A Educação de Caroline

A Educação de Caroline Jane Harvey-Berrick

Resenhas - A Educação de Caroline

Bianca2416 03/01/2024

Final merecido
Continuação do Livro a Educação de Sebastian, perfeito! Um final justo e comovente.
O livro todo te envolve no reencontro depois de 10 anos e te faz mergulhar na história por completo! Viciante

Karen 29/12/2023

"Eu não sabia se o beijava, estapeava ou internava"
Romance: 90%
Drama: 45%
Hot:35%
Brigas: 25%

Gente...
Eles precisam de um acompanhamento psicológico urgentemente.

Tadinhos, estão completamente sequelados no fator mental.(Devo dizer que após esse livro eu também estou).
A carga emocional que esse livro carrega ainda mais nesse exato momento com o que anda acontecendo em certas fronteiras: É imensa
Foi tão tão triste e pesado.

Bem; se metade do livro a gente passa com a playlist de entre tapas e beijos a outra é um soneto longo e triste.
É tudo muito difícil, e se assim como eu, você se sente mal só de olhar as notícias, aqui não vai ser diferente...
Eu costumava pensar que "Guerras" eram algo que tinham ficado para livros e filmes, mas não é essa a verdade!

E agora ler sobre isso e saber que neste momento está acontecendo: dói.
E dói muito.

"Havia muitos que estavam bem piores. Um jovem com o qual conversei baixinho durante aquelas horas horríveis chamava-se Lance. Ele perdera as duas pernas e um dos braços. E me disse que estava ?contente? que isso aconteceu com ele, porque ele não queria que acontecesse com nenhum de seus amigos no batalhão.
Ele tinha 22 anos."

Sobre o romance ; eles superaram muitas coisas e de forma bem conturbada, Sebastian parecia outro personagem pra mim, o que é bastante condizente depois que se passou tanto tempo, foi um pouco mais difícil me apegar aos dois neste livro.
Em certos momentos já não achava que eles combinavam, pelo menos não como antes
Esse definitivamente tem um aspecto mais maduro.
Sobre as partes mais picantes, acho que o primeiro livro ganha, mas esse não fica muito atrás, algumas cenas foram realmente boas.

Lucy 10/10/2023

Dez anos e nenhuma evolução de personagem
Minha releitura foi bem menos satisfatória do que minha primeira experiência. Meus sentimentos acerca do livro #1 permanecem os mesmos; a trama é angustiante, envolvente e apaixonante. É compreensível o porquê deles se apaixonarem, mesmo com todas as circunstâncias desfavoráveis. Porém, não posso dizer o mesmo aqui. Carolina não suportava a ideia de ter de esperar poucos meses para ter uma relação com Sebastian, mas passa tranquilamente 10 anos longe. Não tentou contato com ele, não buscou saber como ele estava. Mesmo acreditando que Sebastian não estava de fato apaixonado, ela sabia o quão horríveis eram seus pais e o quanto ele não tinha mais ninguém além dela e dos pais de seu amigo.

Enquanto ela seguia em frente, Sebastian tornava-se o clichê do macho sofredor: come tudo que anda, é um babaca raivoso e, como plus, é um alcoólatra. O Sebastian doce e carinhoso dá certos vislumbres, mas seu comportamento, no geral, é de contra-atacar tudo que Caro lhe diz. Ele tem muito rancor e raiva pelo abandono dela. O que é muito justificável. Também é um tanto justificável o fato dele não saber como estar em um relacionamento e dialogar pacificamente, já que ele nunca teve nada sério. Já Carolina, uma mulher de 40 anos, se comporta como uma adolescente. Principalmente quando finge sororidade enquanto xinga qualquer mulher que olhe para Sebastian.

Cerca de 80% do livro é só sexo. Eles brigam e após poucas palavras voltam a se amar loucamente. Os dois mal conversam ou buscam se conhecer novamente. Eu entendo querer recompensar o tempo perdido, mas é exaustivo de se ler. Sem contar que o sexo, além de sem originalidade, entra em qualquer situação. Como após um atentado contra suas vidas. Ambos estão no meio do fogo cruzado, no Afeganistão, Sebastian se preocupa com precisar sair às pressas e estar nu, mas Caro (a mulher muito profissional) não dá a mínima e insiste em transar com ele naquele momento. Os 10% finais são os mais interessantes e promissores. Finalmente a autora percebe que tem de contar uma história, então lhes dá um problemão e um conflito sólido. Mas não os desenvolve! A história termina praticamente do nada, com um felizes para sempre anticlimático. O que eles resolveram fazer da vida? Caro permaneceu como jornalista? Sebastian busca ajuda profissional? Ele passa a controlar melhor sua raiva? Seu alcoolismo era real ou só quando convinha para a autora? Ele a ama ou tem uma espécie de complexo de Édipo? Havia tanto mais a ser contado e mostrado. Tanto que foi desperdiçado ao focar apenas na parte sexual da relação dos dois. E qual o propósito de sempre botar homens dando em cima da Caro? Nunca leva a nenhum lugar. E por que David, do nada, pareceu um anjo após 11 anos sendo um escroto? Foi um livro muito aquém e sem metade da emoção que senti no primeiro.

Ray 02/04/2023

Simplesmente perfeito
O livro sem dúvidas é perfeito, eu só errei em ter lido esse primeiro porque é um saga de dois livros kkkkkkkk, mas a história é muito boa e envolvente

Rose 27/03/2023

Depois de uma separação traumática e obrigatória, Caroline e Sebastian seguiram com suas vidas e se reencontram 10 anos depois.

Choque e mágoa,  uma mistura de sentimentos que mexe com ambos.

Eles mudaram muito. Cada um de sua forma conseguiu construir seu caminho. Mas o sentimento do que tiveram, do que poderia ter sido, ainda existe e martela da cabeça e no coração.

Mas o quão verdadeiro seria este sentimento? E o que ele representa para cada um? O quão dispostos estão para se entregarem?

10 anos depois, alguns problemas continuam os mesmos. A diferença de idade continua, e Caro tem as inseguranças típicas de qualquer mulher com 40 anos, com adicional de ter um relacionamento com um homem bem mais novo e saber dos preconceitos que passará. Alguns, inclusive, dentro dela mesma.

Durante a leitura, algumas atitudes dela me irritaram. O fato é que apesar do amor que sentia, é perceptível que a própria Caro, em várias  passagens boicotava o relacionamento. Isso, claro, aumenta o desgaste, visto que ela parecia sempre pronta a ir embora do que ficar e lutar.

Mas é certo também que no momento mais crítico, a idade dela, junto com o amor, foi decisivo. Não sei se uma mulher mais jovem iria suportar o peso do momento.

Nesta parte  achei que faltou alguns ajustes, uma ajuda médica ou mesmo a presença de amigos mais próximos a Sebastian. Não fez muito sentindo eles não aparecerem. Assim como achei um pouco estranho a repentina melhora dele. Um estalo e as coisas começam a evoluir.

De modo geral, gostei da duologia, principalmente por trazer como tema um relacionamento com diferença de idade, sendo a mulher bem mais velha que o rapaz.

Outro ponto que gostei, foi ver Caro em ação. Em vários livros cansei de ver a protagonista se colocar em perigo sem necessidade e causar transtornos em volta. Aqui não foi o caso. Ela obedeceu os soldados e não criou caso quando foi necessário sua retirada.

Tem muitas cenas hot boas, mas acho que um poquinho menos deixaria o enredo um tanto melhor.

Enfim, é isso. E você, já leu? O que achou da história deste casal?

Bete Conrado 15/12/2022

Na verdade só li esse livro pq descobri ser a sequência do livro a Educação de Sebastian, o qual eu nem sabia que existia. Achei que a autora enrolou desnecessariamente, mas enfim, foi um bom desfecho para a estória do casal.

Elen Prieto 11/05/2022

>.<
Que pena, não deu! Eles poderiam ter amadurecido um pouquinho mais!! Estória chata e sem sentido. :'(

Carolina 03/01/2022

Decepção!
Simplesmente não sei o que aconteceu! O primeiro livro foi tão perfeito, os personagens tão bem desenvolvidos e quando chego no segundo livro tomo um tapa no meio da cara!

DeboraESouza 29/05/2021

Surpreendente
Pra dizer a verdade, não esperava muito do livro. Oque me prendeu mesmo foi o fato de o casal ter, relativamente, uma diferença de idade; oq dificultou, pq sempre imaginava a Caroline com uns 20 anos sendo que ela tem 40 KKKK
É uma escrita boa de ler, o livro te prende. O romance do casal é bem desenvolvido e não é algo que acontece da noite pro dia. E o final me deixou bem apreensiva, oq me deixou mais presa ao livro.
Recomendo muito!!

Cah. 17/05/2021

...
Caroline e Sebastian se reencontram após o final difícil que tiveram. Caroline com 40 anos e Sebastian 27 ... Em alguns momentos Caroline é uma chata, e Sebastian ainda tem dificuldades em lidar com a não volta de Caroline quando ele completou 21 anos. Foi quando Sebastian começou a beber e se tornou mulherengo. Eles precisam recomeçar e deixar pra trás os sentimentos negativos. E ainda existe a guerra no Afeganistão, Caroline como correspondente e Sebastian fuzileiro naval ...

Jhosi 07/03/2021

Gostei mais do que do primeiro livro
Dez anos após uma separação brusca e dramática, Sebastian e Caroline voltam a se encontrar em uma situação totalmente diferente: Ele agora é um oficial da marinha americana e ela correspondente internacional prestes a embarcar para o Afeganistão.

O reencontro traz à tona todo o passado mal resolvido dos dois, mas apesar de ser difícil e doloroso no início, esse reencontro logo os faz perceber que eles nunca se esqueceram um do outro. Agora, ambos estão mais maduros, mais fortes e se quiserem uma segunda chance, eles precisarão colocar um ponto final no passado e recomeçar.

Neste segundo volume, eu realmente adorei os personagens e as mudanças que viveram. Consegui me conectar às emoções de Caroline e entendê-la melhor. Também gostei muito do Sebastian mais confiante e seguro de si - longe de toda a negatividade que o cercava no primeiro livro.

E os cenários em que esse reencontro acontece e se desenrola, contribuiram muito para a construção da história, dando aquela pitada de tensão que trouxe mais intensidade à história.

O final foi lindo e eu não conseguiria imaginar um desfecho melhor para o casal!

Eu, particularmente, gostei mais do segundo livro do que do primeiro. Mas um é complemento do outro, então, faz-se necessário ler os dois para conhecer e entender melhor este intenso romance.

Raquel Cristina Homem 18/10/2020

Abandonei
E volta o cão arrependido...
Não consegui passar do capítulo três. A imatura mulher de 30 agora é uma ressentida mulher de 40. Que-mulher-mais-chata! E o Sebastiam que era um fofo virou um adulto grosseiro e alcoolatra. Não deu, desisti da leitura. Fico só imaginando se a autora vai por os dois transando feito coelhos em meio à guerra... porque a Carolina virou mártir, basicamente se manteve pura como a neve nos últimos dez anos. Já o Sebastiam tem fama de comedor... que-cha-ti-ce
Quem gostou, gostou. Eu não recomendo nem o 1 nem o 2.

Claire Scorzi 15/08/2020

Fazendo Eco a Balzac
Esta resenha cobre as impressões sobre ambos os livros, A Educação de Sebastian e sua sequência, A Educação de Caroline, pois julgo que eles devem ser compreendidos e analisados juntos.

O primeiro livro, "Sebastian" deixa as sementes para o que veremos no segundo, "Caroline": as virtudes e os defeitos do casal de protagonistas serão mostradas e retomadas na sequência. Em Sebastian, vemos o autocentrismo - ou egocentrismo - próprios da adolescência, bem como a impaciência e a ira (em germe) que depois se revelará por vezes asssustadora, até cruel; o personagem cresce fisicamente, mas pouco amadurece; já sua companheira, Caroline, que tantos erros cometeu no livro 1, consegue levantar-se e "crescer": profissionalmente, emocionalmente, psicologicamente.

Se há uma coisa que "A Educação...", série em 2 livros, pode sugerir, intencionalmente ou não, é o perigo do romance entre duas pessoas de idades diferentes, no caso aqui, uma mulher doze anos mais velha do que seu amante. Se existem vantagens para uma mulher madura envolver-se com um jovem, isso só pode dar-se no plano sexual (intencionalmente ou não, os dois livros sugerem isso); no plano emocional, a mulher encontra-se sobrecarregada, pois seu jovem amante é incapaz de empatia real com ela, e psicologicamente imaturo; o ônus dessa crucial parte do relacionamento é dela, não dele. É Caroline quem precisa ser forte nos momentos de crise; é ela quem deve ser paciente (já não vimos esse filme?); é ela quem precisa pensar e arcar com as consequências dos seus erros e escolhas questionáveis ou difíceis; é ela quem "esquenta a cabeça", vamos dizer assim.

Ainda: tenha pretendido (ou não) afirmá-lo, a autora, Jane Harvey-Berrick, assina embaixo com o grande Balzac: diante do fim de um caso de amor - amor verdadeiro, ainda que mal dirigido, ainda que repleto de erros e escolhas ruins - a mulher é capaz de refazer-se, de sobreviver, de retomar sua vida, de encontrar objetivo numa profissão amada, ou de descobrir novos interesses; o homem, não; este é esmagado pelo fim do relacionamento, aviltando a si mesmo, entregando-se a vícios e alimentando rancor e ira sempre latente. É o que se degrada e muda para pior. Não a mulher.

Balzac sabia demais. E - inconsciente ou não - Jane Harvey-Berrick também.

Denise.Rocha 08/05/2020

É...
Fiquei um pouco decepcionada. Esperava mais. Não gostei da forma que a autora reformulou o Sebastian, e me irritou muito as cenas dele todo irritadinho, me lembrando o ex marido dela, senti saudades do doce e belo Sebastian Hunter.