2021

É preciso ter atenção
É sempre bom analisar o viés econômico liberal. Um livro com ideias interessantes e muitas tolices também e algumas sem sentido. O importante é propor o debate e as soluções de um problema crônico, a economia brasileira.

Zeantonio 26/10/2021

Leandro Narloch como sempre acertando as doses entre fontes e opniões. Defendendo ideais liberais e indo contra a desinformação do cidadão.

Lindenberg 05/08/2021

Economia sem agrados?
Faz uma análise sobre a história econômica brasileira, os erros e acertos políticos, o que funcionou e o que não funciona. E principalmente fala sem querer agradar ninguém, apenas se atentando aos fatos e aos números. Leitura muito boa para quem quer aprender um pouquinho sobre economia.

Gabriella.Davet 12/06/2021

Gostei bastante, com esse livro consegui entender um pouco mais sobre a economia no Brasil e evitar falar alguma besteira em discussões. Recomendo para todos que queiram entender um pouco maus sobre economia e política.

Lany Rocha 25/02/2021

Uma leitura que ajuda a entender que ideias liberais até podem ser boas para o país. Mesmo eu ainda tendo uma cabeça burocrata.

Whermeson 27/12/2020

Livro 18 - 2020 - Guia Politicamente Incorreto Da Economia Brasileira – Leandro Narloch
“Entre 2002 e 2014, o salário-mínimo aumentou 75% acima da inflação. Pela cartilha liberal, esse aumento deveria resultar em desemprego e aumento da informalidade. Mas o que aconteceu no mesmo período foi o contrário. O desemprego desabou e a informalidade caiu de 43% para 22%. Como explicar tantos dados a contrariar a economia econômica?
Bem de várias formas.
A primeira é que, em economia, é impossível isolar todas as variáveis.”

site: https://portalgatilho.wordpress.com/2017/07/27/resenha-guia-politicamente-incorreto-da-economia-brasileira-de-leandro-narloch/

Vini 23/12/2020

Opinião muito própria do autor
O livro é muito bom para entender alguns conceitos básicos de economia e absorver boas ideias de práticas econômicas. É importante avisar apenas que o livro é extremamente tendencioso para a perspectiva libertária da economia.

denis.caldas 01/11/2020

Já tem um tanto de resenha falando sobre o livro, mas sempre cabe mais uma, não?! Depois que participei do Desafio Skoob 2020, onde o nosso ponto é contabilizado se fizer uma resenha, viciei nesse negócio! Acho que era isso que a Vivi e o Linderberg queriam, não?! Mas vamos lá!

Quando um negócio é estudado por alguém que não é do ramo, pode sair uma boa coisa, pois se beneficia do beneplácito da dúvida e da generalidade, ou seja, não é escrito por um especialista intelectual que reside na torre de marfim, mas por alguém como você e eu, de carne e osso. Esse é o maior mérito de um jornalista, como o Narloch, escrever sobre economia brasileira,

Isso posto, o livro traz um estudo sobre as forças econômicas que atuam no Brasil desde o século passado e, porque deu errado. Ora, é fácil se compararmos com a força da gravidade, tudo que vai pra cima, uma hora cai. Assim é com a economia, a força da oferta/demanda, as ações voluntárias dos indivíduos ou de um grupo têm resultados econômicos previsíveis, porém politicamente incorretos.

Veja bem, reduzir o teto dos gastos públicos não é popular, pois (quase) todo mundo esbraveja que a educação, a saúde e a segurança (trio adorado pelos políticos, até do Partido Novo) serão prejudicados pela sanha neoliberal satânica, mas essas mesmas pessoas não sabem, por má fé ou ignorância que, quanto maior o gasto público, comprovadamente ineficiente no caso do Brasil, maior a impressão de dinheiro sem lastro e, consequentemente, maior a inflação e o custo do brasileiro pobre.

Pois quem você acha que mais sofre: quem ganha 10 mil reais e passa a receber 5 mil, ou quem recebe R$ 1.000 e passa a receber (ou ter poder de compra) de R$ 500? É o resultado de políticas populares. Não adiante, meu chapa, a economia é cíclica e, quando você interfere nela, no melhor modo keynesiano, progressista ou socialista, a conta é empurrada pra frente, mas será muito maior.

Ah, e pra encerrar, interessante ver nos agradecimentos o nome do Joel Pinheiro da Fonseca, que participou dos protestos contra a Dilma, foi colunista do Instituto Mises Brasil até 2016, mas hoje banca de social-democrata na Jovem Pan, no melhor estilo MBL arrependido-fora-Bozo...

Duda Nascimento 26/09/2020

Informativo
É um livro interessante para quem busca entender um pouco mais sobre economia. Apesar de não concordar com alguns pontos, vale muito a pena para sair do lugar de mesmice e desenvolver um pouco mais o senso crítico.

Lilo Dias 07/09/2020

Mesmo não concordando com a maioria do que foi falado no livro, o considerei extremamente interessante e útil no dia a dia!

Kaique.Cedro 15/07/2020

introdutório, fácil leitura
Pela ótica liberal, o autor cita bons argumentos para uma discussão de bar, nada além disto. Aborda temas ainda atuais(2020) de economia/ política brasileira e introduz ao leitor com pouco conhecimento em economia, a termos básicos da área. Mistura argumentos verdadeiros com opinião, sendo perigoso pra um desavisado.

Classifico como entretenimento, porém pode aguçar o aprofundamento no tema em alguns leitores.
Canaverde 09/02/2021minha estante
Melhor resenha! Concordo

André 21/05/2020

Economia brasileira
O livro vem com a proposta de retratar a economia brasileira de uma forma a questionar o senso comum e as ideias tradicionais sobre o assunto. Vale a pena a leitura com o intuito de confrontar ideias pré concebidas que temos.

(@jr__barboza) 18/05/2020

112.Guia politicamente incorreto da economia brasileira - Leandro Narloch (2015)
Este livro explica exatamente o motivo do Brasil não dar certo nunca, estamos presos no mesmo filme desde 1900 onde a história se repete: reformas, crescimento, gastança e crise.

Templário 04/05/2020

O filme da história brasileira
Um passeio pela burocracia estatal perniciosa, que prende o Brasil em um eterno filme que só mudam os nomes dos personagens, resumo de como o estado atrapalha o povo com a velha desculpa de que está querendo ajudar os pobres.

Anderson.Rossi 28/04/2020

O título é uma licença poética
A leitura nos leva a algumas reflexões de alguns pontos que são interessantos, porém por um outro lado ela é carrecada de esteriótipos e pré-conceitos, juntamente com uma abordagem totalmente liberal.
Sincereamente eu esperava mais do livro, principalmente por causa do suscesso que este fez em seu lançamento.

1 | 2 | 3 | 4