O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Rafa 02/08/2020

A escrita do autor é muito boa mas com esse livro em especial achei que faltou alguma coisa. Ficaram pontas soltas. Acontecimento cujo motivo não foi explicado, pelo menos eu não li o porquê inicial. Outro acontecido que simplesmente ficou por isso mesmo. O leitor até sabe o que ocorreu mas os outros personagens ficaram no escuro. Enfim... Achei a narrativa um tanto corrida,. Quando chegou aos 80% ainda tinha esperanças de ler explicações. Mas quando chegou aos 90% percebi que teria só aquilo mesmo.
Paula.Soares 02/08/2020minha estante
Tbm achei que faltou alguma coisa

Rafa 02/08/2020minha estante
Não foi... Ficou meio assim sei lá rs. Fiquei procurando pra ver se tinha deixado passar alguma coisa rs

izzy 05/05/2020

um dos melhores livros de suspense policial que já li na minha vida, é ainda de um autor brasileiro! me prendeu do início ao assustador e macabro fim, perfeito!
Larissagris 05/05/2020minha estante
Tenho vontade de ler.

izzy 05/05/2020minha estante
leia sim! se gosta do gênero, não vai te arrepender

Viick 12/02/2021

O Sorriso da hiena
Meu Deus, o que foi isso que eu li?????

Eu comecei a ler amando o livro e do nada o livro fica ruim????????? Odiei o desenvolvimento, odiei que não teve características dos personagens, odiei o final, odiei os cap longos que era super repetitivos. Dei 2,5 só por causa da escrita do autor que é viciante.
Amoriim 12/02/2021minha estante
@manrique

Manrique 12/02/2021minha estante
??

Mary 01/07/2020

Impressionante!
Eu não conhecia o livro nem o autor é eu me surpreende com essa leitura. Muito impactante e agoniante essa estória. O final foi meio inesperado, achei que seria outro... Mas tudo bem não deixa de ser bom.
Kahh 04/07/2020minha estante
Nossa quero muito ler esse livro, a sinopse é muito interessante, fora que é nacional.

Mary 04/07/2020minha estante
Se vc curti estórias pesadas então irá gostar desse... É muito agoniante mas vale muito a pena.

autoraequivocada 14/04/2024

Eu até agora não sei qual nota dar para esse livro...

A escrita do autor é boa e envolvente, me prendeu na história. A ideia de colocar o ponto de vista em três diferentes personagens: o psicólogo, o detetive e o assassino, foi interessante de acompanhar. Senti falta de mais visões do detetive, as partes dele eram ótimas.

Esse livro me fez pensar muito nas ações humanas e em como fazemos certas coisas para alcançar resultados que tanto queremos. Mesmo que isso exija atitudes que fogem da ética e da moral.

Foi um pouco agonizante acompanhar o assassino cometendo os crimes sabendo quem ele é enquanto o detetive não conseguia chegar até ele. (Ponto positivo)

Uma coisa que me incomodou foi o desaparecimento de certa personagem que é próxima de algum dos protagonistas, demorou para que o amigo dela notasse seu desaparecimento e o desfecho pra isso? Não senti que teve.

Não gostei muito do final. Achei ele corrido, com algumas pontas soltas. Senti falta de um fechamento mais conclusivo, algumas respostas não foram dadas (para mim).

Enfim, foi um livro bom, interessante mas confesso que tava esperando mais por causa das resenhas que li. Enfim, gostei da leitura e indico para você que gosta de um suspense +18 que trás algumas questões da mente humana.
@mcrcs 17/04/2024minha estante
Me incomodou também a falta do desfecho da amiga?poderia ter mandado um vaso de flores com as cinzas dela apenas já que a intenção do livro é o assassino sair impune

autoraequivocada 20/04/2024minha estante
Siim, a coitada foi totalmente esquecida ?

Camila Borges 15/04/2021

Cativante
Achei a história muito envolvente, e gostei especialmente do detetive Arthur, que possui Síndrome de Asperger e é um personagem interessante, bem como o psicólogo William, cheio de contradições e ideais. Uma ou outra coisa achei que ficou meio mal explicada na trama, mas no fim das contas vale a pena a experiência.

"Não vale a pena salvar o mundo quando você acha que uma vida perdida é um preço aceitável a pagar."
Fer 16/04/2021minha estante
Tive a mesma impressão de que faltou algo, mas mesmo assim achei muito boa a história!

Camila Borges 16/04/2021minha estante
Dá essa impressão mesmo né? hehe

Tais Caires 05/08/2016

O Sorriso da Hiena
Existe uma linha tênue que separa mundo real do mundo virtual, sendo assim participo de um Clube do Livro com amigos aqui na cidade. E este livro foi indicado pela K.T. para leitura do mês de maio e fui discutido há poucos dias em nosso último encontro.

Eu simplesmente devorei o livro! Li em dois dias, era impossível parar de ler!

Livro fantástico. Emocionante do começo ao fim.

Somos apresentados a David um homem atormentado pelo assassinato de seus pais que busca entender como isso o transformou, e como a maneira como foi criado deste trauma formou o seu caráter. Conhecemos Willian um psicólogo infantil que sente-se frustrado por sentir não fazer o suficiente para um mundo melhor. E também Artur um detetive incrível com Síndrome de Aspenger.

As cenas do crime são descritas, mas o leitor sabe o que o psicólogo sente e pensa. E por meio de Artur vê a justiça de mãos atadas diante de um crime tão bem elaborado. Uma montanha russa que só vai para cima, e ao fim a certeza de uma leitura fenomenal.

Ao longo de todo o livro, fiquei ansiosa para saber se Artur descobriria e prenderia David pelos crimes, e o psicólogo seria pego como cúmplice, mas no momento em que você sabe de um crime e nada faz para impedir, você se torna cúmplice. Um crime que foi arquitetado com maestria, todos os detalhes foram pensados, David sabia exatamente o que queria e como fazer para conseguir.

Nunca vou me esquecer de uma citação do psicólogo e filósofo William James que li enquanto ainda estava no reformatório: “Quando um homem com fome e perdido na floresta vê uma trilha, é importante para ele acreditar que a trilha vai tirá-lo da floresta e levá-lo a um lugar onde encontrará abrigo e alimento, pois se ele não acreditar nisso, não seguirá a trilha e permanecerá perdido e com fome”

Eu acredito que não há justificativa para um ato de maldade, como uma injustiça, uma maldade pode ser justificada? Como a morte de pessoas pode ser justificada para salvar a vida de outras? Não encontro algo que possa justificar um ato de crueldade. E não penso que a maldade seja inerente a natureza humana, é uma escolha. Tanto o mal quanto o bem, é uma escolha. “Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.” (HP5)

Leitura que recomendo a todos!

Boa leitura!

Taís Caires

site: https://booksclubsite.wordpress.com/2016/06/07/resenha-o-sorriso-da-hiena-gustavo-avila/
Ivani.Treguas 08/03/2018minha estante
To louca pra ler. acabei de comprar! ;)

Victor Hugo 01/02/2021minha estante
concordo com tudo, decepcionou em alguns aspectos

Meire.Lacerda 23/05/2021minha estante
Matou 25 ?

Fernanda.Assis 23/01/2021

Eu não leio livro desse gênero, mas gostei bastante, quero ler mais. Eu recomendo esse livro, faz a gente gostar de um personagem e passar a odiar outros ao decorrer da história. Não sei o que eu esperava no final, até que gostei desse porque nem sempre as coisas são como realmente deveriam ser né.
Pra vc se transformar numa pessoa ruim, não precisa ter traumas do passado, esse livro me mostrou isso
nick 02/02/2021minha estante
achei profundo, quero ler depois

Guilherme.Maia 21/02/2021

Um livro que faz você refletir!
O livro foi uma indicação, e concerteza vai ser um livro que irei guardar dentro do coração, acho que a leitura foi no momento certo, e caiu como uma luva.
É simplesmente fantástico, uma mistura de piscicologia, com uma caçada surpreendente, é um livro de tirar o fôlego, um grande achado, sendo uma grande surpresa.
O autor consegue desenvolver a história de uma forma natural, fazendo com que a história não fique enrolada em momento algum, o livro é simplesmente perfeito.
O livro faz com que o leitor reflita, faça algumas reflexões bem profundas, tive que em alguns momentos parar e refletir.
Concerteza entrou pra lista dos melhores livros que já li.
Guilherme.Maia 21/02/2021minha estante
Obrigado pela indicação, mas uma indicação sua perfeita, obrigado por tudo minha princesa. ?

rayssa.0 16/03/2021

um verdadeiro estudo sobre o bem e o mal
esse livro foi o meu favorito do ano até agora, muito bem escrito e fluido, os personagens são muito humanos e ao mesmo tempo fazem coisas questionáveis que nos deixam pensando, e além disso aborda uma das minhas questões preferidas da psicologia, ?um serial killer nasce assim ou se torna??
chris 16/03/2021minha estante
esse livro é muito foda!

Mitie 01/02/2016

Monótono
Uma palavra: monótono.

Após zilhões de anos conclui enfim O sorriso da hiena e o único sentimento que me resta é saber que por mais que eu tenha tentado gostar desse livro, simplesmente não deu liga. Depois de tantos comentários e reviews positivas (que no fundo só me resta a crer que foram propagandas monetizadas) resolvi comprar e dar uma chance. Talvez o tempo não tivesse sido adequado pois tinha acabado de ler IT de Stephen King e muito dos motivos pêlos quais eu não gostei do O sorriso da hiena, são justamente em comparação com a escrita fenomenal de Stephen.

O plot do livro não é nenhuma novidade. *sarcasmo on* Vários crimes acontecendo em uma cidade grande que são investigados por um delegado que possui síndrome de asperger. Nada parecido com a realidade brasileira né (não a síndrome mas os crimes). O fracasso da polícia em pegar o assassino também ninguém nunca ouviu falar. A ânsia de sucesso versus ética também é coisa nova no mercado. *sarcasmo off*

De modo geral, o livro é massante. Muitos diálogos sem necessidade, sem corpo, pouco evasivos e sem detalhes são jogados para encher linguiça. Não são fornecidos nenhuma características detalhadas dos personagens em questão, e por esse motivo me causou falta de interesse total em continuar virando a página. Não houve interesse em abordar a fundo o sumiço da detetive que pesquisava o caso do hacker deixando aí um vazio de 10 anos até o fim do caso David; o qual por fim, teve um fim muito previsível, que nada se remete à cultura brasileira.
Sinceramente, o livro deveria ter sido melhor abordado, passado por mais revisões e lido por pessoas mais sinceras antes de atingir o público em geral. Não sou uma hater, e tudo o que está escrito aqui é apenas uma opinião de uma leitora ávida de literatura estrangeira que já não reside no Brasil há anos e que talvez já não esteja mais acostumada a ler em português, portanto, possa não ter entrado no "clima".

O que me atraiu, no entanto, foi a linda capa que foi dada ao livro.

Não recomendo.
cami 17/03/2016minha estante
"Depois de tantos comentários e reviews positivas (que no fundo só me resta a crer que foram propagandas monetizadas)" para mim é única explicação
livro extremamente maçante, diálogos desnecessários, muitas vezes acho que o autor subestima a inteligente do leitor..

Ju 24/11/2016

Eu comprei esse ebook na época do lançamento porque só ouvi elogios a ele. Mas minha vontade de ler determinado livro é uma coisa que vem e vai embora na velocidade da luz. Então ele ficou quietinho lá no meu kindle até o final do mês passado. Tava morrendo de vontade de ler um thriller muito bom e lembrei dele. Pena que pra mim não funcionou :(

Comecei a história bem empolgada, logo de cara já tem uma cena chocante e a premissa tinha me parecido muito interessante. Os problemas, para mim, começaram quando David faz a proposta para William, através da mensagem de email que eles trocavam. Achei a reação do psicólogo totalmente não condizente com a sua personalidade e os valores que dizia acreditar. Ele atendia diversas crianças de graça em seu consultório por se importar com elas e duvidava se seria ético acompanhar a vida de uma pessoa durante anos por motivos de estudo. E ao ficar sabendo sobre os assassinatos que David estava cometendo e o experimento, ele simplesmente responde com um "O que o faz pensar que eu não vou mostrar isso à polícia?".

Eu acho que faltou um pouquinho de "OMG :O :O :O" envolvido. Alguma indignação, um choque por tudo que as crianças passaram e as outras passariam, as pessoas inocentes que foram assassinadas, um conflito interno sabe? Ele até pensa uma ou duas coisas a respeito do assunto depois, mas achei muito pouco perante a gravidade da situação e tudo que ela representava.
Entendam, meu problema não foi com a atitude que ele toma depois da conversa, não tô julgando se ela é certa ou errada, ética ou não, porque isso faz parte da história. Mas o que aconteceu ali naquela troca de emails começou a me deixar com um pouco de pé atrás.

Senti falta também de conhecer um pouco mais desse monstro que David dizia ser. Claro que eu acho que os assassinatos são monstruosos, mas e antes deles? O que o fez concluir que era assim? Achei a explicação que ele deu pro William muito superficial e só lá pelo final do livro que temos uns poucos relatos sobre sua juventude, mas já que é isso que dá a base para todo o estudo, achei que poderia ter sido melhor desenvolvida e explorada.

A equipe policial pareceu saída de uma novela da Globo pra mim. Policiais entrando sozinhos nas casas de potenciais assassinos, sem informar a ninguém da equipe, acidentes suspeitos que não são investigados...vários erros que somados contribuíram para que ficasse um pouco difícil acreditar na história. Tudo conspirava absurdamente a favor do assassino. Inclusive era super fácil para ele cometer os assassinatos e carregar corpos por aí sem nunca ser visto ou deixar uma evidência sequer.

Dos personagens, eu gostei bastante do Artur, mas não sei opinar o quanto seu retrato foi fiel a uma pessoa com Síndrome de Asperger. Em algumas vezes me pareceu que seu comportamento ficou um pouco caricato e repetitivo. Mas mesmo assim foi de longe o personagem por quem eu mais me interessei. Gostaria que a história tivesse focado um pouco mais no seu trabalho investigativo. E é provável que caso o autor escreva outros livros protagonizados pelo detetive, eu dê uma chance à leitura.

Durante a leitura comecei a repensar o que eu tinha achado interessante na premissa. O estudo começou a me parecer meio sem propósito. Se eles de fato descobrissem que crianças que enfrentam uma tragédia/violência intensa se tornam monstros/assassinos quando adultos, o que fariam com essa informação? Não consegui pensar em nada que pudesse ter a aplicação prática prometida na proposta do estudo. E o final foi bastante inconclusivo em relação a isso e reforçou as questões que eu levantei a respeito de tudo que estava sendo feito. E por falar em final, se o autor tivesse seguido para um lado que ele "ameaçou" seguir, para mim teria ficado bem mais interessante.

Fiquei um tempo pensando se deveria ou não escrever essa resenha. Não que eu ache que tenha o poder de influenciar na escolha de leitura de alguém...mas é que acho legal ver autores nacionais se aventurando nos romances policiais e lançando suas obras mesmo que de forma independente e eu realmente queria ter gostado desse livro. Mas é aquela coisa né, gosto é gosto. E há dezenas de resenhas positivas por aí, então só lendo mesmo para saber :)

site: http://book-selfie.blogspot.com.br/2016/11/resenha-o-sorriso-da-hiena.html#more
Letícia 12/07/2017minha estante
Quando terminei de ler, cheguei a conclusão que, afinal, a história é superficial em TUDO. O autor não aprofunda nada, parece que ele deu um google básico em algumas coisas e olhe lá.

maria 18/02/2021

PÉSSIMO
Primeira vez que eu decido ler algo fora do que eu estou acostumada e tenho uma decepção imensa. Sério sem condição esse livro, essa história como um todo, nem um desfecho digno teve, esse livro é simplismente péssimo...
Tuts 19/03/2021minha estante
Concordo,esse livro é horrível mesmo