Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão




Resenhas - Apologia de Sócrates


330 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Matheus.Viga 23/04/2023

"Enquanto eu tiver vida e fôlego, não cessarei de filosofar e de aconselhar a todos, dizendo-lhes que se preocupem consigo mesmos e com a sua própria alma, em primeiro lugar, e com a sua virtude, em segundo." (Sócrates)
Sócrates ainda na prisão foi capaz de desenvolver incríveis ideias perante seus discípulos, como a imortalidade da alma e a reencarnação. Sócrates foi um espírito iluminado, sempre se portou com muita humildade diante de seus ensinamentos e questionamentos. Ele tinha consigo uma das principais características de um filósofo que é reconhecer a própria ignorância. Sócrates sabia que nada sabia. ("Quem não se considera na posse do saber busca encontrá-lo"). Ainda sobre sua humildade, reconhecia que existiam pessoas mais sábias do que ele mesmo. "Sou do parecer que não é possível encontrar alguém mais sábio do que Protágoras" (Sócrates, no diálogo platônico 'Protágoras', 338c).

Uma de suas últimas palavras perante aos 500 jurados após lhe terem condenado à morte por envenenamento, Sócrates solta essa incrível reflexão: "Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus."

Apesar de tudo, quando foi condenado à morte, a sua esposa foi visitá-lo e começou a chorar. Sócrates então lhe disse: "Não chore, todos nós somos condenados à morte por natureza". A sua esposa respondeu: "Mas eles o condenaram injustamente". Diante disso, Sócrates respondeu: "Seria menos lamentável se eles tivessem me condenado justamente?"
comentários(0)comente



Márcia 22/04/2023

Um tratado sobre a argumentação
Sócrates (469-399 a. C), por incrível que pareça, nada escreveu. Quem o fez foi seu seguidor, Platão, que registrou as ideias socráticas numa série de obras escritas, chamadas diálogos.

E o que eram esses diálogos? Neles, o mestre formulava uma série de perguntas que o interessava, desenvolvendo, assim, uma nova maneira de pensar, um novo modo de investigar o que pensamos. O nome? Método socrático, ou dialético (por se encaminhar como um diálogo entre visões opostas), o que lhe rendeu vários inimigos em Atenas.

A conclusão a que chegou com sua dialética: SÓ SEI QUE NADA SEI.

Sócrates, então, é condenado à morte (obrigado a tomar cicuta). Seus estudiosos elencam alguns motivos: Meleto, o promotor do caso, o acusou de corromper futuros cidadãos de Atenas. Mas os verdadeiros motivos eram POLÍTICOS: 1) porque fez defesa de ideias antidemocráticas e esteve ligado ao regime dos Trinta Tiranos na guerra com Esparta; 2) porque questionava os métodos, as virtudes e as ideias dos poetas; Socrátes defendia novas virtudes, entre outras.

EM APOLOGIA (esse livro): narra-se seu julgamento com centenas de pessoas presentes. O filósofo defende a si mesmo. É belíssimo!!! Seu argumento para aceitar a morte: ?prefiro morrer, tendo me defendido, como o fiz, do que viver em desgraça?.

Com Críton, seu amigo também condenado, na prisão, ao ouvi-lo sobre a ideia de fugir, Socrátes argumenta: ?evitarás as cidades de boas leis e os homens mais corretos? E valerá a pena viver com esse comportamento? Ou seja, a vida irrefletida não vale a pena ser vivida.

QUE AULA DE ARGUMENTAÇÃO!
comentários(0)comente



Soukokinho 16/04/2023

Como podemos dar nota para uma transcrição de algo?

Conclusão que eu tive lendo tudo isso é que todos eram muito hipócritas, não que seja muito diferente de hoje em dia né.

E é bizarro como o Sócrates tinha pensamentos muito a frente do tempo dele, eu fiquei muito chocada.
comentários(0)comente



letisia 06/04/2023

Sempre bom ler sobre ele. acredito que todo mundo devia ler suas ideias pelo menos uma vez na vida!! :)
comentários(0)comente



BelleS2 05/04/2023

Muito interessante a discussão. Creio que será de muito ajuda para minha formação de Direito. Espero sinceramente ir bem no trabalho sobre o livro. Me desejem sorte.
comentários(0)comente



ravenz 27/03/2023

Muito prazeroso de ler
Apesar de a escrita ser um pouco massante, admiro a forma infalível a qual Sócrates pensava e a forma como Platão retrata os pensamentos de seu mestre.
comentários(0)comente



Karoline141 23/03/2023

Livro curtinho
Aqui entramos em contato com Sócrates discursando para os cidadãos atenienses durante o seu julgamento. Ele estava sendo acusado por Meleto de "corromper a juventude " e de outras coisas mais. Sócrates argumenta e desmente todas as acusações. O final da história nós sabemos. Ele é condenado a morte.
comentários(0)comente



caluu 20/03/2023

Viveu pouco como um rei, e não muito como um zé
Esse ai caminhou para que nós pudessemos mitar, pra sempre kingo lacrador. cuida de nois do vazio da ausencia de existencia pós-morte ou do teu role eterno com hades, seja la qual rumo ce tomou
comentários(0)comente



Italo 19/03/2023

Que livro fantástico. é possivel acompanhar Socrates, que por livre e espontânea vontade não deixou nenhum registro escrito(por ele próprio) deixando sua última marca direta na história. um homem que incomodou a elite, que antes do capital se mostrou avesso à propriedade.

a descrição, de Platão, senão perfeita, mostra claramente um homem que diz não ter medo da morte tendo de enfrentar o seu próprio não-medo. um medo que é comum ao homem; um medo que pautou a evolução do homem; um medo que o homem nunca vai superar. ser morto, é uma coisa. é rápido, não há como recorrer. reconhecer que será morto e não lutar contra, isso é assombroso.

sobre o julgamento, me lembra um pouco K. em O Processo, do F. Kafka. Claro, excluindo que Socrates sabia do motivo por estar sendo julgado. Todavia, ambos não julgavam aquilo justo mas, ambos se abdicaram de recorrer. Ambos também afirmaram não temer a punição mas, conforme se sentiam mais próximos do fim, mais eles entendiam a gravidade de tudo aquilo. estou com sono, vou dormir.

leitura obrigatória, socrates era pica.

#pjlsocrates #mundocruel #vaempazirmao
comentários(0)comente



joaquim30 19/03/2023

Simplesmente Sócrates
"Mas agora é chegada a hora de partimos. Parto para morte e vós para a vida. Entretanto, qual de nós caminha para a melhor sorte é algo que somente o deus sabe"
comentários(0)comente



Doug 19/03/2023

? Apologia de Sócrates ?
Esse livro foi redigido pelo seu amigo e discípulo, Platão. Sócrates era um filósofo interessante, porque ele não costumava escrever nada, a coisa toda era focada no diálogo. Sócrates foi acusado por corromper os jovens com suas ideias e em acreditar em deuses falsos. O interessante é que Sócrates tem uma dialética persuasiva, ele vai conversando com seu acusador (um poeta chamado Meleto) e pensar que não, ele decompõe todo o argumento de Meleto. Infelizmente Sócrates não consegue se livrar dessa e acaba sendo sentenciado a morte. Sócrates diz que não há como se "desfazer" de tanto ódio/inveja em tão pouco tempo e fora que ele diz que caso seja liberto, não iria mudar. Todos eram livres pra ouvir ele nas praças de Atenas. Recomendo, o homem é brabo.



Detalhe: Após ele declarar para todos os atenienses presentes no seu julgamento que seriam assassinos de um sábio, iriam se arrepender. Curiosamente: Dos 3 acusadores, um foi condenado a morte, outro se suicidou e outro foi exilado. Uma estátua foi erguida em sua homenagem numa praça de Atenas.


" Mas, ó cidadãos, talvez o difícil não seja isso: fugir da morte. Bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte"


"Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus"
comentários(0)comente



condejulia13 16/03/2023

Argumenta & Habla ???
Socrates sendo considerado simplesmente o mais ultraje para a época e para as cresças daquele período. Esse clássico filosófico foi o primeiro audiobook que escutei e foi muito fácil de acompanhar e entender. Incrivelmente uma escrita atemporal. A argumentação, perspicácia e ironia de Sócrates ao longo da defesa me cativou mais ainda. Há vários pontos de referências presentes nessa obra.

?Já é hora de partir, eu para morrer e vocês, para viver. Quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para o deus?.
comentários(0)comente



Jardan 15/03/2023

Um salto existencial no Ocidente
Platão narra de forma concisa o julgamento e seu mestre, Sócrates. Aos olhos pouco treinados, Sócrates está apenas se defendendo. Mas não é apenas isso. Sócrates faz em sua defesa, uma descrição incrível sobre a hipocrisia humana, sobre viver de aparências, sobre o vazio humano que é viver sob a égide do mundo e não da verdade. E sim, existe a verdade. Embora nós não a conheçamos em muitas áreas de nossa vida, ela existe. E esse salto existencial é a descoberta pela busca dela e como isso é essencial na vida humana, pois traz sentido a ela.
comentários(0)comente



Almond Blossom 1890 11/03/2023

Entendiante, sem muito conteúdo útil ao meu ver. Sócrates parece arrogante aqui, como ele mesmo admite.
Porém, ele escolheu morrer pelo seu amor à Atenas, e isso é admirável.
Jardan 15/03/2023minha estante
Olá, Cordelia. Tudo bem? Sempre acontece de as vezes lermos algum livro e não tirarmos muito daquilo que lemos. Porém, muitas vezes isso acontece pelo momento de nossa vida, contexto, etc. Sócrates na verdade morre por amor à verdade. O livro é um convite para a compreensão da hipocrisia humana e como está cega até mesmo os mais sábios (pelo menos os tidos como tal)
Não leve a mal. Acredito ser um adendo à sua resenha. ?




samucacn 03/03/2023

Em Apologia de Sócrates, o mesmo faz sua defesa sobre as acusações de "corromper a juventude, não acreditar nos deuses e criar a nova Deidade".
comentários(0)comente



330 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR