Gratidão

Gratidão Oliver Sacks

Resenhas - Gratidão

Paulo Sousa 20/02/2018

?Encontro meus pensamentos rumando em direção ao Shabbat, o dia do descanso, o sétimo dia da semana, e talvez o sétimo dia da nossa vida também, quando podemos sentir que nosso trabalho está feito e, com consciência em paz, descansar? (Posição Kindle 290).
Curto mas de uma singeleza comovente, o relato do neurocientista britânico Oliver Sacks é um corajoso depoimento acerca de como a vida, apesar dos altos e baixos, pode nos legar momentos de plenitude intensa.
Composto de quatro ensaios sobre temas que vão desde memórias de amigos e parentes que se foram até um maduro balanço da própria vida do autor, Sacks, acometido de um raro câncer no olho, que posteriormente o acometeria com um quadro metastático, ensina que mesmo diante da certeza absoluta da finitude, o que mais podemos fazer é nos afastar das coisas inúteis e viver intensamente essa vida que nos foi dada de presente.

SILVIA 01/03/2016

Vale a pena ler
Meus comentários estão no Blog através do link abaixo.

site: http://reflexoesdesilviasouza.com/livro-gratidao-de-oliver-sacks/

nemlanency 01/11/2021

Identificação
Nunca tive um senso menor que o de perfeição ao final da leitura de qualquer coisa escrita por Oliver Sacks.

Georgia Cavalcante 07/08/2016

Gratidão é um livro que provoca o leitor a se posicionar no mundo. São poucas páginas, porém intensas. Nele percebemos a relação que o homem Oliver Sacks teve com a vida, com o seu tempo e com tudo que o rodeava. São as palavras finais de um homem que está lúcido, entretanto debilitado por um câncer em metástase e que grita a plenos pulmões que ainda teria muito a viver, mas não tem mais tempo. As reflexões de Sacks são atemporais e cativam pelo assunto, pela forma que foram escritas, pelo conteúdo e pelo muito que o autor compartilha nessas poucas páginas. Oliver Sacks morreu duas semanas depois do livro ser publicado e penso que seguiu com uma certa paz. A paz de ter construído a sua jornada de forma plena e verdadeira para ele, dentro de suas regras, seguindo as próprias metas.

Valério 03/08/2017

Despedida
Oliver Sacks, um homem excepcional, trouxe neste livreto as impressões de um moribundo sobre o significado da vida e da morte e sua perspectiva face à proximidade do fim.
Esperava mais dos texto (quatro, publicados entre 2013 e 2015).
A edição é bonita, com capa dura, e pequenina (o que não dá para ver nas fotos).
Vale a leitura. Mas está aquém de Oliver Sacks e sua obra.

José 16/09/2017

Inspirador
Quatro artigos publicados no New York Times. Lições sobre como enfrentar a morte quando se é doente terminal. Reflexões de um médico neurologista, de um escritor reconhecido, sobre a vida boa, aquela que vale a pena ser vivida. Gratidão é o sentimento preponderante nos textos. Isso impressiona ainda mais porque Sacks era ateu (e, por conseguinte, nada mais esperava). Curtinho. Uma hora de leitura. Um livro para a cabeceira.

Radija Praia 28/02/2018

"Gratidão" é uma pequena coleção de ensaios, lindamente escritos e perfeitamente compilados. Contendo reflexões maduras e profundas sobre a vida, envelhecimento, confronto de doença e do fim da vida com dignidade e graça.

Apreciei bastante os pensamentos de Sacks sobre seu envelhecimento e moralidade. Soa forte sem ser melancólico. A visão de seu processo de pensamento e sua compreensão do mundo é muito válida e gratificante. Finalizei "Gratidão" com desejo por mais leituras de outros livros do autor.

Mateus Menezes 03/01/2023

Livro leve e reconfortante.
O livro é um agradecimento à vida por uma pessoa que teve um saldo positivo dela, apesar dos pesares. O livro é realmente reconfortante...é uma leitura super rápida e fluida (menos de 20/30 minutos). Oliver estava quase morrendo (ele sabia e dizia muito sobre isso ao longo do livro) então a perspectiva é de um homem velho e grato pelas conquistas e experiências em sua vida.
Descobri curiosidades sobre a vida pessoal dele as quais eu não sabia. Que ele era gay e que amava os elementos da tabela periódica. Achei a analogia que ele faz dos elementos com os anos de vida sensasional.
Enfim, Oliver Sacks entregando tudo como sempre.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/06/2019

Durante os últimos meses de sua vida, Oliver Sacks escreveu uma série de ensaios nos quais explorou de maneira comovente seu percurso pessoal para concluir a vida e enfrentar a própria morte da melhor forma. Este livro traz quatro textos publicados no New York Times entre julho de 2013 e agosto de 2015, pouco antes de ele morrer. Juntos, formam uma ode à singularidade de cada ser humano e de gratidão pelo dom da vida. Sacks reflete sobre o significado de levar uma existência que valha a pena. “Não consigo fingir que não estou com medo. Mas meu sentimento predominante é a gratidão. Amei e fui amado, recebi muito e dei algo em troca, li, viajei, pensei, escrevi. Tive meu intercurso com o mundo, o intercurso especial dos escritores e leitores.”

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535926668

Juju 24/07/2022

Vida e morte
Um grande pesar no significado da vida, o livro traz grandes reflexões sobre viver e morrer. Um século é muito ou pouco tempo de vida?
Os relatos da vida do autor, são sem dúvida muito intrigantes. Um homem de grande intelecto, tornando acompanhar sua linha de raciocínio fascinante.
É sem dúvida um livro para se ler em várias fases da vida, tendo cada vez uma nova perspectiva, experimentando uma experiência diferente cada vez que o reler.

Paula 08/06/2020

A escrita do Oliver Sacks é envolvente, e suas reflexões sobre a finitude da vida são especiais

Paula 08/06/2020