Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão




Resenhas - Apologia de Sócrates


333 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Johnny2032 25/01/2023

Piedade e sabedoria humana por Sócrates
O livro aborda as reflexões de Sócrates que são muito influentes até nos dias de hoje, como da vida que vale a pena ser vivída, piedade e sabedoria humana.

Por meio do diálogo com seu amigo Êutífron, eles debatem em relação a piedade, o que seria e o que faz algo ser piedoso, serão os deuses que o fazem? Êutífron deseja ir ao tribunal contra seu pai por caso de homicidio de um de seus empregados, e Sócrates o questiona se isso seria ser piedoso, já que ele afirma saber o que é piedade e o que é ser ímpio.
Há também o diálogo sobre dever que Sócrates tem com seu velho amigo Críton que é totalmente relacionado com a Apologia de Sócrates (que é o centro do livro). Seu amigo Críton ajudar Sócrates a fugir e evitar que ele obedeça o julgamento e morra de envenenamento. Sócrates porém, afirma que ele estaria sendo o corruptor que eles o dizem ser, se ele fugisse.

Algumas frases que vale a pena refletir:

a virtude não nasce da riqueza, mas
da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.

A vida que não se examina não vale a pena ser vivida.

não é necessário valorizar todas as opiniões dos homens, mas umas sim e outras não, nem de todos, mas de uns sim e de outros não.

Porque aquilo que também não sei, também não penso saber
comentários(0)comente



Amanda 21/01/2023

SÓ SEI QUE NADA SEI
Sócrates acreditava que quanto mais você sabe, mais você percebe que não nada sabe.

Um bom sábio reconhece que quanto menos sabe, mais da para se aprender.
comentários(0)comente



arruda 17/01/2023

Um livro que me fez refletir.
Esse livro é incrível.
Eu pensei muito durante a leitura, pensava em todas as palavras e refletia demais.
Uma das partes que mais me marcou foi a do conhecimento sobre ser sábio ou não; e além desse assunto eu também fiquei com uma coisa na minha cabeça: após ler algumas partes lá pro final que o Sócrates falava sobre a morte, isso me impactou MUITO.
Enfim, mudou minha visão sobre diversas coisas, recomendo demais.
comentários(0)comente



Leandro.Dolensi 16/01/2023

Investigação como fundamento para viver
"Uma vida sem investigação não é uma vida digna de ser vivida." Em determinado ponto, Sócrates lança essa frase. Ao meu parecer, ele fala da investigação da verdade, e verdade para Sócrates eram as conclusões lógicas da razão. Porém, apesar disso, muito do seu raciocínio lógico nasceu de intuições não lógicas mas sim sentimentais. O maravilhoso é a capacidade de Sócrates de compor uma visão holística de tudo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



robertallaura 11/01/2023

Resumo, análise, comentários
Na obra "Apologia de Sócrates" escrita por Platão, o ponto principal é o discurso de defesa de Sócrates, este, que fora acusado por corromper os jovens, abandonar a religião grega e adorar outras divindades. Seus maiores acusadores, reunidos numa causa comum: o ódio por ele, eram Meleto, Ânito e Licon. Num contexto histórico, Atenas passava por um processo de reconstrução, e a influência de Sócrates talvez levasse muitos jovens a se opor ao governo, comerciantes e ao sistema político da época.

Dividida em 3 partes principais: na parte 1, Sócrates deixa claro que não são verídicas as acusações contra ele, então, tenta persuadir por meio de sua boa oratória os que lhe acusam.
Na parte 2, Sócrates teria a oportunidade de propor uma pena alternativa à de morte.
Sendo assim, na parte 3, mesmo sem sucesso, Sócrates mantém-se fiel aos seus ideais e aceita o seu julgamento e morte.

Alguns acreditam que Sócrates desejava morrer, por esse motivo aceitou de bom grado sua sentença, isto porque, nos momentos finais, ele declarava estar preparado para ir ao outro plano. O filósofo serviu de inspiração e exemplo para muitos pensadores a partir de então, além disso, nos diálogos de Platão, ele ainda vive.
comentários(0)comente



Ricardo 09/01/2023

Mas agora é chegada a hora de partirmos.
Parto para a morte e vós para a vida. Entretanto, qual de nós caminha para melhor sorte é algo que somente o Deus sabe.
comentários(0)comente



lore 09/01/2023

Apologia do papai, livro incrível. Brincadeiras a parte, livro bom e reflexivo. Li em poucos dias, por algum motivo a história me prendeu, e terminei o livro triste por conta das acusações injustas a respeito de Sócrates, acusado por falar a verdade. E até mesmo no momento de sua morte, ensinou e trouxe lições reflexivas a respeito do que o veneno Cicuta lhe traria.
comentários(0)comente



Geanne 05/01/2023

Um livro curto com diversas reflexões
Uma obra reflexiva e histórica, uma defesa muito bem construída, excelente para quem atua na área do Direito ou tem interesse por esse tipo de leitura filosófica.
comentários(0)comente



Luís 03/01/2023

Achei uma boa introdução ao estudo de Platão, e também ao pensamento de Sócrates (que não deixou nada escrito). Li com outras obras de acompanhamento.
comentários(0)comente



Laryssa.Bravo 31/12/2022

Sócrates através de olhos de Platão...
Esse me livro é extraordinário!
Me trouxe uma reflexão sobre a constância de ser exatamente o que se prega.
Sócrates morreu defendendo o que era e acreditava!
Mesmo diante da injustiça, manteve seus princípios até o fim, dando uma lição de moralidade!
Nos acostumamos a ouvir tantas vezes que as pessoas precisam pagar por suas ações, imploramos por justiça, mas não a praticamos.
Devemos começar por nós, sendo o exemplo do homem que queremos ver no mundo, assim como Sócrates foi!
comentários(0)comente



Dalton 31/12/2022

Só sei que nada sei
Os últimos dias de vida de Sócrates contados por Platão. É interessante e dá para ler bem rápido, mas não tenho muito para falar sobre.
comentários(0)comente



Clara 09/12/2022

Nova visão sobre Platão
Além da ótima parte escrita por Platão temos os comentários do escritor, que lança uma nova forma de enxergar Platão e Sócrates, inclusive apontando as inconsistências na narrativa platônica.
comentários(0)comente



Igor Rocha 25/11/2022

Um julgamento nada justo
No processo movido por Meleto, um poeta da época, Sócrates foi acusado de corromper a juventude e não respeitar a religião, venerando novas divindades.
Sócrates discursa perante os atenienses e se demarca dos sofistas, anunciando que não pretende manipular nem vai usar a retórica para convencer, apenas pretende contar a verdade.
comentários(0)comente



Eduardo937 26/10/2022

Platão
Na primeira vez que li, não dei a devida atenção. Mas é interessante como ele aborda o fim da vida de Sócrates.
Não me chamou muito atenção.
comentários(0)comente



333 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR