Os Miseráveis (eBook)

Os Miseráveis (eBook) Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Cica 14/10/2023

Não tem como negar q é uma leitura difícil, carregada, puxada, muitas vezes devagar. Mas a maneira que tudo é explicado, como tudo se entrelaça, é lindo e emocionante. O tipo de leitura que mexe com todos os tipos de emoções, e o final de todos os personagens faz sentido com sua trajetória. E além de tudo, a escrita nos envolve em conhecimentos históricos, científicos e filosóficos. Adorei a experiência.

Daisy 13/10/2023

Pout Pourri de histórias
Eu só embarco em ler esses calhamaços se estiver acompanhada... E assim viajamos pra França antiga, vimos vários personagens e desdobramentos de revoluções.
Victor Hugo aqui deixa toda sua imaginação de contador de histórias se revelar habilmente com sua inteligência em história, geografia, literatura, religião e etc... Por que juntamente com o romance de nosso herói, Jean Valjean, temos também muito da inteligência do nosso autor exposta!
Então viajamos com Hugo por revoluções civis, peripécias de Napoleão Bonaparte, aprendemos sobre a linguagem e as gírias, sobre claustros, freiras, política e até sobre esgotos parisienses! Tudo isso ambientando a história de Jean Valjean, do Sr Madeleine, ou do senhor Fauchelevent, escolha como você prefere o chamar!!
Por mais que o romance seja muito doce para mim, com elementos ultra românticos, personagens bem caricatos ( o herói, a donzela, o vilão, e etc) e uma ambientação muito zelosa no que diz respeito a detalhamento, não posso fechar meus olhos diante de um livro muito bem escrito, histórias bem amarradas, clímax muito bem colocados e personagens com muitas camadas psicológicas reais!
Cada personagem é realmente 100% daquilo que se propõe, Jean Valjean é 100% um herói, esperto, forte, vencendo sempre em suas lutas, Cosette é a mocinha delicada, donzela em perigo, precisa ser salva, ser amada, Javert é o cara sisudo, defensor da moral e dos bons costumes, se orgulha de estar sempre certo e coerente na lei... É preciso ler para sair do raso de cada um...
Suas mais de 1500 páginas te fazem viajar por muita miséria... E Hugo não fala apenas da miséria do dinheiro, sua abundância ou sua falta, fala de vários tipos de misérias, daquelas em que nós nos colocamos, das que colocamos quem amamos, da miséria do pensamento, da alma, do corpo... Tem misérias fantasiadas de boas intensões, tem misérias que nem precisariam estar presentes, mas como já se está acostumado a isso, continua-se ali por pura autocomiseração... Enfim, um clássico é um livro, que não importa quando for lido, sempre trará esses elementos de realidade presente, de modernidade, que por mais que reflita a época que foi escrito, trás o atual muito arraigado em cada linha...e esse com certeza é um clássico.

Luciano.Junior 12/10/2023

Não Leia, Absorva!
"Os Miseráveis", de Victor Hugo, é uma obra-prima literária que transcende o tempo e continua a ressoar com uma visão crítica e perturbadora da nossa realidade. O livro é uma poderosa metáfora dos problemas sociais e das injustiças que permeiam nossa sociedade contemporânea.

Assim como os personagens de Hugo, estamos imersos em um mundo onde a pobreza, a desigualdade e o abuso de poder são uma triste realidade. Jean Valjean, representando os marginalizados e oprimidos, luta desesperadamente por justiça e redenção em meio a um sistema que parece projetado para mantê-lo em sua condição miserável.

A figura implacável do inspetor Javert personifica as estruturas de poder que perpetuam a injustiça e negam a possibilidade de redenção aos menos privilegiados. A dicotomia entre Valjean e Javert nos lembra das escolhas que enfrentamos em nossa própria sociedade: a busca pela compaixão e empatia versus a rigidez da lei e da ordem.

Victor Hugo nos desafia a refletir sobre a nossa responsabilidade coletiva diante das injustiças. Ele nos mostra que a pobreza não é um resultado do destino, mas sim uma consequência de um sistema que favorece os poderosos e marginaliza os mais frágeis. Através dos personagens de Fantine, Eponine e Cosette, somos confrontados com a dura realidade da exploração e da luta pela sobrevivência em um mundo que se mostra indiferente aos que mais precisam de ajuda.

Ao traçar paralelos com nossa própria realidade, "Os Miseráveis" nos convida a olhar além das aparências e confrontar as desigualdades que permeiam nossas sociedades. O livro nos desafia a questionar as estruturas de poder e a buscar soluções para construir um mundo mais justo e igualitário.

A visão crítica de Victor Hugo ecoa em cada página de "Os Miseráveis", nos lembrando que a luta pela justiça não é apenas uma batalha individual, mas uma busca coletiva por uma sociedade mais humana. O livro nos inspira a agir, a não sermos indiferentes às injustiças que testemunhamos e a trabalhar para mudar o status quo.

Em suma, "Os Miseráveis" é uma obra-prima que nos confronta com a dura realidade da desigualdade social e nos instiga a lutar por um mundo mais justo. Victor Hugo nos lembra que não podemos ser passivos diante das injustiças e que a mudança só ocorre quando nos levantamos contra as estruturas opressivas. É um chamado para a ação e uma poderosa lembrança de que a esperança e a transformação estão ao nosso alcance.

Natalia 10/10/2023

"Ser bom é facil, dificil é ser justo"
A historia central sobre Jean Valjean e seu caminho pelo autoperdão e redenção, é extremamente tocante.
"Ser bom é facil, dificil é ser justo."

Além de diversas passagens que nos faz refletir sobre desiguadade, justiça, crença, também possui muitos fatos historicos da França naquela época. Não dou 5 estrelas, pois essas partes historicas são extremamente longas com grandes descrições repetidas sobre um mesmo ponto - tornando a leitura cansativa em muitos momentos. Sim, o livro poderia ser mais curto.

clara 08/10/2023

Romantismo e Revolução
Mais um que li por causa da aula de português e não me arrependo de todos os segundos que perdi lendo essa obra!!!

A história de Os Miseráveis se passa no período da revolução francesa e o mostra impacto dela nas instituições sociais da época. O livro mostra a desigualdade e o preconceito que permanece até os dias de hoje.

Se você quer ler um livro que te prenda de um jeito que você parece que não vai mais conseguir parar, Os Miseráveis é o livro certo para isso!

Inara30 08/10/2023

Magnífico!
A leitura mais difícil da minha vida (demorei mais de um ano para terminar), mas valeu muito a pena.

Fantine se tornou minha personagem favorita e me fez enxergar Cosette como sua extensão. Todos os personagens desse livro são cativantes, até mesmo os vilões.

Frases e passagens de um livro de 1862 ainda se fazem atuais. Injustiça, desigualdade e a esperança no meio disso tudo.

Apesar de um pouco arrastada a leitura, sou grata por não a ter abandonado. Os Miseráveis é uma obra prima!

_anazs 07/10/2023

"É fácil morrer. Terrível e não ter vivido"
Eu criei muitas expectativas com o livro e no final acabei não curtindo muito. Em muitos momentos fiquei entediada e quase abandonei.

Darlan 04/10/2023

Em "os miseráveis" acompanhamos a história de jean valjean, um homem que foi condenado por roubar um pedaço de pão. após ser liberto, ele se depara com o preconceito da sociedade e o peso que isso tem, além de lutar para reverter esse cenário. logo, a história muda de rumo e continua, mas agora jean é responsável pela filha de uma falecida amiga, a quem ele cuida com todo carinho. ele precisa traçar um caminho complicado, onde precisa fugir dos fantasmas do passado enquanto busca seu futuro. é um livro marcado pela forte pauta social do século XIX na frança. em alguns momentos, pela linguagem ser um pouco complexa, nos perdemos na história e só depois conseguimos entendê-la por completo. é um livro que merece ser lido com bastante paciência para compreendê-lo e apreciá-lo.

Jennifer 29/09/2023

Eu criei muitas expectativas com o livro e no final acabei não curtindo muito. A história é boa e muoto triste, mas pela edição ser um texto adaptado, ficou tudo muito corrido. Ao final, recomendo que leiam o texto na íntegra. Certeza que deve ser melhor!

Carolina 27/09/2023

Um livro extraordinário
Deve ser lido pelo menos uma vez na vida, com certeza.

Virei muito tiete do Victor Hugo desde O Corcunda de Notre Dame, e agora mais ainda depois de Os Miseráveis.

davikkj_ 26/09/2023

"É fácil morrer. Terrível é não ter vivido..."
Esse romance escrito pelo autor Victor Hugo é realmente impressionante, cheio de ensinamentos e filosofias que ainda refletem nos dias de hoje. realmente um clássico!

Angel 26/09/2023

?Os Miseráveis? conta a história de um homem que sofre durante toda sua vida por causa de um erro cometido na juventude. A saga de Jean Valjean se passa na França revolucionária do final do século XVIII e início do XIX quando monarquistas e republicanos lutavam pelas ruas.
Amei a história de Jean e Cosette mas achei que o autor exagerou um pouco nas descrições excessivas sobre a revolução francesa, sobre barricadas, esgotos, sobre o convento e a história religiosa da França.

tmgoncalves 24/09/2023

Um clássico!
Clássico. Essa palavra define todos os temas e romances abordado nessa obra de arte.

Os Miseráveis é um livro que aborda tanto assunto, mas tanto assunto, que é difícil até o resenhar por aqui a experiência com a história.

É um livro excelentíssimo, onde o autor enlaça o leitor na história de uma forma que ao término do romance, o leitor sente até ausência dos personagens.

Perfeito em suas digressões, o autor descreve de forma simples e acessível a todos os leitores, os detalhes das construções época, os costumes culturais daquela civilização, as revoltas sociopolítica, a injustiça das leis humanas, a importância da religião na vida de determinados personagens, e até a própria evolução dos protagonistas como seres humanos.

Enfim, um manifesto recheado de lições de vida e reflexões.

?Enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.?