Beowulf

Beowulf J. R. R. Tolkien

Resenhas - Beowulf

Kenny 03/01/2022

Extraordinário é a palavra que melhor define esta obra.
A violência e a fé presentes são de uma dualidade incrível. Beowulf é guerreiro ao mesmo tempo em que é um grande sábio.
A história prende bastante (devorei em 2 noites). É fácil gostar dos personagens e as características medievais ajudam muito no tom épico do poema. Meu único problema na história foi as recapitulações meio desnecessárias e algumas pausas na narrativa meio longas, mas nada que diminua muito a grandiosidade do poema.
A edição é maravilhosa. Os comentários de Christopher são muito bons para os que desejam ter um conhecimento mais pesado acerca da tradução de tolkien e a balada de beowulf é incrível.
O livro tem uma dificuldade média para ser lido, mas o tradutor fez uma excelente trabalho em não deixar o texto muito arcaico.
Em geral uma obra maravilhosa e bela edição que irão satisfazer os apaixonados por histórias medievais e os estudantes de literatura inglesa.

Victor.mcrv 30/12/2021

Diferente do que imaginava
O livro me surpreendeu, pensei que a leitura seria arrastada e difícil mas me enganei, foi de boas, possivelmente foi a tradução que ajudou.

Mariane 29/10/2021

Melhor livro da minha vida toda! Como não li isso antes. Melhor história e melhor tradutor! Só leiam, é incrível!

alexiamc 18/01/2021

O início de O Senhor dos Anéis
Eu adoro as obras do Tolkien, e gostei de identificar os diferentes elementos de Beowolf que foram posteriormente usados pelo autor em O Senhor dos Anéis e O Hobbit. No entanto, achei a história do Beowolf monótona, e também não fui cativada por todos os comentários sobre a tradução, etc. A única parte da qual eu realmente gostei no livro foi Selic Spell.

Wilker.Dantas 15/12/2020

Beowulf é o típico herói épico: adora batalhas, tirar vidas, proteger o seu povo, etc. Para tanto, ele possui habilidades praticamente sobrenaturais, ou do contrário, jamais conseguiria fazer tudo o que fez e não seria um herói. Além disso, ele é sobrinho do rei dos Geats e um dos seus feitos incluem nadar durante sete dias para derrotar monstros marinhos.

Tudo começa quando Beowulf descobre que o rei Hrothgar, da Dinamarca, está há tempos (12 anos) sofrendo com os ataques de um monstro chamado Grendel, que adorava destruir casas do reino e matar muita gente. Vendo a oportunidade, Beowulf decide ajudar o rei. Vai até a Dinamarca com outros quatorze marinheiros e diz a Hrothgar que ele e seus ajudantes estão dispostos a matar o monstro. Eles montam uma armadilha para Grendel, que acaba perdendo um braço, mas consegue voltar para a sua caverna. Após a morte do monstro, a mãe de Grendel fica extremamente furiosa e quer vingança, mas ainda assim, o poderoso Beowulf consegue vencê-la e matá-la.

Com o corpo de Grendel abandonado na caverna, Beowulf corta a cabeça do cadáver e a leva a Hrothgar, para provar que o monstro está morto e ele foi o responsável. O herói criou um laço de amizade muito forte com o rei, mas acabou por voltar para a sua terra de origem. Quando seu primo morre, ele assume o trono e reina em paz por cinquenta anos, até que um dragão decide atacar o reino dos Geats.

Mesmo já velho, nosso herói quer ter sua última vitória e foi até o fim para matar o dragão. Beowulf é ferido fatalmente, mas com a ajuda de Wigla, consegue matá-lo. Como Wigla foi o único soldado que ficou até o fim ao lado de Beowulf, ele foi o sucessor do trono.

Para resumir, o poema épico basicamente narra os feitios heroicos de Beowulf, um grande homem que se tornou uma lenda. Até hoje não se sabe se ele realmente existiu, ou se não passa de mera ficção, mas foi uma das primeiras obras fantásticas escritas em old english e merece notoriedade por sua imensa importância e contribuição para a formação da literatura inglesa.