Um Cântico de Natal

Um Cântico de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Mari Lopes 21/12/2021

Um cântico de Natal foi meu primeiro contato com leituras natalinas e só queria dizer que amei! O livro é uma reunião de alguns contos que celebram o Natal ou temas natalinos de formas distintas. Contudo, quero dar ênfase para dois contos especiais: o conto que dá nome ao livro e “Uma árvore de Natal”.
Charles Dickens narra em Um cântico de Natal a vida de um velho rico ranzinza e que odeia os ares natalinos, misturando a fantasia e a realidade onde não conseguimos distinguir os limites de um ou de outro, dessa forma, realidade e fantasia se fundem na vida de Scrooge. Em certa noite, o senhor volta para sua casa, como sempre resmungando o espírito natalino das pessoas, e recebe a visita inesperada de um fantasma. O fantasma era o seu falecido amigo e sócio de sua empresa: Marley.
Marley é o fantasma de seu passado, levando-o a uma espécie de viagem do tempo, mostrando e explicando acerca do que viam. Ao final da viagem, já no quarto do Scrooge, o fantasma lhe anuncia a vinda de outros fantasmas: presente e futuro, deixando o homem alerta para a visita deles. As viagens e as reflexões que o pequeno texto nos chama é muito além de sua narrativa, nos chamando para uma viagem ao nosso próprio passado, presente e futuro nos questionando o quanto fomos – ou somos – um Scrooge.
Já “Uma árvore de Natal” vai narrar as lembranças de um senhor que ama o Natal. E essa dualidade de um e outro que me chamou a atenção. O conto é, do início ao fim, uma espécie de confissão e um emaranhado de lembranças de alguém que já viveu muitos natais e o que cada um deles significou para ele. Este é um debruçar de sentimentos e cenas lindas contadas de uma forma carinhosa e nostálgica, enquanto o outro é uma narrativa de um homem que despreza a alegria que este nos conta.

quotes:
“O ar estava repleto de fantasmas que iam e vinham, velozes e incansáveis, entre gemidos. Cada um deles carregava correntes como a do Fantasma de Marley; uns poucos (talvez políticos corruptos) estavam amarrados uns aos outros; nenhum deles estava livre.” (p. 75)

“Os derradeiros brinquedos e fantasias ali suspensos – fúteis, muitas vezes, e menos puros estão as imagens outrora associadas às boas e velhas bandas de Natal, à música suave pela noite, inalterável até! Rodeada pelas atenções hospitaleiras do Natal, possa a benigna figura da minha infância permanecer inalterada! Em cada uma das alegres imagens e sugestões trazidas pelos tempos natalinos, possa a cintilante estrela que se deteve sobre o pobre presépio ser a estrela de todo o mundo cristão!” (p.298)

Bruna.Lourenco 19/12/2021

História do Natal que temos hoje
Comprei esse livro pensando exatamente em lê-lo em dezembro. Um clássico da literatura, que inspirou o Natal que temos hoje. Além disso, inspirou personagens famosos (por ex:Tio Patinhas, inspirado no personagem Ebenezer Scrooge), inspirou peças, filmes e outros livros.

Resumindo, Dickens nos passa a mensagem sobre a importância do verdadeiro espírito natalino: generosidade e união (que deve ser praticado durante todo o ano).

Além disso, fica mensagem sobre os arrependimentos diante de posturas egoístas e decisões erradas tomadas: o tempo não volta e pode ser tarde demais.

Georgeton.Leal 16/12/2021

As belas nuances do Natal
Como exímio escritor, Charles Dickens conduz muito bem suas histórias de uma maneira que podemos encontrar nelas até elementos que precedem à linguagem cinematográfica (isso é notável sobretudo na novela "Um Cântico de Natal"). Há quadros tão bem traçados que é impossível não imaginarmos certas cenas com uma riqueza ímpar de detalhes. Vale destacar também que a maior parte dos enredos apresenta questões sociais em passagens que denunciam a triste condição de pobreza que já assolava os menos favorecidos naquela época (quesito este bastante abordado pelo autor em várias de suas obras).
Como era de se esperar, as festividades de Natal são o pano de fundo de todas as oito histórias presentes nesse volume, mas isso não torna a temática desgastada durante a leitura, até porque Dickens sabe dar um tratamento distinto para cada conto. Seja em narrativas com influências fantásticas ou simplesmente nos relatos de confraternizações natalinas, passeamos naquilo que há de mais interessante no gênero, mesmo que em alguns momentos o autor exagere um pouco na carga melodramática.
Incisivamente, Dickens consegue nos transmitir a alegria pura e memorável do Natal de um jeito tão encantador quanto reflexivo. É como se estivéssemos ao pé da lareira, numa véspera natalina, atentos à sua voz enquanto ele nos conta uma de suas histórias. Com certeza, não há melhor forma de se comemorar uma data tão emblemática assim que não seja em contato direto com as velhas e saudosas tradições do passado.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/12/as-belas-nuances-do-natal.html

@jessicabatista94 12/12/2021

Uma ótima leitura natalina! Não me encantei com todos os contos, mas indico muito para os amantes do tema!

Flávia Souza 08/12/2021

Os fantasmas fazem parte do Natal
Em cada conto, Dickens inclui não só os fantasmas mas todos aqueles que já se foram, aqueles que não tem uma família para passar o Natal, pessoas que não curtem as festas de fim de ano?essa inclusão nos lembra do verdadeiro motivo do Natal, nascimento do amor e igualdade entre todos seja na terra ou em outros planos!

marcelly 21/10/2021

Nada como o bom e velho Dickens...
Mais um livro do Dickens pra conta que foi espetacular! Todos próximos a mim sabem que sou uma grande fã do trabalho do Charles Dickens, e não é a toa, ele sabia como usar as palavras do jeito certo. Esse livro é mais um incrível, nessa edição tem alguns contos além do conto de natal, com a história do velho Scrooge, confesso que ele não é o meu conto preferido, talvez "O que é o natal quando nos tornamos velhos" tenha roubado meu coração de forma diferente que só Dickens sabe fazer. Dispensa mais elogios, todo mundo deveria ler essas histórias deliciosas da melhor época do ano.

Leninha 31/01/2021

Maravilhoso! É um livro que te deixa com a sensação de que ao terminar você perde um amigo. Charles Dickens faz isso com a gente. Li convenientemente no Natal, maravilhoso, especial!

Andreza 16/01/2021

Essa edição é muito maravilhosa com capa dura, ilustrações e um prefácio incrível.
O que me deixou meio decepcionada foram as histórias: gostei apenas de um cântico de natal e outro conto. Acho que meu problema é com o autor já que é o segundo livro dele que não me agrada muito.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 01/01/2021

Um cântico de natal e outras histórias
?Nada, enta?o, de reservar o mais alegre dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano para as tristes recordac?o?es.?

Meus caros, ca? estou, atrasada como sempre, compartilhando com voce?s minhas impresso?es sobre essa ta?o aclamada obra.

?Essa obra e? composta por uma coleta?nea de contos referentes a e?poca natalina, uma histo?ria mais especial e bonita que a outra. Sendo elas: Festas de natal, A histo?ria dos duendes que raptaram um coveiro, Um episo?dio de natal de O relo?gio do senhor Humphrey, Um ca?ntico de natal em prosa, O homem possesso e o pacto com o fantasma, Uma a?rvore de natal, O que e? o natal quando ficamos velhos e Os sete viajantes pobres.

Dickens e? um poeta e ponto!
Falando precisamente da histo?ria que da? nome a obra.. e? genial! Cada linha de Um Ca?ntico de Natal e? uma obra de arte em prosa. Ao lermos as linhas com atenc?a?o, percebemos que cada para?grafo tem musicalidade, cade?ncia, harmonia. Na?o sei se com todos os leitores acontece isso, provavelmente, na?o! Mas para mim foi uma leitura fluida, agrada?vel e gostosa. Uma histo?ria escrita ha? quase dois se?culos e que se mante?m eterna. Por isso.. cla?ssico, ne??!

Dickens vai ale?m do natal.. ele expo?e a condic?a?o humana, escolhas e conseque?ncias de nossos atos. Somos transportados para uma Londres vitoriana, e vemos diversas facetas de uma das maiores celebrac?o?es do mundo, o natal, propondo reflexo?es sobre a vida, a fami?lia e a amizade, bem como sobre a importa?ncia da solidariedade.  ?Somos seres sociais... e? impossi?vel viver separado da sociedade. Na?o apenas porque dependemos dos outros para coisas ba?sicas, mas porque dependemos emocionalmente dos outros. A solida?o causa angu?stia, sofrimento. A vida e? sem sentido se na?o tivermos o pro?ximo com o qual compartilhar nossas alegrias e tristezas.?

Bom, e? isso.. se vc ainda na?o leu nada do autor, eu indico fortemente essa edic?a?o.

Sara277 30/12/2020

Leitura concluída após o Natal. Gostei muito de Um Cântico de Natal, farei releitura próximo Natal.

Gabriel.Coura 30/12/2020

Um livro muito gostoso de ler, principalmente nesta época de final de ano. Os contos são legais (gostei mais, obviamente, de "Um cântico de Natal em prosa que é uma história natalina de fantasmas", o clássico do autor). Alguns contos eu não gostei muito, achei um pouco maçante, porém não são ruins. A leitura exige bastante atenção do leitor, porém não é difícil de entender.

Carol 30/12/2020

Um clássico de Natal. Desde pequenos ouvimos a história do Sr. Scrooge, seja através did desenhos da Disney, seja através de filmes.
Livro pequeno e que nos coloca no espírito natalino.

Nanda 29/12/2020

Gostei...Mas poderia ser melhor!
"O Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época que conheço, no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações."

Carol Bispo 28/12/2020

Essa edição da Martin Claret é lindíssima e completa. Tem notas, uma apresentação incrível, ótima diagramação e ilustrações, não tenho do que reclamar.

Em relação aos contos eu gostei dos primeiros, principalmente do Cântico de Natal que é o destaque do livro, é incrível conhecer o que inspirou tantas outras histórias e filmes de natal.

Já os outros contos depois do cântico de natal achei bastante cansativo e sem graça, foi difícil terminar a leitura.