Diálogo sobre a ordem

Diálogo sobre a ordem Santo Agostinho

Resenhas - Diálogo sobre a ordem

Lucio 15/05/2020

A Metafísica e as Artes Liberais
Este é um livro menos famoso, porém muito interessante de Agostinho. Escrito no Cassicíaco, após sua conversão, trata de dois temas. Na verdade, a discussão inicial era sobre o problema do mal e a sua relação com a providência, mas como os ouvintes se atrapalhavam nos conceitos, Agostinho os instruiu ao refinamento da mente, que implicava na instrução das artes liberais. Há, com isso, uma interessante introdução a essas artes e sua relação com a razão, a razão do mundo e Deus. O diálogo é bastante introdutório, mas levanta pontos interessantes, principalmente, em nossa opinião, em sua exposição sobre a relação entre fé (autoridade) e razão. A porção sobre a felicidade a vincula à mente treinada e douta, e associa até mesmo a santificação a tais artes - do que, nas retratações, veio a se arrepender. No final das contas, o livro serve mais como inspiração e abertura dos debates sobre ambos os assuntos do que uma palavra conclusiva a respeito. E mostra com destreza que tais assuntos complexos da metafísica demandam uma mente afiada e treinada nas artes liberais.