Os Miseráveis (eBook)

Os Miseráveis (eBook) Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

TioBriel 12/01/2024

Não consigo dar outro título pra resenha que não: ?????
Um comentário inicial: demorou muito, mas valeu a pena.
Este livro é um dos clássicos daqueles difíceis de ler. Porém este não foi só difícil, foi demasiadamente difícil lê-lo. Não só por conta das grandes exposições de Victor Hugo (que podem parecer prolixas mas não são nem de longe) mas também pela miséria, melancolia, desgraça e tristeza narrada em cada uma de suas páginas.
Este livro é sobre história de Jean Valjean. Absolutamente ele é o personagem principal. Não é Cossete, não é Marius, quem dirá Fantine, ah pobre Fantine! Muitos críticos e estudiosos poderiam escrever artigos provando que se trata de uma história sobre a França, ou talvez não, o fato é que eu prefiro acreditar que se trata sobre um martírio de humildade.
Depois do Bispo e do Jean, não conheço outra persona que não tenha propagado tanto bem e tenha sido tão injustiçado a não ser Jesus.
Estou dizendo que Jean é semelhante a Jesus? Não. Tem uma grande diferença entre os dois e essa diferença é importante: Jesus nunca errou. Já Jean sim. Mas o que Jean Valjean fez? Roubou um pão porque sua família estava com fome. Ele nem sequer pensou em si.
A narrativa de Victor Hugo apesar de longiva conseguiu exprimir muito bem questões da moral e da lei que perpetuam nos dias atuais: a que ponto um homem deve ser punido em razão dos seus atos? Porque deve-se levar em conta os motivos e as singularidades de cada caso concreto?
Há tantas coisas que eu gostaria de dizer sobre esse livro, mas não acho que uma resenha deva ter o tamanho de um artigo. Sendo assim resumo minhas palavras em: Foi muito difícil ler esse livro, mas foi mais difícil ter postergado tanto essa leitura, pois eu precisava lê-lo.
Sheilla.Souza 12/01/2024minha estante
Ameei a resenha, quando terminei de ler fiquei totalmente sem palavras, impossível não chorar com o final do livro ??. É um calhamaço que vale a pena ler cada página e cada fato histórico ??

TioBriel 12/01/2024minha estante
Sim um mix de emoções a cena da cama e o monólogo do Jean ah ei chorei tantoooi

clarice 11/01/2024

Meu deus, que bomba. eu não posso avaliar esse livro de acordo com a minha experiência de leitura, pq é um livro de 1500 pags q foi escrito há uns 200 anos, ent é óbvio q ia ser maçante, chato e bem difícil de ler na maioria das vezes, mas que história emocionante, que livro genial, é a obra mais necessária pro mundo, mostra a fome, pobreza, prostituição, preconceito, miséria, revolução e tanta coisa que meu deus. todo mundo morre na caramba desse livro, os únicos q sobraram foram o marius e a cosette (fofos maravilhosos amo vcs que amor puro e lindo), eu terminei esse livro chorando MUITO, inclusive meu rosto agora ta molhado de lágrimas, eu vou lembrar desse livro pra sempre
Cecatto 11/01/2024minha estante
MEUDEUS TERMINOU KKKKKKKKKKKK

pinguinha 09/01/2024

História impressionante que tocou meu coração profundamente. A jornada de Jean Valjean e de tantos outros personagens são repletas de turbulências, uma verdadeira miséria, mas que se tornam bastante envolventes que deixa qualquer um entristecido. Um dos livros mais bem escritos que já existiu!
D_Henrique 09/01/2024minha estante
Nossa, fiquei tão angustiado nessa reta final com toda a desconfiança contra o Jean, foi um alívio quando tudo se resolveu.

jeanvitorac 09/01/2024minha estante
??

pinguinha 09/01/2024minha estante
Ainda bem que ele conseguiu se despedir da Cosette. Aquele final foi emocionante ?

Jorge.Samuel 07/01/2024

Melhor livro que já li na vida, esse livro é um fenômeno, envolve muito o leitor, você não para de ler até acabar!!!

Lika 05/01/2024

Há muitos e muitos anos que queria ler Os Miseráveis
Foram quase 3 meses de leitura
Algumas partes maravilhosas
Personagens que me encantaram
Mortes que não esperava

Em alguns momentos foi difícil continuar, pois o senhor Victor Hugo gosta de uns devaneios hahaha
Eu ficava pensando "meu Deus, já tou a mais de uma hora nisso"

Ler esse livro de quase 2.000 páginas foi incrível para mim, nunca li um livro tão grande

Estou me sentindo orgulhosa de ter conseguido
E feliz, pois é um livro muito melhor do que eu poderia imaginar

Babi 05/01/2024

Baixei um e-book e só após finalizar a leitura e vir para o skoob que percebi que li uma versão bem reduzida (do Walcyr Carrasco). Então a resenha vai ser resumida também pois não tenho a bagagem da profundidade do original, que pretendo ler em breve.
Amei a história, amei as críticas sociais. No fim, os mais miseráveis eram os de melhor coração.

JoAo366 03/01/2024

É lindo...Victor Hugo é um símbolo de revolução...Sem mais.
Quando eu li esse calhamaço pela primeira vez, confesso que fui tocado de uma forma muito forte.Pois de cara,nós já nos identificamos,o protagonista(Jean Valjean), é a resiliência em pessoa, não há personagem mais puro em toda a história...O livro nos transporta para uma época difícil de se viver,onde a fome e a escassez impera,e nos faz questionar a nossa integridade,mas apesar de tudo,nosso querido Jean resiste!Vale a pena demais ler essa obra.??
Pão 05/01/2024minha estante
Sou doido pra ler os Miseráveis. Mas até eu comprar um pra ler vai levar um tempinho.

JoAo366 07/01/2024minha estante
O preço tá um pouco salgado, realmente... Na Amazon tá por mais de 100 reais...

oliverpenelope 07/01/2024minha estante
Acabo de terminar o conde de monte Cristo, já com os miseráveis engatilhado como próxima leitura.. ansiosa estou ?

JoAo366 07/01/2024minha estante
Oliver Penélope,outro clássico francês,pra mim,no que diz respeito a clássicos franceses, são dois gigantes: Alexandre Dumas e Victor Hugo.Sem mais...kkk

Aparecida.Casentin 24/01/2024minha estante
Faz tempo que li esse livro. É lindo, emocionante e nos questiona bastante.

Carla.Vasconcelos 02/01/2024

Simplesmente Formidável!!! Literalmente, a obra me acompanhou durante anos. Momentos de adoração e momentos de cansaço me acompanharam na jornada, não nego. Igualmente não posso negar a rica lição apresentada. Só posso agradecer a Victor Hugo e implorar a todos: - Leiam!

bregomes 01/01/2024

Quase um ano depois, consegui terminar esse calhamaço!!!
Uma leitura magnifica, maçante mas magnífica!!!
Os miseraveis é meu musical favorito e estou feliz por ter visto muita coisa do musical ao decorrer do livro.
Tadeu Jr. 01/01/2024minha estante
Estou na metade deste camarada. Encantado com V. H...

annadorony 01/01/2024

Eu não sei nem como começar a falar dessa obra eminente, não consigo colocar em palavras todo o sentimento que foi ganhando forma a cada página virada.
Victor Hugo escreveu uma obra atemporal, mesmo tendo 2 séculos desde que foi escrita, a mensagem ainda persiste até os dias atuais.
Apesar de ser um clássico, a leitura se torna fluida quando nos conectamos a história, em várias partes foi maçante de ler, como a batalha de Waterloo, a história dos esgotos de Paris, mas nada que me fizesse pensar em abandonar, pois meu apego pela história era maior.
A história poderia facilmente ter umas 800 páginas, tendo em vista que muitas partes são apenas opiniões políticas e religiosas do autor, mas nada que atrapalhe.
Com certeza entrou em minha lista de favoritos. Maior livro que já li e o melhor, com toda certeza.

Deza 31/12/2023

Poucos livros me fizeram chorar dessa forma. A injustiça de toda uma vida, que até quando recebia recompensa merecida, esta lhe era arranacada. Jean Valgean foi um miserável, que dentre todos dos miseráveis, era o de maior coração.
Neyxa 01/01/2024minha estante
Vou retomar essa leitura, esse livro é muito bom

Deza 01/01/2024minha estante
É surreal de bom. Mesmo com todas as reflexões que tem no meio da história, você ainda se mantém na linha de raciocínio dos personagens ??

Manuh. 31/12/2023

Brilhante! E ainda sim, essa palavra não faz jus.
Comecei o livro com certo receio por ser uma história longa e por nunca ter lido algum livro clássico/histórico, porém, a experiência não podia ter sido melhor.

A história é completa, te transporta para um outro tempo, abre seus olhos para tantas coisas. É emocionante, cativante, as narrações de momentos passados e históricos, falando com tantos detalhes e ainda sim não sendo uma história cansativa.

E mesmo tendo sido escrito a tanto tempo, é atual e com ele consegui finalmente entender a palavra: Atemporal!

Lana 31/12/2023

Realmente uma obra prima, de uma fluidez e uma riqueza difíceis de por em palavras. Com certeza farei nova leitura no futuro. Adorei!

Pk_Affonso1408 30/12/2023

Vive la France ???
Os Miseráveis é uma história emocionante e comovente que oferece uma visão profunda da natureza humana, da desigualdade social e da luta por justiça. A obra tem sido adaptada em várias mídias ao longo dos anos, incluindo teatro, cinema e televisão, solidificando seu lugar como uma das histórias mais amadas e reverenciadas da literatura.

A obra retrata momentos de extrema pobreza e tristeza, o que demonstra a crítica social extremamente presente nas obras de Victor Hugo. Afinal, o título ?Os Miseráveis? não é à toa: vários personagens passam por situações de extrema pobreza, fome e miséria, o que destaca a desigualdade social da França do século XIX.

Não irei falar sobre os personagens da história e nem sobre o desenrolar de tal, somente posso revelar que essa história é divina e muito interessante tanto na parte histórica quanto na parte literária.

Victor Hugo muitas vezes pode ser bem prolixo na descrição de acontecimentos, tal como a batalha de Waterloo, a história sobre o convento, sobre as gírias dos ladrões, sobre o esgoto, etc... Não é no entanto que o livro tem mais de 1500 páginas. Não que retratar a sua história desse jeito seja ruim, mas pode afastar alguns leitores.

Se fosse para definir esse livro com uma palavra eu usaria ( Emocionante ). Sendo um deleite viajar pelas suas páginas. Para quem está querendo ler e está com medo de seu tamanho, digo que nao tenha pressa para terminar e deguste a cada virar de folha.