Um Cântico de Natal

Resenhas - Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Natália 21/12/2022

Recomendo
Leitura concluída

Essa edição lindíssima da Editora Martin Claret conta com oito contos natalinos de Charles Dickens, sendo que o mais famoso deles é "Um cântico de Natal."
Eu gosto muito de realizar leituras temáticas e apesar de não ter gostado de todos os contos, foi uma experiência incrível ter mergulhado no universo natalino através desse livro. Gostei muito de quatro dos oito contos: "Festas de Natal", "Um episódio de Natal de o relógio do senhor Humphrey", "Um cântico de Natal", "Os sete viajantes pobres". Segue abaixo uma breve resenha de cada um deles. Espero que gostem. Recomendo muito a leitura.

* Festas de Natal é o primeiro conto dessa edição. Esse conto mostra como são os preparativos para receber a família, as tradições de Natal, as comidas e, o perdão, porque afinal, é Natal.

* No conto ?A história dos duendes que raptaram um coveiro?, conta a história de um coveiro ranzinza, mal-humorado e que não gosta de Natal. Na véspera de Natal, ele vai abrir uma cova quando se depara com um duende horrível sentado em uma lápide. O duende era o chefe de um grupo de duendes que apontam os erros do coveiro e ensinam a ele uma lição.

* Um episódio de Natal de o relógio do senhor Humphrey ": esse conto mostra o início de uma amizade entre dois homens na noite de Natal. Ambos tinham sua vida marcada pela solidão.

"Um cântico de Natal": o mais famoso conto de Natal de Charles Dickens. Nesse conto, somos embalados pela história de Scrooge, um velho rabugento e avarento que detesta o Natal e que nada faz de bem para as pessoas ao seu redor. Na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do espírito do seu sócio Jacob Marley que diz que em três noites seguidas será visitado por três outros espirítos. Na hora exata, recebe a visita dos três espíritos, que mostrarão o seu passado, presente e futuro dando a Scrooge a oportunidade de ser uma pessoa melhor.

Em ?O homem possesso e o pacto com o fantasma?, vemos um professor que recebe a visita de um fantasma, que é a sua cópia exata. Esse espectro oferece a oportunidade de o professor de química de ter as memórias de seu sofrimento esquecidas, no entanto, isso trará consequências.

* Uma árvore de Natal: messe conto curto, o narrador apresenta sua árvore de Natal toda enfeitada. Trata-se de uma história com várias histórias dentro.

* O que é o Natal quando ficamos velhos: esse conto narra como percebemos o mundo com o avançar da idade após vários Natais festejados e o sentimento que é despertado nessa época do ano, como o perdão e o saudosismo.

* Os sete viajantes pobres:
O protagonista desse conto recebeu como herança uma casa de caridade, de antiga propriedade do Sr. Richard Watts. Essa casa tinha a inscrição em sua porta que deveria abrigar na noite de Natal seis viajantes pobres e que cada um deles receberia quatro pence durante sua estadia no local, além de cama e comida. Durante a história nós acompanhamos o personagem principal durante os preparativos para a ceia natalina, conhecemos um pouco cada um dos viajantes e nos deparamos com cada um seguindo seu destino após a festividade.

Tiago 19/12/2022

Uma viagem extraordinária e instrospectiva...
Eu estava muito curioso para ler esse livro, em 2019 o adquiri e puder perceber o tesouro que é esse livro. Cada conto, em especial o que dá o título, nos dar um sentimento particular, as vezes triste, as vezes melancólico, as vezes racional, as vezes modificador. Foi impossível não ler sem sentir o peito apertado ou não ficar com as bochechas vermelhas em perceber o quanto somos amorosos e ao mesmo tempo vergonhosos...

Rayza.Figueiredo 19/12/2022

só o Cântico salva
é de partir o coração ler as histórias tristes de Dickens sabendo o quão triste foi a infância do autor, e tendo consciência que há muito da realidade dele em suas histórias.
é também muito bonito de se ver, todo o otimismo, resiliência e bom humor com que ele lidou com todas suas adversidades.
maaaaaas, ele da uma volta MUITO grande em vários contos, pra passar a mensagem desejada.
alguns com sentido, outros nem tanto ?
o conto do Cântico de Natal foi realmente o que salvou o livro. é bonito e passa realmente o espírito natalino. ?
os outros deram sono e desânimo ?

Beatriz 12/12/2022

Não achei um livro fácil, demorei horrores para ler e me causou uma ressaca literária bem chatinha! As lições que as histórias tentam passar são legais e tudo o mais, porém é tudo muito descritivo, mtas e mtas linhas sobre algo que não vai fazer a menor diferença na história e que faz com que nos percamos no contexto de tudo?

Pamella.Priscila 11/12/2022

Chatinho
Tirando o conto principal que dá nome ao livro os outros foram cansativos. A tradução não é das melhores. Muitas frases repetidas, li porque não gosto de deixar livros pela metade.

Liamar 19/02/2022

Para além do Natal
Comprei esse livro há uns anos e acabei desenvolvendo a cultura de ler um conto por natal. No entanto, dei uma trapaceada nesse último dezembro ao me permitir ler os contos restantes de uma vez, findando a minha própria tradição. E o gosto que ficou ao conclui-lo é de reflexão sobre o que fazemos com a nossas vidas durante o ano. Será que estamos valorizando o que realmente importa? Será que honramos as coisas que temos?
Pensar em histórias natalinas nos faz pensar em acolhimento, ceia, presentes e árvores. Dickens consegue ir além disso ao trazer reflexão, transformação, indignação social e redenção nas suas histórias.
Portanto, recomendo se deixar levar pela magia natalina e encarar os fantasmas que surgirem.

Vih Vargas 07/02/2022

Interessante e familiar
Adorei como a narrativa de Dickens é muito similar a ouvir um amigo contando uma história. Ela é simples, contém ironias, piadas, informal e prática.
Não se apega a detalhes de espaço e flui muito rápido.
Gostei da seleção de contos, mas achei um mergulho muito profundo no Natal. Depois de um tempo não aguentava mais ouvir outra história de Natal (apesar de gostar muito de Dickens).
Achei a leitura enriquecedora e muito completa. Eu só retiraria os dois últimos contos para deixar o tema menos massante!

Joyce 18/01/2022

A mágica do Natal ??
"Quem pode permanecer insensível aos bons sentimentos generosos e à honesta troca de carinho e afeto, tão abundantes nesta época do ano? Uma festa de Natal em família! Não há nada no mundo mais delicioso!"
Primeiro preciso dizer que uma estrela vai totalmente para a edição perfeita e magnífica e bela da Martin Claret ??
Eu já era completamente apaixonada por Um Cântico de Natal, e agora pude me apaixonar por mais outras histórias natalinas do Dickens!
Eu nem sei colocar em palavras o quanto me agrada ler histórias com esse fundo mágico do Natal, eu sempre termino a leitura com o coração quentinho. Além disso, ainda serem escritas pelo Dickens que eu amo, é uma perfeição total!

Renata Rocha 13/01/2022

Um livro ok, este livro era pra mim ter lido no Natal passado porque todo ano eu leio um livro relacionado ao Natal neste período de festas, mas com a correria não consegui terminar este livro antes, o livro não me prendeu muito nos contos e parecia que por mais que eu prestasse atenção não entendia muito bem, mas isso tem mais haver com o momento em que li do que com o livro em si.

@vidaliterata 11/01/2022

Me surpreendeu!
Era pra ter lido no Natal passado, porém, fiquei adiando e acabei lendo depois do natal, quase no ano novo.

Mas enfim, se soubesse antecipadamente que seria tão agradável a leitura, que te levaria pra viajar pelas ruas vitorianas de Londres e que ia trazer lições bacanas, eu teria lido bem antes.

Adorei a escrita e o estilo de Charles Dickens. Sempre tive vontade de poder ler o clássico "Um cântico de Natal" e pude ler ele esses dias e adorei a experiência. É uma história bem gostosa, vc se sente viajando junto com Scrooge e os Fantasmas (ou Espíritos do Natal). É uma história sombria, fantasmagórica, mas ao mesmo tempo pode ser divertida, envolvente e que tem sempre algo de bom a nos ensinar.
Adorei a evolução do velho, rabugento e avarento Scrooge em alguém mais gentil, empático e generoso com as pessoas ao seu redor.

Outro conto que me surpreendeu muito e que adorei, foi "O homem possesso e o pacto com o Fantasma". No começo é muito descritivo, fica até meio cansativo, mas consegui persistir e a história acabou me interessando e me envolvendo com os personagens. Me pareceu até uma história mais sombria, madura e reflexiva do que "Um cântico de natal".

Praticamente todos os contos passam uma atmosfera natalina, família, portanto, são ótimos para se ler na véspera.

Finalizando, adorei principalmente esses dois contos que mencionei, porém outros que gostei tbm foram: Festas de Natal, A história dos duendes que raptaram um coveiro e Os sete viajantes pobres.
Pretendo reler o livro no próximo Natal, com certeza!

Myllena.Silva 09/01/2022

Uma história que envolve Natal, sentimentos provocados pela época natalina e fantasmas tem tudo pra surpreender a cada página. Esse livro tem, além das histórias do Scrooge, mais algumas histórias com outros personagens, trazendo suas lembranças, aflições, espíritos mal assombrados mas, sempre levando a reflexões sobre o verdadeiro espírito do Natal.
A pior parte pra mim, foi reconhecer em mim comportamentos e opiniões parecidas com o Scrooge, mas como ele, já sei onde corrigir o que não está muito bem.

Karol 08/01/2022

Não rolou
Sinceramente, esperava muito mais desse livro. Talvez eu tenha ido com altas expectativas de ouvir tantas pessoas falando maravilhas sobre, mas não me cativou. Gostei apenas do 1 conto e do cântico de Natal, mas nada surpreendente. Vou manter pra reler daqui uns bons anos, mas nesse momento achei a maioria dos contos confusos e chatos.
duda 09/01/2022minha estante
finalmente acabou hein

Kecia Jolie 08/01/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Charles Dickens e simplesmente foi incrível. Gostei muito da forma como cada história foi apresentada e como ele desenvolveu seus contos de forma hábil. Para um clássico até que não foi difícil. Gostei muito. Super recomendo.

Ju 31/12/2021

O encanto do Natal
Uma leitura que durou 3 anos, mas a finalizo repleta de magia.

Não se trata apenas de Natal, é sobre o amor, a família, a caridade, sobre ser grato e sempre estar com o coração aberto.

É encantador. Alguns contos mais que os outros, mas foi uma experiência muito válida.

* Comecei a lê-lo apenas por causa dos fantasmas de Scrooge. Claro que encontrei muito mais.

Julia Simões 31/12/2021

Um Cântico de Natal e Outras Histórias
. Festas de Natal:
Neste conto, vemos como o Natal une as famílias em um grande dia feliz, independente de seus problemas e desavenças.

. A História dos Duendes que Raptaram o Coveiro:
Este conto conta a estória do coveiro de uma cidade e sua relação com as coisas e pessoas à sua volta.

. Um Episódio de Natal de O Relógio do Senhor Humphrey
Um conto sobre pessoas solitárias no natal, que constroem uma amizade após uma demonstração de bondade e solidariedade

. Um Cântico de Natal em Prosa Que é Uma História Natalina de Fantasmas:
Este foi meu conto favorito do livro.

Sgrooge, um senhor mal humorado e ranzinza que não liga para as pessoas, vive uma experiência onde fantasmas do Natal passado, presente e futuro lhe mostra a vida de pessoas que o cercam e a dele própria, fazendo-o enxergar o modo errado em que ele anda vivendo e o quanto era necessário sua mudança.

?Tornou-se um amigo tão bom, um patrão tão bom e um homem tão bom, como jamais a boa e velha cidade conhecera, ou qualquer outra boa e velha cidade, vila ou aldeia do bom e velho mundo. Algumas pessoas riram ao ver como ele mudara, mas ele as deixou rir e não se importou; pois era sábio o bastante para saber que nada de bom jamais aconteceu neste globo que no começo não tenha provocado o riso; e sabendo que aquela gente era cega mesmo, pensou que, afinal, mais valia que a doença se manifestasse por não conseguirem abrir os olhos de tanto rirem, do que por formas menos atraentes. Seu próprio coração ria, e isso era o suficiente para ele.?

. O Homem Possesso e o Pacto Com o Fantasma (Uma Fantasia de Natal):
Redlaw acaba fazendo um pacto com um fantasma para esquecer de suas angústias, com o passar da estória, vamos vendo que se esquecer de algo assim que nos faz mal, pode não ser tão bom assim como aparenta. Não foi um dos meus preferidos. A mensagem passada é muito boa, porém, achei muito devagar.

. Uma Árvore de Natal:
Conto que descreve uma árvore de Natal sob a perspectiva de um menino, que mostra seu medo em relação os enfeites desta árvore, logo depois têm também sob a perspectiva de uma criança, os encontros familiares no Natal e por fim, algumas estórias natalinas sobrenaturais. Também não foi um dos meus preferidos.

. O Que é o Natal Quando Ficamos Velhos
Este conto mostra como passamos a encarar o Natal com o passar dos tempos. Como perdoamos as pessoas neste dia.

. Os Sete Viajantes Pobres
Neste conto, conhecemos uma casa que abrigava 6 viajantes pobres na noite de Natal. O sétimo viajante é o narrador e recebeu esta casa como herança. Ele começa a preparar a ceia de Natal para todos e vimos um pouco da solidariedade nesta data tão especial para todos.

Não gostei de todos os contos deste livro e demorei muito para terminar esta leitura. A escrita do autor por vezes estava muito lenta para mim e em alguns pontos, se tornou uma leitura cansativa. Porém, acredito que as mensagens trazidas aqui tenham sido de extrema importância e, mesmo com algumas estórias de fantasmas, nos mostra o espírito de Natal nos corações das pessoas, como ficamos mais tolerantes, solidários, como perdoamos com mais facilidade ou somos mais gentis nesta data do ano.