A Educação de Caroline

A Educação de Caroline Jane Harvey-Berrick

Resenhas - A Educação de Caroline

Claire Scorzi 15/08/2020

Fazendo Eco a Balzac
Esta resenha cobre as impressões sobre ambos os livros, A Educação de Sebastian e sua sequência, A Educação de Caroline, pois julgo que eles devem ser compreendidos e analisados juntos.

O primeiro livro, "Sebastian" deixa as sementes para o que veremos no segundo, "Caroline": as virtudes e os defeitos do casal de protagonistas serão mostradas e retomadas na sequência. Em Sebastian, vemos o autocentrismo - ou egocentrismo - próprios da adolescência, bem como a impaciência e a ira (em germe) que depois se revelará por vezes asssustadora, até cruel; o personagem cresce fisicamente, mas pouco amadurece; já sua companheira, Caroline, que tantos erros cometeu no livro 1, consegue levantar-se e "crescer": profissionalmente, emocionalmente, psicologicamente.

Se há uma coisa que "A Educação...", série em 2 livros, pode sugerir, intencionalmente ou não, é o perigo do romance entre duas pessoas de idades diferentes, no caso aqui, uma mulher doze anos mais velha do que seu amante. Se existem vantagens para uma mulher madura envolver-se com um jovem, isso só pode dar-se no plano sexual (intencionalmente ou não, os dois livros sugerem isso); no plano emocional, a mulher encontra-se sobrecarregada, pois seu jovem amante é incapaz de empatia real com ela, e psicologicamente imaturo; o ônus dessa crucial parte do relacionamento é dela, não dele. É Caroline quem precisa ser forte nos momentos de crise; é ela quem deve ser paciente (já não vimos esse filme?); é ela quem precisa pensar e arcar com as consequências dos seus erros e escolhas questionáveis ou difíceis; é ela quem "esquenta a cabeça", vamos dizer assim.

Ainda: tenha pretendido (ou não) afirmá-lo, a autora, Jane Harvey-Berrick, assina embaixo com o grande Balzac: diante do fim de um caso de amor - amor verdadeiro, ainda que mal dirigido, ainda que repleto de erros e escolhas ruins - a mulher é capaz de refazer-se, de sobreviver, de retomar sua vida, de encontrar objetivo numa profissão amada, ou de descobrir novos interesses; o homem, não; este é esmagado pelo fim do relacionamento, aviltando a si mesmo, entregando-se a vícios e alimentando rancor e ira sempre latente. É o que se degrada e muda para pior. Não a mulher.

Balzac sabia demais. E - inconsciente ou não - Jane Harvey-Berrick também.

Karen 29/12/2023

"Eu não sabia se o beijava, estapeava ou internava"
Romance: 90%
Drama: 45%
Hot:35%
Brigas: 25%

Gente...
Eles precisam de um acompanhamento psicológico urgentemente.

Tadinhos, estão completamente sequelados no fator mental.(Devo dizer que após esse livro eu também estou).
A carga emocional que esse livro carrega ainda mais nesse exato momento com o que anda acontecendo em certas fronteiras: É imensa
Foi tão tão triste e pesado.

Bem; se metade do livro a gente passa com a playlist de entre tapas e beijos a outra é um soneto longo e triste.
É tudo muito difícil, e se assim como eu, você se sente mal só de olhar as notícias, aqui não vai ser diferente...
Eu costumava pensar que "Guerras" eram algo que tinham ficado para livros e filmes, mas não é essa a verdade!

E agora ler sobre isso e saber que neste momento está acontecendo: dói.
E dói muito.

"Havia muitos que estavam bem piores. Um jovem com o qual conversei baixinho durante aquelas horas horríveis chamava-se Lance. Ele perdera as duas pernas e um dos braços. E me disse que estava ?contente? que isso aconteceu com ele, porque ele não queria que acontecesse com nenhum de seus amigos no batalhão.
Ele tinha 22 anos."

Sobre o romance ; eles superaram muitas coisas e de forma bem conturbada, Sebastian parecia outro personagem pra mim, o que é bastante condizente depois que se passou tanto tempo, foi um pouco mais difícil me apegar aos dois neste livro.
Em certos momentos já não achava que eles combinavam, pelo menos não como antes
Esse definitivamente tem um aspecto mais maduro.
Sobre as partes mais picantes, acho que o primeiro livro ganha, mas esse não fica muito atrás, algumas cenas foram realmente boas.

Raquel Cristina Homem 18/10/2020

Abandonei
E volta o cão arrependido...
Não consegui passar do capítulo três. A imatura mulher de 30 agora é uma ressentida mulher de 40. Que-mulher-mais-chata! E o Sebastiam que era um fofo virou um adulto grosseiro e alcoolatra. Não deu, desisti da leitura. Fico só imaginando se a autora vai por os dois transando feito coelhos em meio à guerra... porque a Carolina virou mártir, basicamente se manteve pura como a neve nos últimos dez anos. Já o Sebastiam tem fama de comedor... que-cha-ti-ce
Quem gostou, gostou. Eu não recomendo nem o 1 nem o 2.

Taisa 16/12/2015

Que livro chato!!! Sabe tudo aquilo que eu amei lá no A Educação de Sebastian? Então.....escafedeu-se.

SPOILER DO LIVRO 1, A EDUCAÇÃO DE SEBASTIAN

Se você leu a sinopse viu que aqui se passaram 10 anos desde os acontecimentos finais do livro anterior. Se não leu foi mal, mas é bom que já vá preparada mesmo.

A parte boa (e única) foi que o Sebastião lindão não é mais aquele garoto inexperiente, já passou o rodo e experimentou todas as posições possíveis do kama sutra. Aqui ele usou toda sua raiva que sobrou da rejeição que sentiu e canalizou em relacionamentos ocasionais e descartáveis. Ele se alistou e virou um soldado, trabalhando no Afeganistão em missões especiais como tradutor, sim apesar de a Caroline ter dado umas 3 aulas de italiano quando ele tinha 8 anos deixando-o fluente e demonstrando que ele é um gênio em línguas (fato esse que se mostrou literalmente correto posteriormente), ele agora também fala alemão, afegão, francês até tupi-guarani.

A Caroline virou a super jornalista de guerra. Para alguém que supostamente odiava militares, achei interessante escolha. Em uma de suas coberturas ela se depara com o Oficial Hunter, momento que pegou ambos desprevenidos e nenhum deles sabia como lidar com a situação.

Se inicia uma jornada de páginas e páginas de sexo pela Toscana, diálogos repetitivos, lembranças do passado e novos/velhos planos para o futuro. Ficava me perguntando quando alguma coisa ia realmente acontecer, havia uma expectativa, tinha certeza que alguma coisa ia dar errado.

Gostei da escolha dela para o final. Achei que a Caroline precisava provar que estava tão envolvida e entregue nessa relação como o Sebastian sempre foi. Mesmo assim foi tão enrolado, mas tãooooo enrolado que eu achava que o ano acabava e eu não conseguiria chegar até a última página.

Sinto que também tenho uma opinião do contra em relação a esse livro. A grande maioria das meninas que conversei adorou e inclusive gostou ainda mais comparado ao primeiro. E apesar de ter detestado ele é leitura obrigatória para quem leu o A Educação de Sebastian. Então, se gostou boa sorte e me conte depois!
Andrea 29/12/2015minha estante
MIGA ME ABRAÇA PORQUE TAMO JUNTA NESSA! Apesar de eu ter abandonado... lá pela metade? Dois terços do livro? Por aí. Parei na parte SPOILERqueelesjuramamoreternoamorverdadeiro-masosebastiantemquecumpriraúltimamissãoFIMDOSPOILER.

O livro, pra mim, já começou ruim porque ODEIO esse cliché de homem torturado que vai curar as mazelas da vida pegando todas as mulheres. (Como se isso funcionasse, hunf.) E a história só foi piorando. Sebastian tinha sérios probleminhas psicológicos já lá no começo e a coisa só foi piorando. Eu catei uns pedaços do final pra ver como terminava e lamentei o rumo que a história tomou. SPOILERnãodáprafazerumcasalfelizsemfilhos?meudeusacarolinejáeraumaadultasenhora! FIMDOSPOILER

Aconselhei minha amiga a ler apenas o livro do Sebastian, mas ela disse não conseguir ler um e depois deixar o outro pra lá. Eu me ressinto foi de ter comprado a edição única.

Dsclp o desabafo, mas eu precisava chorar as pitangas no ombro de alguém que também não amou a continuação.

Natasmi Cortez 14/02/2016minha estante
Eu particularmente não gostei muito nem do primeiro livro. Achei repetitivo e muito parado. A emoção foi ocorrer só no último capítulo. Sebastian sendo um adolescente de fato, querendo sexo a toda hora, não consegui ver um pingo de amor.
Já no segundo, posso dizer o mesmo que você. Lento, arrastado, parando.
Porém o final acendeu o tipo de emoção que procurei desde o início. Adorei as passagens no campo de guerra, os detalhes bem vívidos e as várias surpresas.

Taisa 29/02/2016minha estante
Andreaaaaa hahahhahahahahhahahahahhahahah, não recebi a notificação do seu comentário, e por acaso e sorte do destino me deparei novamente aqui!!!!
Adorei o comentário, adorei o jeito que você contou o spoiler, adorei tudo, ta abraçada!!!kkkkkk
Pois então, foi broxa demais essa continuação né? Sebastião lindão foi estragado, se ela fiz\esse um finalzão super happy no 1 teríamos um livro perfeito, mas enfim....autoras, quem entende?
Bjus.
=****

Taisa 29/02/2016minha estante
Oi Nat, então, eu tive amigas que também viram o livro com esses olhos, mas eu consegui ver um amor ali, acho que os dois tinham tanta necessidade de ser amados que um foi a tábua de salvação do outro, hormônios logicamente contribuem, talvez não foi um amor super construído mesmo assim de alguma forma me satisfez no livro 1.
Já no dois....nossa não conseguia entender tanta enrolação, agora ambos adultos, livres e desimpedidos, sei lá....mas entendo seu ponto de vista.
Bjus
=***

Este 17/06/2016minha estante
Eu fiquei com vontade de chorar por ler o segundo livro e ser tão decepcionante. Li o primeiro em um dia, correndo mesmo por que eu amei cada parte e não via a hora de chegar ao final. Enfim cheguei e fiquei louca pela continuação já que eu tinha me apaixonado pela narrativa e pelos personagens, mas eis que me deparo com uma confusão só. Eu ainda estou abalada. Não esperava mesmo que a autora fosse acabar com o livro assim. Decepcionada. Morta.

Taisa 22/06/2016minha estante
Estefânia do céu que decepção não?
Foi tenso....kkkkkk

Lili 06/10/2016minha estante
Detesto casal que fica separado tanto tempo,além disso me decepcionei inclusive com o primeiro.Esperava algo de diferente,uma história mais voltada para construção de um romance uma paixão,e não uma pegação eterna,e diálogos repetitivos nos dois vol.

Lo 30/12/2016minha estante
Olá...rsrs
Super assino em baixo tudo que você escreveu!!
Também fiquei muito decepcionada com esse livro !

claeizs 01/05/2018minha estante
Gostei muito do primeiro e estou quase na metade deste. Confesso que, embora tenha adorado a história deste sua temática a escrita, achei um pouco arrastado. Demorei muito para terminar o primeiro e estou tentando ler esse logo só pra saber o final mesmo. Sempre tenho a sensação de que tudo poderia ter sido resolvido em um livro só; com menos enrolação e umas 400 paginas e um pouquinho o tornaria muito melhor.

Natasmi Cortez 15/03/2016

[RESENHA] A Educação de Caroline
Se você leu a resenha do livro anterior, vai saber que eu mencionei vários aspectos que me incomodaram na história de Jane. Entre eles a imaturidade e fraqueza da protagonista Caroline. Suas atitudes egoístas ficaram ainda mais evidentes no final quando abandonou seu amado Sebastian sem nem olhar para trás.

Claro, ela ia ser presa. Não havia outra opção. Não havia mesmo, não naquele momento. Então fiquei surpresa ao ler a sinopse de A Educação de Caroline, e descobrir que 10 anos se passaram sem que aquele casal apaixonado que fazia juras de amor, houvesse se reencontrado. Como assim 10 anos?!!!!

Mas preciso dar mérito à autora, nesse livro as coisas finalmente adquiriram um tom mais adulto. Caroline agora é uma mulher decidida, dona da própria vida, que tem orgulho próprio e não depende de ninguém. Ela evoluiu e com isso ganhamos uma história diferente da anterior.

Sebastian, por sua vez, mudou tanto de personalidade que ao menos para mim, se tornou IRRECONHECÍVEL. Não consegui associar o adolescente gentil e meigo à esse homem bruto, mulherengo e confuso. Parece que trocaram de personalidade. Agora ele é o imaturo, que faz as coisas sem pensar e brinca com o sentimento alheio.

"Eu o encarei desconfiada. O menino que eu conheci jamais teria me machucado - mas ele tinha ido embora há muito tempo. Eu não conheceria mais quem Sebastian era - ele era um estranho."

Não entendi o que a autora quis fazer no início da trama. Ela tentou criar uma tensão no encontro, uma que eu particularmente adorei. Porém falhou em sustentar o argumento e logo voltamos às boas encontradas no livro anterior.
Romance, briguinha, beijos, xingamentos, promessas de amor, ciúmes, sexo, e muita enrolação desse tipo até a metade do livro. Foi arrastado, com um ritmo lento, e senti tanto que com personagens tão mais atrativos o enredo tenha ficado tão pobre.

Do meio pro final, a história dá uma guinada interessante e nos traz a carga emocional que fez com que eu estimasse esse livro mais do que seu antecessor.
Como pano de fundo temos uma guerra cruel que é apresentada belamente pelas mãos da autora e não há como não sentir a intensidade dos momentos vivenciados por nossos personagens.
Jane conseguiu descrever cada cena de ação com uma riqueza de detalhes impressionante, e não foi com surpresa que ao ler os agradecimento ( sim eu faço isso, acreditem) descobri que ela pesquisou muito para escrever essa história.

Acho que além de todo o romance e o erotismo encontrados na obra, a autora conseguiu trazer uma mensagem importante para nós mulheres. Caroline era uma mulher fraca e submissa que por meio do amor de Sebastian se tornou alguém livre, e forte. Ela não muda quem é, nem deixa de lado as coisas que gosta por um homem, nem que esse homem seja aquele que lhe impulsionou a ter uma vida diferente.
E nesse gênero, estamos carentes de personagens femininas assim, por isso, recomendo a história, mesmo com seus altos e baixos.

site: http://claquetegeek.blogspot.com.br/

Bete Conrado 15/12/2022

Na verdade só li esse livro pq descobri ser a sequência do livro a Educação de Sebastian, o qual eu nem sabia que existia. Achei que a autora enrolou desnecessariamente, mas enfim, foi um bom desfecho para a estória do casal.

Cah. 17/05/2021

...
Caroline e Sebastian se reencontram após o final difícil que tiveram. Caroline com 40 anos e Sebastian 27 ... Em alguns momentos Caroline é uma chata, e Sebastian ainda tem dificuldades em lidar com a não volta de Caroline quando ele completou 21 anos. Foi quando Sebastian começou a beber e se tornou mulherengo. Eles precisam recomeçar e deixar pra trás os sentimentos negativos. E ainda existe a guerra no Afeganistão, Caroline como correspondente e Sebastian fuzileiro naval ...

Jhosi 07/03/2021

Gostei mais do que do primeiro livro
Dez anos após uma separação brusca e dramática, Sebastian e Caroline voltam a se encontrar em uma situação totalmente diferente: Ele agora é um oficial da marinha americana e ela correspondente internacional prestes a embarcar para o Afeganistão.

O reencontro traz à tona todo o passado mal resolvido dos dois, mas apesar de ser difícil e doloroso no início, esse reencontro logo os faz perceber que eles nunca se esqueceram um do outro. Agora, ambos estão mais maduros, mais fortes e se quiserem uma segunda chance, eles precisarão colocar um ponto final no passado e recomeçar.

Neste segundo volume, eu realmente adorei os personagens e as mudanças que viveram. Consegui me conectar às emoções de Caroline e entendê-la melhor. Também gostei muito do Sebastian mais confiante e seguro de si - longe de toda a negatividade que o cercava no primeiro livro.

E os cenários em que esse reencontro acontece e se desenrola, contribuiram muito para a construção da história, dando aquela pitada de tensão que trouxe mais intensidade à história.

O final foi lindo e eu não conseguiria imaginar um desfecho melhor para o casal!

Eu, particularmente, gostei mais do segundo livro do que do primeiro. Mas um é complemento do outro, então, faz-se necessário ler os dois para conhecer e entender melhor este intenso romance.

Carolina 03/01/2022

Decepção!
Simplesmente não sei o que aconteceu! O primeiro livro foi tão perfeito, os personagens tão bem desenvolvidos e quando chego no segundo livro tomo um tapa no meio da cara!

Elen Prieto 11/05/2022

>.<
Que pena, não deu! Eles poderiam ter amadurecido um pouquinho mais!! Estória chata e sem sentido. :'(

Bela Paulinha 10/05/2017

Mas o que aconteceu com essa continuação??!!
Gente, socorro, foi difícil finalizar essa livro viu. Fui até o final pq a curiosidade era maior, mas não curti msm, achei bem chatinho, sem grandes acontecimentos, só no final q acontece uma coisa ou outra. 10 anos se passaram, mas o casal parece que não amadureceu mto, principalmente o Sebastian, seus diálogos tão infantis, sem graça, mil vezes foi repetido a palavra "cacete" ( qual foi tradução!)...sexo, mais sexo, mais sexo...poxa vida, isso piorou tanto, um diálogo e sexo. Esse não deu, infelizmente! ah, q epílogo mais vazio, poxa Jane, melhor q fosse único, tinha gostado do anterior =/
Lana Wesley 11/05/2017minha estante
Também só continuei a leitura, pois estava muito curiosa para saber qual seria o final.

Rose 27/03/2023

Depois de uma separação traumática e obrigatória, Caroline e Sebastian seguiram com suas vidas e se reencontram 10 anos depois.

Choque e mágoa,  uma mistura de sentimentos que mexe com ambos.

Eles mudaram muito. Cada um de sua forma conseguiu construir seu caminho. Mas o sentimento do que tiveram, do que poderia ter sido, ainda existe e martela da cabeça e no coração.

Mas o quão verdadeiro seria este sentimento? E o que ele representa para cada um? O quão dispostos estão para se entregarem?

10 anos depois, alguns problemas continuam os mesmos. A diferença de idade continua, e Caro tem as inseguranças típicas de qualquer mulher com 40 anos, com adicional de ter um relacionamento com um homem bem mais novo e saber dos preconceitos que passará. Alguns, inclusive, dentro dela mesma.

Durante a leitura, algumas atitudes dela me irritaram. O fato é que apesar do amor que sentia, é perceptível que a própria Caro, em várias  passagens boicotava o relacionamento. Isso, claro, aumenta o desgaste, visto que ela parecia sempre pronta a ir embora do que ficar e lutar.

Mas é certo também que no momento mais crítico, a idade dela, junto com o amor, foi decisivo. Não sei se uma mulher mais jovem iria suportar o peso do momento.

Nesta parte  achei que faltou alguns ajustes, uma ajuda médica ou mesmo a presença de amigos mais próximos a Sebastian. Não fez muito sentindo eles não aparecerem. Assim como achei um pouco estranho a repentina melhora dele. Um estalo e as coisas começam a evoluir.

De modo geral, gostei da duologia, principalmente por trazer como tema um relacionamento com diferença de idade, sendo a mulher bem mais velha que o rapaz.

Outro ponto que gostei, foi ver Caro em ação. Em vários livros cansei de ver a protagonista se colocar em perigo sem necessidade e causar transtornos em volta. Aqui não foi o caso. Ela obedeceu os soldados e não criou caso quando foi necessário sua retirada.

Tem muitas cenas hot boas, mas acho que um poquinho menos deixaria o enredo um tanto melhor.

Enfim, é isso. E você, já leu? O que achou da história deste casal?

Will 08/01/2020

Satisfatório
O livro consegue ser melhor que o primeiro em muitos aspectos, porém, em outros se torna cansativo.
Enquanto no primeiro livro o erotismo funciona, aqui ele fica chato e à medida em que as cenas de sexo acontecem eu vou torcendo para ler logo e voltar à narrativa. Se tirasse metade das cenas de sexo o livro se tornaria muito melhor.
Claro, é emocionante, porém, não deixei de perceber certa pressa em finalizar o livro, entregando soluções rápidas e justificando vários personagens em um só parágrafo (tudo isso no capítulo final).
Os coadjuvantes são um caso à parte. São sensacionais e às vezes mais interessantes que o casal principal, a começar pelo David...
Enfim, foi um bom livro que certamente fez meu 2019 fechar com chave de ouro.
Karen 06/02/2021minha estante
Eu não tive coragem de ler a continuação, só a sinopse já na me chamou atenção, sendo sincera não vi necessidade de um dois...
Se as cenas sensuais nem funcionam realmente não acho que daria uma tentativa

Will 06/02/2021minha estante
O dois é muito bom por outras razões, apesar das ressalvas, vale muito a pena, principalmente e infelizmente porque os melhores personagens são os que menos aparecem..

Karina 04/04/2020

Bom... mas nem tanto
Entre pontos altos e baixos se desenrola a continuação da história de Caroline e Sebastian. A primeira parte da história eu não amei, mas também não odiei. Esse segundo livro eu diria que chega a ser mais interessante mas continua com os mesmos pontos irritantes do primeiro livro: brigas sem sentido, inseguranças de ambos os personagens que parecem nunca aprender com o que acontece de ruim e que os separa e provocações que beiram a infantilidade.
Resumindo, continuo não amando a história, mas é um bom (mas nem tanto) livro.