A arte de ter razão

A arte de ter razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de ter razão

Estevão 28/06/2020

Leitura rápida
Vale a pena estudar as técnicas de como "vencer" debates, porém julgo mais importante adquirir conhecimento para construir argumentos sólidos e convincentes.

@eusoudanivieira 14/06/2020

Esperava mais...
Honestamente, esperava mais desse livro.
Tem argumentos bons?
Alguns sim, mas outros me soaram tão toscos que nem sei exemplificar.
Serviu pra divertir pelo menos pois não me imaginaria vencendo qualquer discussão que fosse com alguns dos exemplos.

O pensamento que fica é: pelo menos paguei barato no livro...

Talvez não fosse uma leitura para o meu momento.

Marcelo Duarte 03/06/2020

Leitura necessária para os dias de hoje
O livro apresenta com extrema riqueza seu conteúdo. Ele é bem técnico, mas nada impede o leitor médio compreender. Na verdade é até desafiador, o que é muito bom.

tripsdapaula 24/05/2020

Obrigatório para Advogados
A leitura é técnica e o livro apresenta as 38 estratégias, de forma pontual. A leitura é fácil e rápida. Contudo, alguns exemplos são mais complexos de serem entendidos. Alguns vídeos do youtube podem auxiliar nesse processo. Recomendo para todos os advogados ou profissionais que lidam com negociação.

Gerson 23/05/2020

A partir da obra de Aristóteles, o autor faz uma lista de 38 estratégias utilizadas na dialética para "vencer" qualquer discussão, ainda que a razão não esteja com vc... rsrs... curiosamente a última delas é: "parta para o ataque pessoal" se nada mais der certo" - ou seja - esqueça as boas maneiras, esqueça o argumento e mire no seu oponente!!! Se não servir para deixar vc mais maquiavélico (não é a ideia da obra) pode pelo menos ser engraçado. Eu recomendo.

Paula.Carrari 27/04/2020

Interessante
Interessante sua forma de colocar as estratégias de argumentação. Após ler este livro, percebi que algumas pessoas utilizam o excesso de palavras para fingir que sabem um assunto. Quando na verdade, não o dominam nem de perto.

Renato 03/04/2020

Profundo e filosófico
Leitura típica das palavras de Schopenhauer. Muito profundo em seus argumentos e na explicação das coisas como são no cotidiano, onde nenhuma hipótese/afirmação é verdade absoluta e passível de ser refutada.
Ao ler, adquire-se um conhecimento de socialização, argumentação e de debate muito mais maduros. Ideal a quem precisa sempre defender seu ponto e trabalhar e estudar em grupo, além de sempre saber ouvir o outro, claro.

ANE 08/03/2020

Dialetica
Livro 10
Páginas: 128
Ebook

Técnicas de dialeto baseado na visão de Aristóteles. Uma leitura bem técnica.

Livia 02/01/2020

"São ovelhas que seguem o pastor aonde ele for: para elas é mais fácil morrer do que pensar. É muito curioso que a universalidade de um pensamento tenha tanto peso sobre as pessoas, é como se sua própria experiência lhe dissesse que sua aceitação é um processo sem questionamento e por imitação."

"Todo o prazer intelectual e toda a felicidade se baseiam no fato de ter uma pessoa com quem se comparar e em relação a quem se sentir superior"

"A ignorância é um direito do ser humano"

Primeiro leitura de 2020! Achei um pouco superficial, porém, gostei bastante.
Não discuta com um idiota, mas caso aconteça, use as estratégias. As pessoas não se preocupam em buscar a verdade mas sim em ter razão.

(@jr__barboza) 26/05/2019

60.38 estratégias para vencer qualquer debate - Arthur Schopenhauer (1831)
O debate é uma disputa retórica isso quer dizer que quem discute, via de regra, não luta pela verdade, mas por suas afirmações pelo seu ego e pela sua vaidade de estar certo, não discuta com idiotas mas se não puder evitar esta briga use as estratégias da dialética.

Cleilton.Fernandes 29/04/2019

Reúne algumas artimanhas adequadas ao debate. Acho que elas se tornam um pouco repetitivas e a linguagem também é um pouco complexa. Depois de um estudo mais apurado lerei novamente para melhor compreensão.

matlima 05/04/2019

Imperdível
O livro reúne, de forma simples e didática, algumas das principais artimanhas do discurso. Ex:
- distorção: relativizar ou absolutizar a tese e atacar a distorção.
- homonímia: usar uma das palavras utilizadas pelo debatedor para sustentar um posicionamento que lhe convém( ex: esporte, liberdade, cultura)
- silogismo: omitir conclusão e parte de premissas que levem a ela
- petição de princípio: parte de um pressuposto válido, embora não comprovado. Gera um argumento circular: para ocultar a redundância, deve-se mudar um dia nomes (descartes: deus é perfeito. Eu, por imperfeito, não consigo pensar o perfeito; leibinitz: deus é infinito: parte do pressuposto de que ele existe).
- salto indutivo: parte de um caso concreto para tirar uma conclusão generalizada (ex: Pt e corrupção; são tomas: movimento-energia-deus)
- autoproclamação da vitória
- ad hominem: ataque ao debatedor, seu modo de vida ou suas instituições
- desvio: fuga do tema
- redução falsa ao absurdo: mexa com o emocional da platéia
- apelo ao auditório ignorante
- apelo à autoridade: gregos e bíblia costuma funcionar.
- apelo à maioria: princípio da sabedoria da manada.

Zezin.Marques 31/03/2019

Arte de ter razão
Estratégia e orientações para iniciar e vencer qualquer debate,

Zezin.Marques 31/03/2019

Arte de ter razão
Estratégia e orientações para iniciar e vencer qualquer debate,

milene 21/12/2018

Fraco, imoral e apelativo.
Faz uma breve introdução à dialética e como ela se estabelece em meio a um debate. Alguns pontos interessantes são abordados, mas nada muito profundo que de fato vá resultar em um possivel "vencimento" em um debate. O nome da obra, inclusive, é bem apelativo. Achei uma obra fraca. Vinda de Schopenhauer, esperava mais.