Um Cântico de Natal

Um Cântico de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Sonolento1999 08/04/2023

Aconchegante
O Natal é a minha época favorita do ano,tudo parece ficar mais aconchegante,mais iluminado,mais feliz e mais puro, e essa é justamente a definição que se encaixa nos contos natalinos de Charles Dickens. A história é aquela velha clássica que já ouvimos várias vezes,porém nem por isso ela se torna enfadonha, pelo contrário, a familiaridade e o conforto são justamente uma das coisas que tornam esse livro perfeito para ser lido em uma noite de véspera de Natal, tomando chocolate quente enquanto se finge ser criança esperando a chegada do papai noel novamente.

Camila1495 22/02/2023

Esse livro reúne 7 contos de natais, cada um a seu modo nos leva a entender o verdadeiro significado do Natal. Seja através de festas, jantares, fantasmas, espectros, recordações, árvores de natal; Charles Dickens retrata como ninguém as maravilhosas contradições da condição humana: estresse, esgotamento, impaciência, preocupação, mas também, celebração, reencontros, solidariedade felicidade...
Como diz Scrooge e Tiny Tim, "Deus nos abençoe a todos e a cada um de nós!"
Ou como o Philip, "Senhor, conserva fresca a minha memória".

Mithren 08/01/2023

Alguns contos/novelas muito bons, outros um pouco maçantes
3.75 estrelas

Um Episódio de Natal de O Relógio do Senhor Humphrey - 2.5/5
O Que é o Natal Quando Ficamos Velhos - 2/5

@eu_sandroka 03/01/2023

#SandrokaIndika :-D

Porque todos deveriam ler #UmCânticoDeNatal .
 💙
1º Porque o Scrooge é figuraça!
2º Porque é uma história natalina de fantasmas.
3º Porque as ilustrações são muito bacanas.
4º Porque o Marley estava morto. Literal. Mas o Scrooge estava morto em vida.
* “O calor ou o frio exteriores pouca influência exerciam sobre Scrooge. As altas temperaturas não o podiam esquentar, nem o rigor do inverno enregelá-lo. (...) A mais intensa chuva, nevasca, granizo ou geada podiam gabar-se de levar vantagem sobre ele sob um único aspecto. Eles muitas vezes se mostravam generosos, o que Scrooge jamais era.”
5º Porque é impossível ler a jornada de Scrooge e não se espelhar (sendo reflexo ou - tomara que - não), relembrando quem fomos; enxergando quem somos.
* “Ele (o Sr. Fezziwig) tem o poder de nos tornar felizes ou infelizes; tornar o nosso serviço leve ou pesado; um prazer ou um tormento. Que esse poder consista em palavras e aparências; em coisas tão simples e insignificantes que é impossível adicioná-las e contá-las: e daí? A felicidade por ele proporcionada é tão grande quanto se custasse uma fortuna.”
6º Porque fazemos escolhas a todo momento.
7º Porque os personagens, em sua totalidade, são por demais carismáticos.
* “Ele (o pequeno Tim) disse que esperava que as pessoas o tivessem visto na igreja, por ser paralítico: para elas, poderia ser bom lembrarem-se, no dia de Natal, daquele que fez os pobres aleijados caminharem e os cegos verem.”
8º Porque aqui temos várias lições e, em forma de ficção, elas fazem um super efeito no cérebro.
* “Das pregas de sua túnica, ele tirou duas crianças: abjetas, medonhas, miseráveis. (...) Este menino é a Ignorância. A menina é a Carência. Cuidado com os dois, e com toda a espécie deles, mas, antes de tudo, cuidado com o menino, pois vejo que em sua testa está escrito Juízo Final, a menos que as palavras sejam apagadas.”
9º Porque, apesar de não ser um livro palatável, é uma história a reler. Não apreciei na primeira lida, jurei reler; o fiz um ano depois: me encantei, e segue sendo uma tradição em todo dezembro.
* “Algumas pessoas riram ao ver como ele mudara, mas ele as deixou rir e não se importou; pois era sábio o bastante para saber que nada de bom jamais aconteceu neste globo que no começo não tenha provocado o riso.”
10° Porque a escrita é uma delícia.
Espero, de coração, que essa narrativa possa te encantar também.
Em relação à edição, são 8 contos incluindo o que dá título ao livro. Todos perfeitos. Mesmo o que menos me cativou ainda me emocionou.
#SobreLivrosEseusAfins 📚🎞🎶
#Livrólatra #AmoLer #CheirinhoDeLivro #KindleÉtudoDeBom #BookLover #LiteraturaEstrangeira #AhOnatal 🎄 #CharlesDickens #EbenezerScrooge #Clássicos #Recomendadíssimo 🤗

site: Https://www.Instagram.com/eu_sandroka

Jéssika 02/01/2023

Resenha
O livro traz a famosa história de Scrooge, já mostrada em diversos filmes e até pelo Mickey. Fala sobre a importância do Natal e sobre as escolhas que fazemos em nossa vida e suas consequências.
Traz ainda outros contos de Natal, os quais li com bastante expectativa, esperando uma lição de moral como ocorre com os Fantasmas de Scrooge e acabei me decepcionando, pois não são assim.
Mas é Dickens né?
Percebi que ele gostava mesmo do Natal e tinha uma certa fascinação por fantasmas.
Foi minha primeira leitura dele e gostei bastante de ler, ainda mais na época de Natal.

Pedro HB de Melo 31/12/2022

O conto principal 10/10
Minha pontuação é referente ao conto principal que é muito bom, preciso confessar que os outros achei cansativos e pouco envolventes. Teve um que não consegui nem ler direito e precisei voltar para entender.

Ana Paula 31/12/2022

Perfeito para o Natal cristão
Um cântico de Natal e outras histórias, de Charles Dickens.
Nota 9 de 10
Um livro inspirador para se ler no tempo do Natal!
Além do clássico conto Um Cântico de Natal, tem mais 8 histórias, todas muito bonitas e tocantes. Dá para imaginar o universo natalino inglês envolto em neve e lareiras...
Dickens não deixou nada a ser tocado: ricos e pobres, crianças e velhos, famílias e solitários, alegres e tristes, passado e futuro, caridade, amor, fraternidade, perdão, canções natalinas, Deus, a manjedora, o presépio, as catedrais, os mortos.
A mensagem cristã está em todas as histórias e fiquei muito emocionada em vários trechos.
Compartilho um deles onde o autor fala dos parentes já falecidos:
"Amigo perdido, filha perdida, pai, mãe, irmã, irmão, marido, mulher, não vamos deixá-los de lado! Vocês hão de ocupar os seus queridos lugares em nossos corações natalinos, junto às nossas lareiras de Natal; e nos dias de imortal esperança, no aniversário da imortal misericórdia, não excluiremos nada!" (Pág. 308)

emy 30/12/2022

Foi muito interessante descobrir outros contos de Natal do Charles Dickens além de Um Cântico de Natal. Porém, confesso que foi meio difícil terminar porque a leitura às vezes é meio cansativa, mas enfim, eu gostei dessa leitura temática ?

adjalina.menezes 29/12/2022

Como bem destacado na apresentação desta edição Dickens é o criador do conceito de natal que temos hoje. Todo o "espirito natalino" pode ser visto nesta coletânea de contos, tudo que inspirou filmes, séries e outros livros nessa temática. Para além do conto mais conhecido e que dá nome à obra, temos nesta apresentação o conto "uma árvore de natal", uma criação belíssima, muito rica de escrita. Um livro que vai aquecer os corações no natal e em qualquer época também.

Luís 28/12/2022

Monumental e profundo. Simples podendo ser lido por todas as idades em que pese a profundidade dos temas e as lições que podem ser apreendidas por várias camadas.Embora seja uma história batida e bastante conhecida e parafraseada, vale muito a leitura que traz uma experiência de apreensão de experiências que já conhecendo a história pelas várias adaptações não estraga em nada a leitura. É mais um clássico que combate contra a cultura da spoilerfobia.

Nicole710 27/12/2022

Não sou fã de contos, mas gostei de um
Achei quase todos bem chatinhos, mais do mesmo e confusos, apesar de algumas filosofias bacanas. Nem sei pq ainda insisto em tentar ler contos, muito raro eu gostar, mesmo com escrita e autores bons, eu não consigo me conectar. Mas a mensagem do livro é até que bonita, apesar de corriqueira sobre o Natal hj em dia. O Conto do Scroodge eu gostei bastante, mas só ele mesmo.

Breh Lee 26/12/2022

Esse foi meu primeiro contato com o Dickens e foi bem interessante. Ele consegue trazer muita emoção às páginas, deixando nós leitores querendo saber mais. Estou curiosa para ler os romances dele.
Confesso que talvez essa não tenha sido uma escolha muito certeira como primeiro contato. Não pelas histórias, mas pelo estilo desse volume. Tenho dificuldade em gostar de contos e esse livro contempla alguns deles no tema natalino. A tradução também me deixou com alguns momentos de preguiça, já havia ouvido falar sobre a editora ter textos um pouco mais entroncados e realmente tive essa sensação. Mas tirando esses detalhes, é uma leitura super interessante de se fazer.

Rosie 25/12/2022

Deus abençoe cada um de nós!
Meu primeiro contato com o Charles Dickens e que mágico! Consigo compreender claramente o motivo de Dickens ser um autor tão apreciado no mundo literário, o cara é sensacional. O romance é curto, mas lágrimas foram derramadas e sentimentos de angústia e quentinho no coração também foram apreciadas durante essa leitura.

Devo confessar que definitivamente sou igual o Tio Scrooge, também não gosto do natal. Entretanto muitos ensinamentos foram passados nesse curto livro e que eu precisava ter escutado/lido nesse dia de natal que chega amoleceu meu coração que fica muito pesado nessa época do ano.

"Alguns de vocês neste mundo, alegam conhecer-nos e tomam iniciativa do fanatismo, orgulho, má fé, ódio, inveja, preconceito e egoísmo em nosso nome, porém são tão estranhos a nós, e a nossos amigos e parentes, quanto se nunca tivessem vivido. Lembre-se disso, e responsabilize a eles por seus atos, não a nós."

A todos que lerem isto hoje (25.12.22), um grande feliz natal e próspero ano novo à vocês e suas famílias.

Obrigada por ler até aqui, se cuide :)

Mariana.Vilela 24/12/2022

Uma canção de Natal
Ah, o Natal! E não tem nada acima desse livro aqui na época do Natal!
É uma história simples, mas com elementos interessantes (os tais três fantasmas) e com uma mensagem muito bonita, não só de Natal, mas para a vida num geral.
Gosto do ritmo da história e de como tudo tem seu tempo. É bem rápido e fluído de ler.
Se você ainda não leu, recomendo que dê uma oportunidade para ele (para alguém que já leu várias edições, recomendo a da Antofágica). E se você já leu a um tempo, acho que não tem livro com clima mais perfeito pro Natal (até porque, ele é o pai do Natal como conhecemos).