Kurt Cobain: Quando Eu Era Um Alien

Kurt Cobain: Quando Eu Era Um Alien Danilo Deninott...

Resenhas - Kurt Cobain - Quando eu era um alien

Sara 29/01/2023

Essa hq é muito lindo no traço, ilustra um pouco da vida e de como foi o crescimento do Kurt e o desenvolvimento da banda e seus vários estágios.

Felipe HQs e Mais 12/11/2023

Smells, mas poderia ser melhor
Minha adolescência foi marcada pelo Nirvana. Esperava tocar "Smells Like Teen Spirit" nas rádios, com o dedo no REC do gravador de fita cassete. Fui influenciado pelo 'boom' grunge de Kurt Cobain e cia no início dos anos 1990. Fui no famoso show da banda no Hollywood Rock de 1993 e contei os dias pra comprar o LP "In Utero", que faria o mesmo sucesso de "Nevermind". Até que em 5 de abril de 1994 eu congelei a banda no tempo. Fiquei por muitos anos sem ouvir qualquer música do Nirvana, ainda com raiva do que Cobain havia cometido.

Li 'Quando eu era um Alien', da editora Conrad, somente agora, muitos anos após fazer 'as pazes' com o Nirvana e curtir novamente seu som. Procurei na HQ dos italianos Danilo Deninotti e Toni Bruno encontrar, segundo a sinopse, a vida de Kurt antes do sucesso do Nirvana. Sim, encontrei. Mas ficou um gosto de quero mais, de que muita coisa poderia ser bem mais aprofundada.

Apesar de raso, foi bom conhecer no quadrinho a dinâmica de seus pais, a influência musical dos tios e a entrada de Kris Novoselic e Dave Grohl no caminho de Kurt e do surgimento do Nirvana. Muitos rostos que aparecem como coadjuvantes na HQ são personagens importantes na cena grunge daquele período, e todos são identificados ao fim da edição da Conrad. Mas colocar as citações das músicas cantadas por Cobain também no final da edição foi uma desafinada da editora. Elas poderiam aparecer no cantinho de cada página em que é cantada, ficaria melhor.

Desde 1994 eu aguardo uma nova banda que cause um abalo parecido com o Nirvana. Sem sucesso. Será que posso aguardar uma outra HQ que dê continuidade a 'Quando eu era um Alien' e que se aprofunde ainda mais na vida de Cobain? Tomara que sim.

E você, curte Nirvana? Conhecia esse gibi? Siga meu perfil lá no Instagram: @hqsemais

Anderson.Gama 17/03/2022

Uma boa pincelada na história de kobain
Esse é o segundo quadrinho da séries clube do 27 da editora Conrado e confesso que soa já bem melhor do que o primeiro (só realmente winehouse) neste livros temos uma leitura rápida e direta da vida de Kurt cobaia da infância ao estrelado.

Sabrina758 08/01/2024

Et?
Um quadrinho bem básico sobre a trajetória de Cobain até a formação do Nirvana. Não chega a ter algo realmente sobre a banda, foca no Kurt mesmo.
O diferencial se dá pelos desenhos, achei eles bem bonitos e a palheta de cores trazem uma sensação legal para a história (azul, meio sortudo). Além dos aliens, vez ou outra nos desenhos.
É uma boa leitura para fãs ou/e para quem quer ter uma introdução rápida sobre a vida de Kurt Cobain.
Davi761 09/01/2024minha estante
Como assim azul meio sortudo? A cor é associada a sorte?

Sabrina758 10/01/2024minha estante
opaa, **soturno

mimaisugly 13/01/2024

Quando eu era um alien
Manooooooo

foi tão bacana colocar uma playlist de nirvana pra tocar enquanto lia um trechinho da vida do kurt

claro que a hq não conta tudo detalhadamente, mas é bom pras pessoas terem uma noçãozinha de como a banda começou e sobre como foi a vida do kurt, e é divertido pra quem já sabia de tudo que foi abordado, porque é bom pra fixar mais um pouco

Rodrigo 23/01/2024

Acreditar
O quanto é importante não desistirmos dos nossos sonhos e termos pessoas que acreditam em nós.
Algumas famílias são disfuncionais, mas mesmo assim pode haver membros que não deixam nossos sonhos morrerem.

Evandro Luiz 09/07/2021

Para fãs de Kurt Cobain
A obra é boa e a arte salva bastante a nota geral da HQ.
O autor tece uma ideia a partir da música Territorial Pissings, usando a palavra Alien com uma aplicação diferente, assim como na música.
A história começa na gravação do Nevermind e depois retorna a infância de Kurt Cobain fazendo todo o caminho até a gravação novamente, e por ter poucas páginas achei tudo muito raso, por várias vezes após algum salto temporal senti a falta da conclusão do arco anterior quebrando o envolvimento que estava sendo criado com os personagens. Outro fator que não me agradou muito é a apresentação superficial de certos momentos cruciais para banda (ocasionado pela narrativa rápida), não da para sentir que foi um momento especial.
Quanto a arte ela me agradou muito, gostei da ideia de usar somente uma cor, passa a noção de que tudo que ocorreu foi a partir do ponto de vista do próprio Kurt (podendo ser fantasioso ou não).
Vejo que a HQ é uma tentativa de encontrar a letra de Territorial Pissings nos momentos de vida do Kurt Cobain, isso de fato ele conseguiu, contudo, creio que faltou conectar melhor esses momentos.
Não deixa de ser uma leitura agradável, porém quem não conhece muito sobre a vida do Kurt pode ficar meio perdido aos acontecimentos, e quem conhece, fica com o sentimento de que faltou muita coisa.

@jaquepoesia 26/01/2022

Antes das grandes gravadoras, vamos através desse livro conhecer Kurt ainda criança enfrentando o divórcio dos pais, se tornando um adolescente problemático que encontra no rock uma forma de extravasar suas ideias. E então, não demora muito para que a formação do Nirvana e sua jornada rumo ao estrelado ocupe as demais páginas desse trabalho que mescla o crescimento do vocalista com grandes momentos da jornada da banda

Com belas ilustrações e uma visão um tanto quanto alucinógena sobre o astro Kurt Cobain 'Quando eu era um alien' fala sobre a abdução grunge que levou uma legião de fãs a encontrar na música uma maneira de deixar aflorar o seu lado mais verdadeiro 👽🎸

🎵 Here we are now, entertain us!

Lena Patitucci 18/01/2022

When I wad an alien
A HQ traz uma breve história, bem por cima mesmo, da adolescência e início do Nirvana. O traço é realmente muito lindo, porém daria para ser mais elaborado, mais completa a história.

Traz também a origem da referência dos aliens de Territorial Pissings mantendo isso em alguns momentos em personagens importantes para sua carreira - como se fossem aliens - tipo alguns músicos de influência quando ele os conhece, o que é interessante, mas sei lá.

Resumindo: é bom, mas dava ser melhor.

Renato Zanotte 05/03/2022

Sim, eles 'estamos' entre nós.
Essa hq mostra uma parte da adolescência de Kurt e uma breve pincelada de como surgiu o Nirvana.
Apesar de uma bela edição, bem trabalhada com bons desenhos, eu achei a história um pouco fraca. É história feita por fã. Acaba por não entrar em muitos detalhes, deixa outros de fora. Mas para quem ouvia a banda é interessante ler esse material e descobrir como Kurt chegou até a banda.

O fato do alien é interessante, pois muitos sente-se assim. Eu mesmo sou chamado assim pelos amigos e até fiz uma tatuagem para isso. Há pessoas que não se sentem bem onde estão nem confortável com algumas pessoas, e a tendência é procurar por aliens iguais para que possa sentir-se bem.

Esse é caso da hq, o foco era mostrar que Kurt era diferenciado, possuia habilidades que muitos julgavam não importantes, e com uma família desestruturada ele busca o seu caminho.

Muitas referências e trechos de músicas (faltou uma tradução de rodapé para quem não entende inglês). No mais é foi uma boa experiência, mesmo sendo uma história um tanto superficial.

Amanda.Elpidio 07/04/2021

O começo de tudo!
Nunca tive muito interesse em relação ao Rock, as bandas e tudo mais. Já tinha visto algumas coisas sobre o Kurt e a Courtney. Vi a HQ na promoção e decidi comprar.

A HQ é linda, ótimo traço, texto fluído e de fácil entendimento. Gostei do bônus no final, explicando quem era quem! Gostei muito de conhecer a história do Kurt, o começo do Nirvana. Me deu vontade de pesquisar mais para conhecer a banda.

Peterson 09/02/2021

Quem é fã de Kurt / Nirvana vai curtir.
Uma HQ com arte lindíssima em tons azuis. Apesar de não achar uma obra excelente, gostei do resultado..

Beatriz.Mregalote 21/03/2024

Kurt Cobain, quando eu era um alien
Ótima hq, as ilustrações são maravilhosas!!!!
Conta bem por cima as relações do Kurt e aborda um pouco do desenvolvimento da banda.
Amei como o livro é repleto de referência, e com muita música, Queen, Kiss, os Beatles e várias da própria banda.
Gostei bastante das metáforas e dos aliens.

Thainá Carvalho 27/01/2017

Fazia tempo que eu queria essa hq, desde que descobri que ela existe ficava procurando promoção. Mas assim, não é nada de mais. Só quem leu sobre a vida do kurt vai entender e mesmo assim conta muito pouco. Não vi nada de 'nooosssa que ficção', está mais pra uma metáfora bem simples.
MAAAS como sou muito fã do kurt e adoro ler e ter coisas sobre ele, achei que valeu a pena pelo preço que paguei. A capa é bem bonita, e o traço do cara é bem legal também. Não achei que as ilustrações todas em azul deram um toque de melancolia como vi muita gente falar, mas eu também não sou muito entendedora de hqs. Enfim, boa compra pra fim que sou muito fã. Quem quiser comprar a hq apenas pra conhecer mais sobre o Kurt ou sobre Nirvana não vale a pena. Beijos Luz