Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Teorema Espectral 23/01/2021

Sócrates no Facebook não teria sobrenome
Tudo o que Sócrates fez foi questionar. Questionar de maneira honesta, e não com uma caravana de premissas para começar. Era algo muito difícil para as pessoas aceitarem naquela época, e ainda é nos dias de hoje.

Eu imagino Sócrates chegando nos dias de hoje, criando uma conta no Facebook e começando a responder perguntas. Seria chamado de cético, de fanático religioso, de bolsomion, de petista, de flamenguista, de canhoto ou de qualquer outro título antes de chegar a fazer uma afirmação.

Isso porque o Sócrates no dia de hoje seria tão executado quanto foi naquela época. A Apologia é a humanidade matando o pensamento crítico, e hoje ele morre todos os dias
Richard 24/01/2021minha estante
E por que as 3 estrelas? (Repara meu método socrático)

Teorema Espectral 24/01/2021minha estante
Ah, tem uns momentos que o Sócrates entra em assuntos legais na moral, e fica meio chato KKKKKK as partes filosóficas que são maneiras

Bia Carias 11/12/2021

Busca e obediência à verdade
Sócrates leva a cabo sua moral e ética quando se recusa a negar a verdade em troca de sua vida e liberdade.

Rafabrangel 07/03/2022

Um discurso exemplar
O conteúdo em si é impecável. Sócrates dá uma aula não de retórica, mas de virtude e de coragem. O livro é o discurso de um homem que, confrontado com a possibilidade da morte, decide defender a verdade até o fim e funda a filosofia ocidental no processo. Me sinto impedido de dar 5 estrelas por causa do prefácio escrito pelo tradutor, que traz alguns anacronismos que não refletem a natureza do texto.

Meirelles4 28/02/2023

399 A.C e Sócrates continua criticando a nossa sociedade atual. "Vos digo que a riqueza não gera a virtude, mas esta gera a riqueza"

JJosu 29/05/2024

Quando eu estava no ensino médio, fiquei com raiva quando meu prof obrigou a gente ler esse livro. Hoje minha mãe chegou da faculdade falando sobre ele e me veio na memória o quão incrível foi ter lido esse livro.

Dario.Albuquerque 01/12/2021

O homem mais sábio do mundo.
Apologia de Sócrates, é um dos livros que mas gostei de ler. Aprendi muito com ele, podemos ver porque Sócrates eram considerado o homem mais sábio do mundo.
Sócrates não via o mundo de forma superficial como nós costumamos ver.

Cristiano15 12/02/2023

Conhece-te a ti mesmo
Conhece-te a ti mesmo....o quanto Sócrates era genial...super recomendo...em poucas páginas.........

smaryann08 05/02/2023

Prefiro morrer do que perder a vida~disse Sócrates
(Óbvio que em outras palavras)
Sócrates, o grande filósofo grego, se defende das acusações de corromper a juventude e crer em outros deuses. Platão toma a propriedade de fazer sua versão da defesa de seu mentor.
O livro é curto e a linguagem não tão complicada. Além de digno de frases fortes e reflexivas:
"Uma vida sem investigação não é uma vida digna de ser vivida".
Nos discursos finais de Sócrates, ele fala brevemente sobre como seria a vida após a morte no Hades. Confesso que foi uma das partes mais impactantes para mim.

Almond Blossom 1890 11/03/2023

Entendiante, sem muito conteúdo útil ao meu ver. Sócrates parece arrogante aqui, como ele mesmo admite.
Porém, ele escolheu morrer pelo seu amor à Atenas, e isso é admirável.
Jardan 15/03/2023minha estante
Olá, Cordelia. Tudo bem? Sempre acontece de as vezes lermos algum livro e não tirarmos muito daquilo que lemos. Porém, muitas vezes isso acontece pelo momento de nossa vida, contexto, etc. Sócrates na verdade morre por amor à verdade. O livro é um convite para a compreensão da hipocrisia humana e como está cega até mesmo os mais sábios (pelo menos os tidos como tal)
Não leve a mal. Acredito ser um adendo à sua resenha. ?

Estefania 21/11/2021

Não é apenas uma apologia a Sócrates, mas uma reflexão de como e sentir a morte, seja por idade ou situação de saúde, ou até mesmo uma fatalidade. A percepção sensível de um momento que todos nós iremos passar, porém que assusta muito.

Amandacaires 18/04/2020

A apologia de Sócrates se trata de um clássico da filosofia política, sendo de extrema importância ler quem se interessa pelo assunto.

Vivi 04/05/2020

Sócrates faz um discurso em sua defesa perante o Tribunal e seus acusadores, um eloquente discurso, mas infelizmente ele é condenado à morte.

Eduardo937 26/10/2022

Platão
Na primeira vez que li, não dei a devida atenção. Mas é interessante como ele aborda o fim da vida de Sócrates.
Não me chamou muito atenção.

Almir Junior 02/11/2021

Como que mandam matar um cara com uma eloquência dessa?
Será que Platão levou um caderninho e ficou anotando tudo que Sócrates falou durante seu julgamento ou ele tinha uma puta memória?

O que eu entendi eu gostei, principalmente da visão de Sócrates sobre a morte, um sono eterno sem sonhos ou um encontro com uma galera bacana que já morreu pra bater um papo.

Luciene 09/03/2021

Imenso
Um livro tão pequeno, uma leitura tão acessível, mas não se engane! O conteúdo, o impacto e a importância são inversamente proporcionais ao tamanho desta obra. Vc lê em poucas horas e pronto! Se apropriou de uma obra de um peso cultural imenso. Recomendo!