Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Kamila 25/06/2024

Eu sou apaixonada por esse livro, foi ele que criou esse interesse em ler clássicos em mim. A melhor forma de voltar para cá é recomendando esse livro que, na minha opinião, é perfeito. Pretendo lê-lo mais vezes.
Por ora, falo somente sobre o meu amor por essa obra, é o suficiente para que desperte o interesse em alguém.

Gleiciane 25/06/2024

Senhora
Um romance que eu n gostaria de viver na vida real lkkkkk. Escrita ótima, a pessoa fica com vontade de ler mais a cada página para descobrir oq vai acontecer. Achei um pouco perdido no começo mas dps se explica. Recomendo ler apreciando e prestando atenção aos detalhes. Pra fechar com 5 ?tinha que melhorar o romance do casal.

Kauann.Kalinski 25/06/2024

Livro envolvente, com uma protagonista fantástica!!!
Quantas são as viradas na narrativa, em um momento crê-se que a Aurélia é uma mulher manipuladora, no tempo seguinte nos tocamos da imensa culpa do cafajeste, Seixas.
Ao final nos deparamos com um clássico do romantismo brasileiro, que marca a transição de escolas literárias, do romantismo ao realismo, com intensas características de ambas! Denuncia a sociedade brasileira que visava o lucro, e os estabelecimento de relações sociais, como o casamento, que visavam promover o status social, e o acúmulo de capital financeiro. Por fim, o livro do brilhante José de Alencar, ressalta a exploração de indivíduos de classes desfavorecidas para o bem próprio, atitude conhecida como 'Arrivismo Social', e fenômeno frequente da sociedade brasileira do século XIX até o dias de hoje.

Aline 24/06/2024

Uma leitura razoável
Lembro de apresentar um trabalho sobre esse livro no ensino médio, e agora com mais maturidade retorno a leitura desse clássico. A escrita é envolvente e a forma narrativa interessante. Confesso que os personagens não me despertaram afeição, ela tinha muito rancor e pouca maturidade e ele muito orgulho e mesquinhez, apesar de ser bastante esperto. Mas não tem muito o que se esperar dessa época onde a sociedade era divergente do que é hoje.

Por fim, se trata de uma jornada de amadurecimento e reconciliação. Gostei de ver uma personagem dessa época escrita como uma mulher poderosa, endinheirada e objetiva. Reflexões sobre sociedade, dinheiro, poder, perdão, caráter e de como é difícil ser um branco rico em 1870 (tem uma ladainha completa só sobre isso inclusive).

Andressa 22/06/2024

Graças a dios nasci en la República Federativa do Brasil
Esse livro passou por mim inúmeras vezes na adolescência, mas eu nunca li, mesmo na minha fase "adolescente metida a culta". Isso foi bom.
Eu li em algum canto que não existe romance de época melhor do que aquele escrito no tempo em que se desenrolou a história. E é verdade.
É um romance, ambientado na Rio de Janeiro do século 19. Falando na língua dos jovens, tem fake dating, tem enemies to lovers, tem mulheres mandando.
MAS é bom lembrar que foi antes da abolição da escravatura, então vai ter menção a isso. José de Alencar não defende ou critica a escravidão, apenas cita a existência dela. Incomoda, óbvio, mas temos que lembrar que era a realidade da época, infelizmente.
É um romance que vale a pena ler.

Inarai.Paloma 22/06/2024

Aparência, dinheiro, interesse , amor e ódio
Casamento por interesse em uma sociedade que viviam de aparência, literalmente conta a realidade de como era viver um romance do século XIX. Não foi um livro que me prendeu? porém valeu a pena ler! Tem um vocabulário riquíssimo pra quem gosta ?

Warlasjr 20/06/2024

Estive envolvido com essa leitura nos últimos 10 dias, algumas vezes tive que parar a leitura para imaginar as cenas, que são descritas com tantos detalhes que aguçam a imaginação. A dinâmica do amor entre Fernando e Aurélia, ameaçada por um dote de cem contos de réis, se conclui da maneira mais conveniente, pelo imaginário do leitor.

leioparanaocometersuicidio 18/06/2024

Esse livro é bom para quem quer conhecer mais do gênero né. A linguagem é um pouco complicada, mas tudo bem, porque é um livro de 1800 e bolinha?

nii 17/06/2024

Meu primeiro clássico brasileiro, de um dos mais renomados autores do romantismo.
Li o livro para um trabalho da escola, criar um conta em alguma rede social como se fosse o personagem dessa história, escolhendo criar um perfil pra aurélia, durante a leitura tive que analisar as minúcias de sua personalidade.
Aurélia com sua persona de romântica traída e Fernando variando entre o desgosto e a paixão por aurélia
Por mais maçante que o livro tenha sido a história em sim é bem interessante embora, ao decorrer da história não pude de me deixar imaginar como seria esse livro com uma escrita mais atualizada.

ALTINA2 17/06/2024

Senhora é mais um livro "chato" de escola?
A história se basea em uma ambientação urbana e brasileira. Aurélia Camargo, a protagonista, nem sempre viveu no luxo que a cerca. Uma das joias mais formidáveis da sociedade, ela detinha de um passado sofrido pela degradação de seu amor pelo memorável Seixas. O enredo se desenrola com bastantes adjetivos, que caracterizam pequenos detalhes do romance, o que pode ser cansativo.
Para mim, sua leitura foi um pouco "arrastada", porque, de longe, esse gênero não me atraí. Porém, caso você seja do tipo que ama uma novela mexicana e afins, esse livro tem tudo haver para ser o seu próximo.
Em relação a quem, como eu, não goste muito de romances, tente dar uma chance. No início, é difícil sair da zona de conforto, mas com o tempo você vai se acostumando. E, se eu ainda não te convenci, tente ler pelo renome literário de seu autor. José de Alencar prestigiou uma rama de movimentos literários, tornando o Brasil uma país mais rico com a presença de uma literatura própria.

Beatriz3345 16/06/2024

"Senhora" é um dos romances mais emblemáticos de José de Alencar, publicado em 1875. A trama gira em torno de Aurélia Camargo, uma jovem de origem humilde que, após receber uma grande herança, decide usar seu novo status financeiro para se vingar de Fernando Seixas, seu antigo noivo que a abandonou por uma mulher mais rica. Aurélia compra o amor de Fernando, oferecendo-lhe um dote generoso para que ele se case com ela, mas submete-o a um casamento de aparências, onde ela dita todas as regras. Ao longo do romance, sentimentos e valores são postos à prova, revelando a complexidade das relações humanas e sociais.

Dea 16/06/2024

Melhor estória de amor da literatura brasileira!
Eu sou apaixonada por esse livro! Infelizmente, apesar de excelente, ele nao é para qualquer leitor. De linguagem rebuscada e poética, apesar de bastante fluída, é repleto de lirismos e figuras de linguagem, descrições detalhadas e algumas referências à classicos da literatura mundial e mitologia. É um livro feito para quem aprecia a leitura de alto nível. Feito para mentes mais afiadas do que as que imperam hoje em dia (que certamente o acharão maçante). Ainda assim, para quem quiser se aventurar, a narrativa é envolvente, a temática é rica e profunda e os personagens sao riquíssimos em camadas psicológicas. Eu amo!!! Ainda mais por ter sido escrito em 1875. Recomendo muitíssimo para quem ama ler de verdade!

Julia6242 15/06/2024

Resenha de Senhora
No começo eu não entendi. Depois eu achei que havia entendido. No fim eu entendi que na verdade eu não havia entendido nada :)

Grasselli0 14/06/2024

A senhora
sinceramente esse livro foi uma decepção, eu não sou um grande leitor de clássicos mas esse foi o primeiro que prendeu minha atenção nos primeiros capítulos o problema foi depois, eu comecei a me decepcionar do meio pro final e quando acabou eu só achei o final muito ruim. entendo o contexto da época e a importância do livro, só acho que não é pra mim

Renata1004 13/06/2024

Aurélia uma feminista no seu tempo ! Com sua vingança ao seu amor Seixas ! Mas no final o amor venceu ??