Star Wars: Herdeiro do Jedi

Resenhas - Heir to the Jedi

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucas Rey 22/12/2017

Aventura e drama.
O livro é bem Star Wars: uma aventura clássica onde um monte de coisa acontece ao mesmo tempo e uma influencia na outra.

Assim como falado em diversas outras resenhas, o final é lindo e emocionante.

Nem nos filmes Luke é tão bem desenvolvido assim. Sua evolução na força é clara e verosímil.

A narrativa em primeira pessoa partindo da psiqué de Luke é fluida e em nenhum momento cai o ritmo. Tanto é que li o livro em 3 dias.

Acho difícil alguém não gostar desse livro.

Julio.Cesar 03/06/2018

Aventuras despretensiosas do jovem Luke
A narrativa de Kevin Hearne é um dos pontos altos da história, sendo dinâmica e singela, o que não a deixa tornar-se maçante ou cansativa. Além disso, o autor é muito bom com os diálogos dos personagens e consegue fazer o leitor criar empatia pelos personagens de uma forma bem natural.

Outro ponto positivo são as cenas de ação. Sem tornar o excesso de detalhes algo cansativo, Hearne consegue transmitir uma sensação de mobilidade e eficácia nestas cenas, buscando sempre dar movimento e ritmo nos momentos de adrenalina, algo que espontaneamente empolga o leitor.

Ademais, "Star Wars: Herdeiro do Jedi" consegue ser despretensioso e impressionante, sendo não apenas uma leitura divertida com personagens que gostamos, mas um acréscimo memorável ao universo de Star Wars. Com certeza, uma leitura imperdível para fãs e admiradores da saga.

Alice.Mariani 13/11/2018

Ótimo por de mais!
Leitura ótima, rápida, sem enrolação. Recomendo muito pra quem quer um toque a mais sobre o universo de Star Wars.

Telice 11/01/2019

Luke Skywalker: uma história Star Wars
Segundo livro que leio da saga Star Wars e dessa vez a história irá focar no Luke após a destruição da Estrela da Morte que quer aprender mais sobre os caminhos da força.

Diferente do livro da Leia que eu li antes desse (Star Wars - Legado de Sangue), que é mais profundo e com peso dramático muito forte, nós temos aqui uma aventura bem cara de Star Wars. Era incrível como eu ia lendo e imaginando um filme sendo feito com que estava escrito. Isso se deve muito ao mérito do autor Kevin Hearne que sabe escreve ação e também desenvolver personagens.

Outro mérito do autor foi ter escolhido escrever o livro partindo do ponto de vista do Luke, porque a gente passa a entender melhor o personagem. O desenvolvimento dele é gradual tanto na força quanto como ser humano. Nós não vemos apenas o herói que destruiu a Estrela da Morte, nós vemos um ser humano cheio de dúvidas e desejos, que quer seguir os passos do pai em se tornar um Jedi, mas não tem ninguém pra lhe ensinar ou até mesmo pra lhe fazer entender como a Força funciona.

As cenas em que Luke acessa a Força ou tem algum contato com a mesma eram o ponto do alto do livro, pra mim. Consegui entender melhor como a Força funciona depois de ter lido esse livro.

Fora o Luke temos alguns personagens que já conhecemos, como o R2-D2, Almirante Acabar (IT'S A TRAP!), Leia e C-3PO. E, temos alguns novos, com destaque a Nakari Kelen que eu amei.

Enfim, a leitura é leve e cheia de ação, os personagens são ótimos, a história é maravilhosa e o final é lindo.

Se o Luke já era meu personagem favorito do Universo Star Wars antes desse livro, após a leitura apenas confirmou sua posição!

Recomendo a leitura pra já! ♡

P.S.: O livro se passa logo após a destruição da Estrela da Morte, assim ele está localizado entre o Episódio IV - Uma Nova Esperança e o Episódio V - O Império Contra-ataca e, só para lembrar, ele faz parte do cânone oficial de Star Wars.

Renato.Vasconcellos 20/05/2019

Mais uma aventura
Mais uma aventura sem grandes consequencias, sem expandir de fato o universo. Tal qual um vilão do Scooby Doo, o leitor corre através de uma série de portas místicas que apenas levam para o mesmo corredor. Talvez eu só esteja rabugento com esse novo universo expandido da Disney. Apesar disso o escritor possui uma técnica leve. O livro é agradável e rápido, ideal para uma leitura descompromissada e relaxante.

Aqui acompanhamos o nosso herói Luke em uma aventura que se passa entre o Episódio 4 e 5 da trilogia clássica. Depois de destruir a Estrela da Morte, Luke está repleto de dúvidas e questionamento sobre a verdadeira natureza da Força. Ele não consegue entender a nova camada de percepção que eventualmente se abre para ele, nem atinge a natureza dos novos poderes que estão a sua disposição. Sem um treinamento formal, sua capacidade bruta não é refinada e não corresponde a sua próprias expectativas, deixando ele inseguro em muitos momentos do livro. A história é contada em primeira pessoa pelo próprio Luke e é muito interessante acompanhar esse trecho de sua evolução como Jedi.

Temos uma rápida introdução, onde Luke viaja até o planeta dos Rodianos para criar um contato de vendas de arma para a Rebelião e ainda se envolve no salvamento de uma nave inocente, que tava sendo atacada pelo Império.

Depois, Luke é requisitado pela rebelião para fazer uma missão secreta de natureza bastante perigosa, ele precisa resgatar uma slicer (dita a melhora da galaxia) que está coagida trabalhando para o império. Para isso ele conta com a ajuda de Nakari, uma bela humana filha de um ricaço do ramo de bio-tecnologias.

Necessitando de dinheiro para equipamento, eles viajam até um planeta no Núcleo denso da galaxia para conseguir uns espécimes recém descobertos pelo pai de Nakari. A tensão se desenrola quando descobrimos que as criaturas eram predadores capazes de ficar invisíveis e dotados de uma cerra natural usada para perfurar o crânio e devorar o cérebro de suas vítimas. Equipados com poderosas armaduras concedidas pelo pai de Nakari, a dupla consegue superar os perigos do planeta desconhecido e escapam com um espécime morto para estudos. Assim o pai de Nakari consegue a desculpa necessária para dar uma vultuosa quantia para a filha sem levantar suspeitas dos espiões do Império. Essa aventura tem como principal objetivo juntar os dois protagonista e mostra como eles possuem uma boa sinergia.

Finalmente com a nave bem equipada, eles partem para encontrar o contado que daria todas as informações sobre o alvo da extração. Felizmente (Deus Ex Machina?), o filho desse contato foi salvo pelo Luke no começo do livro, e ele é extremamente solicito com nosso herói. O alvo da extração é um Givin chamada Drusil. Vale a nota que essa é uma das raças mais estranhas de star wars. Eles possuem feições faciais que lembram um cranio e são adeptos completamente da matemática. A Drusil é uma matemática ainda mais capaz dentre dessa raça de matemáticos, o que torna uma das melhores slicer da galaxia. Depois de estudar o alvo, o grupo consegue realizar a operação, fugindo com ela através dos esgotas da cidade.

A dupla de heróis junto com Drusil conseguem escapar do Império usando rotas desconhecidas do Hyper-espaço e acabam se escondendo em um planeta natal do contado inicial dos rebeldes. Enquanto aguardam reparos, vemos Luke se aproximar cada vez mais de Nakari, eles engatam um romance pueril.

O acordo entre os Rebeldes e Drusil só estaria completo quando ela encontrasse sua família em um planeta remoto, onde ficariam escondidos do Império. Eles conseguem ludibriar os agentes imperiais e realizam o ultimo trecho da viagem. Infelizmente, caçadores de recompensa estavam aguardando eles em seu destino final. Durante a luta nave de Luke é abatida, ele consegue aterrissar em uma ilha e o combate se dá em solo. Nesse momento, a jovem Nakari acaba sendo assassinada pelo caçadores de recompensa. Luke sente na força o vazio deixado pela companheira e quase sucumbe para o lado sombrio. Mas em vez de se entregar os sentimentos ruins, ele prefere se apegar aos momentos em que passaram juntos e em como ela o ajudava a desenvolver seus poderes de Jedi. Ele promete para si mesmo que irá se tornar um Jedi completo, assim como seu pai, em honra de Nakari.

Drusil tem um final mais feliz, ela consegue se reuniar ao marido e seus filhos e passa a ajudar os Rebeldes escondida em outro planeta.

A aventura termina com uma ponta solta. Em sua viagem a Rodia, Luke vai no cemitério de um antigo Jedi que foi ferido durante a Ordem 66, mas conseguiu fazer sua nave retornar ao planeta natal. Lá ele recebe de presente o Sabre de Luz desse jedi. Ele desmonta o sabre, mas não consegue aprender muito sobre a arquitetura da peça. E termina nisso. O sabre simplesmente desaparece da história.

Nat 24/09/2019

Luke Skywalker é um herói. Depois de destruir a Estrela da Morte, a maior arma do império, o aprendiz de jedi tenta lidar com a sua vida e as mudanças que lhe aconteceram durante esse tempo. Agora que Obi-Wan Kenobi não está mais do seu lado para lhe ensinar os caminhos da força, Luke reflete sobre como praticar o pouco que aprendeu enquanto realiza pequenas missões para a Aliança. Uma dessas missões, para a qual vai receber ajuda de Nakari Kelen, consiste em resgatar uma criptógrafa chamada Drusil Bephorin que trabalha sob ameaça para o império, enquanto outros resgatam a família dela, pois Drusil está disposta a oferecer seus serviços para os rebeldes.

Esse livro é bem simples. Eu gostei bastante dele porque conseguia ver o Luke jovem exatamente como Mark Hamill o personificou: curioso, ingênuo, heroico. Como a história se passa entre os episóidos IV e V, foi bom ver como ele lamenta a ausência de Ben Kenobi e o tipo de curiosidade e medo que sente de Darth Vader (claro, ele ainda não sabe do parentesco). O relacionamento entre ele e Nakari é o ponto alto e divertido do livro e é onde se vê bem claramente o seu nível de ingenuidade. Confesso que o final me surpreendeu, não esperava de maneira nenhuma que fosse ser o que foi. Como agora que estou me inteirando mais sobre as diferenças entre o que faz parte do novo cânone e o que fica de fora, não sei muito sobre a importância de Nakari, mas é claramente uma personagem que eu amaria ver em outras histórias. Completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/09/herdeiro-do-jedi-kevin-hearne-dll-2019.html

pietra 02/04/2020

Amei a história, os personagens e deixo aqui um elogio pro R2D2 pois ele sempre é um ícone.

@solitude_e_books 07/04/2020

Nunca Spoiler. solitude_e_books ( Instagram)
No livro o herdeiro do Jedi que se passa entre os episódios 4 e 5 acompanharemos Luke Skywalker em mais uma aventura, só que agora como um herói dos rebeldes por ter destruído a estrela da morte no filme "Uma nova esperança", pra ser sincero o foco do livro não é na aventura, mas sim no aprofundamento do estudo da força pelo personagem, ou seja essa é uma história de crescimento pessoal, já não é atoa que a narrativa é contada em primeira pessoa.
O legal é você ver o quanto luke ainda tem que aprender para se tornar um Jedi, ver ele relembrar dos ensinamentos de seu mestre Obi-Wan Kenobi e também sentir sua falta, deixando assim visível seus medos, dúvidas e anseios, estes são momentos únicos. Na minha opinião o destaque está no final que ao meu ver salvou o livro.

O herdeiro do Jedi não entra pra minha lista de melhores, mas não deixa de ser um livro bem desenvolvido e interessante.

Matheus 22/04/2020

Uma aventura Star Wars do ponto de vista de Luke
Herdeiro do Jedi traz uma aventura narrada em primeira pessoa que permite entender e vivenciar como os acontecimentos transcorridos em "A Nova Esperança" influenciaram a vida de Luke Skywalker.
É uma história com a dose certa de humor e cheia de momentos eletrizantes, com personagens novos e também velhos conhecidos. Além disso, traz as dificuldades e aprendizados que Luke tem com a Força, agora que não pode contar com Ben Kenobi.

Lua 28/04/2020

Uau.
Nunca pensei que gostaria tanto de um livro da franquia sem ler os outros, não li nenhum anterior ou posterior a esse, vi apenas os filmes.
Como não lembrava de muito termos, porquê faz tempo, pesquisei. Mas o livro é mto fácil de ler, não precisa ler antes ou depois. Esse livro é entre a história do 4 e do 5, ou seja, um filer praticamente. Mas estou gostando mto da Nakari Kelen que vai fazer parte desda aventura junto com o Skywalker adolescente.
Todos os capítulos (na capa do próprio)há uma equação, que tem totalmente a ver com a missão deles.
(Spoiler)
A missão é resgatar uma criptógrafa de uma raça que é tão famaliarizada com matemática que seus comprimentos são com equações, chamada Drusil.
No final da missão de resgate Nakari Kelen morre, por meio de uma explosão feita por um lança granadas de um dos seres que o estavam seguindo. Isso foi bem sad pq eu realmente shippava esse casal e não lembrava dessa parte nos filmes (não sei nem se tem).
A missão foi bem sucedida e a Aliança ganhou uma nova aliada. Luke começou a conseguir mover objetos com a Força, com a ajuda de Nakari e Drusil.

leocosta1991 12/05/2020

Livro com boa leitura
Não é um livro perfeito, mas é um bom livro. Leitura rápida e dinâmica, sem enrolação.
O livro se passa entre “Uma Nova Esperança” e o “O Império Contra-Ataca”, mostrando um jovem Luke encontrar e evoluir na Força.

Rafaela B 05/04/2016

O começo da lenda Luke Skywalker!
Nesse livro acompanhamos os primeiros passos do Luke para se tornar o herói que viria a libertar a galáxia do Imperador e trazer Darth Vader de volta à Luz. O legal da história é que ela é contada pelo próprio Luke e podemos acompanhar seus tropeços quanto a Força, sua insegurança, medo, luta contra o lado Sombrio, enfim, entramos dentro de sua mente.
O livro acontece após a destruição da primeira Estrela da Morte e Luke trabalha para a Aliança em várias missões. Ele recebe uma missão para ir à um planeta avaliar as armas que a Aliança quer comprar e pra isso não pode usar seu velho x-wing, então ele recebe uma nova nave, conhecida como Jóia do Deserto e a dona da nave, uma humana chamada Nakari, que pede para que ele cuide bem dela. Sua próxima missão é bem mais difícil é consiste em libertar do Império uma slicer (algo como um hacker) para que ela trabalhe para a Aliança. Ela é mantida em um planeta sobre forte vigilância de funcionários da Nova Ordem, muito mais competentes do que os imperiais comuns. Para isso ele contará com a ajuda de seu droide R2-D2, da nave Jóia do Deserto e sua dona, Nakari. Eles irão bolar um plano audacioso para libertar a slicer que pertence a uma raça que tem um pensamento matemático e enxerga o mundo de outra forma. Mas nem tudo sairá bem.

Impressões: não foi um dos melhores que já li do UE, mas tem momentos muito bons, principalmente por conhecermos melhor o Luke. Personagens carismáticos, principalmente os novos. Conhecemos mais o UE, raças, planetas e eu amo isso. Quem é fã deve ler, principalmente por ser cânone, ou seja, faz parte da cronologia oficial dos filmes.

Nota: 3,5/5

1 | 2 | 3 | 4 | 5