O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Rafaele Albanezi 17/03/2016

Não gostei, nem recomendo.
Não gostei. Construção de personagens é rasa, não gera identificação com nenhum personagem, descrições desnecessárias, junto com muitas pontas soltas no final. A mudança de fala não é diferenciada, todos parecem iguais. Cortes abruptos de forma desnecessária. E o que mais me incomodou, sei lá, coisa minha mesmo, os personagens serem sempre tratados pelo primeiro nome, ninguém tem sobrenome, dando uma aparência pasteurizada, num mix de realidade brasileira com investigação americana. Leitura sofrível. Achei louvável o autor se aventurar por este gênero, mas acho que as avaliações positivas que vi foram super estimadas ou monetizadas. Impossível não traçar um comparativo com outros autores conhecidos, o que faz o livro perder ainda mais. Há um plot muito interessante, mas que foi mal explorado.
Natalie Lagedo 17/03/2016minha estante
Ótima resenha! Foi a primeira crítica que vi sobre este livro.

Rafaele Albanezi 18/03/2016minha estante
Oi Natalie! Aí eu ví muita gente elogiando, fui louca pra ler e quebrei a cara... nem de longe achei que seja tudo isso que estavam falando... Você leu ou vai ler?

Natalie Lagedo 18/03/2016minha estante
Eu vou ler sim, mas ainda tô com muitos na frente. Passei por uma situação idêntica ao ler Caixa de Pássaros: muito marketing pra um enredo falho.

Rafaele Albanezi 21/03/2016minha estante
Bom, espero que tenhamos sorte com nossas próximas leituras rsrsrs

Dann 28/03/2016minha estante
Esse livro foi uma grande decepção pra mim, ele tem uma premissa boa que poderia ser muito bem trabalhada, é uma coisa bruta que poderia ser bem lapidada, mas desse jeito não deu.

Giovana 04/05/2016minha estante
Oi... Quero ler o livro mas não encontro a vende. Gostaria de vender ou trocar?

Rafaele Albanezi 04/05/2016minha estante
Eu li em ebook, então não tem como rsrs

Aline Marques 10/05/2016minha estante
Sua opinião descreve o que sinto. Achei que estava louca.. Todo mundo usando palavras como "excepcional" ou "fantástico"

Carolina 20/06/2016minha estante
fui ler esse livro com altas expectativas devido aos comentarios da primeira pagina daqui e odiei. agora que terminei a leitura vim procurar algum comentario negativo pq nao era possivel só eu nao ter gostado desse livro kkkk ainda bem que achei o seu

Henrique Sobral 08/01/2017minha estante
Concordo em gênero, número e grau. Lendo as resenhas sobre o livro, senti-me estranhamente desconfortável: ou eu teria lido uma versão adulterada, ou não soube ler. Pois não percebi essa obra prima que todos falaram. Gostei de alguns trechos, o livro me prendeu na narrativa (embora de fato achei rasa a execução), mas o final achei fraco, nada que agregasse, ou, para mim, fizesse muito sentido ( achei até uma certa cópia do filme argentino)....

Edu021 06/02/2017minha estante
Uma resenha honesta. Perfeita.

Marcos Fontes 07/03/2017minha estante
Achei péssimo! Também quebrei a cara.

Bia França 30/06/2018minha estante
Concordei!

Marli.Ramires 27/05/2019minha estante
Estou no meio do livro. E vou abandonar. Não prende, crimes bárbaros diante de crianças, achei totalmente sem necessidade.

Karen.Costa 06/01/2020minha estante
to no comecinho desse livro e to sentindo uma estranheza ENORME na escrita. Não consigo saber direito o que é, porque comecei a ler bastante livros atras do outro só ano passado entao acho que é por isso que nao consigo entender o que me incomoda ainda. Mas só pelos comentários aqui, to achando que vou abandonar mesmo. não ta fluindo. e olha que eu sou muito apaixonada por esse tipo de história :/

Aline164 25/01/2021minha estante
Foi bom ler essa resenha negativa, assim controlo minhas expectativas quando for ler. Porque, como outros leitores disseram, lendo as outras resenhas, parece um livro "excepcional". Vamos ver, vamos ver. Gosto dos livros do Raphael Montes e estou curiosa pra ler esse.

Fernando Lafaiete 27/01/2017

Como é ruim não gostar tanto assim de um livro que "todo mundo" adora!

É muito complicado falar de um livro que todo mundo parece amar, menos você. Toda vez que isso acontece comigo, eu fico com uma sensação esquisita, a qual eu nem consigo explicar.

Este livro é unanimidade entre os meus amigos e eu nunca vi uma pessoa falar mal dele. O que me instigou muito a querer lê-lo. E o que aconteceu quando eu o li? Não curti tanto assim.

Neste livro iremos acompanhar a história através de 3 perspectivas. A de um psicopata, que assassina os pais de crianças de 8 anos, deixando somente as crianças vivas. A de um psicólogo que trabalha em conjunto com a polícia, sempre tratando dessas crianças. E do detetive responsável por insvestigar este caso.

O livro trás uma história interessante e alguns questionamentos muito válidos. O livro fala sobre ética e sobre desenvolvimento do ser humano com uma narrativa até que bem bacana, apesar de eu ter tido alguns problemas com a mesma.

Os meus problemas com esta história já se iniciaram antes mesmo de eu começar a leitura. Vai parecer estranho o que eu vou dizer, mas juro que é a mais pura verdade. Eu já deduzi o final do livro, logo depois de ter lido a sinopse. Logo que eu a li, tive um insight e comecei a rir. Logo imaginei: "Não é possível que eu tenha descoberto o final de um livro policial sendo que eu ainda nem comecei a lê-lo."

Mas vamos por parte... Deixando de lado esta minha suposta e prematura descoberta. O que me incomodou logo de cara, foram os personagens. O David (o psicopata), é um personagem muito interessante, mas ao mesmo tempo meio sem graça. Ele não me convenceu completamente e muitas vezes eu o achei meio forçado. O William (o psicólogo), é o tipo de personegam que eu costumo não suportar. Ele é meio egoísta e mal caráter. E o Artur (o detetive), apesar do autor tentar me fazer acreditar que ele é um excelente detetive, eu o achei bem incompetente. Ele não consegue sacar coisas extremamente óbvias.

Outra coisa que me incomodou; foi que como eu não gostei de nenhum dos protagonistas, acabei achando a escrita as vezes meio superficial. O que acabou fazendo com que eu criasse um bloqueio, me impedindo de me conectar com a história.

E o que mais me irritou, foi a previsibilidade. Pra mim (pareço ser uma exceção) pareceu tudo muito previsível. Sabe aquele insight que eu tive quando li a sinopse do livro? Pois é... eu estava certo. Conforme eu ia avançando na leitura, mais certeza eu tinha do final. E lógico que quando acontece o super plot-twist que todo mundo comenta e acha fascinante, eu achei super desanimador, exatamente porque eu queria muito ser surpreendido e não estar certo.

No geral, foi uma leitura ok... mas que está bem longe das minhas recomendações de livros desse gênero. Pra quem gosta de thrillers policiais/psicológicos, eu irei passar a minha vida inteira indicando os livros: O colecionador de ossos; A verdade sobre o caso Harry Quebert; Pequenas grandes mentiras e obviamente a trilogia Millenium (apesar de eu ainda não ter lido o terceiro livro).

Mas como eu disse... Mais uma vez eu sou exceção e acabei não gostando de um livro que parece ser venerado pela maioria dos leitores. Você provavelmente irá fazer parte das pessoas que adoram esta história. Queria muito fazer parte deste grupo, mas infelizmente não rolou. Espero que você curta muito esta leitura e apesar de eu não ter curtido, desejo sucesso para o autor, agora que finalmente este livro será publicado pela editora Verus.

De qualquer maneira, leiam este livro. É sempre bom apoiarmos escritores brasileiros. Boa leitura à todos!
Ana Lícia 27/01/2017minha estante
Fiquei um pouco chateada comigo mesmo por não ter amado o livro. Mas eu gostei da leitura, mas não fui surpreendida e não gostei do final. Mas curti outras coisas na leitura que fizeram entrar naquela lista de livros legais. Mas não favorito. Te entendo perfeitamente. :)

Claudia Cordeiro 27/01/2017minha estante
Esse ainda vou ler.... mas é chato mesmo não gostar dos personagens! E se é previsível então, AFFFF. Aconteceu comigo; ACABEI de ler um livro exatamente assim.

Esdras 27/01/2017minha estante

Fernando Lafaiete 28/01/2017minha estante
Pois é Ana e Claudia. Ainda bem que vocês me entendem (rsrs). E Esdras e claudia, leiam este livro; estou louco pra saber a opinião de vocês e principalemnete pra saber se assim como eu vocês irão sacar o final! :)

Helder 02/02/2017minha estante
Eu fiquei curioso. Me senti assim com o Harry Quebert. Todos amaram, eu achei meio novela mexicana. Sendo assim, tenho chances de curtir este. Leu versão digital ou física?

Fernando Lafaiete 02/02/2017minha estante
Eu li a versão digital Helder. Não existe mais esta edição, pois a mesma havia sido publicação independente. Agora que os direitos foram comprados pela editora Verus; ou lemos em E-book ou esperamos o lançamento do livro pela editora.

Marcos Fontes 06/02/2017minha estante
Eu também não curti muito esse livro, achei a história fraca e bem previsível, além do desfecho bem morno. Baseado nos comentários que vi por aí, achei que seria muito melhor, mas me decepcionei... Entendo perfeitamente sua frustração!

Edu021 06/02/2017minha estante
Não gostei nem um pouquinho desse livro.

Fernando Lafaiete 10/02/2017minha estante
Marcos e Eduardo... Desculpa por demorar para respondê-los, só vi os comentários de vocês agora. Antes de escrever esta resenha eu só via gente falando bem. Que bom que vocês tiverem experiências parecidas com a minha, assim não me sinto mais tão sozinho por não gostar deste livro (rsrs). :)

Lucianoh 11/02/2017minha estante
É a mesma sensação que tenho com Raphael Montes. O cara escreve muito bem, tem total domínio na criação de personagens psicopatas, climas angustiantes, tensão, maaaas, não consigo amar seus livros. Eu curto as estórias, me envolvo, fico estupefato com algumas situações criadas, super elogio a escrita, o vocabulário, a criatividade, só que, não consigo achar livros fenomenais, como muitos por aí enxergam.

Fernando Lafaiete 19/02/2017minha estante
Então Lucianoh... do Raphael Montes eu gosto bastante. Mas te entendo porque tenho alguns amigos que possuem a mesma opinião que a sua. Vida de leitor é assim mesmo... eu por exemplo; não gosto de A garota exemplar e vejo que um monte de gente ama e acha surpreendente. Diferente de mim que acho super prevísivel também, assim como achei este livro. :/

Letícia 12/07/2017minha estante
Foi um pouco decepcionante, porque vi tanta gente falando bem desse livro... Mas vi tantos furos, e depois conversando com uma amiga, ficou ainda pior. Tomara que a versão editada tenha ficado melhor.

Fernando Lafaiete 15/07/2017minha estante
Pois é Letícia, eu ainda não entendi toda a paixão que as pessoas nutrem por esta obra. É um livro como tantos outros do gênero. Não é ruim, mas na minha opinião, está bem longe de ser excepcional!

Aline MSS 04/10/2023

Thriller psicológico de altíssima qualidade. É Brasil!??
Livro de altíssima qualidade, uma historia fluida, rápida de ler e q prende o leitor até a ultima pagina. Não tenho qualquer crítica ao livro, é impecável! Sério! É autor brasileiro e q merece ter maior reconhecimento!??

O livro é narrado em terceira pessoa e de acordo com a sinopse trata sobre William, um psicólogo infantil, q se vê diante de um complexo dilema moral ao participar de um estudo p/ compreender o desenvolvimento da maldade humana. Esse estudo conta com a ajuda de David, q após ter presenciado o assassinato de seus pais torna-se um serial killer q recria o modo de agir do algoz de sua família.
Diante de tais crimes, a história ainda traz Artur Veiga, o detetive responsável por desvendar essa série de assassinatos que estão aterrorizando a cidade.

O livro gira em torno dos 3 núcleos, o psicólogo, o assassino e o detetive. Parece um seriado britânico muito bem escrito e com um ótimo final. Também senti q o estilo do autor é bem parecido com a escrita do Harlan Coben e isso me ganhou desde o começo. Quem gosta do Harlan não vai se decepcionar com essa leitura! ?

O diferencial da história é acompanhar o dilema moral do psicólogo e ver até onde ele será capaz de ir p/ concretizar o seu estudo. O cara anda no fio da navalha e é simplesmente impossível não sentir AGONIA durante a leitura.

Pra quem gosta de seriados criminais, esse livro tem uma pegada de "The Sinner", "Marcella" e também do filme "O Segredo dos Seus Olhos". Todos esses muito bons e q trazem no plano de fundo esse dilema moral/ético dos envolvidos.

Oq tem no livro:
- Poucos personagens;
- Diálogos e descrições bem equilibrados;
- A evolução é ótima e não tem enrolação;
- Não tem plot desnecessário (tudo se encaixa no final);
- AGONIA da primeira página à última;
- Não há romantização e nem desumanização dos personagens;
- História impecável do começo ao fim!

Recomendo p/ todos. Li pelo KU e faria uma releitura posterior de tanto q gostei. ??????
Palmas p/o autor! ??
Henrique Sanches 04/10/2023minha estante
Gostei da sua resenha... instigante!!!

Davi785 05/10/2023minha estante
Essa resenha me fez querer ler esse livro! Que resenha incrível

Aline MSS 05/10/2023minha estante
Obrigada, vcs são mto gentis. Podem colocar na lista de vc, pq esse merece o hype.?????

Aline MSS 05/10/2023minha estante
Vcs* (meu corretor nesse App fica maluco). ??

Henrique Sanches 05/10/2023minha estante
Vou colocar... obrigado!!! ?

Fabio 06/10/2023minha estante
Pra variar, mais uma belíssima e instigante resenha!?
Parabéns pela escrita, Aline!???

Aline MSS 06/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Vamos fundar o clube das resenhas. ???????

Fabio 06/10/2023minha estante
Vamos sim, Aline!?
Gostei da ideia! Kkkk

Davi785 07/10/2023minha estante
Já está na minha lista, muitíssimo obrigado!! ??

Tiago Doreia 10/10/2023minha estante
Felizão que cê tenha gostado do livro, porque eu curti na mesma medida! Livro incrível! Parabéns pela resenha!

Aline MSS 11/10/2023minha estante
Obrigada, Tiago. A sua indicação foi certeira! Amei.???

JohnJohn.3 14/10/2023minha estante
Achei interessante, vou procurar esse livro. Obrigado pela dica. ?

Aline MSS 15/10/2023minha estante
Vlw, John. Está gratuito pelo K.U e vale à pena demais! ?

Vitoria.Nascimento 04/03/2018minha estante
Olá, vou dar minhas opiniões:
1 - Eu achei a morte da Bete completamente deslocada, pra mim também só foi em vão e apelativa.
2 - Pra mim, ela achou o endereço do David partindo de outro ponto inicial, de outro caso. Não foi de propósito nem por lógica, mas só por conta do hacker e associou o óbvio ao entrar na casa dele.
3 - Sobre isso, não consigo opinar direito, por que sem querer, tinha recebido esse spoiler, então não foi muito surpreendente, talvez se não soubesse, tivesse sido mais instigante.

Samuel 30/03/2018minha estante
Concordo com sua visão no terceiro ponto. Entendi desta forma também

Cláudia 14/05/2018minha estante
Tenho a mesma impressão que você teve. Estou super confusa com o final. Acho que o autor deixou em aberto para cada um interpretar como quiser... Não tenho uma opinião formada!

Cecília 22/05/2018minha estante
Sim! Também imaginei que pudesse ser isso rs

Tiago.Costa 19/06/2018minha estante
Caramba, só agora me toquei que o motivo do hacker estar na história! To me sentindo meio burro...kkkk Mas vi exatamente esse comentario do canal da Tati e também não achei tão plot twist o final assim não. Fiquei confuso.

Sah Ollie 27/09/2019minha estante
Eu estava procurando uma resenha que tivesse entendido mais ou menos o que pensei do final. Ainda bem que achei a sua, a única que comentou sobre acharem que os dois são a msm pessoa. Eu msm pensei isso, no final, achei q o William tinha dado aquela risada pq ele tinha dupla personalidade, sendo a do David a única que conhecia a existência da outra, porém, msm assim não batia com o resto do livro. Então faz msm sentido ele ter consigo o hacker pra direcionar a localização dos emails. Mas tem uma coisa que foi mencionada no começo do livro que fiquei pensando pq ela foi citada, o Willian dizia que a escolha dele parecia sempre usada por mais de uma pessoa, ou mais usada do q ele achava, algo assim, logo, relacionei com alguém entrando na casa dele. Mas no final não teve nada a ver essa observação. Cheguei achar q David entrava la, por conta disso mas acho que viajei haha. Aí fiquei confusa depois da risada do William, que me pareceu uma risada fora da personalidade dele, se transformando em David, se ele tivesse msm uma dupla personalidade. Mas aí então aparece o David. Eu achei que a conversa entre Artur e o chefe seria de não o prender, e por isso William/David tava solto fazendo a última "cena" mas pelo visto não foi assim, foi o contrário, eles o prenderam. Merecido, de qualquer forma. Se alguém quiser acrescentar algo mais para dar uma luz aqui haha

Escova de dentes*

Sah Ollie 27/09/2019minha estante
Desculpem os erros, tô no cel e o corretor e pressa atrapalham rs

Sah Ollie 27/09/2019minha estante
Ah outra coisa, tem um momento do começo do livro que o William diz que relembra algo do passado, como se tivesse passado por algum trauma, o que me fez imaginar que ele era o menino do começo do livro. Mas alguém lembra disso? To pensando ate em reler pra tirar essas dúvidas.

Cibele @subsolodamente_ 13/11/2021minha estante
Eu também não achei tudo isso. Achei a morte da policial muito??? Pqp. E como ela foi na casa de um possível suspeito sem avisar ninguém e com uma mísera arma? Afff
Acho que em algum momento o autor se perdeu. Eu odeio o psicólogo e o assassino. E eu sinto que o autor quis fazer com que eles fossem bonzinhos. Cara!!!
O psicólogo fez tudo aquilo. Muito fdp. Totalmente psicopata.
E o melhor detetive não ter chegado em um desfecho me soou forçado demais.
E isso do psicólogo ser preso e o assassino não??? Eu não acho que eles sejam a mesma pessoa. Achei nada a ver. O psicólogo abriu mão de toda a vida dele e passou de uma pessoa ok para uma pessoa doida??? Eu achei extremamente forçado isso. A mudança repentina de todos os personagens.
E provavelmente meu comentário ficou confuso, mas não consigo me expressar bem principalmente quando já li o livro há algum tempo e foi um livro que me incomodou muito kkkkk

Nath 11/02/2021

Superestimado. Mesmo.
Sério, a coisa mais superestimada que já li até o momento. Fraco, previsível, uns furos óbvios no plot, uma construção de personagens paupérrima. Enfim; um clichezão dos bem ruins, com direito a cenas típicas de filme de terror de baixo orçamento.

Entretanto, pra levantar alguns pontos positivos a respeito desse livro, posso dizer que ele começa bem; a ideia no todo é muito interessante, traz alguns questionamentos que apesar de um pouco batidos, são bem válidos. Além disso, a narrativa é fluída, com uma linguagem simples, bem clara e objetiva, indo bem direto ao ponto, o que é bom pra o que acredito que o autor se propôs a fazer e da um ritmo bom pra leitura. Não foi um livro que comecei "surtada", querendo ler rápido pra descobrir logo os capítulos seguintes, mas foi suficiente pra despertar meu interesse. Pena que isso tudo se perdeu tão rápido.

Não gostei e não achei nada convincente a forma como a história se desenrola, como o assassino se revela e como a "caçada" entre ele e o Psicológo William acontece. Tudo, absolutamente tudo é extremamente óbvio e conveniente. Os personagens (especialmente os principais) constantemente se baseiam em premissas moralistas super romantizadas pra justificar suas atitudes (que são todas horríveis, diga-se de passagem, o que os transforma em meros hipócritas) e parcamente tentar omitir suas psicopatias, o que leva o autor a usar muito de artifícios que não me agradam: muitas frases de efeito tanto nos diálogos como na narração, sempre com intenção nítida de chocar e/ou comover o leitor, o que torna o texto forçado e até um pouco sensacionalista em alguns momentos. Além disso, o famigerado "deus ex machina" também é muito usado, principalmente nos últimos 30% do livro, o que reforça minha percepção de conveniência nesse trama que pra mim foi pouquíssimo consistente.

Como disse anteriormente, a linguagem o do autor é bem clara e objetiva e é visto que ele escreve bem, tem o que precisa pra elaborar algo com potencial de envolver o leitor, no entanto, além das tais frases de efeito, ele também usa de muitos estereótipos na narrativa (talvez tenha a ver com a quantidade de clichês escolhidos), o que me incomodou muito. Exemplos significativos disso são: a forma sofrível como o autor se refere e como contextualiza bairros afastados e/ou de baixa renda, pessoas de comunidades rurais, pessoas com transtornos mentais etc; e também a parte investigativa que não só ficou muito longe da realidade (policiais invadindo propriedades e coletando provas por conta própria o tempo todo sem nunca ter mandado ou coisa que o valha, policiais portando armas de alto calibre em blitz, personagens falando sobre "acordos" na esfera criminal e por aí vai), como também resultou em algo totalmente americanizado, como que tirado de um filme estadunidense qualquer. A parte da psicologia também deixa muito a desejar, tanto que a síndrome de asperger é tratada de forma totalmente irresponsável, com um personagem sem profundidade nenhuma e que no fim das contas mais parece um mal educado do que alguém com dificuldades de interação social. Com tudo isso, a impressão que tive foi de alguém que quis fazer muito, mas que não quis ter o trabalho de fazer pelo menos uma pesquisa básica sobre os assuntos que pretendia abordar e por isso, o resultado foi que ou as coisas se mostravam incoerentes, ou ficavam muito vagas.

Isso se estende literalmente até o final, o qual, diga-se de passagem também é em grande parte previsível e cheio de clichês convenientes.

Por incrível que pareça, eu realmente queria muito gostar, principalmente pelo começo que realmente me prendeu com uma premissa que achei realmente boa e porque é um livro que foi muito falado e exaltado internet a dentro principalmente na época do lançamento. Infelizmente não me convenceu, não funcionou pra mim e minha experiência foi totalmente frustrante.
Ani 11/02/2021minha estante
muito boa a resenha

Nath 11/02/2021minha estante
Obrigada ??

Maro 11/02/2021minha estante
Nossa, adorei o texto! Uma extensão muito bem elaborada daquilo que você me explicou. Mas que pena a depepção :/

Nath 12/02/2021minha estante
Obrigada ??

Tuts 12/02/2021minha estante
Resenha muito bem escrita e críticas fundamentadas. To em 52% do livro e tá sendo só ladeira abaixo.

Nath 12/02/2021minha estante
Obrigada e boa sorte pra chegar até o fim kkkk

Tuts 12/02/2021minha estante
Quero terminar logo essa porcaria pra me ver livre disso :-: pra poder começar a Metade Sombria do king

Gabriel 14/02/2021minha estante
Resumiu o livro muito bem. Queria muito ter gostado principalmente por se um livro nacional, mas não funcionou. O Sorriso da Hiena só trouxe desgraças ??

Nath 15/02/2021minha estante
O Sorriso da Discórdia kkk

mah 31/12/2022minha estante
concordo

thai 05/01/2023minha estante
gostei do seu ponto de vista em relação ao desenvolvimento das crianças, que foi completamente deixado de lado, mas na questão da Bete é que ela morreu mesmo

mah 10/01/2023minha estante
sim amg, ela morreu. Mas como o amg dela descobriu isso? não teve investigação? pq ficou parecendo q foi um acontecimento simplesmente jogado p ficar mais emocionante

Alice1053 10/01/2023minha estante
Exatamente, Mah! Principalmente por ela ser policial, ficou faltando uma investigação para o fechamento do caso por causa da equipe. Sabemos que ela morreu porque pelo ponto de vista do assassino ele relata, mas para os outros até então ela segue como desaparecida. Ninguém fez muito caso ou deu um fechamento pra isso, deixando ponta solta, por exemplo, o carro dela na rua do criminoso, sabe? Senti falta nisso PRINCIPALMENTE por ela ser da policia e deixarem ao leu

thai 11/01/2023minha estante
Faz sentido, gente! Concordo com a mah, parece que, até então, não tinha algum evento realmente ?emocionante? acontecendo. A morte dela surgiu para fazer a história andar um pouco, mas parece até que foi em vão, complicado!!!

Henri85 25/02/2023minha estante
Eu procuro sempre ler outros autores do mesmo gênero que escrevo para não falhar onde eles falham. Esse começo de leitura do Sorriso da hiena foi interessante para aperfeiçoar meu trabalho! Se quiser saber mais sobre o que eu escrevo, acesse o Wattpad, e procure o livro Solos de Henri Vaz.

estantesdalari 17/02/2021

...
um abandono que só me trouxe coisas boas
Tuts 18/02/2021minha estante
ksksksksk

Luizfonza 18/02/2021minha estante
kkkkkkk

Gabriel 18/02/2021minha estante
Livro causador de treta kkkkkkkjjj

Clara1738 18/02/2021minha estante
Sobre o que é é porque abandonou Lari???

estantesdalari 19/02/2021minha estante
então Ana é um suspense/terror nacional que vai contar a historia de uma serie de crimes e busca entender os porquês desses crimes, mas eu achei a historia mal construída e os personagens CHATOS (principalmente o que é um psicólogo) e ai em 20% do livro abandonei

Clara1738 19/02/2021minha estante
Entendiiiii, muito obrigada!!

Natalie Lagedo 30/11/2016

O Sorriso da Hiena conta a história de um homem que foi vítima de um crime horrível na infância e resolveu fazer com que outras cinco famílias passassem pelo mesmo drama a fim de que um estudioso da psique infantil acompanhasse os casos e concluísse em definitivo se o trauma seria o responsável ou não sobre a maldade humana. Dentro desse contexto somos apresentados ao detetive Artur, portador da Síndrome de Asperger, que percorrerá todos os indícios que foram surgindo para encontrar o homicida.

A fluidez do texto é incrível. O autor intercala cenas fortes com outras mais amenas, levando o leitor a aguardar com ansiedade o próximo passo do assassino e o momento tão esperado de descoberta dos crimes. No entanto, apesar de eu devorar as páginas do livro freneticamente, senti que no final vários pontos ficaram inconsistentes. Acredito que se houvesse uma maior exploração da personalidade das personagens, principalmente do detetive, a justificativa dos assassinatos não fosse puramente acadêmica (isso soa muito artificial) e a revelação final do criminoso não fosse tão clichê, o livro melhoraria. Resumindo, a escrita é excelente, mas o enredo peca na criatividade. Ainda assim, recomendo como uma boa leitura para quem gosta de suspense.
Cássio Costa 30/11/2016minha estante
Parabéns, ótima resenha. Bem objetiva.

Obrigada. :)

Danilo Fernandes 30/11/2016minha estante
O tema é bom, mas broxei de ler pela sua resenha, hahaha.

Natalie Lagedo 30/11/2016minha estante
Olha, apesar dos pesares eu gostei. Pra você ter uma noção eu tive que parar os estudos pelo meio ontem pra conseguir terminar de tanto que eu fiquei nervosa.

Natalie Lagedo 30/11/2016minha estante
Olha, apesar dos pesares eu gostei. Pra você ter uma noção eu tive que parar os estudos pelo meio ontem pra conseguir terminar, de tanto que eu fiquei nervosa.

regifreitas 15/12/2021minha estante
não tiro nenhuma palavra do que você escreveu, Natalie. análise perfeita!
também devorei o livro mas me parecia que sempre faltava algo. para um romance de análise psicológica não vi quase nada disso em relação aos próprios personagens.
mesmo assim, gostei da escrita do autor. leria outras coisas dele, tranquilamente.

Dudisses 16/04/2021

Que escrita gostosa!!! Não sou fã desse estilo de narrativa.
Os acontecimentos, detalhes dos personagens, a forma que ele terminou a história, tem mais do que meu coração...
Ele me fez sofrer até pelas mortes dos personagens que praticamente nem apareceram direito, eu vou ler muita coisa dele depois que descobri esse achado.
PS: amo muito o Artur ??
Recomendação minha!!

Dudisses 16/04/2021minha estante
Uma ótima indicação aliás.

Quinho :) 16/04/2021minha estante
Descobri outro livro dele.

Aaaaaaaaaaaaaaaaa

Dudisses 16/04/2021minha estante
Bom?

Quinho :) 16/04/2021minha estante
Não li ainda, mas parece ser bom.

Maria17758 05/04/2022

Esse é um livro que gira em torno de uma pergunta: a pessoa nasce com a maldade ou é um acontecimento traumático que a torna um monstro? Ele é muito interessante justamente por estar sempre abordando esse tema, a moral e a psique humana. Não é um livro sem falhas (achei que faltou uma coisa muito importante no final*) mas é de um escrita impecável (o primeiro parágrafo do livro é sensacional e muito bem pensado) e é muitíssimo interessante e perspicaz.
*SPOILER: não acredito que não foi mostrado o resultado final do estudo!!! Eu sei que, na verdade, ele não era em nada relevante para o livro e era uma ideia completamente infundamentada mas confesso que fiquei muito curiosa e queria muito saber.
Isa 06/04/2022minha estante
Nossa, achei interessante. Talvez eu leia, tô precisando de um thriller

Maria17758 07/04/2022minha estante
LEIA!!! Eu recomendo bastante, só que não é aquele livro de mistério em que vc fica criando várias teorias

Chris 11/04/2022minha estante
Interpretei que cada um pode escolher o caminho, quando se tem algum tipo de suporte. Mostra que 4 das 5 crianças cresceram sem grandes desvios de caráter ou se tornaram criminosos. Com exceção do Marcelo, claro... Porém nada comparado a David. Talvez David tenha começado a praticar crimes por desejo, sem qualquer vontade de reprimí-los, motivados por vingança, sadismo etc.

Tô pensando de leio o outro rs.

Maria17758 11/04/2022minha estante
Pensei melhor depois e também cheguei a essa conclusão!! Até pelo que o detetive diz para o psicólogo no final, algo do tipo "a sua decisão de ter participado disso já mostra que não é preciso nenhum evento traumático para criar um monstro". Muito bom!!

stormashrina 13/04/2022minha estante
Esse é aquele livro que começa descrevendo uma lágrima?

Maria17758 13/04/2022minha estante
SIM!!!!

Sadsatan 28/05/2020

De cair o cy da bunda
Gente, simplesmente incrível, a cada página eu ficava imaginando o que viria a seguir, mas... esse livro superou minhas expectativas num grau que vcs não tem ideia. Leitura fluída, excelente escrita, personagens envolventes e nem preciso falar da trama né? De cair o queixo. RECOMENDADISSIMO.
Ansiosa pelos próximos livros do autor. Artur melhor personagem sim.
kckekevieira 08/06/2020minha estante
Concordei

nrznd 12/06/2020minha estante
Ahhh! Então bora ler Quando a Luz Apaga pq o detetive Artur tá lá marcando presença.

kckekevieira 12/06/2020minha estante
Mds, eu não sabia!!!!

Sadsatan 12/06/2020minha estante
Já tá na minha Wish list o próximo livro dele!

kckekevieira 12/06/2020minha estante
Exatamente!!! Kkkkk

julia5115 30/03/2023minha estante
ele manteve o assassino dos pais deve em cativeiro por pura vingança mesmo, ele queria ver ele morrer e fez isso. mas o resto ficou mesmo sem explicação. esperava muito mais e também me decepcionei kkkk

Maria 30/03/2023minha estante
Esse livro foi péssimo, muitas pontas soltas, esse final foi tão ruim que sério, que raiva! Até agora não entendi a parada das línguas cortadas, devo ter lido errado kkkkkkk

julia5115 30/03/2023minha estante
também não entendi aaaa

maysleituras 12/04/2023minha estante
sobre a língua cortada: tem uma parte que fala que o pai do David tinha denunciado uma situação do bairro, senão me engano sobre tráfico. Pq ele queria impedir que o lugar q ele morava virasse um lugar sem futuro (q foi o q acabou rolando). Aí como ele denunciou essa situação, os cara foram atrás dele e da família pra servir de aviso pra comunidade? que não tem espaço pra x9

maysleituras 12/04/2023minha estante
Aí o David só cortava a língua também para reproduzir o que aconteceu com ele no passado, os casais não eram linguarudos. Só os pais dele na época

sophiachagas13 18/11/2022

é ok ??!?!??
🤬 #$%!& gustavo avila O AUTISMO NAO É UMA SINDROME, É UM TRANSTORNO!!!!!!
e nao entendi o final pois sou burra se alguem se habilitar a me explicar ficarei grata
Alicya 18/11/2022minha estante
mas tem a síndrome de asperger, né

sophiachagas13 18/11/2022minha estante
não, esse termo tá em desuso desde 2013 quando o dsm 5 foi lançado, o termo correto é transtorno do espectro autista.

Alicya 18/11/2022minha estante
a síndrome de asperger é uma vertente do transtorno do espectro autista

sophiachagas13 18/11/2022minha estante
mulher leia 01 unidade de página do dsm 5! em *nenhum* momento tu vai encontrar o termo ?sindrome de asperger? pq agora o TEA é classificado de acordo com niveis de suporte, variando de 1 a 3

Bárbara 26/11/2022minha estante
Não conseguiram prender o David. O chefe do Artur queria encerrar o caso e aproveitou o fato dos emails terem sido todos enviados e recebidos pelo computador do William (o David hackeou) pra inventar que o William e o David eram a mesma pessoa. Aí jogaram a culpa no William e prenderam ele.

Warison.Ferreira 26/11/2017minha estante
Achei que só eu tinha achado tanto furo na história. Fiquei puto com o fato do assassino ter comprado o livro do psicólogo, eles não são a mesma pessoa? Ninguém reparou no psicólogo comprando o próprio livro?

Alanni 27/11/2017minha estante
Mas como é que William foi preso e David se safou? Pela ordem, o psicólogo foi preso antes da cena de David matando Marcos...

Gislaine 02/12/2017minha estante
Gente, vocês não entenderam. Eles não são a mesma pessoa, David contratou o hacker para que os e-mail que ele enviasse tivessem o ip e todas as informações do computador do psicólogo - assim ele não seria rastreado de forma alguma. O livro é genial, minha gente haha

Jackson 25/12/2017minha estante
Gente, o William e o David não são a mesma pessoa. Pelo que eu entendi isso foi uma artimanha da polícia para deixar o caso encerrado. Com o psicólogo como único culpado, eles não precisariam reabrir o caso e se frustrar novamente por não encontrarem o real assassino.

Cecília 28/02/2018minha estante
Fiquei muito confusa com esse final, o autor leva a gente a acreditar que William e David são a mesma pessoa? O William não riu ali no final, preso, por ter se tocado de que David tinha planejado isso o tempo todo, de incrimina-lo quando a polícia chegasse até o psicólogo? E a raiva que eu passei de ver que a Bete encontrou o David no comecinho do livro facilmente e morreu, ninguém descobriu o que aconteceu com ela e ainda demoram 10 anos pra terem alguma luz sobre o acontecido? Aff

Deza Farias 17/12/2017

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO
Começo a resenha com duas afirmações!
1. Artur é o personagem mais lacrador desse livro.
2. Se ele usa-se @uber a nota dele seria péssima.

Sabe aquele livro que te prende na primeira página? Esse livro tem esse poder. Eu pensei que não ia curtir tanto por ser releitura, me enganei.
Nesse livro vamos acompanhar três personagens distintos.
"David" um assassino que sofreu um trauma na infância, e que 24 anos depois quer reproduzir o mesmo trauma em outras crianças.
"William" Um psicólogo infantil que será designado para trabalhar com as crianças que teve os pais assassinados. E que tem una tese, cheia de teorias sobre como uma criança traumatizada se torna adulto.
"Artur" o melhor detetive de todos os tempos. Artur é um ótimo profissional porém se destaca pela sua condição de portador da síndrome de Asperger, amei conhecer as peculiaridades através de Artur.

Os crime, são todos idênticos, mudando apenas as condições das vitimas e os lugares. É ai que começa uma caça as bruxas, pois todo mundo quer uma resposta e Artur está trabalhando feito louco, porém David sempre está um passo a frete.
Já William, tenta ajudar as crianças da melhor maneira que pode, mesmo se sentindo culpado por está provando sua tese, e usando essas crianças como estudo.

O livro é ELETRIZANTE. Cada capítulo um quebra-cabeça que no final se completa. O livro vai além de como a mente humana funciona.
O livro faz altas críticas a política, ao nossa sistema judicial e de saúde.
Outro ponto que vale ressaltar é a diversidades de personagens e a representatividade.
A escrita do Ávila é fluida, engraçada e cativante. E não tem como não se apaixonar por todos personagens mesmo aqueles com pouco destaque. O livro me despertou vários sentimentos.
A capa é linda e durante a leitura entendemos a simbologia. A diagramação e está perfeita.

Boa leitura a todos :)

1° Leitura: 17/12/2018 4½ (Nota)
Renata.Firpo 18/12/2017minha estante
Isso que é legal desse livro. Desperta uns sentimentos bizarros na gente. Mas eu fiquei muito irritada com o psicólogo.

Deza Farias 18/12/2017minha estante
Tamu junta intt kkkkk

Cica Santos 21/12/2017minha estante
Eu também gostei muito do livro. Talvez o maior bandido aí seja o psicólogo William que sabia de tudo e não denunciou para poder concluir suas pesquisas.

Deza Farias 22/12/2017minha estante
Concordo plenamente Cica !

Cecília 28/02/2018minha estante
Odiei o William, personagem bem fdp. E quanto ao final, só eu fiquei confusa? Haha O William é o William e o David é o David, certo? Não existe uma pessoa só. No vídeo da resenha da Tati Feltrin ela diz que há um plot twist, mas para mim foi um final bem bleh.