O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Tayanne Lobão 08/04/2024

Sonhos
Depois de muito tempo farei uma resenha pessoal.
Ler esse livro foi uma experiência muito louca. Quando entendi sobre o que era a sinopse achei loucura, pensei que teria insônia e crises de ansiedade ao decorrer da leitura, ou então que abandonaria.
Mas, me deparei lendo e sentindo vivo em mim, dois grandes sonhos: poder falar sobre meus livros, talvez tendo uma livraria, algo pro futuro mais maduro, e o sonho de ser professora em universidade, poder passar para as pessoas o conhecimento que adquiri.
Esse livro mostra como o desenvolvimento humano é algo de doido, algo intenso, as vezes inexplicável, mas sempre bem fechado. Início, meio, fim.
Recomendo a leitura para todos, especialmente aqueles que acham doido essa coisa de ser humano.

Mello 07/04/2024

Autor nacional, com bom enredo e cadência de história. O livro conta a história do detetive Artur que tem síndrome de Asperger e tenta solucionar o caso de uma série de assassinatos de pais de crianças de 8 anos. O psicólogo William acompanha a evolução dessas crianças. Não tem como falar sobre a história sem dar spoilers.

.Lara 02/04/2024

Não comece a ler O sorriso da hiena esperando um thriller tradicional. Apesar do detetive Arthur está atrás de descobrir a pessoa por trás dos crimes, o psicólogo William (e nós) já sabemos quem é, pois o David se comunica com o psicólogo informando o que fez.
O livro nos trás mais questões psicológicas (não tão aprofundaras, claro, mas nos permite divagar bastante) e morais sobre a maldade do ser humano e sobre até onde alguém é capaz de ir pelos seus objetivos.
O final me frustrou um pouco e também achei um pouco ?corrido?, porém é perceptível que não era o foco principal do autor. Ainda sim, vale demais a leitura, ainda mais por ser um nacional!

maryokumoto 02/04/2024

Orgulho dos autores nacionais
Sinceramente, eu achei que o final ia por outra vertente. Esperava que o "estudo social" seria mais apresentado. As terapias, e o desenvolvimento das crianças.

No mais, achei a escrita muito envolvente e descritiva na medida certa. Muito imersiva. A história é muito intrigante e não há como não ficar envolvido com a investigação e como as coisas se desenrolam

O final é bom também. Gostei demais.

Dumarrk 02/04/2024

Viciante
É um livro que realmente te prende, eu me senti assistindo um filme onde existem esses serial killers que a polícia precisa prender, eu fiquei bem envolvido com todo o caso, os assassinatos, o estudo de caso do William mas o final me deixou meio decepcionado não gostei de como as coisas aconteceram e achei tudo bem fraco, queria que tivesse mais explicações ou algum tipo de plot twist

evy 01/04/2024

Um ótimo enredo, porém, o autor deixou a desejar em alguns pontos. O final foi muito desanimador, entendo que o autor quis deixar em aberto pra fazer uma crítica social, mas eu particularmente esperava mais.

Amanda.Balon 01/04/2024

Completamente decepcionada
Terminei esse livro e estou MAL.

Devorei a história, fiquei obcecada por cada coisinha, nem vi tempo passar, achei que ia favoritar mas aí chegou o final. Meu Deus, como eu odeio final aberto.

Não entendi nada gente, o que aconteceu aqui? O que que tem a ver essa última cena? Não muda absolutamente nadaaaaa na história.

Muito muito muito frustrada porque tava curtindo muito, mas esse final me broxou demais. Raso e sem sentido.

Greice21 31/03/2024

Ninguém gosta de linguarudos
*Citação*
_?O mal é um estado natural do ser humano, que nasce sem a noção do que é certo ou errado, sem a consciência moral, agindo para saciar suas necessidades, movido apenas pelos seus instintos selvagens. Em um mundo onde o mal nasce com a gente, todos fariam qualquer coisa, sem apego à moralidade, para não sucumbir?_

*Impressões pessoais sobre a leitura*
Esse livro me deixou atônita. É um misto de perplexidade, que você já não sabe o que te aguarda no próximo parágrafo. O meu personagem favorito é com certeza o investigador, que por sinal, possui Asperger. Uma das características dos portadores da Síndrome, que ficou bem aparente no personagem, é a inteligência, além de ser difícil usar ou entender expressões faciais, tom de voz, piadas e sarcasmo ou conceitos abstratos, que deixam a narrativa descontraída. Não é um suspense que te surpreende quanto ao vilão, pois a narrativa menciona em vários flashes seus delitos, e te deixa agonizando porque ninguém descobriu ele!!! Os crimes são bem repugnantes, e causam uma sensação incômoda. Um personagem que me revoltou: o psicólogo. Leitores futuros do livro tirem suas próprias conclusões. O mal é algo natural ou é produto de fatores internos e externos adquiridos?

Julliana 30/03/2024

Quer um livro que te prenda do início ao fim? Leia o sorriso da hiena. Muito bom e bem tenso, quatro estrelas

Isadora1355 30/03/2024

A primeira vez que leio um livro brasileiro atual tão incrível. A história é digna de uma série na Netflix pelo enredo tão envolvente.

Pander 29/03/2024

O sorriso da Hiena
Pertubador de várias maneiras, e com um final totalmente inesperado, com um ritmo alucinante capaz de prender do começo ao fim!

Marcos 28/03/2024

O detetive Arthur se depara com um curioso caso de investigação criminal. O caso se trata de um assassino que mata e retira a língua de suas vítimas perante o filho das vítimas amarrado em uma cadeira.

O caso toma peso perante a delegacia de investigação, instigando o detetive portador de asperge em solucionar e desvendar o mistério.

Mas do outro lado da história, o grande psicólogo Willian recebe um gmail de um destinatário chamado David, o suposto assassino, que o instiga e o induz a cuidar psicologicamente falando das crianças que o próprio assassino fez questão de deixar o trauma.

E nessa formação triangular entre o detetive, o psicólogo e o assassino, a trama se desdobrará apresentando elementos lincados entre os três e as pessoas que os cercam afim de mostrar, por intermédio do mistério e da ciência cognitiva humana, as marcas que um assassinato pode deixar em uma pessoa, marcas que muitas vezes vão além de uma cicatriz física.

O livro aborda um alto teor psicológico, onde o autor retrata a vida das vítimas como uma sessão de terapia sempre olhando nos diferentes prismas da visão do personagem. Para esse livro ???

Letwicia 24/03/2024

Suspense surpreendente
O livro já começa com uma narração de um crime em andamento. E logo pulamos para o nosso querido detetive Arthur que ficou encarregado de investigar, e não demora muito pra sermos apresentados ao psicólogo infantil William, que aos poucos foi caindo na teia do nosso assassino David. Conforme fui lendo, tive que parar diversas vezes e dizer em voz alta ?meu Deus? ?não acredito? ou até mesmo ficar com a reação ???. No final eu fui ficando frustada, com aquele sensação de final de montanha russa, e quando você menos espera é levado novamente para mais uma volta de adrenalina. Recomendo muito, esse livro será meu império romana por um tempo kskdksl, preciso de uma adaptação pra ontem!!!!