Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Carla.Parreira 09/11/2023

Senhora
No livro o autor faz uma crítica a decadência de valores do Segundo Império. Através do romance de Aurélia e Fernando ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: preço, quitação, posse e resgate. Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixona-se por Fernando Seixas, homem ambicioso a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente. Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio Lemos de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. Ele abre seu coração para ela, porém, na noite de núpcias, ela deixa claro que comprou-o para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Eles desde o princípio dormem em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregarse a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois. Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amálo, é vencida pelo amor. Aurélia mostra para Fernando um testamento, escrito após o casamento deles, em que ela deixa toda sua herança para ele, e assim, eles descobrem que realmente se amam. É um romance que faz-nos ficar com uma louca vontade de chegar a última página exatamente para ?saborear? essa união final.
preta velha 09/11/2023minha estante
adorei tua resenha! ?

Lilian.Cava 09/11/2023

Que mulher!
Livro 8 - 2023: Senhora, José de Alencar (Brasil, 1875) ??

Já fazia muitos anos que não lia nada do José de Alencar, mas queria muito ler mais algum dele. Lucíola foi uma experiência diferente pra mim: não gostei tanto assim na primeira leitura e amei na releitura.

Em Senhora temos a história de uma protagonista extremamente forte, dona de si e do seu futuro, com ideias e ações bem a frente do seu tempo. Depois de ser magoada quando ainda era pobre e humilde, decide arquitetar sua "vingança" após receber uma fortuna de herança.

Apesar de ter um pouco da barreira da linguagem pela data de publicação da obra, ela traz uma história bem interessante e dramática, com reviravoltas. A protagonista é sensacional, com atitudes totalmente controvérsias para a época. É uma leitura relativamente rápida e vale super a pena.

Nota: 4 ?

Pâm 07/11/2023

Senhora
Esse foi meu segundo encontro com a escrita de José de Alencar e tenho de dizer que foi bem mais proveitosa. Fiquei muito entusiasmada com a posição de Aurélia, em várias situações esperava um desfecho inocente, mas me surpreendi. Um romance urbano, retratando um desencontro, mas com vários elementos interessantes, desde a sociedade, costumes, hábitos e locais do Rio de Janeiro. Leitura agradável e fluída.

thecia 30/10/2023

Pra sempre meu preferido
Já perdi as contas de quantas vezes li e reli esse livro e ele segue sendo meu preferido do mundo todo!

José de Alencar sabe muito!!!! Que história cativante, com personagens cativantes. A Aurélia é um absurdo de mulher, me choca muito que o Alencar escreveu a Aurélia há tantos anos atrás.

Aurélia é dona de si, inteligente, esperta, tem um coração gigante, e nem preciso comentar a força e o poder que essa mulher tem!

O Fernando Seixas nos mostra a mudança, a reconstrução, e ele se mostra digno! Eu amo acompanhar esses dois, desde as ironias até as declarações!

Senhora é uma obra de arte, Aurélia é a protagonista (apesar do amor ser o centro, Aurélia será pra sempre a protagonista nessa história) e o José de Alencar é excepcional!

Llopomo 29/10/2023

Cativante
O livro é difícil devido a escrita de época e a história se desenrola de maneira muito descritiva entre sentimentos e cenários.
A parte 3 e 4 foram as que mais me prenderam, os altos e baixos e as quebras de expectativas que o autor nos proporciona te torna mais feroz na leitura deste clássico.
Sobre a virada do final, é impecável. Vale total a leitura, mas recomendo um dicionário próximo. :)

Dudað¦â¨ 26/10/2023

Assim, eu demorei demais para ler esse livro, fiquei até surpresa. Eu gostei muito da ideia que esse livro passa, dos personagens, da forma que eles possuem autenticidade, principalmente a Aurélia. Porém, a escrita de José de Alencar, è muuuito extensa, ele descreve cada coisa com diversos detalhes o que torna a experiência bem vivida, mas eu alguns momentos se tornava um pouco maçante. Apesar de tudo, achei o livro muito bom, e as figuras de linguagem trouxeram algo tão bom à história. Gostaria bastante, realmente vale a pena.

Rosana.Montenegro 22/10/2023

Senhora
Romances não são o meu gênero preferido de livros, mas alguns me encantam.
Eu li Senhora no 2° grau, ops, Ensino Médio ?, e gostei bastante. De todos os gêneros da literatura brasileira, o Romantismo é o meu preferido, e José de Alencar ocupa o 1° lugar da lista.
Aurélia é pobre e apaixonada por Fernando, mas este a troca por uma pretendente rica.
Os anos passam, e Aurélia ganha uma herança, enquanto Fernando, ainda solteiro, está com problemas financeiros. Ela então, disposta a se vingar, propõe-se a "comprá-lo", e os dois se casam.
Porém mais reviravoltas acontecem ..

Gislene.Batalha 17/10/2023

Senhora
Aurélia recebe uma herança e passa a fazer parte da aristocracia no século XIX.
Fernando é um homem bonito que cuida da mãe e das irmãs.
Aurélia compra Fernando para ser seu marido.
Será que o amor vencerá?

Lima 15/10/2023

Um romance de época
Senhora é um romance de época relativamente interessante, mas com certeza nao é um livro para mim. Simplesmente nao consegui gostar do livro, mas consigo entender quem gosta dele, é um livro bom.
A escrita do autor é complicada por ser antiga, apesar disso da para entender o que o livro quer transmitir. Os personagens tem personalidade e são cativantes.
No final confesso que me desesperei pois tava dando tudo errado, mas enfim, um livro bom, dada a sua idade.

Jaque.Reis 15/10/2023

Interessante
Aurélia estava a frente do seu tempo, mas achei uma amor submisso e obsessivo demais, o que ela sente por ele.
Esperava mais, porém entendo que pela época ele já apresenta uma mulher forte e obstinada demais.

Mary 15/10/2023

Até eu fiquei querendo saber o que tem no fim, o que Aurélia deu pro Fernando, as ilustrações muito boas... Amei os traços..?? gostei bastante da história...

Isad0ra 12/10/2023

Senhora
Li para a escola, e bem... tem uma partes até "engraçadas" digamos porque na minha cabeça eu li como se fosse um filme, então teve toda uma vibe de Enimies to Lovers, mas é bem sem sal.
A protagonista Aurélia Camargo era pobre, aí consegue dinheiro que o avô deixou para ela no testamento, ficando rica. Ela compra o Fernando Seixas que a rejeitou por conto de 30 réis (se eu não me engano) pra ficar com outra, mas ela comprou ele por 100 conto, porém ele não sabia que era ela, pois que fez a proposta foi o tio de Aurélia, é isso resumidamente.

JJFelix 12/10/2023

"As cortinas cerraram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal."

Tati.Lima 12/10/2023

A própria complexidade em forma de livro...
Esse livro foi algo muito curioso pra mim, porque, a história é muuuuuuito lentaaaaaa, muuuuuuito descritivaaaaaaa, isso sinceramente me cansou profundamente, mas a história dele é tão interessante, e eu confesso, que fiquei numa curiosidade quase mortal pra descobrir o final de Aurélia e Fernando. Já começa q eu adoro um livro baseado numa vingança, esse aqui é a vingança q une o casal de protagonistas. A Aurélia era uma pobretona, então arrumaram um casamento pra ela com o Fernando. Ela ficou apaixonada por ele, e amou o casamento. Só que o Fernando era meio ambicioso, principalmente porq tinha uma família pra sustentar, e ele queria manter seu alto padrão, e a Amélia, não tinha no C* o q periquito roa. Então, surgiu uma mulher rica, querendo casar com ele. Resultado, Fernando deu a bicuda na Amélia e aceitou noivar com a Adelaide. Amélia virou um catiço de raiva e jurou vingança. Nas voltas q o destino dá, a Amélia ficou rica, e tornou a oferecer um super dote pelo Fernando. Ele então aceitou, largou a outra e casou com a Amélia, mas a condição era ele só saber quem era a noiva no dia do casamento. E quando ele viu a Amélia, ela só faltou gritar: "PARECE Q O JOGO VIROU "... Ela então começou sua vingança, virou o cão chupando manga pra ele, mas viviam de aparências, na sociedade eram um casal modelo. Maaaaas, em meio ao ranço entre eles, foi surgindo um sentimento, porq amor e ódio caminham juntos. Mas mesmo apaixonados, eles deviam ser taurinos, porq o orgulho e a teimosia imperavam. No final, o homi quer pular fora do casório, arranja dinheiro do dote, e pede o divórcio, mesmo apaixonados. Esse final q foi meio controverso pra mim, porq o Fernando, gostava dela? Gostava. Mas ele acaba desistindo, quando descobre q no dia do casamento ela fez o testamento deixando o homi rico. Aí ele cede, ela cede e eles vivem felizes para sempre. Não vou negar, esse final não me desceu. Mas apesar dos contras, os prós são mais interessantes, e o livro é bom. Enfim, é lento, é descritivo, a linguagem é arcaica, mas a história me prendeu bastante.????