Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Josy 21/09/2010

Assassinato e Amor - conhecendo além das nossas teorias.
No primeiro Diálogo - Apologia a Sócrates, Platão descreve uma defesa pelo seu Mestre baseada na verdade. Verdade que Sócrates vivia, e que não somente naquela época mas, também nos dias de hoje incomodam os mais abastados, tanto em dinheiro como em imoralidade.
Nem mesmo uma defesa brilhante impede a fatalidade quando o futuro do réu já está decidido antes mesmo de ir ao tribunal.

Antagônico ao anterior, o Banquete exalta o Eros , revela em vários pontos de vista seus benefícios, malefícios, objetivos, características em geral.

Textos curtos, complexos, reflexivos e sem dúvida cheio de ensinamentos.

Vale a pena ler!

Hudson 25/01/2011

Leitura rápida porém de grande conteúdo
O texto desperta grandes reflexões naquele que busca evoluir como ser humano justo. Inspira também o pensamento sobre a verdadeira importância da matéria na vida de um ser dotado de intelecto.

Leitura livre de qualquer tipo de religião que busca apenas o despertar de bons pensamentos no leitor.

Recomendo esta obra a todos aqueles que já se encontraram refletindo, mesmo que pouco, sobre a Vida.

Garcia 05/07/2011

Bela defesa!
Aqui Platão, discípulo de Sócrates, reconstitui as palavras que Sócrates falou em sua defesa quando foi injustamente acusado pelos sofistas de trair os deuses e corromper a juventude, sendo que na verdade ele estava preso por razões ideológicas e de opinião.
Consegue-se vislumbrar a mente aguda de um gênio da filosofia em seu discurso de defesa antes de ser condenado.

Durval 06/11/2011

A necessidade da filosofia
Na 'Apologia', Platão registrou o discurso com o qual Sócrates se defendeu perante os cidadãos de Atenas, quando foi acusado de perverter a juventude. O que os cidadãos de Atenas chamavam de perverter era, na verdade, a essência da filosofia, ou seja, o questionamento daquilo que é tomado como óbvio e constitui a base do "establishment". Confrontados com a realidade, os cidadãos de Atenas estão dispostos a perdoar Sócrates desde que ele pare de fazer isso, mas ele diz que "uma vida sem entendimento não vale a pena ser vivida" e aceita a pena de morte.

Matheus 17/11/2012

Síntese de um Cidadão do Mundo "Sócrates"
Livro excepicionalmente digno de um Filme e releitura sobre a magnifica historia de um cidadão do mundo, um exemplo de humanidade Sócrates, Muito BOM!

GH 08/02/2017

Apologia de Sócrates

Em Apologia de Sócrates, Platão descreve as acusações e julgamentos dos Atenienses, muito influenciados por Anito, Meleto e Licão, que acusavam Sócrates de corromper a juventude, sendo contrário as virtudes e tradições poéticas da época, que eram vinculadas as poesias de Homero, recheada de coragem, super poderes, semideuses e etc.

Sócrates defendia o método retórico, que consistia no melhor argumento filosófico saindo vencedor de uma discussão. Partindo da premissa desse método, Sócrates explica o motivo que ele imagina ter causado tantas desavenças e tanto ódio perante o povo. Ao consultar um Oráculo, que diz que o mesmo é o mais sábio dos sábios, ele toma um susto, pois não se considera mais sapiente que os outros, muito pelo contrário. Eis que o filósofo vai de encontro com todos os homens considerados os mais inteligentes de sua região, desde artistas a políticos, e descobre que todos, sem exceção, sabem menos do que falam e ele faz o caminho inverso, justamente por isso ele acaba por concordar com o Oráculo e claro, causando mal estar entre os desmentidos.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira o julgamento, as explicações e os motivos em que Sócrates narra e a segunda, um dialogo com seu amigo Críton, onde a reflexão é sobre o dever e regras numa sociedade; o filósofo também nos trás uma epifania sobre a morte.

''[...] Talvez alguém diga: 'Não tens vergonha, Sócrates, de teres seguido uma linha de estudo que colocou tua vida em risco?'. Para quem me perguntasse isso, eu responderia de bom grado: 'Poderias formular melhorar suas palavras, meu amigo, se pensas que um homem que tenha o mínimo de valor deveria levar em conta o risco de vida ou morte em vez de considerar quando age, se o faz de forma justa ou injusta, se é um homem bom ou mau' [...]'' (Pág. 40)

Vitor850 29/06/2014

Apologia de Sócrates
Esse foi o primeiro livro de filosofia que eu li, e gostei por ser um tipo de leitura diferente. Como a maioria que estudou Sócrates sabe que ele nunca escreveu nada, quem escrevia o que ele falava era seu "aluno" mais aplicado, Platão, e nesse livro é Platão que escreve tudo o que foi tido no julgamento de Sócrates, o que ocasionou sua morte por envenenamento. Não vou falar como foi o julgamento porque o livro não é voltado para isso, mas sim aquilo que Sócrates fala e que, algumas coisas, levamos até hoje.
Sócrates é acusado de corromper a juventude ateniense devido às suas ideias de democracia e afins e de ser considerado ateu. Assim ele é levado a julgamento pelos seus amigos, que ficaram contra ele. Durante o julgamento, Sócrates fala que só dirá a verdade, e é isso que ele faz, preferindo morrer do que mentir diante da justiça ateniense. Algo que hoje poucos fazem diante da Justiça, mesmo fazendo os votos de dizer somente a verdade e nada mais do que a verdade. Enfim, Sócrates fala do que ele acha certo e errado, e no fim ele é condenado a tomar cicuta e morrer. Mas no final do julgamento Sócrates deixa uma dúvida aos seus acusadores: "E agora chegou a hora de nós irmos, eu para morrer, vós para viver; quem de nós fica com a melhor parte ninguém sabe, exceto os deuses."
Esse foi um post bem rápido, não tenho muito o que falar sobre este livro, o que aprendi são coisas que eu interpretei, e não é justo eu fazer a cabeça de vocês que lerem esse post.

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/2014/06/apologia-de-socrates-de-platao.html

Valério 08/10/2014

Filosofia em estado bruto
A filosofia deste livro é rudimentar, simples, mas profunda.
O livro foi escrito por Platão, já que Sócrates, por si, pouco registrou de seus pensamentos.
E a história cerca-se dos momentos finais da vida de Sócrates.
Seu julgamento e condenação e últimos momentos de vida.
Sócrates foi acusado de dervirtuar a juventude com seus ensinamentos e não acreditar nos deuses.
Assim, para contar essa história, o livro se divide em três partes:
Êutifron (um diálogo de Sócrates com Êutifron sobre o que é a piedade)
Apologia de Sócrates (Reprodução da defesa de Sócrates diante do tribunal que o julga por desvirtuar os jovens)
e Críton (discussão filosófica de Sócrates e Críton sobre dever - quando discutem se Sócrates, depois de condenado deve fugir.)
Este último livro deveria ser leitura obrigatória para todos os estudantes de direito (deve ser lido por todos. Mas nenhum estudante de direito ou operador do direito deveria deixar de ler).
Em Críton, este filósofo tenta convencer Sócrates a fugir, e se propõe, ele mesmo, a subornar os oficiais para conseguir empreender a fuga de Sócrates.
Este mostra a Críton, pelo raciocínio, que seria um contrasenso praticar a fuga, indo contra tudo que Sócrates ensinou durante toda a sua vida.
Seu raciocínio, com o perdão da simplificação, consubstancia-se em:
A minha vida toda aceitei como boas e justas as Leis de Atenas. Sempre soube como elas funcionam e suas consequências. Tinha toda liberdade de sair se não concordassem. Agora, que o aparato lógico legal me condena, não posso ir contra tudo em que sempre acreditei e sempre defendi.
Coerência! Tudo que falta em nosso mundo. Onde todos defendem aquilo que é de seu interesse, mesmo que pouco antes defendiam, em outra situação, um ponto de vista totalmente diferente, sempre tendo vista apenas o que lhe interessa ser a verdade.

Guui .B 24/09/2015

Morte
Livro ótimo, releva vários pensamentos do que imaginava seria já que o mesmo conta o julgamento de Sócrates, haja vista que as reflexões são de fácil entendimento e manuseio para qualquer leitor que goste dessa área, sim ! Livro empolgante uma coisa eh clara, realmente aprendemos a base do ensinamento. Contudo, o glossário é ótimo recomendo pra quem quer ler ou comecei a navegar pelo mundo filosófico nada mal que começar com esse livro SOCRÁTICOS.

Bell_016 28/11/2015

Mas agora é hora de partirmos, eu, para morrer, e vocês,para viver.

Quem de nós vai para melhor, a todos é inaparente,menos ao deus

Emanu 02/10/2016

Um breve história do Julgamento de Socrátes
Um ótimo livro, leitura leve e rápida. Conta a história sobre os últimos dias da vida de Sócrates escrito por um de seus discípulos e igualmente notório, Platão. O filosofo foi acusado de corromper a juventude Ateniense e debochar dos Deuses da cidade, calunias criadas em uma época que Atenas encontrava o seu declínio. Sócrates introduz a arte do dialogo(dialética), explana as suas críticas á retórica dos Sofistas, disserta sobre as bases da ética, a justiça e a virtude e aceita o seu destino se negando em se exilar em outra cidade, dizendo uma de suas memoráveis falas á Críton:

"Mas já é hora de nos retirarmos, eu, para morrer, e vós para viverdes. Entre vós e mim, quem está melhor? Isso é o que ninguém sabe, exceto Zeus"