Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Maris 23/10/2009

Assim como a maior parte das obras de Platão, esta fala sobre seu mestre, e o mostra perfeito, infalível, como também é de praxe. Mas ainda assim é sempre prazeroso acompanhar as impecáveis linhas de raciocínio de Sócrates em diálogos e discussões, mesmo sabendo que ele provavelmente não era tão competente assim. É mais ou menos como ler os evangelhos, que mostram um Jesus certamente distorcido pela visão idolátrica de seus apóstolos. Aproveitando a comparação, Sócrates é uma espécie de Jesus da filosofia, com sua condenação por meramente levar a verdade às pessoas, sua morte injusta porém abnegada, seus discípulos sempre por perto, sendo através dos quais que se sabe tudo o que dele se conhece, seja mentira ou verdade, pois o próprio não deixou nada escrito, sua fama e aclamação pouco após sua morte, dentre outros fatos. Entre as pequenas diferenças nas duas histórias, está o fato de Jesus alegar ser filho de Deus, e fazer milagres, de modo que, se tais coisas forem mentira, ele será reduzido a apenas um grande pensador. E é exatamente isto que ele deveria ser considerado, até que fossem comprovados seus milagres, o que parece estar cada vez mais longe de ser conseguido.
Rafael 05/10/2012minha estante
Não acho que eles sejam comparáveis já que cada um viveu épocas bem diferente e realidades distintas. Mas de qualquer forma fazendo a comparação entre as ideias, acho que os dois são bem semelhantes. O próprio Sócrates dizia ser um ser divino (muito semelhante a Jesus) e Jesus dizia certas filosofias em forma de parábulas em que os homens deveriam conviver em harmonia e em busca da verdade (o que se assemelha-se ao Sócrates).

Acho que Jesus tentava fazer com que as pessoas criassem uma consciência que fosse possível a convivência bondosa entre as pessoas por elas mesmas (o tal do livre-arbítrio) e na ausência dessa convivência pacífica é que Deus deveria intervir. Já Sócrates enfatiza muito mais a razão e a verdade através da lógica e raciocínio e principalmente o reconhecimento da ignorância em não saber, mas nos fatos em que haja o reconhecimento da ignorância aí sim entraria as divindades gregas como preposições, mas em momento algum ele foi ateu. Acho que a rivalidade Sócrates representantes dos ateus e Jesus dos Cristãos foi criada por nós, mas o próprio Sócrates reconhecia a existência de Deus.

Kellynha 28/12/2017minha estante
Sim, comparáveis em idéias e trajetória de existência.
Ambos, Jesus (o verbo que se fez carne) e Sócrates (o mito encarnado), eram de conduta e ideais semelhantes. Dois filósofos tentando expressar e compartilhar aquilo que acreditavam ser o mais importante na vida do homem, um por meio de parábolas e contos, outro por meio da arte da dialética mas, este e aquele eram dotados de uma invejável retórica. Há sim uma inegável homogenia nos fatos narrados, como perseguições, acusações, condenação e morte injusta.
Parece que essas histórias se repetem por gerações, um mito, um herói, um deus... O Saber sempre buscando se expressar e inspirar a humanidade à evolução por meio do conhecimento do verdadeiro sentido da vida.

Digo 25/06/2021minha estante
Em inúmeras falas de Cristo consigo ver Sócrates. "Conhecereis a verdade e ela vos libertará". " Só existe um mal que é a ignorância. E um bem que é o conhecimento."

Felipe 22/08/2021minha estante
Se Jesus Cristo não for o Cristo, tampouco poderá ser um grande pensador. Será, como argumentou Lewis, um louco varrido ou o próprio demônio, pois requereu a submissão absoluta e o senhorio completo sobre toda a realidade.

Gabriel Salvador 09/03/2023minha estante
Forçado

Samy Yamamoto 10/01/2016

Aula de Filosofia
Aqui é discurso de Sócrates em seu julgamento até a sua morte. Sócrates faz a sua defesa para o livramento da morte, que foi em vão.
Li na faculdade de Direito, amei tanto que comprei o livro ao invés de tirar xerox das páginas exatas. Tem um filme também sobre isso, após ler o livro eu assisti e fixou mais ainda na minha cabeça tudo que eu já havia lido.
Maravilhoso.
fabio 24/02/2016minha estante
Qual é o filme?

albert4 18/12/2016minha estante
Por curiosidade: por que então concedeu-lhe apenas uma estrela?

Jah 04/01/2017minha estante
Só uma estrela? Rrsrs

Paty 14/09/2017minha estante
Que filme, miga???? Estamos curiosos. rs

marisa13 31/03/2021

Essencial
.Essa edição é muito boa, adorei as explicações no final dizendo que o desgraçado do Platão adulterou muitas falas do Sócrates, assim como o Xenofonte, maior fanfiqueiro da Grécia. Sobre o livro em si, é perfeito para começar a ler filosofia, queria ter começado por esse...
Gui 01/04/2021minha estante
Não creio que foi adulterado, tive tantos orgasmos intelectuais com as falas do socrates

marisa13 01/04/2021minha estante
Sim, nesse livro não parece que ocorreu, mas o posfácio dessa edição fala sobre outras obras do Platão em que ele fez um pouco disso e eu não sabia. Também tive vários orgasmos intelectuais kkkkkk queria grifar tudo

Gui 01/04/2021minha estante
Acho q os adulterados foram aqueles outros livros que o socrates fica filosofando e as ideias são praticamente as mesmas do Platão (ou as ideias do Platão seriam as mesmas do socrates sla kkkk)

grazy 04/04/2024

Razoável
Esse é um dos livros que tem um público-alvo e... bom, eu não faço parte dele.

a condenação de sócrates é contada através de diálogos, que por muitas vezes são monólogos, achei isso extreeeemamente maçante de ler, talvez tenha sido a versão que li, mas de qualquer forma não algo do meu agrado.

o que tornou essa leitura um pouco melhor foi que tenho interesse por filosofia e, além disso, gosto de ler e assisti o filme, o que me deixou mais situada na história.

contudo, no entanto, todavia, não é um livro que eu releria, acho muito difícil de acontecer, e, também, achei a linguagem usada muito complexa e com termos filosóficos que eu não conhecia, o que deixou a leitura meio instável e entrecortada.

enfim, acredito que é um livro muito bom pra quem gosta do gênero, mas esse não foi o meu caso.

TRECHOS:
- não, por zeus, ó juízes: ele disse de fato que o sol é uma pedra, e a lua, terra.
- mas, ó cidadãos, talvez o difícil não seja fugir da morte. bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte.
- é hora de irmos: eu para a morte, vós para as vossas vidas; quem terá a melhor sorte? só os deuses sabem.
Felipe.Augusto 05/04/2024minha estante
Coitado dos juizes que vão ter que falar com Zeus

grazy 05/04/2024minha estante
entao ne ahakwhwka

Sandro 14/02/2023

Muito bom.
Que livro bom, mostra como Sócrates estava presente no tribunal em Atenas, Sócrates e um dos melhores filósofos.
Mateus297 22/02/2023minha estante
Sandro3 vc pode me informar como eu faço pra conseguir ler?

Sandro 25/02/2023minha estante
Tem essa opção gratuita no Google ou Kindle.

Teorema Espectral 23/01/2021

Sócrates no Facebook não teria sobrenome
Tudo o que Sócrates fez foi questionar. Questionar de maneira honesta, e não com uma caravana de premissas para começar. Era algo muito difícil para as pessoas aceitarem naquela época, e ainda é nos dias de hoje.

Eu imagino Sócrates chegando nos dias de hoje, criando uma conta no Facebook e começando a responder perguntas. Seria chamado de cético, de fanático religioso, de bolsomion, de petista, de flamenguista, de canhoto ou de qualquer outro título antes de chegar a fazer uma afirmação.

Isso porque o Sócrates no dia de hoje seria tão executado quanto foi naquela época. A Apologia é a humanidade matando o pensamento crítico, e hoje ele morre todos os dias
Richard 24/01/2021minha estante
E por que as 3 estrelas? (Repara meu método socrático)

Teorema Espectral 24/01/2021minha estante
Ah, tem uns momentos que o Sócrates entra em assuntos legais na moral, e fica meio chato KKKKKK as partes filosóficas que são maneiras

Albert Lucas 26/05/2016

Eu seguirei para a morte e vocês para a vida.
O livro Apologia de Sócrates é escrito por Platão e mostra o discurso de Sócrates durante seu julgamento.
É um livro dividido em três partes, a primeira mostra o filosofo defendendo-se das acusações de blasfêmia e de não acreditar nos deuses gregos. Aqui Sócrates conduz o debate e leva Meleto a entrar em contradição nos próprios argumentos.
Na segunda parte a sentença ja foi lhe dada e Platão descreve como seu mestre usou da ironia e sugeriu que sua sentença fosse ser alimentado no Pritaneu. (Só lendo para entender). E na ultima parte Sócrates se despede e solta alguns impropérios para seus algozes e conselhos para seus discípulos.
É um livro curto mas muito rico em ensinamentos, a cada página é magnifica a desenvoltura e a oratória do mestre de Platão. Com Sócrates aprendemos: nos tornamos mais sábios à medida que reconhecemos nossa própria ignorância. Nota: 5.
Natalie Lagedo 26/05/2016minha estante
É um bom livro. Lembro que na época em que li senti um vazio muito grande. Acho que pela primeira vez tive a sensação inquietante que me acompanha diariamente: a de ter consciência de minha pequenez diante do mundo. Também é legal A República, apesar do utopismo ;)

Albert Lucas 26/05/2016minha estante
Assim, onde ele diz quais são as características de um governante ideal. :)

Ray of Light 17/02/2022minha estante
Acabei ficando curioso, acho que vou ler

Victor.Oliveira 17/02/2022minha estante
Vale muito a pena, eu adoro a leitura

Renata 28/03/2010

Brilhante. É o início da filosofia. Achei que ía ser um livro chato, mas a leitura é gostosa e muito rápida. Levanta qustões interesantes como a maneira em que pensamos as coisas!
Amei e recomendo!!
Bruno Oliveira 05/09/2012minha estante
Pois é, acho o texto mais gostoso do Platão, é objetivo e, ao mesmo tempo, tem todo um espaço para a filosofia que não atrapalha a leitura, mas a compõe.

alystoteles 24/02/2019

AUDIOBOOK GRATUITO | VOZ HUMANA
Gostei tanto que fiz uma versão em audiobook, lendo o livro, para divulgá-lo. Espero que se interessem também. Está em meu canal no YouTube, com o título "Apologia de Sócrates, Platão". Podem acessar o audiolivro pelo link http://youtu.be/LeZvKda6fjg

site: http://youtu.be/LeZvKda6fjg
Graziela.Bachiao 30/04/2019minha estante
Excelente o seu trabalho, e muito importante. Estou ouvindo o audiobook.

Guilherme 15/08/2018

Apologia de Sócrates.
Em resposta as acusações que colocariam sua vida em risco, Sócrates é apresentado em um diálogo bastante expositorio, na defesa de seus ideais, por meio de qual o intuito, tinha de que se sobressaisse a verdade, sobre tais calúnias.

A acusação principal contra Sócrates, seria de que ele, estivesse a corromper a juventude ateniense. Na composição de suas falas, o filósofo estaria numa luta contra a tradição poética estabelecida, servindo como base para as decisões morais para todos civis. Partindo deste princípio, Sócrates, se tornara um incômodo a ideias pré concebidas que tangiam este mundo da filosofia Pré-Socrática.
A famosa frase: "Só sei que nada sei", denota, não uma característica de reconhecimento de alguém que de fato nada sabe, mas sim, exime aquele que afirma saber, da verdadeira sabedoria, que seria; reconhecer que nada sabe. Justo este, que diz não saber nada, é o mais sábio entre os homens. Este se torna então um verdadeiro paradoxo.

Sócrates em sua defesa, dizia que nada fizera, além de revelar a ignorância de muitos que se diziam, saber, mas na verdade não sabia nada. Em seu entendimento, seus acusadores, em especial Meleto, tiveram a impressão proposital, de que Sócrates afirmava que era o mais sábio, e era quase um ateu, que não zelava pelos deuses de atenas. Mas Sócrates em resposta, deixa claro que estás acusações, poderiam ser facilmente rebatidas, ainda que fosse talvez de dificil compreensão para os demais.

Em resumo, Sócrates preferiria ser condenado, a se opor a lei ateniense, ainda que parece injusto. Desta forma, Sócrates se entrega e aceita de bom grado, sua condenação a morte. Para Sócrates, se opor a lei, era se opor a seus principios, o que o tornaria incoerênte com sua própria fala, em seu julgamento. Ele poderia, muito bem, através de Críton, seu amigo, consiguir suborno para ser livre, mas seria uma incoerência, já que ao seu ver, ele estaria cometendo injustiça por injustiça, o que jamais poderia ser algo justo, e contrariaria todas ideias que havia construído. A única saída, para que seu dialogo fosse eternizado, seria aceitar as condições que ele mesmo havia se submetido

site: https://www.facebook.com/guilherme.goncalves.940641/media_set?set=a.1523105334452318.1073741836.100002585989384&type=3
Guilherme 15/08/2018minha estante
Mártires Pela Verdade

Logo, Sócrates, no final de seu discurso, nos induz a imaginar a força que possuia tais das suas palavras. A morte seria com certeza, o ápice de sua ideia, o maior argumento que poderia conceder aos juízes.

Não saindo deste mesmo perfil identitário, algo que me chama a atenção em Sócrates, é a sua semelhança com Paulo de Tarso. Ambos dispostos a morrer por uma causa, entendendo que existia algo maior que eles, que valia a pena ser morto. Eles não pensavam em si, eles tinham um propósito a longo prazo, que não os incluia, na concretização destes mesmos.

Fala de Sócrates:

A apologia de Sócrates - Pág 57 - 58.

"Eu não me arrependo em ter me defendido desta maneira, mas certamente prefiro morrer, tendo me defendido como fiz, do que viver em desgraça. Porque seja em um julgamento ou em uma batalha, eu, ou qualquer outra pessoa, tenho a prerrogativa de empregar quaisquer meios possíveis para que escape da morte. Em uma batalha, geralmente fica evidente que um homem pode escapar da morte ao baixar a suas armas e se jogar ao chão pedindo misericórdia ao inimigo. E há muitas outras maneiras de se evitar a morte para cada perigo diferente, se um homem escolher fazer ou dizer qualquer coisa. Não é difícil fugir, atenienses, da morte [...]

E agora me despeço, condenado à morte por vós. Mas todos somos condenados à verdade, por sermos culpados por iniquidade e injustiça. Eu aceito minha sentença assim como vós precisais aceitar a vossa. Essas coisas, talvez, tenham de ser mesmo assim, e acho que no fundo são para o melhor."

Fala de Paulo:

2 Timóteo 4: 5-8 e 17-18

"Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém."

Carmen 28/02/2018minha estante
undefined

Almond Blossom 1890 11/03/2023

Entendiante, sem muito conteúdo útil ao meu ver. Sócrates parece arrogante aqui, como ele mesmo admite.
Porém, ele escolheu morrer pelo seu amor à Atenas, e isso é admirável.
Jardan 15/03/2023minha estante
Olá, Cordelia. Tudo bem? Sempre acontece de as vezes lermos algum livro e não tirarmos muito daquilo que lemos. Porém, muitas vezes isso acontece pelo momento de nossa vida, contexto, etc. Sócrates na verdade morre por amor à verdade. O livro é um convite para a compreensão da hipocrisia humana e como está cega até mesmo os mais sábios (pelo menos os tidos como tal)
Não leve a mal. Acredito ser um adendo à sua resenha. ?

LaraF 08/06/2013

Em Apologia de Socrates, a tranquilidade e eloquencia da defesa do filosofo me impressionaram. Socrates se defendeu belamente e terminou seu discurso de uma maneira incrivel: "Mas, ja é hora de irmos: eu para a morte e vos para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para Deus.". Ainda que a traduçao de "Deus" seja a meu ver equivocada, essa frase teve um impacto bem grande!

Em Banquete, os discursos a respeito de Eros foram fabulosos, mas a logica de Socrates, realmente, mostra porque ele é um dos filosofos mais respeitados até hoje. O amor é pobre e que deve ser alcançado por meio da busca pelo bem e a perfeiçao moral. ;)
Patricia 11/04/2018minha estante
fantástico Lara, obtive a mesma impressão nas suas linhas finais sobre o banquete.

Xiiru 16/09/2014

Bom eu amei , me agregou muito em vários fatores . Ele preferiu a morte a ter que viver na hipocrisia e fingir que acreditava e aceitava com o que ele não compactuava , ele mesmo fez sua defesa e defendeu suas ideias até o ultimo minuto ,esse livro é ótimo pra mostrar como hoje em dia as pessoas se vendem fácil ,estão acomodados , não existe mais moral , ética ou justiça verdadeira,tudo tem o seu preço . Somos fantoches alienados e facilmente manipulados a cada geração que si passa as pessoas se rendem aquilo que lhe parece mais fácil ,é a era do ctrl+c, ctrl+v . São poucos que pensam por si próprios , que procuram buscar o conhecimento , que questionam ou se preocupam com a sociedade em que vive , a cada geração só pensamos em si próprios , somos egoístas pois não ensinamos valores , apenas que si você não tem status você não é ninguém . Apenas pensamos em consumir e cada vez mais nos perdemos numa vida sem valores éticos .Pena ele mesmo não ter feito um livro mas platão ilustra muito bem as ideias e pensamentos do seu mestre . "Talvez, senhores, o difícil não seja fugir da morte. Bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte." Bom Super Recomendo a leitura .
Belisiario 25/09/2018minha estante
Ótimo comentário! Só gostaria de complementar com uma nota pessoal. Obviamente eu não posso opinar sequer analisar todas as diferentes culturas presentes no Brasil quiçá o modo de viver em outros países, porém, é nítida a "ignorância" no sentido da sociedade atual apenas repassar o conteúdo como se fossemos massa de manobra. Uma coisa é simplesmente ditar um fato, outro completamente diferente é passar um ocorrido, estimular o pensamento crítico para, aí sim, estarmos apto a estabelecer um raciocínio lógico e concreto. "Só sei que nada sei" reflete o aposto de grande parte da doutrinação que ocorre nas escolas e universidades atuais; aquele pelo qual pensa diferente da suposta verdade estabelecida é digno de ataques e adjetivos pejorativos. Estou em busca do conhecimento e quanto mais este ato se alastrar mais poderemos ter esperança de uma sociedade mais digna.