Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Felipe1508 14/07/2023

Forte contexto histórico!
1° vez lendo algo escrito por um autor brasileiro, ou melhor, um vizinho de bairro, o autor José de Alencar. Depois desse quadrinho vou comprar o livro, pelo forte conteúdo histórico que tem. Ao retratar um Brasil pós colônia, uma sociedade espelhada na sociedade europeia, não só na vestimenta, como também na corrupção, desonestidade e interesse no dinheiro, digna de dos costumes portugueses à época.

juliaaxz 13/07/2023

Frase favorita
?Uma paixão como a sua tinha direito de ser implacável!... E essa mulher que se deu a mim com a mais sublime abnegação, essa mulher a quem a sorte ligou-me eternamente, essa mulher única, eu a admiro, e não posso amá-la nunca mais! Encontrei-a em meu caminho, e perdi-a para sempre! Também não amarei outra. Depois de a ter conhecido, não profanarei minha alma com a afeição de mulher alguma.

Lari1979 12/07/2023

Eu simplesmente amo essa história. Perdi a conta de quantas vezes li esse livro. José de Alencar é um querido da minha adolescência.

Geovana114 12/07/2023

Como dizer que eu amei esse livro? Comecei com baixas espectativas e terminei apaixonada!
Minha parte favorita foi, sem sombra de dúvidas, "Resgate". O romance se aflorando, as brigas regadas de sarcasmos e verdades dolorosas, mas o melhor de tudo foi ver o amadurecimento de Fernando, se tornando enfim um homem de verdade e o ideal da Aurélia.
Acho que o casamento realmente muda um homem rsrsrsrs
A Aurélia, embora um pouco descontrolada, me conquistou na primeira cena. Ela tem beleza, inteligência e fortuna, tudo em abundância. Me inspiro um pouco nela até, querendo ou não ela conseguiu o que queria, o homem que tanto amava, e gente... Foi lindo. Quase choro.
Imagine minha surpresa quando descobri na leitura que José de Alencar possui um romance, Diva, que conta a história de Augusto e Emília que são ninguém mais, ninguém menos que OS PAIS DA AURÉLIA. O cara faz seu marketing e funcionou, pois eu vou ler ele também.
Se fosse hoje em dia, José de Alencar teria escrito uma série de romances no mesmo universo, infelizmente vamos ter que ficar sem.
Senhora me conquistou e já estou pensando em ler novamente!!!
Manuzita_RB 12/07/2023minha estante
Não sabia sobre essa informação, do Diva!! que incrivel

Daniel.Conrado 12/07/2023

????
Dos clássicos da literatura brasileira de longe o melhor (abafa o final), a personagem é super bem desenvolvida e com uma personalidade bem marcante, adoro recomendo pra quem quer ler clássicos br

Cunha 08/07/2023

Razoável
Livro tem um baita potencial, mas eu acho que José de Alencar poderia ter explorado mais as mágoas passadas dos protagonistas, fazer um acerto de contas com mais profundidade e drama.

Fabianne 08/07/2023

Rainha da sucata
Lembro que a primeira vez que li esse livro estava passado a novela rainha da sucata e a história era muito parecida. Vivia me perguntando se o autor baseou no livro "Senhora".
O romance do escritor José de Alencar, de 1874, é uma obra marcada por temáticas voltadas para o nacionalismo, a história e cultura popular brasileira.Girando em torno da temática de casamentos por conveniência num mundo patriarcal.

A personagem principal é Aurélia Camargo, pobre, apaixonou-se por Fernando Seixas, que precisava se casar com uma mulher rica para pegar o dote, por isso se desfaz de Aurélia.
Um tempo depois ela recebe uma herança e volta virada no Jiraya e se torna Aurélia vingativa. Mas fica meio perdida entre o amor e o orgulho ferido.
Muitas tramas em nome da vingança e do amor. E se ele queria ser comprado, porque não fazer a vontade dele?
Destaco ainda os maravilhosos desenhos desse HQ. Ótimo para matar a saudade de livros do seu passado.

Julia Eduarda 07/07/2023

Literatura Clássica.
José de Alencar é um grande escritor,um livro de empoderamento(de acordo com aquela época,obviamente).Aurélia é uma mulher forte e decida,me apaixonei pela história.É incrível.

sofsversion 06/07/2023

Tinha potencial
Achei mt confuso e a história nn me interessou nd, sem contar q nn entendi nem o começo nem o final

Vilazaro 03/07/2023

Enemies to lovers com gostinho de Brasil
Já tinha lido "Iracema" e sempre fui apaixonada pela escrita do autor, um dos grandes nomes da literatura romântica nacional, mas "Senhora" conseguiu superar todas expectativas com suas análises profundas do caráter e da psiquê dos personagens além de descrições delicadas cheias de floreios próprias da escrita romântica.
Essa característica marcante da obra pode ser um ponto negativo aos leitores mais impacientes ou iniciantes no gênero, mas nada que um pouco de perseverança não resolva??
Outra questão é o romance principal sempre dando um passo pra frente e mil para trás, o que enfada em alguns momentos mas ajuda a aumentar a tensão no leitor que anseia pelo encontro dos protagonistas. O final é um tanto surpreendente e nos deixa bobos de tanto amor.
Uma verdadeira jóia!?

Karina.Calheiros 03/07/2023

Virou um dos meus livros favoritos
Eu tinha a sensação que ia gostar desse livro, mas não tanto quanto eu gostei.

Aurélia é sarcástica e vingativa. Ela ama demais e consequentemente, odeia demais. Fernando é mimado e fútil. Quando se apaixonaram pela primeira vez, mostraram o melhor de sí um para o outro. Quando se casaram, mostraram o pior. E no fim das contas, foram feitos um para o outro.

Sentir raiva de Aurélia, depois sentir raiva de Fernando. Fiquei com pena de Fernando, depois gostei dele. Ao longo da história pude entender Aurélia e desejei que os dois se entendessem. No fim das contas, foi a humilhação de Aurélia que fez Fernando ter honra, ao desejar ser digno dela. E o final do livro é um abraço no coração ??

José de Alencar conseguiu me envolver com esse livro de um jeito que juro já sentir saudade desse livro. PERFEITO PERFEITO

JAlia647 30/06/2023

Patriarcalismo brabo e novela mexicana
A ideia da história é excelente, porém, como marca registrada de José de Alencar, a leitura é difícil, com vocabulário extremamente formal. Li por conta de trabalho escolar, mas fiquei feliz pela oportunidade de conhecer este livro e sua história. É cheio de reviravoltas e um final emocionante, que gostei bastante.
Dei 4 estrelas porque como era comum na época, a sociedade era de machões e as mulheres tinham que ter a mão cheia de dinheiro para conseguir um bom casamento ( o que toda moça respeitável deveria querer, o que era outro problema pois não estimulava elas seguirem seus próprios conceitos e sonhos ), o que pode estimular um pensamento machista nos leitores da atualidade.
Sobretudo, aconselho que todos que tenham a oportunidade de ler esse clássico, leiam, é muito bom.

Patresio.Camilo 23/06/2023

FINALMENTE LI SENHORA
Depois sabe se lá quantas tentativas consegui terminar de ler Senhora.
Este foi um dos poucos livros que não li na escola e nem para o vestibular. Apesar de saber a história, de ter lido resenhas, e até ter acertado as questões de provas.
Não vou ficar tecendo as teorias literárias, pois creio que se você chegou até aqui já deve ter visto.
Mas Senhora é um dos grandes expoentes do Romantismo, com todas as características dessa escola literária.
Confesso que me cansa a obra de José de Alencar.
Mas nesta leitura, consegui aproveitar melhor o livro, principalmente porque li sem pressa.
Mas as longas descrições, deste o detalhe do toucador ao teatro, enfim, acho elas excessivas, mas quando se lê com pressa, tornam-se suportáveis.
A história de Aurélia e Fernando, envolve amor, dinheiro, rejeição, tudo o que o romantismo gosta.
Dividido em quatro partes, são interessantes.
Mas minha grande decepção foi o final, o nosso José, de Alencar, parece que ficou com preguiça, ou cansaço de tanto descrever, resolveu terminar e falou, acaba assim. E pronto.
Enfim, uma boa leitura, desde que seja feita com calma e paciência.

Diego630 22/06/2023minha estante
É um livro naturalista?