Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1379 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Oby 24/05/2024

Senhora: uma feminista clássica
Mais uma experiência concluída graças a biblioteca da escola - por recomendação do estagiário de Literatura. Estava com minhas expectativas altas em relação ao livro. Porém, esta edição em específico me deixou muito confusa - a norma culta e a forma de escrita e fala da época bagunçaram minha cabeça e fez com que eu perdesse boa parte da compreensão.
Apesar disso pude aproveitar a leitura - mesmo que pouco. Aurélia é uma personagem bem imprevisível, fiquei fascinada com o quão a frente de seu tempo ela é.
comentários(0)comente



Gleiciane 24/05/2024

Senhora
Um resumo, mostrando em imagens personagens diferentes dq imaginei kkkk, mas muito bom para tirar dúvidas de algumas cenas, e a volta ao passado q eu tinha ficado perdida.
comentários(0)comente



Liiiivs 24/05/2024

Senhora
Aurélia escrita por José de Alencar é sim um símbolo de poder.

Bem, vamos lá.
Em "Senhora" uma mistura de realismo e romantismo é apresentada a história de Aurélia e sua vida, desde quando era pobre até quando ela atingiu a sua ascensão na alta sociedade fluminense.

Aurélia é caracterizada com uma menina órfã de mãe e posteriormente de pai, assim ela teve que tomar rédeas de sua vida. Até que ela acaba se apaixonando por Fernando e constrói um relacionamento, porém, Fernando abandona a protagonista para se casar com outra por conta de seu dinheiro. Então, após Aurélia receber uma fortuna de seu avô, ela vai atrás de Fernando em forma anonima para executar sua vingança e oferece ao tal uma quantia de cem réis, para que ele casa-se com ela - sem ele saber quem era a esbelta moça -.

A partir dali, Aurélia segue em uma jornada de com tais ações dela, ela conseguiria muda as atutudes de Fernando, mostrando-o a realidade.

Gostei muito da escrita de José de Alencar, me prendeu um tico. Outro ponto é como o autor conseguiu construir uma protagonista tão marcante, com toda certeza Aurélia retratada em uma época que mulher era sempre a submissa na sociedade e fugindo completamente desse padrão. É uma obra clássica e brilhante!
comentários(0)comente



Jeni 21/05/2024

Senhora
Desde o início estava com o pé atrás com esse livro, mas era leitura obrigatória.
Por ser de uma época distante, o vocabulário é muito complicado e eu não entendi nem metade do livro.
Fiquei traumatizada, não quero mais ver José de Alencar na minha frente.
comentários(0)comente



rmailbox 20/05/2024

Recomendoo
Muito bom e o pq de ser um clássico é autoexplicativo!! apesar de terminarem juntos, Aurélia merecia bem mais dentro do seu relacionamento.
comentários(0)comente



flor? 19/05/2024

Nao é ruim, só nao é meu favorito
Eu reconheço que a historia nao é ruim, de vdd. Acho q eu so nao curti como gostaria pq gosto de romances mais agitados e talvez mais atuais...

Gostei dos protagonistas e da relação deles no início, pq chegou um momento la por 70% do livro que as coisas pararam de se desenvolver. Ficou em uma bipolaridade extrema da Aurélia: uma hora ela amava o cara, na outra hora, odiava. E ficou assim por muuuitos capítulos...

Resumindo, eu realmente vejo a importância dele na literatura e nao o considero um livro ruim... Acho q apenas ele nao era muito para mim.
comentários(0)comente



ketyllinglv 19/05/2024

Muilito difícil de ler kkkkkkk, sério, tinha umas partes que eu tinha que ficar relendo várias vezes pra entender... Julguei muito pela capa e acabou não sendo tão ruim assim.
O livro é dividido em quatro partes: O preço, quitação, posse e resgate.
E é literalmente isso KKKK, já que a muie compra o boy, q loucura gente....
Eu li até que rápido mas foi só pq eu tava morrendo de tédio mesmo, se nao, teria demorado séculos pra ler.
comentários(0)comente



Jubisjuli 18/05/2024

Uma leitura espetacular do romantismo brasileiro
O começo foi muito cansativo, mas ao desenvolver foi espetacular, me prendeu firmemente. A Aurélia foi uma protagonista extremamente forte, independente, uma grande marca para época, onde não via muitas mulheres protagonistas de livros, José de Alencar fez uma obra esplêndida, foi uma experiência inesquecível.
O casal é lindo, o desenvolver deles é maravilhoso, algumas partes fiquei impaciente mas isso faz parte da trama, quero reler ele para entender ele com mais calma, tive que terminar correndo porque eu ia perder o prazo, tirando isso não atrapalhou minha experiência.
A protagonista é uma grande feminista para a época, eu realmente amei ela, sua personalidade é extremamente forte.
comentários(0)comente



Maria18191 17/05/2024

Senhôra
Eu amei muito! Por ter a escrita um português de época torna ainda mais divertido e desafiador de ler, a história é muito cativante! Baixei porque estava de graça e realmente gostei! Valeu muito a leitura! Aurélia é uma senhora realmente revolucionária para os costumes da época, o que a torna tão excêntrica! Incrível.
comentários(0)comente



Eloisa 16/05/2024

Uma grande novela mexicana
Sim, confesso que demorei muito tempo para lê esse livro. Desistir duas vezes, e retomei depois de algum tempo, terminei porque já tinha começado.

É um livro um pouquinho denso, no sentindo literário, mas a historia é até bem simples de se entender, para resumir - ela é muito clichê. É um romance de época, então acaba por ter muito romantismo e uma certa melosidade um tanto dramática demais. A sociedade se baseia na classe media/alta, onde tudo se resume a classes socais, poder aquisitivo e é claro, se você for branco, isso é um ponto positivo para a sua rápida expansão social.

Vamos aos personagens. Aurélia no inicio era uma personagem muito interessante, inteligente, bonita e ousada para a época. A infância e adolescência dela foi bem triste e me deixou comovida a força de vontade e esperança dela. Só que depois de ficar rica vejo que ela se tornou uma pessoa com o ego extremo demais, sempre queria está certa, sempre a mais bela e mais intelectual, e sinceramente o cinismo dela era de se enojar - ainda mais quando se referia aos próprios sentimentos. Enfim, uma pessoa confusa e que queria que o Fernando se jogasse aos pés dela pedindo "perdão"

Fernando foi o personagem mais interessante e confiante do livro, o desenvolvimento me chocou muito e o final foi bom - meio sem graça, mas esperado de um romance.

No mais, foi um livro bom.
comentários(0)comente



Val 14/05/2024

Senhora (livro chato afu
Deus do céu, que livro chato. Se nem a sora de literatura gostou quem sou eu pra gostar não é mesmo amores ????????
comentários(0)comente



Mayra.Carrara 12/05/2024

Amo como José de Alencar entregou uma personagem tão forte, dona de si e mestre do seu próprio destino como foi Aurélia.

Ela com certeza foi minha primeira crush literária quando eu tinha lá meus 12/13 anos. Lenda feminista. Amo ??
comentários(0)comente



Ramond 12/05/2024

GENIAL
ADOREI BOY, só não ganha 5 estrelas pq o início/meio foi difícil. Simplesmente uma história de amor DELICIOSA de acompanhar, muita rica e construída como uma boa novela. Dito isso, Aurélia is the GOAT, a antítese do Chico Moedas no século XIX. Parabéns ao autor emergente José de Alencar, estarei torcendo por você!! (Acertei a questão do ITA sobre esse livro ?)
LaAs 14/05/2024minha estante
EMERGENTE




Manuella 11/05/2024

Falta de comunicação
Comecei a ler esse livro pra um trabalho da escola e terminei ele em um dia, pois a edição que eu peguei tinha pouquíssimas páginas. Sejamos sinceros, metade do livro se resolveria se eles tivessem sentado e conversado. Não entendi muito bem a vingança de Aurélia, pra mim piorou mais a situação ao invés de ajudar KKKKKKKKKKKK
acho que não dei uma nota mais alta pq o final do livro me estressou muito, mas foi até legal de ler
comentários(0)comente



1379 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR