Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Luan Sperandio 15/12/2015

Essencial a leitura para não passar vergonha ao postar opiniões econômicas em suas redes sociais
Leandro Narloch faz diversos contrapontos a mitos que os brasileiros tem, como o fato do estado ter de prover de tudo, o temor a privatização, explica a tragédia dos comuns, mostra a importância do lucro e da cooperação social, por meio de trocas livres e voluntárias.

Muito bem fundamentado em sua bibliografia e com uma capacidade de argumentar de forma simples, clara, leve e objetiva, é uma obra que se passa sem que o leitor perceba. Extremamente empolgante, ensina tudo que os brasileiros deveriam saber antes de vociferar bobagens e críticas nas redes sociais sobre economia.
alex 01/01/2016minha estante
curtiu o livro? tb o li na semana passada.

Surrender_Nih 02/08/2023

Bom para matar o tempo, apesar do forte viés
Não tenho muita coisa a falar desse. Eu não concordo com muitas coisas que foram defendidas e não tem como ignorar o forte viés que o autor tem e expressa durante todo o livro. Também achei a parte sobre os erros dos analistas meio apelativa.

Dou 2,5 pela distração e por me ter feito rir e lembrar de uns conceitos econômicos das aulas.

Lizzmarcella 01/07/2017

Guia Politicamente parcial da Economia Brasileira
Cara... Se usar como maioria das fontes artigos da revista Veja para fazer uma análise sobre os principais problemas socioeconômicos do país e de quebra impregnar toda a exposição de fatos com o ponto de vista do autor é considerado aceitável... Então "tá serto". Rsrs
(Não que pontos de vista pessoais num livro sejam errados, na verdade é bem comum! Só que nesse caso, o autor embasou suas ideias em fontes muito frágeis e parciais)
Uma leitura recreativa, bem humorada, com temas atuais que valem uma pesquisa aprofundada BUT não me atrevo a copiar sequer uma premissa daqui para colar numa conversa séria pq posso passar vergonha!
Ana 22/11/2017minha estante
Obrigada, Lizz!
Extremamente útil sua resenha!
Boas leituras!

Digão Livros 03/11/2019minha estante
Sou formado em economia. estou nas primeiras páginas e vim procurar sobre o autor e suas obras porque algumas ideias não batem com a Teoria Econômica. Vou ler de teimoso...

Gabriella.Davet 12/06/2021

Gostei bastante, com esse livro consegui entender um pouco mais sobre a economia no Brasil e evitar falar alguma besteira em discussões. Recomendo para todos que queiram entender um pouco maus sobre economia e política.

Lindenberg 05/08/2021

Economia sem agrados?
Faz uma análise sobre a história econômica brasileira, os erros e acertos políticos, o que funcionou e o que não funciona. E principalmente fala sem querer agradar ninguém, apenas se atentando aos fatos e aos números. Leitura muito boa para quem quer aprender um pouquinho sobre economia.

André 21/05/2020

Economia brasileira
O livro vem com a proposta de retratar a economia brasileira de uma forma a questionar o senso comum e as ideias tradicionais sobre o assunto. Vale a pena a leitura com o intuito de confrontar ideias pré concebidas que temos.

Anderson.Rossi 28/04/2020

O título é uma licença poética
A leitura nos leva a algumas reflexões de alguns pontos que são interessantos, porém por um outro lado ela é carrecada de esteriótipos e pré-conceitos, juntamente com uma abordagem totalmente liberal.
Sincereamente eu esperava mais do livro, principalmente por causa do suscesso que este fez em seu lançamento.

pampamcviana 28/06/2022

Ele vai te incomodar
Não precisa concordar com todas as suas explanações (eu mesma não concordei), mas é bom saber que existem visões diferentes de um mesmo mundo. Apesar de escrito em 2015, suas percepções podem ser aproveitadas neste ano de eleição. Economia é um assunto que me interessa, talvez por isso tenha gostado.

Indico este livro para todos.

Joao.Magalhaes 08/02/2020

Narloch ataca, novamente
Mais uma vez Narloch vem, munido de dados e argumentos fortes, para acabar com muitos aforismos e postulados da economia tupiniquim. "Autossuficiência é coisa de pobre" é um ótimo capítulo que poderia ser pregado nas paredes dos cursos de economia brasileiros, especialmente das federais.

O livro pode ser lido sem uma ordem sequencial, o que agiliza a leitura para alguns.

Duda Nascimento 26/09/2020

Informativo
É um livro interessante para quem busca entender um pouco mais sobre economia. Apesar de não concordar com alguns pontos, vale muito a pena para sair do lugar de mesmice e desenvolver um pouco mais o senso crítico.

Fajopa 24/12/2015

OBRIGATÓRIO
Sou Economista e sempre fui muito realista em relação a algumas ideias de mundo que a esquerda tenta impor. No papel são ideias lindas, normalmente quando somos mais jovens acreditamos nelas, mas com o decorrer do tempo, com as responsabilidades que vão surgindo, estudando e se aprofundando um pouquinho e entendendo o funcionamento básico desse mundo que vivemos, tais ideias vão sendo demolidas uma a uma, como faz Leandro Narloch em mais um politicamente incorreto, agora da Economia.

Anda fácil demolir tais argumentos com tanta incompetência reunida pelo nosso governo em vários sentidos, por isso ler esse livro torna-se um bálsamo para que sim, podemos sair dessa crise econômica, mas precisamos de menos Estado, mais empreendedorismo, mais coragem em combater tudo aquilo que nos torna um país extremamente atrasado e burocrático. Nesse cenário o liberalismo e conservadorismo em suas várias vertentes cresce e quem sabe possamos sonhar com um futuro melhor.
Zito 19/10/2016minha estante
undefined

Karisma 17/02/2020

3 dias...
Um livro introdutório de uma perspectiva econômica liberal.

(@jr__barboza) 18/05/2020

112.Guia politicamente incorreto da economia brasileira - Leandro Narloch (2015)
Este livro explica exatamente o motivo do Brasil não dar certo nunca, estamos presos no mesmo filme desde 1900 onde a história se repete: reformas, crescimento, gastança e crise.

Templário 04/05/2020

O filme da história brasileira
Um passeio pela burocracia estatal perniciosa, que prende o Brasil em um eterno filme que só mudam os nomes dos personagens, resumo de como o estado atrapalha o povo com a velha desculpa de que está querendo ajudar os pobres.

Marcelo 17/12/2021

Guia Politicamente Incorreto da Economia - L. Narloch
POLÍTICA ECONÔMICA
LUCRO É ALEGRIA
VAMOS PRIVATIZAR O MAR, O AR E AS ESCOLAS
O BRASIL É DESIGUAL PORQUE É DIVERSO
NÃO PODEMOS VIVER SEM OS BANQUEIROS

? "Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira" foi escrito pelo Filósofo Leandro Narloch e publicado pela editora Leya em 2015.

Economia, privatização, estatais, lucro, capitalismo. Essas são algumas das palavras mais usadas no livro do autor, no qual ele vem desmembrar um pouco da história econômica do Brasil, de uma forma pouco convencional do que ouvimos por aí, por isso o "incorreto" é usado no título.

Narloch, como um bom seguidor do politicamente incorreto, trás assuntos polêmicos à tona, mas não para fazer "birra", mas sim para mostrar que as coisas não são do jeito que talvez pensamentos.

Alguns capítulos chamam atenção pelo título, como "O mito do trabalho escravo", "As leis trabalhistas prejudicam os trabalhadores", "Por que mulheres ganham menos que os homens", "O PT contra o bolsa família", enfim, uma diversidade de assuntos polêmicos. O trabalho escravo realmente existe, e como é? As leis trabalhistas realmente nos ajudam? As mulheres ganham mesmo menos que os homens? As possíveis respostas estão no livro, mas fica aí o questionamento para essas perguntas e outras que surguem no livro.

Mas não pense que ele trás isso apenas com falácias ou achismos. Leandro nos trás diversas pesquisas e provas de que tudo que ele diz está pautado em algo que foi pesquisado e analisado. Um trabalho minucioso e muito bem escrito.

Eu gostei da leitura, ele trás uma visão interessante da política econômica brasileira, não só do momento no qual ele escreveu o livro (até 2015), mas porque ele traça uma linha do tempo pra gente entender um pouco de como chegamos onde chegamos.

1 | 2 | 3 | 4