O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Leticia2513 04/02/2020

Que livro!
Willian, um psicólogo infantil, realiza um estudo para entender como surge a maldade humana, mas o que ele não esperava era ser contatado pelo David, que lhe faz uma proposta que coloca seu caráter em jogo.
Muito suspense envolve essa trama que conta com a ajuda do investigador Artur Veiga, um cara bem peculiar. Surpresa, tensão, choque e desespero, são só alguns dos sentimentos que te esperam nessa história. Impossível expor em palavras o quanto esse livro é incrível. Leia!
Siga @hora_book
Matheus 04/02/2020minha estante
ah vou publicar as minhas também hehehehe

Leticia2513 04/02/2020minha estante
???

paloma519 18/11/2018minha estante
Amei! Já está na minha estante :)

Ka 18/11/2018minha estante
aaaa, tomara que vc possa curtir o livro ;-) ;-)

Lanna 06/11/2020

Difícil
Não é uma leitura prazerosa, no sentido de que você torce ou se sente bem acompanhando os acontecimentos. Tudo é pesado e confesso que já não via a hora de acabar.

E se tem uma coisa que eu detesto é gente fazendo merda enquanto banca o bom samaritano. "É tudo por um bem maior". Balela. O psicólogo e o assassino são intragáveis, já o detetive tem uma personalidade interessante, mas mesmo assim não é aquele poço de simpatia. Dois personagens me conquistaram, no entanto, não tiveram um final feliz. Fazer o quê, acontece.

Gostei da escrita do autor, acho que ele conduziu bem a história e foi interessante acompanhar o livro sabendo a identidade do assassino porque deu pra imergir naquele jogo de gato e rato. Gostaria que o final fosse diferente? Sim. Mas autor nenhum precisa dar o que o leitor quer.
Raquel.Pessoa 29/11/2020minha estante
Nossa é um dos meus preferidos!
Mas é assim mesmo, cada leitor tem uma experiência diferente ?

Lanna 29/11/2020minha estante
Pois é. O enredo é bem interessante, mas acho que eu não o leria de novo

izzy 05/05/2020

um dos melhores livros de suspense policial que já li na minha vida, é ainda de um autor brasileiro! me prendeu do início ao assustador e macabro fim, perfeito!
Larissagris 05/05/2020minha estante
Tenho vontade de ler.

izzy 05/05/2020minha estante
leia sim! se gosta do gênero, não vai te arrepender

Rafa 02/08/2020

A escrita do autor é muito boa mas com esse livro em especial achei que faltou alguma coisa. Ficaram pontas soltas. Acontecimento cujo motivo não foi explicado, pelo menos eu não li o porquê inicial. Outro acontecido que simplesmente ficou por isso mesmo. O leitor até sabe o que ocorreu mas os outros personagens ficaram no escuro. Enfim... Achei a narrativa um tanto corrida,. Quando chegou aos 80% ainda tinha esperanças de ler explicações. Mas quando chegou aos 90% percebi que teria só aquilo mesmo.
Paula.Soares 02/08/2020minha estante
Tbm achei que faltou alguma coisa

Rafa 02/08/2020minha estante
Não foi... Ficou meio assim sei lá rs. Fiquei procurando pra ver se tinha deixado passar alguma coisa rs

Bárbara | @barbaraeoslivros 29/09/2020

Suspense psicológico pra filme gringo nenhum botar defeito
Quero começaar fazendo um apelo para o povo da indústria cinematográfica brasileira: parem de fazer tanto filme de comédia besteirol e comecem a adaptar esse tipo de história de autores brasileiros contemporâneos!

Passado o momento desabafo, vamos às minhas impressões...
Que livro legal!
A premissa é a seguinte: até que ponto os traumas da infância afetam a formação dos adultos?
O leitor acompanha basicamente 3 personagens principais: o policial que investiga uma série de crimes aparentemente sem conexão, o psicólogo que passa a atender as crianças traumatizadas por esses crimes e o assassino responsável por toda essa dor e sofrimento.

A história tem a pegada das investigações policiais de cinema, inclusive me lembrou a série Dexter em alguns momentos, com o acréscimo de um dilema moral com consequências devastadoras (eu que não queria estar na pele daquele psicólogo).

Vale a leitura para quem gosta de suspense policial e histórias de serial killer.

O sorriso da hiena é o livro de estreia de Gustavo Ávila, que mandou muito bem!
Priscila.Kuczma 03/10/2020minha estante
Amei muiiiiito esse livro quando li. Acho que só aquela cena final mesmo que pra mim ficou meio : oi? Mas eu adoro a trama psicológica envolvendo a mente infantil

Bárbara | @barbaraeoslivros 03/10/2020minha estante
Eu amei também!

Evelyn 25/10/2020

Se minha expressão pudesse ser um símbolo, seria este: ???
Começou bem. Desandou um pouco no meio. Se perdeu completamente no final.

Primeiro, o objeto do livro, ao meu ver, não foi respondido e nem deixou margem pra "ficar de reflexão" ou algo do tipo. É que meio sem pé e sem cabeça.

Segundo, e sei que isso é algo pessoal por eu ser da área jurídica, o modo como a investigação ocorre (o que acompanha 99% do livro, haja vista ser um romance policial) é claramente emprestado dos EUA. Por ser um livro nacional, isso me irritou.

Terceiro, o final parece que só estava ali para causar, quase que sem conexão com o restante do livro. E para ser sincera, quase "causou", se não fossem as duas últimas páginas, o que leva de volta ao problema número um: afinal de contas, qual o ponto do livro?

Apesar disso, não é um livro de todo ruim. É muito bem escrito e conseguiu me deixar bastante curiosa, ao ponto de eu o ler bem rápido (infelizmente, toda a minha pressa resultou em decepção). De fato, o autor sabe escrever um livro de suspense.

É realmente uma pena.
Filippe 25/10/2020minha estante
Eu já acho que já estava ruim no começo, não atoa eu dropei

Evelyn 25/10/2020minha estante
kkkkk ao meu ver, boa decisão.

Min 30/07/2020

Títulos nacionais representando.
Primeiro livro que leio desse autor e ele já me cativou bastante. Instigante e muito bem desenvolvido, vale super a pena dar uma chance. Tive que ler os últimos parágrafos várias vezes para entender tudo que estava passando na minha cabeça. Se eu já não confiava em ninguém e não acreditava muito na bondade humana, hoje confio e acredito ainda menos, apesar de ser apenas um livro...ou não.
Eduardo 30/07/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler agora!!! ?

Min 30/07/2020minha estante
Faça isso pois vale muuuuuito a pena!!! ?

Tiago Doreia 23/06/2023

Ótimo thriller nacional
?Quando ele presenciava algo que podia fazê-lo perder a fé na humanidade, olhava para a foto dela. Era o que precisava para se lembrar de que algumas pessoas fazem valer o trabalho de tentar salvar o mundo.?

Minha primeira experiência com o trabalho do Gustavo Ávila e que ótima primeira impressão!

É um thriller interessantíssimo, com personagens muito diferentes, com várias faces. A construção de personagens em um livro curto como esse é incrível! Não há mocinhos e bandidos, fica claro como todo ser humano pode ser concomitantemente herói e vilão, tudo depende do ponto de vista.

Muito interessante como o autor fala sobre as teorias de Rosseau sobre o bom selvagem e Hobbes sobre o homem ser o lobo do homem em um estudo analítico da formação da personalidade dentro da psicologia infantil.

Levanta um ponto muito interessante: até que ponto podemos nos abdicar da empatia e do senso de humanidade em prol de uma causa científica? Um bem maior?
Os fins justificam os meios? (Mais um grande estudioso sendo citado aqui).

A todo momento ele nos coloca nessa dicotomia, divide opiniões opostas, julgando os valores éticos e morais de cada ação. Nos traz reflexão ao longo da leitura. Ponto positivo pra obra!

O livro fica muito bom, quando o personagem fica tão envolvido nisso que faz coisas absurdas e radicais em prol daquele objetivo, seria loucura? Fanatismo?

Há detalhes que me agradaram nesse livro. Como o uso, mesmo que poucos, de expressões puramente brasileiras como ?nossa? pura e simples assim.

Um detalhe totalmente particular mas que me agradou foi como ele sempre descreve as durações dos percursos traçados pelos personagens. Nos coloca dentro de uma grande capital. E ao mesmo tempo ele é totalmente imparcial quanto à localização ?brasileira? da cidade. Pode ser qualquer lugar do mundo. Outro ponto positivo.

O livro é cheio de pequenas surpresas que alimentam ainda mais a nossa curiosidade e nos fazem querer ler mais e descobrir o final da história.

O plot final é muito bom! Nada de mirabolante, conciso, bem amarrado, plausível.

Gostei demais o final em aberto, diferente dos thrillers comuns em que tudo acaba bem todos felizes e contentes. Esse parece muito mais cru, mais real. Gostei demais! Recomendo!
Aline MSS 24/06/2023minha estante
Mto boa a resenha! Parece ser o tipo de livro q gosto. ?

Tiago Doreia 24/06/2023minha estante
Leia e depois me conte o que achou!

arthur966 29/07/2019

eu tinha dado 4 estrelas antes mas parei pra refletir e não vale tudo isso. o tema é interessante mas a história vai se perdendo ao longo do tempo, talvez pelo livro ser TÃO curto, o que deixa a trama dos 187381 personagens muito corrida. não sei se o autor percebeu mas todas as falas sao copias de filme de detetive. as falas das CRIANÇAS DE OITO ANOS super filosoficas e ambiguas me deu vontade de rir. não odiei o final igual todo mundo, combina com o resto do livro por ser corrido igual. a escrita não tem nada demais parece com qualquer livro genérico de detetive
gabrubim 30/07/2019minha estante
bookcritico

arthur966 30/07/2019minha estante
sou

oiinatalia 02/08/2022

Queria dizer que é maneiro, pois literatura nacional e etc vamos apoiar uhuul, mas é chato, capenga, xoxo e etc.

Protagonista ridículo, burro, sem nenhum conhecimento a passar durante mais de 300 páginas. Foi um parto acompanhar ele, e o parto do anticristo.

Os personagens que eu gostei simplesmente foram esquecidos, jogados de lado como se não fossem ninguém, e é isto.

A escrita é massa, gostei muito desse aspecto, e uma parte que fica na minha cabeça é o final do penúltimo capítulo do livro, foi um show de escrita.

O final é uma bosta. Fim.
Lari Guimarães - @lendocomanatureza 02/08/2022minha estante
Nossa, que pena que não gostou da leitura. Eu amei demais esse livro, fui até ler Quando a luz apaga, mas acabei achando arrastado. Confesso q tb fiquei com raiva do final, porém prefiro acreditar q tenha sido proposital para futuramente vir uma continuação

oiinatalia 03/08/2022minha estante
Faz sentido, talvez tenha continuação e seja bacana! Seria interessante

Rodrigo 18/05/2023minha estante
Esse é um dos livros favoritos

Marcos Junior 18/05/2023minha estante
É bom mesmo. Gostei bastante!

Lane @juntodoslivros 31/08/2017

De onde vem o mal?
É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

William Sampaio é um psicólogo infantil sempre pronto para ajudar as crianças com pais se divorciando ou com problemas de socialização, por exemplo. Sua tese de doutorado se baseia em como uma criança cresceria depois de passar por um grande trauma na infância. Como isso afetaria seu desenvolvimento? Mas ele não tinha como ter esse acompanhamento de perto. Até que David surge.

Com um grande trauma sofrido na infância, David se tornou um homem cruel que deseja entender a sua natureza humana. Para isso ele quer ajudar William a desenvolver sua tese na prática dando a chance dele analisar crianças que viram os pais serem assassinadas na sua frente. Pais esses que o próprio David vai assassinar.

Por parte da polícia, Artur Veiga é o detetive encarregado de descobrir quem é o assassino dos pais dessas crianças. Com síndrome de Asperger, um tipo leve de autismo, Artur tem certas peculiaridades na personalidade, mas isso não afeta em nada sua capacidade mental. Ele é o melhor investigador da delegacia e precisa encontrar rápido o assassino antes que seja tarde demais.

Gosto muito dessa capa! Ela é intrigante e me deixou curiosa de cara. A edição está simples, mas a cada capítulo temos uma imagem pequena como que está na capa. A narração está em terceira pessoa com visão de vários personagens, mas com foco principal em três deles: William, David e Artur.

Foi chocante ver William se transformar. Um homem centrado, pronto para ajudar as crianças que precisavam, acaba se tornando outra coisa. Tudo por conta de seu estudo de doutorado. Analisar sua tese na prática se tornou tentador demais e isso acabou entrando em conflito com a pessoa de bem que tinha dentro dele. Eu lia e não conseguia acreditar em como ele conseguia seguir em frente, mesmo ficando um caco por dentro. E deixando um rastro de desgraça.

“Seus olhos estavam embaçados. Pela segunda vez em poucos dias, ele chorava. O psicólogo estava com a testa encostada no volante, gemia de uma dor que não vinha do corpo, e a saliva densa que escorria de sua boca pingava no banco de couro.” Página 127

David é um personagem estagnado no tempo. Por sua história de vida, a crueldade estava impregnada nele e a única maneira de sair seria tentar entender de onde ela vinha. E para isso ele teria que continuar sendo cruel. Eu senti pena da história de David, mas o mal que ele causava não justificava seus atos.

Artur é um personagem bastante centrado e dedicado. Correndo contra o tempo e com tão poucas pistas, ele vai encaixando vários pedaços dessa história. Eu ficava muito surpresa com a agilidade com o qual ele descobria certos fatos. A mente de Artur é brilhante!

Com cenas eletrizantes e chocantes, Gustavo Ávila brinca com o psicológico do leitor a cada momento tenso. O desenrolar da história foi bastante rápido mal dando a chance do leitor respirar. Eu ficava agoniada com tanta crueldade e me perguntava como autor se sentia escrevendo as cenas tão pesadas.

O autor faz uma abordagem sobre a natureza humana de forma crua, não existe nada nesse livro que venha a acalentar seu coração sobre como nós agimos. Podemos ser cruéis mesmo sem percebermos, ou mesmo cruéis por gostamos ou por ser o mais fácil e alcançável para chegarmos ao nosso objetivo. A nossa visão é apenas para o resultado final, sem se preocupar com quem está no percurso.

O Sorriso da Hiena é um dos sucessos nacionais. Lembro que teve uma época em que o livro havia esgotado. O autor estava lançando de forma independente e o sucesso foi tão grande que a Verus comprou os direitos do livro e lançou para a felicidade de quem queria muito ler esse livro! Gustavo Ávila é a nova revelação nacional e estou muito feliz por ter tido a chance de ler o livro. Gostaria muito que ele viesse para Fortaleza divulgar seu trabalho. Fica a dica!

Uma coisa: o final ficou um pouco aberto. Será que teremos uma continuação? Ao mesmo tempo em que eu gostaria de ler mais dessa história, confesso que algumas coisas ficam melhores na imaginação.

site: http://www.lagarota.com.br/2017/08/resenha-o-sorriso-da-hiena-gustavo-avila.html
Raquel 31/08/2017minha estante
Estou doida para ler esse

Lane @juntodoslivros 31/08/2017minha estante
Leia quando puder!!

Ro 18/05/2021

Bacanudo demais
Primeiro livro de detetive que eu termino com a sensação de que li um bom livro. Adorei me enxergar, culturalmente falando, em uma leitura como essa e nesse gênero.
Jeny 18/05/2021minha estante
Gostei do termo. ?

Ro 19/05/2021minha estante
Kkkkkkkkkk

Mariély 23/03/2016

Confesso que tinha algumas expectativas nesse livro, mas ele não deixou a desejar, mas ao mesmo tempo não foi uma grande surpresa.
Existiram alguns grandes momentos de suspense e que eu pensei "meu Deus, o que você tá fazendo???".
No final, gostei da escrita, mas os pontos de vista muito intercalados ficaram cansativos lá pela metade do livro, o que me fez diminuir o ritmo de leitura.
Giovana 04/05/2016minha estante
Olá, se tiver interesse, gostaria muito de compra ou trocar.

Mariély 04/05/2016minha estante
Poxa Gi, eu também gostaria muito de comprar, pena que ainda é uma publicação independente, tem que comprar diretamente com o autor... Eu emprestei de uma amiga