Como Star Wars Conquistou o Universo

Como Star Wars Conquistou o Universo Chris Taylor

Resenhas - Como Star Wars Conquistou o Universo

Gabriel.vini30 05/01/2016

A força do Star Wars Way of Life
Se você procura a biografia completa sobre George Lucas nesse livro, esqueça, com um pouco de tudo o editor do site de tecnologia e mídias sociais Mashable,Chris Taylor, reforça o poder de Star Wars como cultura e um estilo de vida para milhões de pessoas ao redor do mundo.
Da Turquia, indo para o Japão, passando pela Alemanha, Star Wars conquistou inúmeros adeptos fervorosos e sedentos por mais e mais conteúdo nesse Universo que existe em uma galáxia muito, muito distante. Em Como Star Wars conquistou o universo, Chris Taylor faz um verdadeiro trabalho de conhecimento ao escrever sobre(claro) os filmes da franquia(os prólogos também), livros do universo expandido, games, animações 3D(Clone Wars e The Rebels), chegando até a participar de aulas de coreografias com sabre de luz. O amor pela saga também nós é apresentado nas figuras da legião de stormtrooper 501 e do clube de montadores de robôs astromecs. Os pontos abordados neste livro são apenas um aperitivo, ou sejamos mais figurativos, de ramos e galhos dessa gigantesca e verdadeira árvore geradora de vícios e de montanhas e mais montanhas de dinheiro.
Por fim, que a força esteja com vocês, e suas carteiras também pois o conteúdo monstruoso que a Disney pretende produzir sobre star Wars nos próximos anos não será brincadeira.
Um ótimo livro e leitura obrigatória para velhos e futuros novos fãs.

Fernanda 03/02/2016

Resenha: Como Star Wars conquistou o universo
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/02/resenha-como-star-wars-conquistou-o.html

Marcos Pinto 04/03/2016

Fundamental para fãs e produtores de conteúdo
Star Wars marcou gerações e ganhou o universo. Porém, isso não foi feito do dia para a noite. Houve um processo, não tão rápido, tanto para que os filmes quanto os livros alcançassem o patamar que está hoje. Quer saber como tudo isso aconteceu? Então esse é o livro certo para você.

Como Star Wars Conquistou o Universo parece ser aquele tipo de livro exclusivo para fãs, mas não é. É claro que os fãs irão se deliciar, mas quem não é também pode aprender muito com a obra. Afinal, quem escreve ou quem quer produzir roteiros e conteúdo sempre quer alcançar o sucesso. Esse livro não apresenta a fórmula mágica, mas é bem verdade que apresenta conceitos que podem ser aproveitados por qualquer empreendedor com uma boa visão.

Um bom exemplo disso é quando Chris Taylor comenta sobre em qual gênero Star Wars se encaixa. Fantasia? Ação? Ficção científica? Suspense? O autor começa a mostrar, ponto a ponto, como os mais diversos gêneros foram unidos de maneira para que originasse um universo coeso e interessante. Para os fãs é uma maravilha entender esse passo a passo da criação; para os demais é uma grande lição de como as mais diversas influências podem ser muito positivas.

Entendemos, nessa parte, como a ficção científica clássica teve sua influência em Star Wars, assim como fantasia espacial. Porém, outros elementos mais variados tiveram contribuição, incluindo os clássicos do velho-oeste. Isso permite ao leitor, além de conhecer esse universo já rico, pegar dicas de outros universos que podem ser desbravados.

O livro também apresenta a evolução do enredo de Star Wars e como isso se funde e se confunde com a biografia de Lucas. Percebemos como muitos dos pontos marcantes da saga e que a tornaram um sucesso foram muito mais por “decisões de momento” do que por planejamento prévio. Um exemplo foi a decisão de Darth Vader ser pai de Luke, o que gerou um frenesi pelo filme na época. De acordo com o livro, apesar de alguns contestarem, isso não era previsto. Porém, o destino assim quis, Lucas mudou de ideia já durante as filmagens. Uma mudança que causou o sucesso.

Todo o livro é incrivelmente fantástico e merece ser elogiado. Chris Taylor fez uma pesquisa extensa e precisa para produzir todo esse conteúdo. O mais incrível é a forma simples e direta que ele passa todas as informações, não deixando a leitura pesada e enfadonha. Ademais, também merece os parabéns por conseguir transformar um guia para Star Wars em “um guia para a criatividade”.

Quanto à parte física, só tenho elogios. Essa capa está simplesmente sensacional e pessoalmente é ainda mais bonita. A diagramação é simples, mas moderna e confortável, proporcionando uma ótima leitura. A tradução e revisão foram bem feitas, o que deixa a obra mais envolvente.

Desta forma, com tantos pontos positivos, só me resta indicar a obra para todos os leitores, fãs ou não de Star Wars. Mesmo que não seja apaixonado pela saga, você pode aprender bastante com essa obra.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-como-star-wars-conquistou-o.html

Ph 22/03/2016

Envolvente
Comecei a ler esse livro, e assumo que quase parei, achei os primeiros 4 capítulos bem chatos. Mas a partir dai não larguei mais, são tantas informações que são contadas de uma forma que tudo que você queria era estar lá, e ver aquilo tudo. Eu era um grande admirador de Lucas, mas hoje sou um fã assumido, um fã do profissional que ele é, de nunca ter desistido de fazer o que ele queria mesmo quando todas as pessoas debochavam dele. E que mesmo com as críticas ele fez o que tinha que fazer, fez o que ele queria fazer, a obra com a sua identidade. E que mesmo quando vendeu a LucasFilm, teve o cuidado de procurar uma empresa que garantisse o seu legado por muitos e muitos anos. Os últimos capítulos cheguei a arrepiar em diversos momentos. É uma ótima leitura e uma viagem incrível.

Grazi Comenta 05/01/2017

Finalmente uma verdadeira biografia de um dos maiores sucessos cinematográficos e comerciais de todos os tempos.

É preciso dar crédito ao Chris Taylor. Foi uma pesquisa muito extensa e bem feita, Além disso, conseguir entreter o leitor com um texto mais ou menos jornalístico ao longo de mais de 600 páginas não é para qualquer um. Mas, claro, não estamos falando de qualquer coisa. É Star Wars. Taylor inicia o livro nos contando sobre outras sagas de sucesso e que meio que serviram de base para o que SW viria a ser. Após isso, temos páginas e páginas sobre a história da criação do fenômeno, mas não começa já no episódio IV. É contada a história de Lucas George – ”O Criador” – e de Hollywood e vemos o contexto no qual cada filme foi desenvolvido e divulgado.

Taylor faz mais do que dar créditos a quem merece e contar absolutamente tudo que o fã mais ávido gostaria de saber, mas também da uma aula de marketing e cultura. Aos poucos ele vai nos mostrando como um filme com tão baixo orçamento e sem nenhum precedente dessa magnitudade, conseguiu arrebatar corações a nível mundial. E teve muita coisa para isso.

São muitas curiosidades apresentadas que nos fazem pensar ”mas que absurdo” e outras que puxam um ”mas que genialidade!”. Eu me senti lendo algo no estilo ”Harry Potter e seus fãs” livro no qual a autora, Melissa, conta tudo dos bastidores dos pré-lançamentos, lançamentos de filmes e livros, o mundo do debate virtual, as guerras de fandom e etc. Há um espaço dedicado a falar sobre os fãs, afinal, são eles que sustentam a saga. Taylor fala até sobre a religião ”Jedaísmo”, criada com preceitos e bases da saga. Fala também sobre a conturbada relação de Lucas e sua obra e da disputinha entre ele e o Steven Spilberg. Taylor conta também as tretas envolvendo SW e seus responsáveis. Adoro. Tem uma galeria de fotos bem bacana também.

Eu recomendo o capítulo ”Como se dar bem com sequências” para certos diretores por aí u_ú

Sobre a edição: muito bem feita, como todas as outras da coleção Star Wars da Aleph. Detalhes em preto dividindo capitulos, folha amarelada, fonte de tamanho agradável. Não achei problemas de revisão. A lombada é vermelha e não dobra quando a gente abre o livro. Um alívio.

Enfim, é um livro didático nem um pouco cansativo que nem mesmo o fã mais hardcore conseguiria botar defeito. Ao fim do livro, até mesmo quem não conhecia quase nada dos bastidores, se sente um expert.

Lucas 30/01/2018

Como star wars conquistou o universo
Uma escrita tão envolvente que faz quem lê nem se importar com a falta de fotos kkkk

Bruno.Sodre 15/01/2019

Quem é fã da saga vai gostar
A narrativa destrincha as influências que levaram George Lucas e criar a saga de ficção mais famosa da história, mostra histórias paralelas de fãs e influenciadores, e detalha como o mundo reagia a cada novo filme. Como apaixonada pela saga, foi uma ótima primeira leitura do ano. Que a Força esteja com você! ??

renatodsp3 13/02/2020

Recomendação máxima para fãs de Star Wars e/ou de cinema
O livro é perfeito no que se propõe, que contar a biografia da franquia.

Das influências recebidas às geradas, da infância do Criador até sua aposentadoria, os processos criativos, a indústria do cinema, a ascensão, queda e retorno, tudo que forma Star Wars e o que a franquia representa estão aqui, nessa obra fantástica.

O livro vai até a Disney assumir as rédeas, o que pode deixar um gosto de "quero mais" ao final da leitura, mas isso é um sentimento que só obras formidáveis como essa conseguem. Resta torcer para que haja uma parte dois daqui a um tempo tratando sobre o período Disney.

Marta 25/06/2020

Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, de vestuário, às livrarias, por todo lugar Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivel que o maior fenômeno da cultura pop é Star Wars. O filme e os livros, as HQs, são tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas.
Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal. Se você gostou da resenha, siga o meu IG literário: @petalasdeflorchuvadeamor

Victor 30/09/2020

Excelente leitura!
Uma verdadeira viagem pelos bastidores da maior franquia de todos os tempos. Por mais que seja um texto extenso, a riqueza de detalhes é impressionante e fundamental para quem é fã e quer saber mais sobre a criação e continuidade do universo. Gostaria de um olhar para além da nova trilogia, espero que seja atualizado no futuro.

comprido 23/12/2020

TODO fã deveria ler
Todo fã deveria ler esse livro maravilhoso do universo star wars, o autor fez uma pesquisa bem detalhada de vários momentos do filme tem varias entrevista com pessoal que trabalhou no filme ate trilogia clássica , do inicio ate a compra da Disney, e uma leitura bem fluida, vale muita a pena ler

heyjcf 01/02/2021

Muito bom, todo fã de star wars tem que ler!
Aquela leitura gostosa, interessante que vai fazer todo fã de Star Wars ficar impressionado.
O livro trás muitos contextos diferentes, de muitos dos envolvidos de Star Wars, não é apenas sobre George Lucas. Chris Taylor fez um ótimo trabalho nessa sua pesquisa sobre Star wars, e ele descreve os acontecimentos de uma forma que conseguimos visualizá-los com facilidade.

Nat 30/03/2021

"Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, ocorreu uma aventura fantástica."

Para esse livro resolvi fazer uma resenha diferente. Ao invés de escrever uma sinopse pequena e falar sobre as minhas impressões, resolvi partir logo para a segunda parte. Sem dúvida, já está na lista dos melhores do ano.
O livro passa por eventos significantes da vida de George Lucas, quando surgiu a ideia de uma fantasia espacial, como surgiu o nome Star Wars, a escrita dos manuscritos e suas mudanças, a aprovação do estúdio, as filmagens e pós-produções (quando se vê que a real paixão de Lucas era lidar com efeitos especiais, apesar dos colapsos que ele tinha nesses momentos), as estreias (e fica claro a diferença entre cada uma, que vai aumentando de acordo com a popularidade da história), os acordos após o sucesso do primeiro filme, tanto sobre os riscos (porque na época, filmes com continuações eram um risco e tanto) de uma sequêcia quanto sobre os produtos licenciados, as cópias que surgiram depois e a forma que a Lucasfilm lidou com a situação.
Eu gostei de saber sobre várias coisas, como o Star Wars Holiday Special, que foi uma tentativa de manter o interesse na saga durante o tempo entre o que seria no futuro os episódios IV e V, mas que fracassou terrivelmente. E de entender sobre outras, como por exemplo a implicância que alguns atores tinham com o roteiro (eu já sabia de alguns, e não conhecia muito sobre a questão de David Prowse, o Darth Vader dentro da armadura, então essa parte foi muito interessante). Claro que desde a trilogia original, existem muitas falhas e cada vez, cada roteiro passa por aprovações e recusas de Lucas, mas para mim, não era necessário o nível de raiva que os atores e o fandom demonstrou.
Outras partes favoritas foram as que mencionam Carrie e sua personagem lendária: apesar de se tornar um ícone, a princesa Leia sofreu o machismo comum da época, enquanto Carrie, incomodada com o direito dado a Ford de mudar seus diálogos no ep. V, sentiu a carreira estagnada no papel.

"[...] Nos primeiros roteiros de Lucas, ela ganhou o primeiro comando na “Lua Verde” ainda sem nome onde os Ewoks viviam. Quando Kasdan escreveu o manuscrito, ela era apenas mais uma integrante da missão de Han à lua. Carrie Fisher pedira a Lucas por algum diferencial para o personagem, talvez um problema com bebida; algo, pelo menos, que indicasse o sofrimento que a princesa passara, o genocídio do planeta inteiro. Ela ganhou um biquíni de escrava."

O livro também fala do universo expandido (e de como a empresa lidou com esse material) em livros em quadrinhos e do controle que a Lucasfilm passou a exercer sobre esse material graças as mortes de Mara Jade e Chewbacca. Quando o autor começa a abordar o surgimento da trilogia prequel, o livro já passou da metade mas foi a metade que eu estava mais ansiosa para ler, porque eu sempre adorei essa trilogia e nunca entendi o ódio por ela, considerando que a trilogia original estava longe de ser perfeita. No entanto, depois de ler os capítulos sobre as prequels, entendi um pouco mais sobre algumas das decisões criativas. Aí o autor fala da criação do filme e da série The Clone Wars até chegar a época mais atual: a venda da Lucasfilm para a Disney (adorei as menções a sucessora de Lucas, que hoje todos tratam como incompetente, mais uma injustiça):

"Não, se Lucas fosse vender a Lucasfilm, teria de ser a Lucasfilm mais elegante, ao estilo Edição Especial, que ela conseguisse ser. Era a hora de mudar tudo e torná-la nova, uma última vez.
Primeiro passo: garantir um sucessor. Lucas disse que “ponderou sem parar” até a resposta lhe ocorrer: Kathleen Kennedy, sócia de Spielberg de longa data e uma das mais bem-sucedidas produtoras de Hollywood. Não havia outro candidato. “Por que eu não vi isso antes?”, Lucas se lembra de ter pensado. “Ela sempre esteve bem diante de mim.” Os dois se encontraram para almoçar em Nova York; após colocar o assunto de família e amigos em dia, Lucas disse que estava “caminhando decisivamente” para se aposentar. Será que ela estaria disposta a assumir o comando da Lucasfilm – e potencialmente ajudá-lo a passá-la para uma outra empresa? "

A reestrutuação da ordem dentro da história e a divisão entre o que seria considerado cânone e legend e a produção da nova trilogia (encerrada porcamente no fim de 2019), tudo isso ele aborda, incluindo a importância do trabalho de Pablo Hidalgo (com isso me ajudando a entender as razões de todo fã correr para ele com dúvidas sobre personagens e tudo relacionado a Star Wars). Como eu gostei da maneira como Chris Taylor aborda toda a história de Star Wars, eu adoraria que ele relançasse esse livro com mais capítulos falando da trilogia sequel, da continuação de Clone Wars, da recepção a The Mandalorian e aos filmes intermediários (Han Solo e Rogue One). De forma geral, é um livro que fala mesmo de tudo sobre Star Wars, vale a pena para qualquer apaixonado pela saga.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/03/como-star-wars-conquistou-o-universo.html

Leonardy.Negrini 07/01/2022

Para quem é Fã
Quem admira e gosta da história, sem se ocupar com prequels ou sequels, e que não está preocupado se houve uma mistura de elementos do western americano com filmes japoneses com o bushidô sentir-se-à encantado pela diversidade de informações. Vale muito a leitura !!!