Apologia de Sócrates e Críton

Apologia de Sócrates e Críton Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Luísa Anjos 02/02/2022

a apologia de sócrates é um livro do qual sempre ouvi falar, mas nunca me imaginei lendo. a mitologia era até então o único aspecto da grécia antiga que eu me interessava a ponto de me aprofundar. de uns dias pra cá, porém, a filosofia grega, seus filósofos e escolas passaram a me chamar atenção também. então decidi começar por esse título aqui.

essa edição por si só me ajudou bastante como uma espécie de porta de entrada para a filosofia grega, para além do que estudei no ensino médio. a própria apologia de sócrates é um texto curto. trata-se do discurso de defesa proferido por sócrates no tribunal quando foi acusado de ateísmo e corromper os jovens. não deve ocupar, porém, mais do que 25% do livro. o resto da edição é completo por informações sobre sócrates, sua vida e filosofia, filósofos de seu tempo. ainda temos notas de rodapé explicativas.

algo interessante de se notar é que sócrates não deixou nada escrito. tudo que é atribuído a ele foi transcrito e até, em parte, deduzido por quem se dedica a esse trabalho. soma-se a isso o fato de que cada autor, no ato da escrita, também coloca um pouco de si e, dessa forma, pode exagerar ou deformar as palavras, a personalidade e as mensagens de sócrates, a partir da imagem que se quer criar do filósofo. essa edição da apologia foi transcrita por platão, que tinha lá alguns traços bem distintos de sócrates.

o método socrático me fez levantar a sobrancelha algumas vezes. não achei a melhor coisa do mundo, mas não posso negar que ele foi uma pessoa muito íntegra e criativa no sentido de aplicar sua filosofia. minha leitura acabou sendo bem imparcial (mas não consigo enxergar isso como algo ruim). eu não consegui passar por aquelas personalidades sem ver seu lado mais grosseiro, mas seu brilhantismo talvez até ultrapassasse isso.

enfim, agora sigo buscando um livro para dar continuidade aos meus estudos. acho sim que esse pode ter sido um bom começo.

Ni 11/01/2022

Só sei que nada sei!
O que é a essência do homem?
O homem é a sua alma - a sede da razão, o nosso eu consciente, que inclui a consciência intelectual e a consciência moral, que distingue o ser humano de todos os outros seres da natureza.

A defesa de Sócrates devia ser uma leitura obrigatória nas escolas, os princípios morais contidos nesse diálogo são de uma excelência sem precedentes.

Vini 06/01/2022

Aquele livro pra ler em "Uma sentada"
Apologia de Sócrates é um livro que relata os últimos dias de vida do citado filósofo, logicamente, essa história foi contada por Platão porém do ponto de vista do próprio Sócrates.

Niájera 05/01/2022

Leitura densa
Não é um livro fluido, é cansativo e precisamos de determinação pra lê-lo.... Muitas lições de Sócrates são válidas, mas que pelos olhos de Platão ele parecia chato, ah parecia kkkkkk

akame7 04/01/2022

Incrível
Já havia lido a Apologia para a matéria de Filosofia da Educação e achei super interessante tudo o que aprendi mais profundamente sobre Sócrates e Platão. Esses 3 textos me ajudaram a ter uma compreensão maior de quem foi Sócrates e no que ele acreditava, além de me fazer pensar na hipocrisia dos homens de hoje e na sua imensa ignorância.

Mesmo não concordando com os exageros de Sócrates em rebaixar os sofistas e os artistas, é nítido toda a sua sapiência. Muitas coisas nos fazem refletir, até pensamentos de Sócrates que podemos não concordar totalmente nos serve de profunda reflexão sobre o mundo e a crueldade e dubiedade das pessoas. E mais que isso, nos faz por na balança nossos valores, pois se deparando com a busca por definir o que é piedade e o que é justiça, nos perdemos em diversos pensamentos pré-concebidos ao longo da vida, que se nos questionarmos mais, seriam facilmente refutados, acho que esse é o ponto do Sócrates. Nos fazer pensar na nossa doxa, no que acreditamos e no modo em que pomos em prática o que acreditamos.

Após ler essa obra, passei a entender o ranço dos meus professores da faculdade e, principalmente, o ranço do Nietzsche por Sócrates kkkkkkk. Acho fantástico ter aprendido os dois lados da moeda de como ver Sócrates e seu legado para o Ocidente. Amei essa viagem no tempo e essa dose profunda de conhecimento sobre o homem que dividiu/divide a filosofia e o seu modo de fazê-la.

felpspovoa 01/01/2022

Quando o skoob começar a dar os devidos créditos de resenha para os usuários eu faço uma resenha deste livro :)

Leonardy.Negrini 24/12/2021

A Sabedoria e o Sentido
A combinação de Êutifron, Apologia e Críton nos dá uma ideia muito interessante sobre o valor da Filosofia e do pensar para Sócrates. Não se trata de uma desistência da vida, mas sim de uma vida dedicada e fundamentada em uma forma de viver: dedicada ao pensar e a questionar aos sábios.
Porém, são três Sócrates diferentes. Irônico ao extremo com Êutifron ao questionar uma vida vinculada aos deuses e à piedade. Arrogante, potente e invencível na Apologia. Sereno e profundo em Críton.
Releio, leio e há muito ainda a analisar, inspirado pelo Pai da Maiêutica.

Bia Carias 11/12/2021

Busca e obediência à verdade
Sócrates leva a cabo sua moral e ética quando se recusa a negar a verdade em troca de sua vida e liberdade.

Dario.Albuquerque 01/12/2021

O homem mais sábio do mundo.
Apologia de Sócrates, é um dos livros que mas gostei de ler. Aprendi muito com ele, podemos ver porque Sócrates eram considerado o homem mais sábio do mundo.
Sócrates não via o mundo de forma superficial como nós costumamos ver.

Estefania 21/11/2021

Não é apenas uma apologia a Sócrates, mas uma reflexão de como e sentir a morte, seja por idade ou situação de saúde, ou até mesmo uma fatalidade. A percepção sensível de um momento que todos nós iremos passar, porém que assusta muito.

Almir Junior 02/11/2021

Como que mandam matar um cara com uma eloquência dessa?
Será que Platão levou um caderninho e ficou anotando tudo que Sócrates falou durante seu julgamento ou ele tinha uma puta memória?

O que eu entendi eu gostei, principalmente da visão de Sócrates sobre a morte, um sono eterno sem sonhos ou um encontro com uma galera bacana que já morreu pra bater um papo.

.geo. 01/11/2021

Eu já tinha lido, entretanto essa edição é muito boa, tem várias informações complementares, sobre a vida de Sócrates e dos seus discípulos.

Larissa 30/10/2021

Tinha medo, mas eu amei!!!
Gostei muito dessa leitura, não conheço outras traduções, então não consigo comparar, mas achei essa versão muito boa e acessível. Eu estava com medo de ler essa obra - assim como tenho de outras de autores como Platão, Homero, Sófocles, etc -, mas ler o prefácio me animou muito. A escrita é muito interessante e ver o Sócrates construindo os seus pensamentos é uma experiência de outro mundo - principalmente em Cítron, quando você consegue estrar em contato realmente com o seu método dialético, quando ele vai conduzindo o Cítron através de uma conversa e você vai vendo o conhecimento ser moldado aos poucos e de uma forma muito didática.

Enfim, gostei muito do livro e da escrita do Platão.

Sobre a defesa do Sócrates, eu me diverti muito lendo. É muito legal ver ele colocando todos os pontos pelos quais está sendo julgado e ir desmontando tudo, narrando suas origens e procedimentos e o porquê de tudo aquilo.

maria clara 29/10/2021

nao entendo de filosofia e mesmo assim fui ler um livro de filosofia, que lindo.
obviamente nao entendi tudo mas gostei do pouco que entendi