O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Naty.Duarte 19/06/2017

P uma fanática por criminal minds caiu como luva
E ai galera o mal pode ser justificável qdo há o intuito de se fazer o bem ?
Essa é a incógnita de Willian,um aclamado psicólogo infantil, qdo se depara com a proposta de David, que é uma pessoa que teve um trauma horrível qdo aos 8 anos testemunhou ,preso a uma cadeira,o assassinato de seus pais.
Então David decide matar 5 casais da mesma forma para entao propor ao Dr.William que acompanhe o crescimento dessas crianças para ver se esse trauma ira influênciar o caráter delas.
Sim galera na primeira página vc descobre quem é o assassino e sua motivação, e mesmo assim esse livro irá te prender de uma forma incrível.
A escrita eh maravilhosa, o desenvolvimento da história eh perfeito ,nao mudaria uma vírgula.
Terminei esse livro e fiquei tipo "quero outro".
Eu tive o prazer de conhecer o Gus, e galera ele eh otimo como pessoa, humilde,atencioso, vc sente o carinho q ele transpasa para os leitores.
VAO LER POR FAVORRRRRR
Mandy Nerújo 06/07/2017minha estante
Me senti exatamente assim quando terminei de ler! :D
Eu mandei uma mensagem para ele no Facebook e ele foi super fofo e atencioso! Já virei fã! Vc leu o "Pá de Cal"? Eu amei!! :D

Isabela | @sentencaliteraria 23/06/2021

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
O Sorriso da Hiena | @veruseditora

Tudo começa no passado, com o assassinato de um casal em seu próprio lar, e com o criminoso deixando o filho deles lá sozinho. Depois há um salto no tempo, e observamos como nos dias de hoje outro assassino está gerando pavor na cidade ao cometer crimes com o mesmo ‘modus operandi’.

Ao mesmo tempo que entramos na cabeça desse criminoso, também temos o ponto de vista tanto do delegado encarregado dos casos, o detetive Artur, como do respeitado psicólogo infantil William, que vai atender essas crianças vítimas.

Como se não bastassem tais crimes, tudo vai se encaminhando para algo mais sombrio quando William recebe uma proposta perigosa: ele deve estudar essas crianças traumatizadas, enquanto realiza um estudo para entender o desenvolvimento da maldade humana. Até onde essas pessoas irão para atingir seus objetivos?

* Esse é o primeiro livro que leio do autor, assim como sua primeira obra, e gostei dessa estreia. A trama é bem construída e traz personagens complexos e com motivações difíceis de desvendar. William é o personagem mais bem construído e com muitas camadas. Nele vemos até onde o ser humano pode ir para conquistar o que quer, e para mim seu desenvolvimento foi o melhor de acompanhar.

* Também gostei do detetive Artur ser representado como alguém com Síndrome de Asperger, um tipo leve de autismo que afeta a capacidade de socializar. Ele tem discursos diretos e diz tudo na cara, o que o torna mais eficiente em seu trabalho. Sua linha de investigação é o que faz tudo avançar, mesmo tendo comportamentos repetitivos.

* Fiquei um pouco decepcionada com o final dado ao assassino e não me surpreendi com o plot, infelizmente. Fora isso, gostei da escrita do autor e achei que ele realizou bem o papel de um suspense: deixar o leitor entretido até o fim!

site: https://www.instagram.com/p/CQZSZSpjc4n/
Mila F. @delivroemlivro_ 01/06/2024minha estante
Devo concordar, gostei da forma como a narrativa prende e envolve, mas depois daquela passagem de tempo quase no final a leitura decaiu e o fim mesmo foi meio decepcionante

Lari 01/12/2017minha estante
Entrevistei mais de trinta pessoas p meu tcc...e achei super pequena a amostra. Esse livro é cheio de furos.

Meire.Lacerda 23/05/2021minha estante
Matou 25 ?

maria 18/02/2021

PÉSSIMO
Primeira vez que eu decido ler algo fora do que eu estou acostumada e tenho uma decepção imensa. Sério sem condição esse livro, essa história como um todo, nem um desfecho digno teve, esse livro é simplismente péssimo...
Tuts 19/03/2021minha estante
Concordo,esse livro é horrível mesmo

Bethss 12/11/2021

Não é o tipo de livro que eu curto, mas resolvi dar uma chance, a leitura flui bem, porém fiquei decepcionada com o final e de como a história se desenrolou, eu esperava mais, poderia ter se aprofundado um pouco mais.
Cibele @subsolodamente_ 12/11/2021minha estante
Eu também me decepcionei hahahaha daqui a pouco vou postar a minha resenha também. Foi uma grande decepção. Eu fiquei irritada com vários pontos e aquele final... ?

Juu 02/02/2022

Ideia boa, porém, mal-desenvolvida
Passei muito tempo esperando pra comprar e ler esse livro, não sei se foi porque fiquei por muito tempo nisso que minhas expectativas ficaram lá em cima e por isso me decepcionei, ou se realmente é porque o escritor não soube desenvolver com mais qualidade a história. É boa, e eu recomendo, faz algum tempo que eu li, questão de dois anos, mas que eu me lembre, fiquei meio decepcionada por não ter um certo clímax no livro, não teve confronto, o livro só vai contando a história, você vai vendo o dia a dia do personagem, mas... não teve aquele confronto, sabe, aquele momento que você não acredita no que está lendo, e precisa até se acalmar e voltar a ler, eu senti falta disso, mas ainda assim não me arrependo de ter lido, a história inicial é muito boa, só não foi bem desenvolvida.
Rafael Kerr 02/02/2022minha estante

Ralin 25/01/2022

O melhor livro de suspense que você irá ler é BRASILEIRO !
Não me considero um fã de livros de suspense, muito embora alguns sempre me chamem atenção. Trazendo para a leitura que terminei hoje mais cedo, nunca vi tantos personagens tão bem-desenvolvidos na história e na psicologia. O livro é simplesmente perfeito e surpreendente, muito diferente de muitos que lemos, que acabam tendo uma leitura enfadonha.
O livro não me decepcionou em nenhum momento. Muito pelo contrário, ficava com sempre aquela vontade nítida de querer mais. Esse destaque é muito positivo, junto com a excelente história e o modo extraordinário de desenvolvimento psicológico dos personagens.
Finalizo essa crítica dizendo que vale muito a pena a leitura dessa obra, tenho certeza que ela estará em um dos melhores livros do ano da sua lista.
Se eu lerei novamente? Lerei sim e ainda esse ano. Se eu não tivesse tanto livro a ser lido na minha lista estaria lendo amanhã mesmo sabendo que faria uma ótima escolha. ]
Honra ao Brasil, Honra à essa belíssima obra.
Boa Noite e Obrigado pela Atenção!
jusqua 25/01/2022minha estante
?interessante

Gramatura Alta 07/08/2017

Artur é detetive da polícia civil e tem Síndrome de Asperger, uma condição psicológica caracterizada por dificuldades de interação social e comunicação não-verbal, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Entretanto, ela também pode proporcionar uma habilidade lógica acima da média, o que facilitou seu trabalho em resolver uma série de assassinatos, deixando-o famoso no meio policial.

David, aos oito anos de idade, preso a uma cadeira, presenciou o assassinato de seus pais: ele, afogado no próprio sangue após ter a língua arrancada; ela, com um tiro na cabeça. Vinte e quatro anos depois, após uma infância sofrida entre surras de pais adotivos e passagens por orfanatos, ele começa a repetir a forma usada para matar seus pais em crianças da mesma idade que ele tinha.

Willian é um renomado psicólogo infantil, que auxilia a polícia no tratamento de crianças traumatizadas por crimes que presenciaram. Ele é conhecido por sua tese de doutorado, que dissertava sobre os resultados de um estudo sobre crianças que passaram por algum trauma, e acabou sendo publicada, virando um sucesso no meio.

Após o primeiro crime de David, ele entra em contato, por e-mail, com Willian e lhe oferece uma proposta: ele irá matar mais quatro pais de filhos de oito anos, e Willian deverá se encarregar de cuidar dessas crianças pelos dez anos seguintes, avaliando o comportamento delas e criando um estudo que poderá auxiliar em uma vida melhor para todas as outras que sofrem de forma igual. Em troca, ele precisa apenas se manter em silêncio.

Enquanto Artur se empenha em tentar descobrir e capturar o assassino, William fica em cima do muro, sobre se permite que David continue a matar em prol de um pretenso bem maior, ou o denuncia à polícia.

A premissa de O SORRISO DA HIENA é controversa e angustiante. Apesar de David ser o assassino, William demonstra que é o verdadeiro monstro, uma vez que ele em nenhum momento se sente compelido a salvar os pais das crianças, mas apenas no que sua consciência, bem pequena, irá sofrer e o que o estudo poderá proporcionar para sua carreira. Uma pessoa equilibrada sabe perfeitamente discernir entre o bem e o mal. Quando essa escolha fica difícil, é porque quem escolhe tem um desvio de conduta. E quando esse desvio não pode ser justificado por um passado sofrido e traumatizado, então essa pessoa está do lado errado do que nós consideramos como certo. O verdadeiro monstro do livro é, sem dúvidas, William.

A narrativa e os eventos obrigam o leitor a efetuar uma leitura rápida, na ansiedade de descobrir como a história irá terminar. Infelizmente, toda a trama é aplicada de forma não revisada, deixando enormes furos que influenciam diretamente no desfecho. Não é questão do leitor que nota esses furos ser um Sherlock, porque eles são demasiado óbvios e incomodam bastante. Não gosto de criticar algo sem dar exemplos, porque acho que eles são necessários para estabelecer uma justificativa e não deixar aquela sensação de que o resenhista está sendo exigente. Por isso, a seguir, poderei soltar leves SPOILERS, mas sem comentar o desfecho ou qualquer evento surpresa. Siga por sua conta.

Artur é um personagem que começa da forma que sua condição exige. Entretanto, ao longo da trama, ele começa a agir como uma pessoa normal, inclusive a ter rompantes emocionais. Ou seja, o autor não conseguiu manter uma regularidade na principal característica do personagem. Além disso, apesar de sua inteligência anunciada já nas primeiras páginas, ele deixa escapar pistas claras, que até uma pesoa leiga iria considerar. Como por exemplo, negligenciar os interrogatórios de testemunhas secundárias, que poderiam ter visto o assassino e poderiam descrevê-lo fisicamente, deixando essa tarefa em segundo plano para auxiliares inexperientes, que deixam, facilmente, escapar algum detalhe.

O primeiro garoto a ter os pais mortos, tem uma mancha de sangue no rosto feita pelo dedo do assassino. Hoje, é fácil tentar conseguir uma impressão parcial dessa mancha, mesmo com os recursos precários brasileiros, mas isso foi deixado de lado. Artur também chega à conclusão de que o assassino está realizando um estudo baseado em... nada. Os assassinatos são efetuados de forma igual. Quando se realiza um estudo, a forma como ele é realizado muda, exatamente para obter o resultado de cada variante. Quando não se muda, o resultado é igual e deixa de ser um estudo.

Um ponto incômodo na narrativa é a necessidade constante do autor em explicar raciocínios e ações que não necessitam de explicação, como se o leitor não tivesse inteligência para abstrair sozinho o resultado da ação. Por exemplo: em determinando momento, William faz algo que deixa claro que ele conhece a identidade do assassino. Por um descuido, Artur não fica sabendo dessa atitude do psicólogo. O autor explica que, por isso, o assassino escapa, sendo que isso está claro! E isso se repete mais vezes.

Em um outro momento, uma personagem segue a pista de um outro assassino sem comunicar à delegacia, sem passar o endereço, nem para seu parceiro, e entra na casa do criminoso sem pedir ajuda ou deixar qualquer indício de onde ela está. Acho que nem no Brasil os policiais são tão burros assim.

Essas falhas se repetem, como o personagem que é suspeito do primeiro crime e ninguém levanta sua ficha criminal, ou quando um outro personagem vai até David sabendo que ele o irá matar, e tem uma conversa sem sentido e se deixa matar sem um real objetivo. E em como Artur, sabendo que esse personagem teve contato direto com David, não nota seu desaparecimento e nem se importa em voltar a interrogá-lo. Ou mesmo quando, já no final do livro, e já ser do conhecimento de Artur a identidade do assassino, David usa seu nome verdadeiro em uma lista de convidados em um evento público e ninguém percebe.

Poderia mencionar mais exemplos, como no pedido de David para William ir visitar uma criança, cujos pais assassinou, mesmo antes da polícia ficar sabendo, e quando a polícia o encontra lá, não se questiona como ele sabia. Ou no fato de não pesquisarem a compra de um forno crematório. Mas, na minha opinião, a falha mais chata é exatamente no último diálogo que Artur tem com William, quando o detetive coloca abaixo, com uma frase, toda a proposta do livro.

Acredito que, se todas essas falhas fossem tratadas, O SORRISO DA HIENA seria um livro muito bom. A primeira leitura que realizei da obra, foi com a edição de produção própria do autor. Quando soube que a Verus iria publicar o livro, tive esperanças de que todas essas falhas grotescas fossem consertadas. Inclusive, até comentei isso em uma postagem de divulgação que a editora fez no Facebook, e o funcionário(a) me disse que fizeram tudo o que precisava ser feito. Bem, não sei o que eles consideram que precisava ser feito, mas, com certeza, não foi deixar o texto com uma narratica que seja, no mínimo, coerente.

Mas isso não é uma supresa para mim, uma vez que quase não existe trabalho editorial no país da mesma forma como é feito nos EUA e na Europa, onde os editores fazem uma leitura crítica e interferem no conteúdo de um texto se acharem que ele apresenta falhas, não se limitam apenas a traduzir ou corrigir a gramática.

Na verdade, o que me deixa frustrado, é que o fato de que ignorarem os defeitos da história, me faz constatar que nem sempre a leitura deixa as pessoas mais...

site: http://www.gettub.com.br/2017/08/o-sorriso-da-hiena.html
Maria - Blog Pétalas de Liberdade 10/08/2017minha estante
Concordo com muito do que você disse, especialmente com os furos no decorrer da investigação.

santos 16/12/2022

Razoável
Como eu gostaria de dar 5 estrelas para esse livro, principalmente por ser um livro nacional, mas olha... Que decepção.
Confesso que é uma leitura que te prende do começo ao fim, mas isso acontece pelo fato de que você fica esperando uma reviravolta, um plot twist, algo que você não esperava e esse algo nunca veio! Quando você chega no fim do livro fica sem acreditar que aquele realmente é o final.
Entendo as críticas que o autor quis passar, principalmente por se tratar da justiça brasileira, mas tenho certeza que ele seria capaz de escrever algo muito melhor.
Gostei da representatividade autista e da escrita do autor. Mas fora isso... Realmente não funcionou para mim.
Henri85 25/02/2023minha estante
Eu procuro sempre ler outros autores do mesmo gênero que escrevo para não falhar onde eles falham. Esse começo de leitura do Sorriso da hiena foi interessante para aperfeiçoar meu trabalho! Se quiser saber mais sobre o que eu escrevo, acesse o Wattpad, e procure o livro Solos de Henri Vaz.

Pietro 04/11/2022

É possível justificar o mal quando há intenção do bem fazer?
"Ainda há um coração batendo aí, Sr. William. Não deixe ele endurecer, senão o senhor não vai poder ajudar ninguém."

Comecemos aqui então a resenha desse suspense nomeado de "O Sorriso da Hiena" por Gustavo Ávila. Eu vou admitir já de início que investigação policial não está nas minhas leituras cotidianas, mas para este livro aqui eu tiro o chapéu.
Se tem uma coisa que ele fez, foi arquitetar todo o cenário desde o início, envolvendo cada personagem em algum fator, de forma que não tivemos personagens apenas por estarem ali, todos tiveram sua participação e importância no decorrer da obra. E mudanças também. A forma como os personagens iam se desenvolvendo muitas vezes surpreendendo o próprio leitor que não esperava por algo que acontecia na página seguinte, foram de tirar o fôlego.
Como em toda obra eu sempre acabo me apegando a algum personagem, aqui não foi diferente. O detetive Artur Veiga ganhou um espaço pra mim desde o momento de sua introdução até sua última aparição. E como eu me comovi com cada história apresentada.
Por mais que o livro possua algumas cenas explícitas de sangue, apesar de poucas, eu recomendo a todos. É uma leitura que vale a pena do início ao fim!
Fernanda 04/11/2022minha estante
ótima resenha!!!!

Ana Letícia Brunelli 12/08/2017

Um tipo de leitura a qual eu sempre evitei. Acho que por não querer, ao ler um livro, ter a impressão de que estou assistindo a um telejornal, com notícias absurdas e tantos casos sem explicação que me fazem desacreditar do mundo e das pessoas. Mas, meio que por acaso, comecei a ler este livro e me surpreendi com o tanto que gostei.
Mais do que um romance policial, ou um suspense, este livro aborda questões psicologicas e comportamentais de forma muito inteligente, com personagens profundos, que nos levam a ver neles, muitos de nossos próprios conflitos.
Este livro, em minha opinião, é um rico argumento sobre o comportamento humano, a origem do mal, e de sentimentos e atitudes que carregamos por toda uma vida sem sabermos ao certo explicar.

'O mal nada mais é do que um buraco que quer desesperadamente ser preenchido'
Carla 14/08/2017minha estante
Gostei da resenha Ana Lê!

Mare 24/12/2022

A proposta é ótima, mas a execução..
Não sei o que falar, em alguns momentos eu realmente estava imersa na história mas na (grande) maioria eu só conseguia revirar o olho e pensar em abandonar.

Algumas falas eu achei tão, sla, irreais sabe? Impossíveis de existirem na vida real, acabou me incomodando.

A ideia é tão fenomenal do livro, faz ANOOS q eu ouço falar bem dele e que eu quero ler então minhas expectativas estavam bem altas.. o final me decepcionou pq, pra mim, parecia tão simples de solucionar tudo(achar o culpado) mas quiseram der um plot pra história q foi quase o q eu imaginei q seria (só que mais possível e menos dupla personalidade como eu pensei kk).

Sei lá, talvez mais uma vez eu li um livro em um momento errado e não fez o ?efeito? que deveria fazer em mim.. talvez eu só esteja muito chata esses dias
Henri85 25/02/2023minha estante

Mi 28/03/2022minha estante
li o comecinho do que tu escreveu e fiquei louca pra lerrrr

Vanessa Rodrigues @letrasdavanessa 29/08/2017

O sorriso da Hiena
O sorriso da hiena, escrito pelo brasileiro Gustavo Ávila, é um suspense policial feito para prender a atenção do começo ao fim! O livro foi lançado pela Editora Verus, em 2017 e tem feito muito sucesso!
O livro é narrado em terceira pessoa e nos apresenta, na maioria das vezes, o ponto de vista de um dos três personagens principais: o assassino David, o psicólogo William e o detetive Artur. A história se passa no Brasil, em uma cidade que não é possível identificar, nos dias atuais e a linguagem é clara e simples, instigante, bem estruturada, com trechos descritivos e diálogos na medida certa.
O personagem com o qual eu mais me identifiquei foi o detetive Artur que possui Síndrome de Asperger e é o melhor detetive da polícia. Ele alterna momentos de brilhantismo dedutivo e outros em que é um chato de galocha, não do jeito engraçadinho, mas do jeito que causa antipatia no leitor. Além disso, a ausência de uma personagem feminina forte é um tópico que incomoda, mas eu entendo que esse não era o foco do livro.
A história está muito bem amarrada e o autor criou uma trama que surpreende pela criatividade e originalidade, regada a boas doses de violência e filosofia. Embora seja um triller, a grande sacada do enredo não é descobrir o mistério ou quem é o criminoso, porque isso o leitor já conhece desde o início, mas sim acompanhar a postura de cada um dos personagens diante dos novos eventos da história e ver como eles lidam com o suspense. Alguns acontecimentos realmente deixam o leitor de queixo caído, porém, em uns poucos momentos, o autor não deixa o leitor descobrir o que irá acontecer, entregando as informações de bandeja, o que é um contrassenso dentro do gênero literário no qual o livro se insere.
Ainda, alguns trechos da história pareceram inverossímeis para mim, causados, por exemplo, pelo fato do autor optar por não usar nenhum sobrenome ao longo do livro. Vejam este diálogo no qual o detetive Artur busca informações com a atendente de um hospital:
"— Preciso de algumas informações sobre um homem que faleceu aqui.
— Qual o nome?
— Ícaro.
— Deixa eu ver… — a mulher digitava rápido. — Esfaqueado.
— Essa informação eu sei. O médico que o atendeu ainda está trabalhando aqui?
— Deixa eu ver… ele já faleceu também."
Só com um nome, a recepcionista conseguiu dar todas as informações que o detetive precisava. Não parece estranho esse diálogo? Ela não precisou de sobrenome, data, nada. Sem contar a agilidade de pesquisa dela. Impressionante!
Outra cena que me chamou a atenção e acredito que chamará também de qualquer um que tenha lido ou assistido A culpa é das estrelas foi essa:
"Artur colocou um cigarro na boca e, poucos segundos depois, um segurança o chamou com um toque no ombro.
— Não é permitido fumar aqui, senhor.
— Eu não fumo — o detetive disse com o cigarro nos lábios.
— Estou falando sério, senhor.
— Eu também.
— Senhor…
— Eu não vou acender.
— Mesmo assim, senhor.
Artur tirou o cigarro e entregou ao segurança.
— Não quer ficar com ele para fumar depois?
— Eu já disse: eu não fumo."
A mesma cena no livro de John Green:
"Um minuto depois, ele enfiou a mão no bolso e abriu a tampa do maço de cigarros. Passados uns nove segundos, uma comissária de bordo loira correu até a nossa fila e disse:
— Senhor, não é permitido fumar neste avião. Nem em qualquer avião.
— Eu não fumo — ele explicou, o cigarro dançando na boca enquanto falava.
— Mas…
— É uma metáfora — expliquei. — Ele coloca a coisa que mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de completar o serviço.
A comissária ficou desconcertada só por um segundo.
— Bem, essa metáfora não será permitida no voo de hoje — ela disse.
O Gus assentiu com a cabeça e devolveu o cigarro ao maço."
Entretanto esses detalhes não ofuscam o fato de ser uma edição muito bem feita, sem erros de revisão ou inconsistências, além da narrativa que nos proporciona momentos de entretenimento alternados com períodos de reflexão e questionamentos.
Gustavo Ávila nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, sendo assim meu conterrâneo. Ele escreveu e publicou “O sorriso da hiena” de modo independente, até que, em 2016, teve os direitos de adaptação comprados pela Rede Globo e os de publicação adquiridos pela Editora Verus. Consegui identificar no personagem William, alguns traços da história do autor. Seria o psicólogo um alter-ego de Avila?
Esse livro é ótimo para quem gosta de romances policiais, com violência, suspense e um leve toque de humor (Artur, você é demais!). Eu não recomendaria para menores de 18 anos porque as cenas de violência são fortes e algumas envolvem crianças. Mas, se você já é grandinho e gosta de um suspense, esse livro é a escolha certa para você!

site: https://senaosou.wordpress.com/
steph (@devaneiosdepapel) 29/08/2017minha estante
Curti pra caramba esse livro. E não sabia que o autor era de SJC, interessante :)