Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Lizzmarcella 01/07/2017

Guia Politicamente parcial da Economia Brasileira
Cara... Se usar como maioria das fontes artigos da revista Veja para fazer uma análise sobre os principais problemas socioeconômicos do país e de quebra impregnar toda a exposição de fatos com o ponto de vista do autor é considerado aceitável... Então "tá serto". Rsrs
(Não que pontos de vista pessoais num livro sejam errados, na verdade é bem comum! Só que nesse caso, o autor embasou suas ideias em fontes muito frágeis e parciais)
Uma leitura recreativa, bem humorada, com temas atuais que valem uma pesquisa aprofundada BUT não me atrevo a copiar sequer uma premissa daqui para colar numa conversa séria pq posso passar vergonha!
Ana 22/11/2017minha estante
Obrigada, Lizz!
Extremamente útil sua resenha!
Boas leituras!

Digão Livros 03/11/2019minha estante
Sou formado em economia. estou nas primeiras páginas e vim procurar sobre o autor e suas obras porque algumas ideias não batem com a Teoria Econômica. Vou ler de teimoso...

Luan Sperandio 15/12/2015

Essencial a leitura para não passar vergonha ao postar opiniões econômicas em suas redes sociais
Leandro Narloch faz diversos contrapontos a mitos que os brasileiros tem, como o fato do estado ter de prover de tudo, o temor a privatização, explica a tragédia dos comuns, mostra a importância do lucro e da cooperação social, por meio de trocas livres e voluntárias.

Muito bem fundamentado em sua bibliografia e com uma capacidade de argumentar de forma simples, clara, leve e objetiva, é uma obra que se passa sem que o leitor perceba. Extremamente empolgante, ensina tudo que os brasileiros deveriam saber antes de vociferar bobagens e críticas nas redes sociais sobre economia.
alex 01/01/2016minha estante
curtiu o livro? tb o li na semana passada.

Fajopa 24/12/2015

OBRIGATÓRIO
Sou Economista e sempre fui muito realista em relação a algumas ideias de mundo que a esquerda tenta impor. No papel são ideias lindas, normalmente quando somos mais jovens acreditamos nelas, mas com o decorrer do tempo, com as responsabilidades que vão surgindo, estudando e se aprofundando um pouquinho e entendendo o funcionamento básico desse mundo que vivemos, tais ideias vão sendo demolidas uma a uma, como faz Leandro Narloch em mais um politicamente incorreto, agora da Economia.

Anda fácil demolir tais argumentos com tanta incompetência reunida pelo nosso governo em vários sentidos, por isso ler esse livro torna-se um bálsamo para que sim, podemos sair dessa crise econômica, mas precisamos de menos Estado, mais empreendedorismo, mais coragem em combater tudo aquilo que nos torna um país extremamente atrasado e burocrático. Nesse cenário o liberalismo e conservadorismo em suas várias vertentes cresce e quem sabe possamos sonhar com um futuro melhor.
Zito 19/10/2016minha estante
undefined

Raphael.Soares 22/01/2016

literatura desanimadora. Você encontrará nessa obra o ponto de vista do autor sobre a economia brasileira e não uma análise baseado em estatísticas e dados mais precisos. Para um livro que fala sobre economia deixa muito a desejar. Alguns exemplos são incoerentes, e como jornalista tem a tendência de manipular a informação de acordo com sua própria opinião. Mas dá para aproveitar uma ou outra informação.
Bruno T. 29/01/2016minha estante
Entendo a sua decepção, pois, de acordo com suas próprias palavras, a expectativa era de "uma análise baseado em estatísticas e dados mais precisos" e acabou encontrando "o ponto de vista do autor sobre a economia brasileira". Na verdade, para quem conhece os outros "guias politicamente incorretos" do mesmo autor (que é jornalista e não economista), o resultado foi o esperado: uma visão pessoal diferente e bem humorada da economia brasileira..

Lian.Cazzarotti 21/03/2024

Raso
O livro "Guia Politicamente Incorreto da Economia" apresenta uma fórmula clássica e quase mágica para atrair um leitor curioso e desprevenido. Em minha primeira leitura, fiquei encantado com as meias verdades, os bordões e jargões contundentes, e a tentativa de ser "imparcial" em suas abordagens.

No entanto, após adquirir conhecimento durante minha graduação e ao estudar a economia brasileira e seu (sub)desenvolvimento, percebo agora o quão insatisfatório é este livro. Embora sua escrita e abordagem sejam envolventes, sua análise macroeconômica da economia brasileira é decepcionante. É compreensível que um repórter escrevendo sobre economia possa resultar em uma fonte rasa de ideias que transborda por várias páginas, repletas de espantalhos criados à sombra de uma ideologia liberalóide do período pós-Dilma.

Para que este livro cumpra verdadeiramente sua proposta como um "guia politicamente incorreto da economia brasileira", é essencial que haja um maior aprofundamento nos conceitos econômicos e um compromisso mais rigoroso com a consistência em suas análises. No entanto, é desafiador imaginar que os escritores, leitores e admiradores desse tipo de obra estejam interessados em algo além do viés da confirmação.
AliJu 21/03/2024minha estante
Já ouvi que toda a série é assim

skuser02844 01/06/2023

Você não entende de economia! Sinto muito.
Quando eu era criança, lembro de achar certos assuntos complexos e dificil de entender. Economia, política, religião, o programa do Jô. Coisas que requeriam um estudo aprofundado no tema para que possamos de fato entender e até mesmo aproveitar.

Conforme cresci e alguns desses temas acabou se tornando tópicos na minha vida, inevitavelmente fui pesquisando, lendo livros, consumindo filmes e documentários para expandir o meu conhecimento sobre determinado tema que eu não entendia.

A cada novo progresso nesses temas eu pensava, caraca, isso é mega complicado, sou burro demais, vou largar essa vida e me jogar no entretenimento barato e agrádavel que eu posso assistir sem prestar atenção. O que é a melhor coisa. Não existe nada melhor que olhar um filme e durante as cenas se perder na sua própria insignificancia, enquanto você tenta controlar uma possível crise de ansiedade, mas tudo voltar ao normal quando o Mufasa cai da montanha por causa do Scar.

Só ressalto que de nada adiantava procurar sobre os temas.

Só que esses em certos momentos, acontecia coisas mágicas, eu lia algum livro que eu entendia demais. Finaliza o livro com aquela sensação de "sou o novo Albert Eisnten". Como pode uma criança de 14 anos ter tanta compreensão sobre assuntos complexos.

Vou te explicar como. Quando o determinado contéudo que consumimos não se aprofunda em nada e vive apenas a base de um raciocinio básico, sem muito fundamento e completamente sensacionalista.

E esté livro é praticamente isso.

Quando terminei esse livro, lembro de me sentir o cara mais genial do mundo. Olha para mim, uma criança lendo um livro de economia e entendendo. Parecia até o Paulo Guedes achando que entende de economia, mas na verdade eu só estava alucinado na minha própria ignorancia. Assim como o Paulo Guedes.

Esse livro surge para que algumas pessoas confusas, achem que entendem tudo de economia, para poder criticar outras pessoas que comentam sobre economia e não sabem nada. Mas deixa eu te contar uma pequena coisa meus amigos, vocês que leram e as pessoas que não leram esse livro, tem o mesmo nível de conhecimento sobre o tema. A única diferença é que por ter lido um livro que tem tanta credibilidade quando as opiniões do Monark, você se acha inteligente demais, mas no geral ambos não fazem ideia do que estão falando.

Dica: Ler um livro não te torna especialista no assunto, então pare de achar que você é inteligente. Lembre-se, você não é tão inteligente quanto imagina.
Surrender_Nih 01/08/2023minha estante
Adorei sua resenha!

LeandroBurla 01/09/2016

Nem tudo é tão simples
Sou fã da série Politicamente incorreto. Recentemente li o dos Presidentes do Brasil, que não foi escrito pelo meu xará, e senti a diferença - pra pior, ainda que não tenha sido uma experiência ruim. Os primeiros livros são incríveis e apostei que este também seria. Mas não curti.
Meu xará "nada de braçada" em História. Agora, mesmo alicerçado em seu ponto forte, se arriscou demais numa seara que não é a sua. Sim, usou bons exemplos para fazer valer suas opiniões, mas nem tudo é tão simples. Não sou economista, mas sempre acompanhei o tema. Muito é deixado de fora e não é mencionado pela simples conveniência de sustentar o argumento. Me pareceu uma busca desenfreada de polêmica e uso extremo do Politicamente Incorreto, a ponto de perder a mão.
Perna 09/09/2016minha estante
Apesar de tratar de personagens simples com uma análise um pouco rasa, o livro dá seu recado. Não acredito que o escopo da obra seja esmiuçar os temas. Para isso existe uma vasta bibliografia na sociologia e economia. Ficou, acredito, uma reflexão de se ter um pensamento "um pouco" mais liberal no Brasil atual, pode para alguns parecer ofença.

Kaique.Cedro 15/07/2020

introdutório, fácil leitura
Pela ótica liberal, o autor cita bons argumentos para uma discussão de bar, nada além disto. Aborda temas ainda atuais(2020) de economia/ política brasileira e introduz ao leitor com pouco conhecimento em economia, a termos básicos da área. Mistura argumentos verdadeiros com opinião, sendo perigoso pra um desavisado.

Classifico como entretenimento, porém pode aguçar o aprofundamento no tema em alguns leitores.
Canaverde 09/02/2021minha estante
Melhor resenha! Concordo

Claudia Cordeiro 25/01/2016

Mto. bom, deveria ser leitura obrigatória em escolas.

Veronica.Scalet 21/02/2016

bom!
é um livro bom, algumas partes é nítido que o autor é tendencioso, mas acho importante conhecer a opinião dos dois lados, e num momento em que o país está claramente dividido acho normal alguns posicionamentos, é saudável para a discussão e crescimento.

leandro.sanches 16/05/2016

Bom livro, mas nada excepcional
Primeiramente duvidadava da capacidade de Leandro Narloch conseguir elaborar um bom livro na área de economia, comecei minha leitura com pessimismo em relação ao conteúdo. Ao avançar as páginas fui progressivamente mudando de opinião, pois o autor em todas as afirmações utiliza dados e informações de órgãos e de economistas renomados.
Muitas pessoas que leem esse livro vão pensar que Narloch não respeita os direitos individuais das pessoas com a forma que escreve e que despreza as garantias do trabalhador brasileiro. Parece injusto se vermos do ponto de vista de virtudes (Desigualdade, probreza ,etc) porém a justiça que Leandro Narloch defende está na Liberdade das pessoas, com um Estado mínimo , com menor intervenção nas pessoas, como dizem , chego a conclusão que Narloch é um libertário.
Ninguém vai concluir esse livro e ser um expert em economia, mas vai te dar um ponto de vista a mais, algo para refletir, que pode fazer você mudar de opinião em algumas situações, não por alienação , mas sim por uma análise moral das coisas.

Pedro 27/09/2016

Interessante, mas tendencioso.
A visão imposta pelo autor é interessante mas necessita que o leitor possua senso crítico e não acredite em tudo o que está escrito sem pensar em outros argumentos.

Yvan 07/01/2017

Razoável
Vale a leitura pra entender o ponto de vista do autor. Mas importante saber que nem tudo é a verdade absoluta e simples como escrito. Em suma, as teorias são bem parciais e tendenciosas.

1 | 2 | 3 | 4