Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Maria 06/05/2024

Resenha
A obra é uma crítica a sociedade burguesa carioca do século XIX que trata o casamento como um arranjo econômico. José de Alencar exalta a figura femenina, que é representada por Aurélia no livro, como um exemplo da emancipação feminina, uma realidade muito distante da época, em que o homem exercia o papel dominante.
O enredo da obra é fundamentado por Aurélia Camargo, uma jovem órfã, milionária, esbelta e independente que é a apaixonada por Seixas, um homem pobre, mas ambicioso.

marinaabooks 05/05/2024

Confesso que nao botei fé nesse livro pq tinha um leve preconceito com classicos, mas MEU DEUS, eu nao poderia estar mais enganada. No começo eu entrei meio em panico com todo o vocabulário que eu nao sabia, mas é simplesmente questao de costume e logo ja consegui ler normalmente. O livro é repleto de passagens que nos fazem pensar sobre assuntos importantes como o capitalismo, machismo, traição, casamento e amor. Adorei a construção da historia, indo e voltando ao passado explicando a trajetória dos personagens, simplesmente incrível. Outro fato extremamente interessante é a caracterização de uma mulher independente e com personalidade forte no seculo XIX, parabéns ao meu mano Jose de Alencar. Enfim, recomendo muito muito mesmo, e graças a esse livro vou ler um classico atras do outro ??

kaworaes 04/05/2024

O materialismo de uma sociedade que reduz o casamento a um balcão de negócios.
Senhora retrata a trama de Aurélia Camargo, que é reflexo direto da sociedade ambientada no livro. A obra tem como sua principal crítica voltada para o matrimônio, e deixa isso explicito em todo o momento do livro. Sua organização já fala muito sobre sua base, sendo dividido em quatro capítulos; O preço; Quitação; Posse e Resgate, observamos como a ideia de que o casamento é um acordo econômico fica cada vez mais evidente.
Apesar do autor apresentar viés de cunho conservador, as primeiras partes do livro nos surpreende trazendo um protagonismo feminino jamais esperada principalmente pela sua época de lançamento. Por esse motivo, até hoje, essa obra divide leitores de diversas idades devido à trama e como ela se finaliza.
Atribuo duas estrelas pelo desenvolvimento do livro, que apesar de muito rebuscado e dramático, mostra uma cronologia de fácil entendimento e traz a justificativa de fatos inesperados pelo leitor, além de atribuir um ótimo contexto para cada parte descrita no parágrafo acima. No entanto, considero uma leitura chata e monótona. A riqueza de detalhes por muitas vezes se tornou um drama no qual levava a um desânimo ao continuar a leitura, além de ter criado uma fantasia muito real e ao mesmo tempo muito ideológica na ambientação da obra, já que, aquela realidade era para a minoria burguesa da época.
O final do livro me deixou bem desapontada, porém não esperava que fosse algo melhor. Para estudo acho um material de grande proveito, até mesmo para entendermos a literatura brasileira.

Maria5285 03/05/2024

O livro tem uma escrita mais de época, antiga, os personagens falam muito da forma culta, mas ainda assim permitiu que eu me apegasse aos personagens, que sentisse raiva, pena, nojo, mas que ainda assim desse uma risada, que apreciasse o cenário (que é constantemente descrito), que me encantasse com as estrelas que eu sequer vi e que elas fizessem meus olhos doerem com seu brilho, mergulhei completamente nesse livro, mas pode ser porque eu estava com saudade de ler um.

Melissa289 02/05/2024

Senhora
Depois de tanto tempo sem escrever uma resenha, tive que vir falar sobre esse livro maravilindo!

Aurélia e Fernando, o famoso enemiers que no fundo se amam mais que tudo, e usam palavras sarcásticas para mascarar a paixão.

No fundo eu pensei que ia ser mais um nacional com final trágico ( pq parece que todos os nacionais que li, terminam com um final triste. Até hoje não supero amor de perdição), mas vale muito a pena ler!!!!

Vinhoinhoinho 29/04/2024

Pensa num livro que eu sofri pra ler, Jesus Cristo. Por mais que eu podia imaginar o significado dumas palavras aqui e ali, num geral sinto que eu só não entendia porque diabos alguns personagens agiam de tal jeito.

Talvez daqui a uns anos eu releia esse ou tente achar alguma adaptação em outra mídia dessa obra. Se alguém souber aceito indicações.

Guilherme Sobral 29/04/2024

A TERAPIA FOI INVENTADA NOS ANOS 1900. OS CASAIS EM 1800:
Em resumo isso aqui é o Normal People dos anos 1800, né? Cinco minutos de conversa e esse casal estariam felizes da vida e se agarrando por aquela mansão três páginas depois de casar.

Isabelli.LuAsa 25/04/2024

Senhora foi uma das leituras obrigatórias da escola porque estamos estudando o romantismo.
Inicialmente eu só lia por obrigação, mas com o passar dos capítulos fui conhecendo a história e senti muita curiosidade para saber os acontecimentos que viriam. O livro é cheio de críticas e reviravoltas, certamente tédio não o define.

Lauraslsbatista 24/04/2024

Minha introdução a literatura clássica
Tive que ler por causa de uma prova do colégio, mas acabei até que gostando da leitura

Foi legal ler algo que se passasse no Brasil , porque normalmente os romances que sao comercializados hoje em dia colocam nos , leitores brasileiros , num ambiente muitas vezes desconhecido , então me senti mais em casa com a leitura

Aurélia é também uma personagem interessante, sendo definitivamente a frente de seu tempo

A linguagem também foi algo que eu me acostumei com o tempo, e devo a esse livro a minha atual facilidade em ler livros clássicos

Por mais que muitos não gostem , eu gostei do final do livro
ThaísLovegood 24/04/2024minha estante
Comigo foi assim

Cíntia Gusmão 24/04/2024minha estante
Eu amo esse livro, foi um dos meus primeiros clássicos

Letteles 24/04/2024minha estante
Eu amo

Giovanna1920 24/04/2024minha estante
José de alencar foi um dos primeiros escritores clássicos que eu li e ainda é um dos meus favoritos.

Di3gao 21/04/2024

Indústria matrimonial
A princesa nesse livro compra o amor do seu príncipe encantado. Senhora é uma obra brasileira romântica que retrata a elite fluminense da época e o poder do dinheiro dentro dela, visto pelo casamento por interesse.

O enredo começa estabelecendo seus personagens e a trama principal, que parecia que fosse caminhar para ser apenas um romance entre membros da elite. Porém, essa narratia romântica idealizada sofre uma quebra brusca e a história se aprofunda nas falhas dos personagens principais e crítica duramente as relações interesseiras dentro da elite e o jogo sujo por poder e dinheiro dentro dela. Embora o livro traga um realismo, no final ele se consolida como uma obra romântica ao defender que o amor supera qualquer barreira e entregar um "final feliz" ao casal.

Como dito, os personagens foram aprofundados e tiveram um psicólogo complexo que fazem eles serem retratados como humanos, isto é, possuem tanto falhas quanto acertos. Por exemplo, Aurelia foi apresentada em um primeiro momento na visão romântica idealizada da mulher, mas aos poucos foi mostrando seu lado rancoroso e frio; como também seu marido Seixas que não passava de um mercenário que casava por dinheiro para se manter dentro da "sociedade". Além disso, essa análise dura acerca das relações dentro da elite expõe como o dinheiro dita socialmente a importância da pessoa e pode corromper o ser humano.

O grande destaque, pelo menos o que mais me conquistou no livro, foi a narração do livro. O narrador aqui se apresenta como um fofoqueiro que ficou sabendo da história da Aurélia e agora esta contando ao leitor, isso nós aproxima muito da história e da um aspecto noveleiro para ele. Porém, a escrita é muito densa, a leitura é de difícil compreensão por encontrar várias palavras difíceis pelo caminho e o enredo se estagnou por muito tempo, parecia que a trama não avançava e nada de importante acontecia.

Portanto, Senhora é um clássico da literatura nacional que se fundamentou como um livro romântico, mas trouxe aspectos realistas e denúncia os comportamentos da elite que visa apenas o dinheiro e o poder. Recomendo!

CapivaraDoce 19/04/2024

Livro da escola literária "romantismo". Bem, o que falar, é um clássico romancista. Tendo todos as suas características. A exaltação da mulher, Aurélia, e as descrições pautadas em aspectos naturais. Sinceramente, livro cansativo. Ele começa muito bem, mas, após os 50% é só picuinha da Aurélia com o boy dela. As extensas descrições da personagem são insuportáveis. E o final dispensa quaisquer comentários, tenebroso. O autor constrói toda uma imagem feminista pra terminar a história dele daquela forma, é simplesmente ridículo. Apesar disso tudo, o livro tem sim seus pontos positivos. A história em si é ótima, além de ser um patrimônio histórico brasileiro. Mesmo que não mostre fielmente a realidade, como livros do realismo, apresenta os ideais da sociedade na época. Apesar de não gostar tanto desse livro, provavelmente voltarei nele algumas vezes durante a minha vida e está tudo bem sksksksksk
Barbara.Tomaz 19/04/2024minha estante
Amei a parte do " 50% é só picuinha da Aurélia com o boy dela". Definiu perfeitamente ????

Julia2354 17/04/2024

Jurídico Fernando Seixas.
Esta foi minha segunda experiência com Alencar. A primeira, "Iracema", não foi boa. Particularmente, detestei aquele livro. Mas "Senhora" me foi uma surpresa muito agradável.

Confesso que o enredo me chamou muita atenção porque cutucou uma parte minha que ama um enemies to lovers. Então torci muito para que Aurélia e Fernando dessem certo, no fim das contas. Obviamente essa não era a intenção do autor. O livro caminha muito bem, mas o final é uma baita quebra de clima.

Aurélia não é uma personagem cativante. Na maior parte do tempo, eu só queria mandar ela calar a boca (salvo por alguns momentos de sagacidade que me fizeram sorrir).

Fernando, apesar dos apesares, não merecia tudo o que Aurélia o fez passar. O que me leva a questionar o quão perigosamente vingativa e louca é a Aurélia. Eu teria medo de conviver com ela.

Fernando, estarei com você nas trincheiras.