A Educação de Caroline

A Educação de Caroline Jane Harvey-Berrick

Resenhas - A Educação de Caroline

Taisa 16/12/2015

Que livro chato!!! Sabe tudo aquilo que eu amei lá no A Educação de Sebastian? Então.....escafedeu-se.

SPOILER DO LIVRO 1, A EDUCAÇÃO DE SEBASTIAN

Se você leu a sinopse viu que aqui se passaram 10 anos desde os acontecimentos finais do livro anterior. Se não leu foi mal, mas é bom que já vá preparada mesmo.

A parte boa (e única) foi que o Sebastião lindão não é mais aquele garoto inexperiente, já passou o rodo e experimentou todas as posições possíveis do kama sutra. Aqui ele usou toda sua raiva que sobrou da rejeição que sentiu e canalizou em relacionamentos ocasionais e descartáveis. Ele se alistou e virou um soldado, trabalhando no Afeganistão em missões especiais como tradutor, sim apesar de a Caroline ter dado umas 3 aulas de italiano quando ele tinha 8 anos deixando-o fluente e demonstrando que ele é um gênio em línguas (fato esse que se mostrou literalmente correto posteriormente), ele agora também fala alemão, afegão, francês até tupi-guarani.

A Caroline virou a super jornalista de guerra. Para alguém que supostamente odiava militares, achei interessante escolha. Em uma de suas coberturas ela se depara com o Oficial Hunter, momento que pegou ambos desprevenidos e nenhum deles sabia como lidar com a situação.

Se inicia uma jornada de páginas e páginas de sexo pela Toscana, diálogos repetitivos, lembranças do passado e novos/velhos planos para o futuro. Ficava me perguntando quando alguma coisa ia realmente acontecer, havia uma expectativa, tinha certeza que alguma coisa ia dar errado.

Gostei da escolha dela para o final. Achei que a Caroline precisava provar que estava tão envolvida e entregue nessa relação como o Sebastian sempre foi. Mesmo assim foi tão enrolado, mas tãooooo enrolado que eu achava que o ano acabava e eu não conseguiria chegar até a última página.

Sinto que também tenho uma opinião do contra em relação a esse livro. A grande maioria das meninas que conversei adorou e inclusive gostou ainda mais comparado ao primeiro. E apesar de ter detestado ele é leitura obrigatória para quem leu o A Educação de Sebastian. Então, se gostou boa sorte e me conte depois!
Andrea 29/12/2015minha estante
MIGA ME ABRAÇA PORQUE TAMO JUNTA NESSA! Apesar de eu ter abandonado... lá pela metade? Dois terços do livro? Por aí. Parei na parte SPOILERqueelesjuramamoreternoamorverdadeiro-masosebastiantemquecumpriraúltimamissãoFIMDOSPOILER.

O livro, pra mim, já começou ruim porque ODEIO esse cliché de homem torturado que vai curar as mazelas da vida pegando todas as mulheres. (Como se isso funcionasse, hunf.) E a história só foi piorando. Sebastian tinha sérios probleminhas psicológicos já lá no começo e a coisa só foi piorando. Eu catei uns pedaços do final pra ver como terminava e lamentei o rumo que a história tomou. SPOILERnãodáprafazerumcasalfelizsemfilhos?meudeusacarolinejáeraumaadultasenhora! FIMDOSPOILER

Aconselhei minha amiga a ler apenas o livro do Sebastian, mas ela disse não conseguir ler um e depois deixar o outro pra lá. Eu me ressinto foi de ter comprado a edição única.

Dsclp o desabafo, mas eu precisava chorar as pitangas no ombro de alguém que também não amou a continuação.

Natasmi Cortez 14/02/2016minha estante
Eu particularmente não gostei muito nem do primeiro livro. Achei repetitivo e muito parado. A emoção foi ocorrer só no último capítulo. Sebastian sendo um adolescente de fato, querendo sexo a toda hora, não consegui ver um pingo de amor.
Já no segundo, posso dizer o mesmo que você. Lento, arrastado, parando.
Porém o final acendeu o tipo de emoção que procurei desde o início. Adorei as passagens no campo de guerra, os detalhes bem vívidos e as várias surpresas.

Taisa 29/02/2016minha estante
Andreaaaaa hahahhahahahahhahahahahhahahah, não recebi a notificação do seu comentário, e por acaso e sorte do destino me deparei novamente aqui!!!!
Adorei o comentário, adorei o jeito que você contou o spoiler, adorei tudo, ta abraçada!!!kkkkkk
Pois então, foi broxa demais essa continuação né? Sebastião lindão foi estragado, se ela fiz\esse um finalzão super happy no 1 teríamos um livro perfeito, mas enfim....autoras, quem entende?
Bjus.
=****

Taisa 29/02/2016minha estante
Oi Nat, então, eu tive amigas que também viram o livro com esses olhos, mas eu consegui ver um amor ali, acho que os dois tinham tanta necessidade de ser amados que um foi a tábua de salvação do outro, hormônios logicamente contribuem, talvez não foi um amor super construído mesmo assim de alguma forma me satisfez no livro 1.
Já no dois....nossa não conseguia entender tanta enrolação, agora ambos adultos, livres e desimpedidos, sei lá....mas entendo seu ponto de vista.
Bjus
=***

Este 17/06/2016minha estante
Eu fiquei com vontade de chorar por ler o segundo livro e ser tão decepcionante. Li o primeiro em um dia, correndo mesmo por que eu amei cada parte e não via a hora de chegar ao final. Enfim cheguei e fiquei louca pela continuação já que eu tinha me apaixonado pela narrativa e pelos personagens, mas eis que me deparo com uma confusão só. Eu ainda estou abalada. Não esperava mesmo que a autora fosse acabar com o livro assim. Decepcionada. Morta.

Taisa 22/06/2016minha estante
Estefânia do céu que decepção não?
Foi tenso....kkkkkk

Lili 06/10/2016minha estante
Detesto casal que fica separado tanto tempo,além disso me decepcionei inclusive com o primeiro.Esperava algo de diferente,uma história mais voltada para construção de um romance uma paixão,e não uma pegação eterna,e diálogos repetitivos nos dois vol.

Lo 30/12/2016minha estante
Olá...rsrs
Super assino em baixo tudo que você escreveu!!
Também fiquei muito decepcionada com esse livro !

claeizs 01/05/2018minha estante
Gostei muito do primeiro e estou quase na metade deste. Confesso que, embora tenha adorado a história deste sua temática a escrita, achei um pouco arrastado. Demorei muito para terminar o primeiro e estou tentando ler esse logo só pra saber o final mesmo. Sempre tenho a sensação de que tudo poderia ter sido resolvido em um livro só; com menos enrolação e umas 400 paginas e um pouquinho o tornaria muito melhor.

Will 08/01/2020

Satisfatório
O livro consegue ser melhor que o primeiro em muitos aspectos, porém, em outros se torna cansativo.
Enquanto no primeiro livro o erotismo funciona, aqui ele fica chato e à medida em que as cenas de sexo acontecem eu vou torcendo para ler logo e voltar à narrativa. Se tirasse metade das cenas de sexo o livro se tornaria muito melhor.
Claro, é emocionante, porém, não deixei de perceber certa pressa em finalizar o livro, entregando soluções rápidas e justificando vários personagens em um só parágrafo (tudo isso no capítulo final).
Os coadjuvantes são um caso à parte. São sensacionais e às vezes mais interessantes que o casal principal, a começar pelo David...
Enfim, foi um bom livro que certamente fez meu 2019 fechar com chave de ouro.
Karen 06/02/2021minha estante
Eu não tive coragem de ler a continuação, só a sinopse já na me chamou atenção, sendo sincera não vi necessidade de um dois...
Se as cenas sensuais nem funcionam realmente não acho que daria uma tentativa

Will 06/02/2021minha estante
O dois é muito bom por outras razões, apesar das ressalvas, vale muito a pena, principalmente e infelizmente porque os melhores personagens são os que menos aparecem..

Bela Paulinha 10/05/2017

Mas o que aconteceu com essa continuação??!!
Gente, socorro, foi difícil finalizar essa livro viu. Fui até o final pq a curiosidade era maior, mas não curti msm, achei bem chatinho, sem grandes acontecimentos, só no final q acontece uma coisa ou outra. 10 anos se passaram, mas o casal parece que não amadureceu mto, principalmente o Sebastian, seus diálogos tão infantis, sem graça, mil vezes foi repetido a palavra "cacete" ( qual foi tradução!)...sexo, mais sexo, mais sexo...poxa vida, isso piorou tanto, um diálogo e sexo. Esse não deu, infelizmente! ah, q epílogo mais vazio, poxa Jane, melhor q fosse único, tinha gostado do anterior =/
Lana Wesley 11/05/2017minha estante
Também só continuei a leitura, pois estava muito curiosa para saber qual seria o final.

Ju SM 18/01/2016

Leitura gostosa
Adorei ler a continuação.
Os personagens estão mais maduros. E é possível ver o amor real entre Carolina e Sebastian.

Natasmi Cortez 15/03/2016

[RESENHA] A Educação de Caroline
Se você leu a resenha do livro anterior, vai saber que eu mencionei vários aspectos que me incomodaram na história de Jane. Entre eles a imaturidade e fraqueza da protagonista Caroline. Suas atitudes egoístas ficaram ainda mais evidentes no final quando abandonou seu amado Sebastian sem nem olhar para trás.

Claro, ela ia ser presa. Não havia outra opção. Não havia mesmo, não naquele momento. Então fiquei surpresa ao ler a sinopse de A Educação de Caroline, e descobrir que 10 anos se passaram sem que aquele casal apaixonado que fazia juras de amor, houvesse se reencontrado. Como assim 10 anos?!!!!

Mas preciso dar mérito à autora, nesse livro as coisas finalmente adquiriram um tom mais adulto. Caroline agora é uma mulher decidida, dona da própria vida, que tem orgulho próprio e não depende de ninguém. Ela evoluiu e com isso ganhamos uma história diferente da anterior.

Sebastian, por sua vez, mudou tanto de personalidade que ao menos para mim, se tornou IRRECONHECÍVEL. Não consegui associar o adolescente gentil e meigo à esse homem bruto, mulherengo e confuso. Parece que trocaram de personalidade. Agora ele é o imaturo, que faz as coisas sem pensar e brinca com o sentimento alheio.

"Eu o encarei desconfiada. O menino que eu conheci jamais teria me machucado - mas ele tinha ido embora há muito tempo. Eu não conheceria mais quem Sebastian era - ele era um estranho."

Não entendi o que a autora quis fazer no início da trama. Ela tentou criar uma tensão no encontro, uma que eu particularmente adorei. Porém falhou em sustentar o argumento e logo voltamos às boas encontradas no livro anterior.
Romance, briguinha, beijos, xingamentos, promessas de amor, ciúmes, sexo, e muita enrolação desse tipo até a metade do livro. Foi arrastado, com um ritmo lento, e senti tanto que com personagens tão mais atrativos o enredo tenha ficado tão pobre.

Do meio pro final, a história dá uma guinada interessante e nos traz a carga emocional que fez com que eu estimasse esse livro mais do que seu antecessor.
Como pano de fundo temos uma guerra cruel que é apresentada belamente pelas mãos da autora e não há como não sentir a intensidade dos momentos vivenciados por nossos personagens.
Jane conseguiu descrever cada cena de ação com uma riqueza de detalhes impressionante, e não foi com surpresa que ao ler os agradecimento ( sim eu faço isso, acreditem) descobri que ela pesquisou muito para escrever essa história.

Acho que além de todo o romance e o erotismo encontrados na obra, a autora conseguiu trazer uma mensagem importante para nós mulheres. Caroline era uma mulher fraca e submissa que por meio do amor de Sebastian se tornou alguém livre, e forte. Ela não muda quem é, nem deixa de lado as coisas que gosta por um homem, nem que esse homem seja aquele que lhe impulsionou a ter uma vida diferente.
E nesse gênero, estamos carentes de personagens femininas assim, por isso, recomendo a história, mesmo com seus altos e baixos.

site: http://claquetegeek.blogspot.com.br/

Ivi 12/04/2016

A EDUCAÇÃO DE CAROLINE
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 28º livro lido em 2016 e foi A EDUCAÇÃO DE CAROLINE (Jane Harvey-Berrick). Este livro é o segundo volume da duologia que conta a história de amor entre Sebastian e Caroline. O primeiro livro terminou de uma forma bem tensa e eu estava ansiosa para saber como a história do casal seria concluída.

Esta resenha possui spoiler do primeiro livro.

Caroline e Sebastian viveram no primeiro livro, um amor proibido. Ela era casada com outro homem e Sebastian ainda não havia completado 18 anos e no estado da Califórnia, local onde o enredo se desenvolve, isso era um crime. Então quando os pais de Sebastian descobrem o caso de amor dos dois, eles ameaçam, coagindo Caroline a ir embora ou eles a denunciariam. Caroline então vai embora e estabelece a sua vida em Nova York, volta a estudar e sua carreira de jornalista começa a fluir. Ela se torna uma correspondente de guerra.

Dez anos depois da separação traumática de Sebastian, Caroline é enviada para a Alemanha, a fim de fazer um treinamento e na sequência, ir fazer a cobertura da guerra no Afeganistão e lá na Alemanha, ela reencontra Sebastian, que agora, aos 27 anos, é um fuzileiro naval.

O livro então irá se desenvolver em Caroline e Sebastian se reconquistarem e descobrirem uma maneira de fazer com que o intervalo de 10 anos entre os dois, não os impeça de viverem juntos. E mais uma vez, com uma boa dose de sensualidade, o casal aproveita o intervalo de 10 dias que eles tem antes de partirem para suas obrigações e vão viajar de moto pela Itália.

Eu gostei bastante da premissa do primeiro livro, a questão de uma mulher mais velha se envolver com um homem mais novo e ensinar a linguagem do amor para ele por isso o primeiro livro chama-se A Educação de Sebastian porém, já no primeiro livro, o excesso de cenas eróticas, fez com que a leitura se tornasse cansativa para mim. Neste segundo livro, Sebastian é quem vai orientar Caroline em relação ao campo de guerra e como sobreviver em um ambiente hostil e essa abordagem, me interessou bastante porque agora Sebastian é um homem muito bem-sucedido em sua profissão, condecorado com muitas medalhas de honra em sua patente, porém, parte do romance, mais uma vez, foi extremamente repetitiva no âmbito do erotismo e sensualidade.

Divido o livro em 5 partes:

1-) ambientar o leitor no atual contexto de Caroline, que agora usa o nome de Lee Venzi como jornalista.
2-) o reencontro com Sebastian;
3-) a viagem dos dois pela Itália isso era um sonho que os dois tinham no primeiro livro.
4-) a ida dos dois para o Afeganistão;
5-) uma situação muito triste acontece quando os dois estão no meio da guerra e a última parte do livro é de superação.

A ideia do livro, o fio condutor que a narrativa propõe é original e interessante, porém a escrita da autora não me convenceu. Algumas coisas que foram inseridas no enredo não tinham muita consistência e eu esperava mais em função de todo o cenário em que o casal estava. O ponto alto do livro para mim, foi a viagem pela Itália, mas, ainda assim, as descrições dos lugares e das sensações eram muito sucintas e eu particularmente, adoro viajar junto com os personagens e conhecer os locais através das impressões que o autor nos dará e isso, o livro não teve.

Acontece a mesma coisa quando os dois estão na guerra. A forma como a autora nos coloca no cenário e como ela desenvolve a interação dos personagens no ambiente, não convence, não é feita de uma forma em que o leitor se envolva e viva o momento proposto.

Enfim, a leitura foi tranquila, um pouco truncada quando as cenas de sexo se repetiam, porém o livro é bem rápido de ser lido. Mas eu esperava muito mais deste enredo e das situações sérias que a sinopse prometeu.

Para quem leu o primeiro livro, é interessante ver este reencontro. Para quem curte romances eróticos, é um prato cheio, mas não espere muito do desenvolvimento da premissa, porque neste quesito, deixa bastante a desejar.

Eu esperava bem mais!

Biia Rozante | @atitudeliteraria 29/10/2016

Um livro lindo sobre segundas e terceiras chances.
~ CONTÉM SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO ~

Após concluir a leitura de A EDUCAÇÃO DE SEBASTIAN, foi praticamente impossível conter a necessidade e ansiedade para saber como a história se resolveria. Eram tantas as emoções conflitantes despertas, que quando peguei o livro A EDUCAÇÃO DE CAROLINE em mãos, eu não sabia se ficava extasiada ou amedrontada. Eram muitas as expectativas e posso dizer que cada uma delas foi atendida e em determinado momentos até surpreendidas.

Dez anos após o rompimento de sua relação perigosa com Sebastian, Caro está cada vez mais próxima de conseguir o que sempre almejou em sua vida. Tornou-se uma jornalista de sucesso, trabalhando como correspondente de guerra, ela é uma mulher independente, forte, do tipo que sabe o que quer e que luta bravamente por isso. Dizer que o passado ainda não a deixa trêmula seria uma mentira, Sebastian foi uma parte importante demais em sua vida e mesmo que queira, ela sabe que jamais será capaz de esquecê-lo. E talvez ela realmente não deva. Sabe quando o destino gosta de bagunçar nossas certezas? Desestabilizar nossas estruturas e afugentar nossos argumentos? Exatamente, é isso que acontece com Caro, quando ela reencontra Sebastian após acreditar que jamais voltaria a vê-lo.

Sebastian nunca compreendeu o porquê de Caro jamais tê-lo procurado, e durante anos amargou a rejeição e o fato dela não ter se importado com o quanto ele sofria. Desnorteado, sem saber que rumo seguir após a separação dolorosa que levou para longe não apenas a mulher que amava, mas sua melhor amiga, Sebastian se alistou na Marinha e passou a levar uma vida mundana, abusando de bebidas e sexo. Até que o inesperado acontece e o coloca cara a cara com a única que ele não foi capaz de esquecer.

Apesar da atração que os suga em direção um do outro, existem muitas barreiras que precisam ser ultrapassadas. São dez anos remoendo a separação, dez anos de raiva, de incertezas e esperanças. Dez anos que pareceram uma vida inteira e que não podem ser compensados em dez minutos. Sebastian não é mais o jovem doce e inocente. Caro não é mais a mulher carente e passiva. O amor irá falar mais alto? Eles irão aceitar a segunda chance que a vida está oferecendo?

“Eu o encarei desconfiada. O menino que eu conheci jamais teria me machucado - mas ele tinha ido embora há muito tempo. Eu não conheceria mais quem Sebastian era - ele era um estranho.”

O que mais me atraiu no enredo foi o modo como a autora trabalho o amor, Sebastian e Caro estão mais maduros, eles aprenderam e sofreram muito ao longo dos anos. A maneira como eles vão se reaproximando, reconquistando a confiança e despertando a necessidade de estar perto um do outro é encantador. A história de amor entre eles é linda, não tem como não se envolver e torcer para que o final seja feliz. Mas minhas gente, como o final feliz está difícil e longe de se alcançar. Quando pensei que não teria mais como me emocionar, quando vislumbrei um desfecho lindo, a autora vai e arranca um pedaço do meu coração e então, segura as lágrimas.

"E finalmente meu coração, pobre e faminto, entendeu o que Sebastian estava me dizendo: ele me amava. Ele sempre havia me amado. Era um bálsamo para minha alma ressequida. Uma epifania que me atingiu com extraordinária claridade. Eu também o amava. "

A EDUCAÇÃO DE CAROLINE é um livro lindo sobre segundas e terceiras chances. Sobre a força do AMOR, que é capaz de tudo superar. Sobre ter fé e esperanças e acreditar que mesmo diante de grandes montanhas se pode chegar ao topo. Com personagens imperfeitos, mas que juntos descobrem o encaixe perfeito, JANE nos leva para uma verdadeira montanha-russa de emoções e torna impossível não se sentir arrebatada por sua obra. Não vou dizer que a história está perfeita. Sendo honesta, o excesso de cenas eróticas foi desnecessário, tornando a leitura repetitiva e cansativa. A autora poderia ter explorado melhor o reencontro, apresentando diálogos e momentos mais tranquilos, sei lá, nos apresentando algo novo. Entretanto em nenhum momento esse fato minimiza a grandiosidade da obra.

Seb e Caro ganharam um espaço cativo em meu coração, e assim como eu pude refletir e aprender muito com eles, tenho certeza que você também irá. Nunca é tarde para recomeçar e ser feliz, a vida é feita de escolhas, você só precisa tomar as certas. Apesar do primeiro livro da série seguir sendo meu preferido, este também merece uma oportunidade. Então fica a recomendação.

A Editora Novo Século, deixo meus parabéns pelo belo trabalho.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2016/05/resenha-educacao-de-caroline-jane.html#.WBSl7_krLIU

Gi 15/11/2016

Caro e Sebastian
Ahh impossível não se apaixonar ainda mais por Sebastian.
Depois de uma separação conturbada. Onde Sebastian ainda tem 17 anos e Caro 30, o futuro dos dois fica ameaçado.
Mas 10 anos depois, eles se encontram, ele como fuzileiro naval e ela como repórter.

Bia 19/04/2017

“Talvez viver seja quando acontece algo que você não está esperando.”
Dez anos se passaram e Caroline agora é Carolina Venzi.- Depois de seu divorcio, ela se mudou para Nova York, o único plano que ela ainda tinha. Foram alguns anos sofrendo com falta de dinheiro, mas finalmente seu trabalho como jornalista foi reconhecido. Depois de algum tempo trabalhando como uma jornalista freelancer, ela foi contratada pelo The New York Times para fazer uma matéria sobre os americanos que estão servindo seu país no Afeganistão. Porém, antes de por entrar em território hostil, todos os jornalistas tem que passar por um treinamento providenciado pelos militares. Mas assim que Caro chega a Geneva, e seu treinamento começa, sua vida muda completamente porque ela tem de enfrentar seu antigo amante, agora Chefe Sebastian Hunter, especialista em linguística e membro da Marinha Americana.

Quando os olhos dos dois se encontram pela primeira vez, ela vê que ele também fica surpreso, mas logo depois a raiva o consome. Ela tenta falar com ele, mas ele foge. Ele procura por ela, mas da maneira inapropriada, o que não ajuda em nada. Mas Sebastian tem um plano. Ele é influente o suficiente para interferir com a papelada de Carolina e atrasa sua ida ao Afeganistão, só porque quer passar mais tempo com a mulher que mudou sua vida. Apesar de Caro ter prometido a si mesma que nunca mais se envolveria com um militar, muito menos com um homem mais novo, mas ela também quer resolver os assuntos que eles deixaram abertos dez anos atrás. Então ela se vê concordando com uma viajem com Sebastian pela Itália, para conhecer novos lugares e, quem sabe, conhecer um ao outro novamente.
[...]

site: https://paginaebooks.wordpress.com/2016/05/24/resenha-de-terca-a-educacao-de-caroline-the-education-of-2/

Lana Wesley 11/05/2017

Leitura cansativa
Enfim consegui termina essa leitura, que teve muitos pontos negativos, e muitos outros pontos positivos. Posso dizer que as cenas se baseia apenas na relação de Caro, e Sebastian, e quase não tem envolvimento de personagens secundário, o que deixou ainda mais a desejar, pois já estava chato. Os pontos positivos foi aqueles que me surpreendeu, e que me deixou curiosa para saber o que iria acontecer no próximo capítulo e torcendo para que os personagens tivessem um merecido final feliz, já que eles já havia passado por tantos problemas, que por esse fator ambos se mereciam. Não posso deixar de ressaltar que Sebastian nesse livro tem uma personalidade marcante, que hora vai deixar o leitor querendo mata-lo, e outra ama-lo. De uma forma geral, ainda consegui me apegar a esse casal e sentir empatia por eles.

Patrícia 18/07/2017

Segunda vez que leio e mais uma vez apaixonada.
"Não era perfeito; e daí? A vida não era perfeita. A vida é o que acontece enquanto você espera por seu momento ao sol e, se você a perde, esperando pela ilusão perfeita que Hollywood vende, então o bobo é você."
pg.303

Silvia.Arcanjo 24/06/2018

Bom livro
Bom livro...

Karina 04/04/2020

Bom... mas nem tanto
Entre pontos altos e baixos se desenrola a continuação da história de Caroline e Sebastian. A primeira parte da história eu não amei, mas também não odiei. Esse segundo livro eu diria que chega a ser mais interessante mas continua com os mesmos pontos irritantes do primeiro livro: brigas sem sentido, inseguranças de ambos os personagens que parecem nunca aprender com o que acontece de ruim e que os separa e provocações que beiram a infantilidade.
Resumindo, continuo não amando a história, mas é um bom (mas nem tanto) livro.

Flavia.Marinho 24/04/2020

A educação de Caroline
Um romance muito marcante pra mim, um final definitivamente esperado e necessário.