A arte de ter razão

A arte de ter razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de ter razão

Yagaum 02/02/2023

Bom, mas poderia ser mais organizado
Gostei da introdução e do apêndice, explicou bem a diferença entre lógica (ciência do pensamento) e dialética (arte de disputar ou de vencer um debate sem ter razão), também falou sobre o que ele chama de dialética erística (estudo do comportamento arrogante natural do ser humano), mas encheu linguiça nas 38 estratégias.

Ele falou que comentaria as mais comuns, mas algumas delas poderiam ser descartadas, outras poderiam ser unidas e formar uma estratégia só. Ele também poderia colocar estratégias semelhantes próximas umas das outras...

Não acho que seja um livro que deva ser lido várias vezes até decorar como alguns disseram.

Maria14598 25/01/2023

Um livro meh. Ignorando a ironia gigantesca que é o ? gostar desse livro, o livro é útil para identificar falácias e falsos argumentos em uma discussão. Sendo assim, para alguém que realmente goste de debater e respeita o próximo, o livro é útil para aprender como não debater. Oq não fazer em um debate e, de certa forma, como não cair nesses buracos argumentativos mal educados que muitas pessoas usam

Anna Medeiros 21/01/2023

O vencedor do debate nem sempre é aquele que fala a verdade
O vencedor do debate é aquele com maior poder de persuasão, manipulação, e com mais estratégia.

Este livro não deve ser lido só uma vez, tenha-o na estante como objeto de estudo e leia-o várias vezes.

É um ótimo livro, tem uma nota do autor do início, uma introdução da filosofia que vai ser tratada, e só depois vem as 38 estratégias. Então sim, é um livro muito bem estruturado.

As estratégias contar com exemplos, tem algumas ilustrações, palavras do vocabulário grego e latim, analogias com os pensamentos aristotélicos, e diversos outros pontos que fazem a leitura valer a pena.

Eu amei muito!! E com certeza lerei novamente.

Taynan 19/01/2023

5 ?
Alguns estrategemas não entendi nada kkkk , faz parte de textos filosóficos.
Mas tirei ótimas reflexões e isso já valeu a leitura.
Racional e simples.. sem mimimi

Recomendo!!!

Krys 07/01/2023

Interessante.
Um bom livro para se entender as artimanhas de uma discussão. O livro nos mostra 38 maneiras de se ganhar, sem possuir bons argumentos. Alguns ferem a ética e/ou a moral, porém outros são de grande valia para debates. O livro possui muitas palavras de livros gregos, que não veem com a tradução, a tradução fica por nossa conta, ao entender a colocação das frases. Enfim, é interessante se você gostar do assunto.

Edivaldo 27/12/2022

Um começo de um estudo sobre a dialética
Schopenhauer, ele listou as falácias argumentativas que vemos nos discursos no discurso de nosso dia a dia, interessante a leitura, partindo do pressuposto, ter um certo poder para identificar as falhas nos discursos.

Ramon 16/12/2022

...
"Apenas os escolhidos dizem com Platão [...] (Muitos têm muitas opiniões), ou seja, o vulgus tem um monte de bobagens na cabeça, e se quiséssemos lhe dar atenção, teríamos muito a fazer"

Alemão 12/12/2022

38 estratégias para vencer qualquer debate
Bom livro do filósofo alemão Schopenhauer, discorrendo sobre estratégias para vencer debates, ou a arte de ter razão!! Indico a todos que tem interesse relativo a debates!!

DBAlves 11/12/2022

A arte de ter razão
Leitura interessante para aqueles que querem ganhar um debate a qualquer custo mas, cuidado, a possibilidade de vitória depende do quão habilidoso, com as estratagemas sugeridas se pode ser. E mais, a verdade nem sempre estará do lado vencedor.

Kel59 08/11/2022

Esperava mais?
O livro que com certeza toda mulher já leu! Hahaha brincadeira. A leitura pode ser interessante para políticos, advogados, professores?

Nate 22/10/2022

Você conhece o assunto ou só tem uma opinião sobre ele?
Esse livro é complicado, mas não é um bicho de sete cabeças. A escrita exige um pouco mais de foco para ser comprendido. E o que não falta nesse livro são referências a obras de filósofo.
O autor propõe no livro que vencer é melhor que ter a razão, e a partir disso ele mostra maneiras de como ganhar um debate.
Mesmo que eu não vá usar essas regras vou poder perceber quando alguém as usar contra mim.

Monique 21/09/2022

Sinceramente não gostei da leitura. Talvez seja um livro que precise ser relido com paciência para um melhor aproveitamento. Minha primeira impressão: uma leitura arrastada apesar das poucas páginas e que as estratégias mesmo sendo aplicáveis e até úteis poderiam estar escritas de uma forma mais didática