O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Letwicia 24/03/2024

Suspense surpreendente
O livro já começa com uma narração de um crime em andamento. E logo pulamos para o nosso querido detetive Arthur que ficou encarregado de investigar, e não demora muito pra sermos apresentados ao psicólogo infantil William, que aos poucos foi caindo na teia do nosso assassino David. Conforme fui lendo, tive que parar diversas vezes e dizer em voz alta ?meu Deus? ?não acredito? ou até mesmo ficar com a reação ???. No final eu fui ficando frustada, com aquele sensação de final de montanha russa, e quando você menos espera é levado novamente para mais uma volta de adrenalina. Recomendo muito, esse livro será meu império romana por um tempo kskdksl, preciso de uma adaptação pra ontem!!!!

Eduardoow 20/03/2024

É bom, mas não me prendeu
Fiquei um tanto desapontando com esse livro, principalmente pelo fato de eu não ter conseguido gostarkkk a história é boa, mas eu não consegui gostar do protagonismo dividido entre dois personagens, parece que nenhum dos dois teve o foco que merecia, achei o Arthur um personagem tão legal mas tão pouco desenvolvido e difícil de se conectar, a mesma coisa com o William, a história é boa, mas um tanto repetitiva também, gostei do final e das revelações do fim, apesar de não ter mudado mt a minha perspectiva do que tava achando, talvez eu precise reler esse livro outra vez, ele me deixou meio intrigado, tem tantos elementos bons que eu gosto em qualquer livro de suspense, mas aqui, não funcionou. ?

Marina516 19/03/2024

Eu não ia sossegar enquanto não terminasse de ler esse! Vi umas resenhas falando que não gostaram do final, mas eu achei que terminou como a história pedia! Passei muito nervoso em algumas cenas, eu não estava esperando por um livro tão angustiante assim, mas foi uma leitura muuuito boa. Os capítulos longos também não me incomodam porque nem vi o tempo passar.
Leiam autores nacionais! Recomendo!

Priscila700 18/03/2024

Prometeu tudo...
E entregou nada! Que livro sem graça! Que história arrastada, que final tosco. Não gostei! Assim, curta e grossa!

Letícia 18/03/2024

Não surpreende
Fui com altas expectativas ler o livro, no começo ele é legalzinho e bem desenvolvido, do meio pro final vira um desastre, dá a sensação da história estar empacada, não anda, não desenvolve. O detetive que dizem ser o maioral na verdade é medíocre, o psicológico é chato pra 🤬 #$%!& , o único que salva (as vezes) é o David. Enfim o livro tinha tudo pra ser bom pra caramba, mas no final acabou decepcionando!

Ge 18/03/2024minha estante
Odiei final aberto também, e achei o início super lento, custei a conseguir concluir esse livro. Achei bem fraco.

Jader Miani 19/03/2024minha estante
Pelo que entendi a polícia inventou aquilo para colocar o William como culpado e encerrar o caso. É a única coisa que faz sentido.

Elisa C. 26/03/2024minha estante
Eu acho que deve ter sido esse o trabalho que o hacker fez para o David

Bia Brito 17/03/2024

?O mal é um estado natural do ser humano, que nasce sem a noção de certo e errado, sem consciência moral, agindo para saciar suas necessidades, movido apenas por seus instintos selvagens.?

Esse livro me deixou muito reflexiva. Fiquei muito triste com algumas perdas que acontecem no meio do caminho e o final é muito diferente do que eu esperava que aconteceria. Mas falo de um jeito bom!

É o primeiro livro do autor que tenho contato e eu amei a escrita, a forma como os cenários são descritas não são para encher linguiça, pelo contrário, me fizeram imaginar cada cena, cada luz de forma a criar de forma perfeita todo o clima de suspense na minha cabeça.

Recomendo muito a leitura.

Keytson0 15/03/2024

SENSACIONAL
A única palavra capaz de resumir esse livro é essa: "SENSACIONAL".
Achei muito daora o desenrolar da investigação da história, o Artur muitas vezes me lembrou o "L" de Death Note. Bem direto e sincero como o mesmo fala. O final do William foi sensacional, remeteu ao que ele explicou sobre as hienas.

mirnaz 11/03/2024

Livro começou pesado e terminou pesado. achei interessante o tema abordado, além de ser uma leitura rápida e tranquila, com pequenos furos mas não que de muita diferença. no geral achei um livro bom, com o final mais ou menos.

readingbyhelo 10/03/2024

O livro é bom, mas o final não me agradou.
A história é intrigante e bem amarrada, e a escrita do autor é bastante envolvente, com muita personalidade e um toque brasileiro que faz referências ótimas.
Eu, como grande fã de suspenses policiais, criei bastante expectativas com o início da história, e sua metodologia de divisão da narrativa em 3 personagens foi bastante inteligente.
A conexão entre esses 3 personagens é bem feita, porém acho que o autor poderia ter dado mais ênfase nessa relação.
Além disso, achei bastante legal como ele abordou a temática de se o ser humano nasce com o mal, ou se é uma característica intrínseca que é desencadeada a partir de algum acontecimento marcante.
Enfim? como falei antes, o final não me agradou, houve uma morte que não teve importância alguma com os acontecimentos (e que poderia muito bem não ter acontecido) e a cena final foi bem rasa.

Vanessa 09/03/2024

Bom! Esperava mais da trama, acho que foi um tema muito expansivo pra ser tratado num livro de 300 páginas! É uma história boa, mas acredito que poderia ter sido bem melhor e mais aproveitado! De toda forma indico!

Jenni 08/03/2024minha estante
Os finais dele costumam ser assim mesmo ?

sofi 07/03/2024

Mistura de sentimentos
A escrita é muito boa e cativante, não consegui parar de ler. Embora a gente já descubra toda a história na metade do livro e ao decorrer dele, a experiência de ler continua sendo bem emocionante. Só não consegui me apegar a nenhum personagem, nem ao detetive; e não consegui me contentar com o final. Embora o desfecho faça sentido, ele acabou me irritando um pouco. É um livro que lembra a escrita do Raphael Montes, vale a pena ler pra quem gosta de suspense. Fora que levanta uma pauta muito importante sobre ética e até onde a gente vai por necessidade de um ego preenchido.

Mariana113 06/03/2024

Sorriso da hiena?
Bom , pra ser bem sincera , esse livro é muito bom , a história te prende desde a primeira pagina , o suspense e o mistério fazem tudo ficar ainda melhor .
O plot é meio óbvio desde o início, mas vc sempre fica na duvida se esta certo ou não.
O final foi o que me decepcionou de fato, eu esperava muito mais , e talves esse tenha sido o meu erro , esperar dms , pq sinceramente o livro inteiro foi otimo , menos o final.
Os personagens são cativantes , mas não é aquela coisa que da pra se apaixonar e tals , vc se apega a eles , mas nem tanto .
O contexto geral e bom, a ideia do livro é ótima

fenaka 04/03/2024

Esse livro foi tão impactante que nem tenho palavras direito pra descrever o que acho dele?

Minha primeira experiência no gênero foi com Ágatha Christie mas nem a rainha do suspense e mistério me fez sentir assim. Por ter psicologia e um narrador não confiável, a leitura já tinha me ganhado! eu AMO quando a narrativa tem isso

Esse é um dos livros em que você não sabe se torce pro vilão terminar o que começou ou se quer que ele seja pego, amo quando você acaba sendo manipulado a se tornar um vilão junto.

Gostei muito também de como a gente tinha a visão de vários pontos de vista, ao mesmo tempo em que muitas coisas eram acompanhadas pelo leitor pra facilitar o entendimento do decorrer do livro, outras também permaneciam no mistério por seguir a visão do detetive

A questão do detetive ter síndrome de Asperger foi muito interessante também!! Achei o personagem muito curiosamente retratado com seus obstáculos sociais mas mesmo assim uma atenção que mais nenhum colega seu possuía

O vilão era muito inteligente, frio e calculista de modo que não deixava NADA passar e realizava os crimes muito meticulosamente. Seu parceiro de crime que acaba sofrendo muitas crises de vida pelas suas escolhas, me interessou muito, sofria e angustiava junto com ele.

Mesmo o final sendo aberto, eu AMEI. Acho que nesse gênero de suspense e mistério cabe muito um final ?inacabado? pra não perder a essência da história, sinto que um final feliz seria muito chulo pra uma história como essa. AMEI e agora se preparem pra minha Era detetive