Star Wars: Herdeiro do Jedi

Resenhas - Heir to the Jedi

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nathaja 19/07/2016

Herdeiro do Jedi
A história do livro "O herdeiro do Jedi" se passa entre os episodio 4 e 5, o livro conta algumas aventuras de Luke e a história é narrada em primeira pessoa.

A principal aventura do livro é o resgate de uma das melhores criptógrafas existentes na Galáxia, seu nome é Drusil, ele era forçada a trabalhar para o Império, mas acabou oferecendo seus serviços a Aliança em troca de um lugar seguro para a sua familia.

Luke é acompanhado nessa missão por R2D2 e Nakari, uma atiradora de elite que se uniu a Aliança Rebelde. Nakari é um dos pontos fortes desse livro, ela é uma personagem secundária forte e extremamente divertida, faz você ama-la do começo ao fim.
Nesse livro podemos ver um Luke extremamente inexperiente, com tudo, principalmente com coisas relacionadas a Jedi, apesar de ele ter tido um breve, muito breve, treinamento com Ben, ele praticamente não sabe nada sobre a Força além do que ele sente.

É imensamente interessante ver como ele aprende as coisas através de varios erros e tentativas, o que faz o leitor se identificar mais com o personagem. Esse livro, por ser no ponto de vista de Luke, podemos conhecer e entender muito mais do personagens, suas inseguranças e sua personalidade são bem destacadas.

A escrita do autor Kevin Hearne em Herdeiro do Jedi é bem leve e gostosa de se ler, as cenas descritivas não são cansativas e extremamente longas. A trama em si é cheia de ação, adrenalina e bom humor.

O livro é bom, mas os cânones atuais não estão chegando nem perto dos livros antigos. Apesar de o livro ter grandes pontos forte ele tem um grande ponto fraco que foi um dos motivos que me fez dar 4 estrelas, ao invés de 5. O final é extremamente corrido e os acontecimentos finais são bem fracos e feitos com pressa para poder encaixar melhor com a história do 5 filme.
Paloma Martins 05/12/2016minha estante
Olá!
Eu nunca assisti os filmes, será que ficaria perdida lendo o livro?

Nathaja 05/12/2016minha estante
Olá, eu acredito que não. A história do livro é bem simples e básica e introduz os personagens de uma maneira boa. Apenas o background talvez você não entenda, se sinta perdida.

Queria Estar Lendo 08/07/2016

Resenha: Star Wars: Herdeiro do Jedi
Star Wars. Ah, Star Wars. Não dá pra explicar o amor que eu sinto quando penso nessa saga, só posso dizer que é de mais de oito mil. Herdeiro do Jedi tem tudo e mais um pouco para os fãs da história, e também para quem quer conhecer um dos personagens que nasceu e cresceu e se tornou uma das partes mais importantes da saga: Luke Skywalker.

Herdeiro do Jedi segue Luke depois dos episódios de Uma Nova Esperança, quando ele se torna conhecido como herói por ter dado o disparo que destruiu a Estrela da Morte. Claro que nem tudo são flores, e a Rebelião ainda está em desvantagem. Caçada e escondida, ela precisa de patrocinadores, de armamentos e de uma base fixa para continuar a luta contra o Império tirano. E é aí que entra o Luke; com algumas missões, o livro segue o nosso Jedi, agora solitário em sua jornada de aprendizado sobre a Força, em algumas aventuras pela galáxia para conseguir apoiadores, armas e, principalmente, conhecimento para seguir em frente como o guerreiro que deseja ser.

"A aurora chega, quer você durma ao longo dela, quer não, e acho que a Força pode ser assim: sempre lá, mas invisível até que você se esforce."

A narrativa de Herdeiro do Jedi é bem simples, mas enérgica. Temos vislumbres bem descritos de planetas novos, de personagens conhecidos e de novos rostos. A ameaça do Império paira sobre Luke, mas seu maior problema é o desconhecimento. Ele ainda é um garoto perdido em meio a tanta coisa nova, pouco experiente a respeito dos mundos lá fora. Ele quer lutar e ser forte, ao mesmo tempo em que não sabe precisamente qual caminho seguir para conseguir isso. Adorei como a história trabalhou a história do Luke, dando um alcance maior para o menino antes do homem antes do Jedi.

"- Quando você é traído, nunca é por alguém parecido com Vader. A traição sempre vem envolta em um manto amigável."

A personagem secundária que está na arte da capa é a Nakari, uma atiradora de elite, filha de um importante figurão do comércio intergalático. Ela está na Rebelião pela própria liberdade acima da causa, mas, diferente de Han Solo, também luta para ajudar a galáxia a se livrar do Império. Nakari é minha rainha e vou protegê-la a todos os custos! Uma coisa que me pegou nessa narrativa foi o fato de ela aparecer, mas não ter o destaque merecido. Queria muito entender mais suas motivações, suas forças e fraquezas. Queria que a Nakari tivesse tido espaço para um desenvolvimento mais poderoso, uma vez que prometeu tanto com suas aparições. O relacionamento da Nakari e do Luke é uma amizade baseada em confiança, que vai crescendo até uma atração mútua e, quem sabe, a promessa de um amor jovem. Luke ainda é inexperiente em tudo a respeito da vida, inclusive com o amor.

"- Eu provavelmente parecia mais confiante do que realmente estava, mas essa é a única força de enfrentar o o inimigo; algo que aprendi com Han. Ele me disse "Nunca vá para a batalha dizendo 'Bom, acho que vou lutar pela minha vida agora, se for realmente necessário'. Uma vez comprometido, garoto, você tem de se comprometer totalmente, ou não vai sobreviver"."

O ponto chave do livro é a ação. As perseguições, a espionagem e a "proteção à testemunha" que Luke e Nakari precisam utilizar lá para o meio do livro, resgatando uma prisioneira do Império que pode ser útil à Aliança. A trama é bem trabalhada em cima da aventura dos dois através dos planetas desconhecidos, e do Luke se descobrindo como guerreiro e Jedi. A Força chama por ele, se revelando aos poucos. Sem Obi-Wan, Luke precisa encontrar o seu próprio caminho, a sua própria maneira de entender tal chamado. A sensação de que ele está sozinho nessa jornada é ainda mais emocionante quando você, leitor(a), sabe o que vem pela frente. "Do or do not, there is no try".

Outra personagem irreverente e curiosa foi a Drusil, a mesma refém que Luke e Nakari devem proteger. Ela vem de uma raça estranha com um fascínio bizarro por problemas matemáticos, mas tem grandes ensinamentos e momentos importantes para dividir com o futuro cavaleiro Jedi. Drusil é a parte racional e pouco emotiva da narrativa, mas não menos importante do que os humanos. Eu gostei muito do crescimento dela na narrativa, de uma figurante para uma coadjuvante extremamente necessária para o andamento da história.

O final, no entanto, me foi um pouco anticlímax. Fiquei decepcionada com uma decisão súbita do autor, que, ao meu ver, foi extremamente desnecessária. A morte nunca é o melhor caminho, especialmente quando usada para engrandecer o conhecimento de outro personagem. Ele usou o famoso artifício do man pain; eu odiei, de verdade. Uma estrelinha foi retirada da nota final por causa disso.

"Às vezes, planos simples são os melhores. Ou plano nenhum, que é como Han muitas vezes gosta de lutar. "Se o seu plano nunca sobrevive ao encontrar com o inimigo, garoto, para que planejar?"."

A edição da Aleph é a coisa mais linda do mundo, como sempre. Capa, diagramação, acabamento. É tudo impecável e tão lindo que te faz querer abraçar o livro e protegê-lo de todos os males do mundo.

"- 3PO, você gosta de calcular esse tipo de coisa. O que é mais provável, fluxo de caixa contínuo para a Aliança ou Han se comportando racionalmente?
- Ainda que ambos tenham pouquíssimas chances de acontecer, princesa, fluxo de caixa contínuo é muito mais provável."

No mais, Herdeiro do Jedi é uma leitura interessante tanto para quem conhece o universo de Star Wars quanto para quem quer conhecer. O livro te apresenta e reapresenta o Luke, a Aliança, o Império e as grandes histórias que vêm por aí, ao mesmo tempo em que mantém um suspense e incerteza sobre a Força e os caminhos que Luke precisará trilhar para se tornar um Jedi.
Priscila 08/07/2016minha estante
"Star Wars... o amor que sinto por essa saga... é de mais de oito mil"!
haha eu entendi a referência! \o/
Parabéns pela resenha! Me motivou ainda mais a ler o livro!

Pedro 22/07/2016

Hearne sabe o que faz
Este é facilmente o melhor romance do novo cânone de Star Wars, o interessante é que nunca gostei de Luke Skywalker, sempre o achei um personagem demasiado fraco e sem o carisma que um protagonista precisa, mas nestas páginas as coisas se tornam diferentes. Além de tornar Luke alguém que eu quis acompanhar por 320 páginas, Hearne traz Nakari Kelen, o primeiro personagem feminino da série que realmente é interessante sem ser forçado à um feminismo excessivo e inteiramente desnecessário, isso claro, que com exceção de Rey (Episode VII). A cereja do bolo porém é a liberdade criativa de usar uma lacuna da trama para estabelecer história de qualidade, e não apenas qualquer tapa buraco. Herdeiro do Jedi poderia facilmente receber uma numeração em seu titulo, tamanha a qualidade e rumo tomado pelo trama apesar de sua simplicidade. (Sim, a qualidade cinematográfica de Star Wars é extremamente discutível, se adaptado, este livro seria melhor que mais da metade dos 7 filmes realizados). Vale mencionar também o entendimento e sentimento de fã ao vê-lo (Hearne) dar voz a algo estreitamente abstrato, na impressão que um Jedi pode marcar em uma pessoa. A própria Personificação da Honra. Em conclusão, Kevin Hearne fez um bom trabalho, daqui para frente a cena da caverna de gelo em Empire Strike's Back será mais que uma lacuna. E acima de tudo, ela me recordará de uma aventura. Deveras memorável.
LipeKenobi 19/08/2016minha estante
Comentário excelente, concordo plenamente com suas palavras. Abraços.

Rafaela B 05/04/2016

O começo da lenda Luke Skywalker!
Nesse livro acompanhamos os primeiros passos do Luke para se tornar o herói que viria a libertar a galáxia do Imperador e trazer Darth Vader de volta à Luz. O legal da história é que ela é contada pelo próprio Luke e podemos acompanhar seus tropeços quanto a Força, sua insegurança, medo, luta contra o lado Sombrio, enfim, entramos dentro de sua mente.
O livro acontece após a destruição da primeira Estrela da Morte e Luke trabalha para a Aliança em várias missões. Ele recebe uma missão para ir à um planeta avaliar as armas que a Aliança quer comprar e pra isso não pode usar seu velho x-wing, então ele recebe uma nova nave, conhecida como Jóia do Deserto e a dona da nave, uma humana chamada Nakari, que pede para que ele cuide bem dela. Sua próxima missão é bem mais difícil é consiste em libertar do Império uma slicer (algo como um hacker) para que ela trabalhe para a Aliança. Ela é mantida em um planeta sobre forte vigilância de funcionários da Nova Ordem, muito mais competentes do que os imperiais comuns. Para isso ele contará com a ajuda de seu droide R2-D2, da nave Jóia do Deserto e sua dona, Nakari. Eles irão bolar um plano audacioso para libertar a slicer que pertence a uma raça que tem um pensamento matemático e enxerga o mundo de outra forma. Mas nem tudo sairá bem.

Impressões: não foi um dos melhores que já li do UE, mas tem momentos muito bons, principalmente por conhecermos melhor o Luke. Personagens carismáticos, principalmente os novos. Conhecemos mais o UE, raças, planetas e eu amo isso. Quem é fã deve ler, principalmente por ser cânone, ou seja, faz parte da cronologia oficial dos filmes.

Nota: 3,5/5

Honesto 29/04/2016

Uma boa história entre os eps. IV e V.
Uma boa leitura, nada complicada, de uma missão principal e suas sub-missões para o preparo dela, que Luke faz para a aliança rebelde, em que vemos ação tanto terrestre quando espacial, um tico de suspense, e a pequena evolução de Luke na força que vemos em o O Império Contra-Ataca, já que o livro se passa entre os eps. IV e V. História toda contada pela visão de Luke, mais uma boa do novo cânone.

Joaquim 22/05/2016

Acompanhe o verdadeiro despertar da Força!!!
A narrativa envolvente, feita pelo próprio Luke, faz com que esse seja um dos melhores livros do Universo!

Recomendo muito.

Marcos Pinto 23/05/2016

Muito bom!
Quem já assistiu aos filmes Uma nova esperança e O Império contra-ataca percebe, sem muita dificuldade, um “furo” entre as obras cinematográficas. Há um leve amadurecimento de Luke, tanto psicologicamente quanto na Força, de um filme para o outro. A pergunta que os fãs sempre se fazem é: como aconteceu? Claro que universo expandido responde a essa pergunta. Contudo, chega o momento termos a resposta definitiva. Essa resposta está em Herdeiro do Jedi.

Após a destruição da Estrela da Morte, Luke passa a ser visto como um herói. Porém, ele sabe que não conseguiu tal ato heroico sozinho. Apesar de ser bom piloto e bom atirador, ele está ciente que seu feito foi graças à Força. Então, ele não se sente totalmente confortável com as honras que recebe e, principalmente, deseja fortalecer ainda mais seu lado Jedi. Contudo, como aprender a controlar a Força se não há quem o ensine?

Dentro desse cenário de insegurança e desejo de crescer do herói, uma missão cai em seus braços. Através dela, Luke deveria salvar alguém que o Império mantinha em suas duras garras. Contudo, não se tratava de uma pessoa qualquer, mas de uma givin – uma espécie que possui alto conhecimento matemático – que é uma slicer – hacker. Porém, pela grande importância que a givin tem para o império, ela estará bem guardada. Sabendo disso, Luke tem ciência que não poderá fazer o resgate sozinho. Para tal tentativa, ele contará com a ajuda de R2-D2 e de Nakari, uma atiradora de elite.

“Eu sei que a Força é real. Pude senti-la” (p. 18).

Partindo dessa premissa, Kevin Hearne cria uma boa explicação para o que acontece entre os episódios IV e V. Contudo, o seu grande diferencial das demais obras do cânone é: narração em primeira pessoa. Neste livro, é Luke quem narra os acontecimentos. Ou seja, estaremos em sua cabeça, entendendo seus anseios e dúvidas. Desta forma, o crescimento psicológico do personagem fica mais nítido, mas vívido para o leitor.

Outro ponto positivo da obra é o surgimento de duas fortes personagens femininas: Nakari e Drusil – a slicer given. Elas são personagens inteligentes e que quebram estereótipos femininos amplamente defendidos na literatura. Nakari, apesar de muito jovem, é forte, experimentada e uma guerreira nata. Ela possui um bom senso de estratégia e é uma atiradora eficaz. Drusil, por sua vez, é a personagem mais inteligente do livro. Com uma matemática intrínseca, ela consegue calcular instantaneamente estatísticas de chance de sucesso, mesmo com dezenas de variáveis. Ademais, é destemida e possui um forte senso de justiça.

Por fim, vale também destacar a forma ágil do desenvolvimento do livro. Apesar de criar personagens profundos, o autor sabe acelerar bem a obra. Isso se deve a narrativa fácil, descomplicada e direta. Ademais, As diversas batalhas e momentos de ação deixam o enredo alucinante, fazendo com que a leitura seja rápida.

“Eu nunca teria pensado em emoções sombrias como sedutoras, com um objetivo de conscientemente corromper alguém. Para mim, eram emoções desencadeadas por eventos que se faziam sentir intensamente e depois desapareciam, e não estados naturais do ser. Mas Obi-Wan provavelmente sabia do que estava falando e achei que era melhor não me arriscar a ignorar o aviso do exemplo de Vader” (p. 54).

Contudo, falta, em Herdeiro do Jedi, um pouco de equilíbrio. Por Star Wars ser claramente a luta de Império x Rebelião, Jedi x Sith, se o enredo não for bem trabalhado, muitas vezes caímos no puro maniqueísmo. Neste livro, em especial, faltou um personagem que fosse além daquele “totalmente bom” ou “totalmente ruim”. Faltou alguém dúbio, um que fosse mais humano, mais palpável. Mesmo que Luke tenha seus momentos de incerteza, ele ainda é idealizado demais. Falta um pouco de Darth Vader nele para que ele seja mais humano.

Quanto à parte física, não há o que reclamar. A capa é simplesmente primorosa, com um jogo de cores quase inigualável. Ela é, de longe, a mais bonita das capas brasileiras de Star Wars. A diagramação, por sua vez, também não deixa a desejar. Temos um trabalho bonito, confortável e que propicia uma boa leitura. Ademais, a revisão e tradução foram bem feitas.

Em suma, Herdeiro do Jedi é um bom livro e cumpre a que se propõe. Entende-se, através da obra, o processo de amadurecimento de Luke, tanto na Força quanto psicologicamente. Além disso, a inserção de personagens femininas não estereotipadas e a narração em primeira pessoa são bons motivos para desbravar a obra. Recomendo!

“Não se trata de generalizações moralistas. Quando você é traído, nunca é por alguém parecido com Vader. A traição sempre vem envolta em um manto amigável. Foi uma das primeiras coisas que aprendi no Senado” (p. 72).

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/05/resenha-herdeiro-do-jedi.html

Luiz Otávio 09/06/2016

Os primeiros passos de Luke Skywalker em direção a Força
Já adianto que sou suspeito para analisar esse livro. Por quê? Primeiramente, faço parte da legião infinita de fãs apaixonados por Star Wars. Mas isso fica ainda mais intenso quando o personagem em questão é Luke Skywalker, que pra mim é uma referência na ficção, um dos meus personagens favoritos em todas as mídias. Dito isso...

Contar uma aventura envolvendo o protagonista máximo de Star Wars não é uma tarefa fácil. Afinal, já sabemos que ele veio das ermas areias de Tatooine, sabemos de sua vitória na Batalha de Yavin, como começou seu treinamento Jedi com Obi-Wan e desenvolveu sua técnica na Força com Yoda. Sabemos que é filho de Darth Vader e que, por mais que fosse seduzido pelo lado sombrio, resistiu às tentações e conseguiu trazer o pai de volta em um último instante, trazendo a paz para a galáxia (ou assim acreditávamos). Então, o que uma história entre os episódios IV e V tem a nos acrescentar? Acredite, muito.

Em Herdeiro do Jedi nós nos deparamos com um Luke ainda perdido. Ele sabe que a Força está ali, sabe que tem que treinar para se tornar um Jedi, mas como? Sem instrutor, ainda pesaroso pela morte de Obi-Wan (e depois vamos descobrir que está pesaroso por muitas outras mortes que nunca teve tempo de lamentar), se sentindo incompleto mesmo sendo um herói para as forças rebeldes, Luke parte para uma missão que acaba trazendo a tona muitas revelações de seus “poderes” e capacidades.

Acompanhar as dúvidas do jovem Skywalker é realmente gratificante, afinal, pouco tempo antes ele era apenas um garoto em tatooine e rapidamente ele se torna a última esperança da galáxia, o melhor piloto e o último Jedi. Não são fardos que se aceitem de bom grado com normalidade, o peso é grande. E é nesse livro que vemos tudo isso, escrito com maestria pelas mãos de Kevin Hearne.

Junte tudo isso a duas novas personagens muito bem desenvolvidas (a atiradora Nakari e a slicer Drusil) e o sempre presente R2-D2 e temos uma equipe perfeita para mais uma aventura incrível do universo Star Wars.

Para quem nunca viu nem conhece Star Wars, ou simplesmente não se importa, passem longe, pois (além do protagonista ser o mesmo dos filmes) as ligações e referências são muitas, não sendo possível o total entendimento para quem não tem um background. Para os não fãs mas que já tiveram contato com o universo e gostam, é uma forte recomendação pois agrega muito. Mas, para qualquer fã, é uma leitura indispensável. Afinal, é o despertar da Força, mas aqui no protagonista máximo de toda franquia.

@omurilolima 30/06/2016

STAR WARS - Herdeiro do Jedi | RESENHA
Publiquei um vídeo resenha com minhas impressões sobre esta leitura. Espero que você goste e compartilhe comigo o que achou ao ler este livro.

site: https://www.youtube.com/watch?v=3CJw9YeEvnY

LipeKenobi 19/08/2016

Maravilha
Uns dos livros do gênero que mais apreciei. Uma história envolvente com muita aventura e uma pequena pitada de romance. Combinação perfeita.

Arley Ramos 10/02/2017

Cansativo.
Uma pena. Deixaram passar uma bela oportunidade de explorar melhor o desenvolvimento do Luke, entendendo e usando a Força. O Livro é interessante, mas está bem distante de ser um bom livro. O Autor extrapola no detalhamento dos ambientes e objetos, e exagera ao tentar fazer do Luke um cara descolado. O livro é um pouco cansativo, pois ele investe muito tempo detalhando as coisas, pecando nos diálogos sem profundidade. Eu já li MUITOS livros da saga (Nova e EU) e quase todas os quadrinhos e este ai não vai ter lugar de honra na lista não.

Henrique 03/03/2017

Dos três livros pertencentes ao cânone oficial de Star Wars que li até agora, este foi o melhor. Seguido pelo "Lordes dos Sith" e, logo após, por "Tarkin".

MarcoSensi 13/04/2017

Star Wars - Herdeiro do Jedi
A Força é onipresente e basta disciplina e concentração para se conectar com ela.

Essa é uma das lições que Luke Skywalker aprende em Herdeiro do Jedi. Logo após a destruição da Estrela da Morte, Luke é incumbido de diversas missões e uma delas é de resgatar uma Givin chamada Drusil que é uma criptógrafa do Império e que promete revelar muitos segredos, isso se os rebeldes a levarem em segurança de volta a sua família. Com a ajuda de seu astromech droid R2-D2 e Nakiri a bordo da Jóia do Deserto eles embarcaram em uma aventura que mudara o rumo de suas vidas.

O livro é muito bom de ler, a maneira do autor escrever é muito aconchegante fazendo com que a leitura pareça uma conversa descompromissada e flua com muita naturalidade, as falas do Luke são bem elaboradas abraçando a personalidade do personagem apresentada nos filmes. Apesar do livro ter um final relativamente previsível, os acontecimentos subsequentes da trama são muito envolventes fazendo com que a história se desenvolva muito bem. Eu adorei esse livro, recomendo a todos que são fãs de Star Wars e aos que desejam conhecer esse universo fantástico.

A capa tem uma arte muito bonita, o livro tem as orelhas de marcação e a sua diagramação é muito boa.

Bruna 05/06/2017

Star Wars — Herdeiro do Jedi
É muito bom quando temos amigos que realmente nos conhecem, certo? Que sabem dos nossos gostos e desgostos, das coisas que gostaríamos de ganhar. O livro "Star Wars — Herdeiro do Jedi", foi um presente que eu ganhei de aniversário, de dois amigos queridos que eu tenho e que também são grandes fãs de Star Wars. E é com carinho que venho aqui resenhar este livro.

"A Guerra Civil Galáctica segue após a destruição da Estrela da Morte e Luke Skywalker se esforça para aprender mais sobre a Força sem a ajuda de Obi-Wan Kenobi – ou de fato sem nenhuma ajuda. Mas as poucas memórias que ele tem das instruções de Obi-Wan apontam a direção para um maior controle da Força, e ele é encorajado para perseguir isso por um novo amigo na Aliança. Quando Luke, R2-D2 e seu novo aliado recebem a missão de liberarem uma pessoa do Império e entregando-a em um planeta seguro onde ela pode ajudar a Aliança, a jornada deles pela galáxia é cheia de perigos – e oportunidades para Luke descobrir os mistérios da Força."

A vida de Luke Skywalker mudou bastante nos últimos tempos, de um garoto que vivia em Tatooine e que não tinha muitas expectativas em relação ao seu futuro ele se transformou em um herói por ter dado o disparo que destruiu a Estrela da Morte. Porém, nem tudo são flores e apesar de seu ao heroico a guerra está longe de chegar ao fim, e a Rebelião enfrenta alguns problemas: eles precisam de patrocinadores, armamentos e uma base fixa para continuarem lutando contra o Império.

E com o objetivo de tentar ajudar a Rebelião, Luke se propõe em fazer algumas missões para ajudá-los a conseguir as coisas que precisam. A principal aventura é o resgate de uma das melhores criptógrafas existentes na Galáxia: Drusil. Ela era forçada a trabalhar para o Império, porém ofereceu os seus serviços a Aliança em troca de um lugar seguro para a sua família.

“Eu nunca teria pensado em emoções sombrias como sedutoras, com um objetivo de conscientemente corromper alguém. Para mim, eram emoções desencadeadas por eventos que se faziam sentir intensamente e depois desapareciam, e não estados naturais do ser. Mas Obi-Wan provavelmente sabia do que estava falando e achei que era melhor não me arriscar a ignorar o aviso do exemplo de Vader.”

Para essa missão, Luke é acompanhado por seu fiel R2-D2 e Nakari, uma atiradora de elite e filha de um importante membro do comércio intergalático. Ela se uniu a Aliança Rebelde para ajudar a galáxia a se livrar do Império. E ao longe dessa viagem, Nakari e Luke desenvolvem uma relação baseada em confiança e a amizade que os dois têm se torna uma atração mútua.

Foi interessante conhecer um pouco mais sobre Luke Skywalker, o famoso herói que ajudou a explodir a Estrela da Morte. No livro "Star Wars — Herdeiro do Jedi", o leitor acaba conhecendo um pouco mais sobre as inseguranças do rapaz — afinal de contas, como ele vai aprender mais sobre a Força já que Obi-Wan Kenobi morreu? — e os seus medos. Vemos um personagem muito humano e bem inexperiente, que também comete alguns erros. Consegui conhecer um pouco mais sobre esse personagem tão querido, sem contar que foi muito bom poder rever alguns personagens tão queridos pelo público.

Outro acerto que o livro teve foi a personagem Nakari. Ela é uma mulher forte e destemida, que me conquistou desde o primeiro momento. Também gostei da maneira que foi desenvolvida a relação dela com o Luke — não foi um romance forçado como acontece em alguns livros, os dois possuíam certa química e até que eram fofos juntos. E mesmo sendo uma personagem secundária, Nakari roubou a cena em vários momentos.

site: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2017/06/resenha-star-wars-herdeiro-do-jedi.html

Victor 24/07/2017

E vamos entrar nessa série infinita chamada Universo Expandido Star Wars. Desde que a Disney comprou a LucasFilm em 2012 e todas as propriedades intelectuais da mesma, Star Wars vem ganhando um novo universo expandido. Boa parte dos livros que existiam anteriormente foi ignorada (ou se tornou a série legends) e, desde então novos autores (e alguns antigos) foram chamados para compor novas histórias do cânone com personagens conhecidos ou não. No caso de Herdeiro do Jedi, o protagonista aqui é Luke Skywalker e o livro se passa entre os episódio IV e V.

Luke ainda não é um Jedi. Apesar de ter conseguido se utilizar da Força para destruir a Estrela da Morte, ele ainda não sabe bem como ela funciona. De fato, ele não tem certeza nem se ela existe mesmo e se seu falecido mestre, Obi-Wan Kenobi, realmente falou com ele durante a batalha Yavin 4. Apesar disso, Luke é um herói. Ele não só salvou a Aliança Rebelde de uma grande destruição como também está agora a seu serviço e executando diversas missões para conseguir recursos, armas e suporte para os rebeldes. Várias dessas missões ele cumpre junte de seu droide astromecânico R2-D2 e com Nakari Kelen (personagem da capa) que é uma simpatizante da Aliança. Seu pai pesquisa recursos biológicos em planetas distantes, tendo muitos recursos com várias naves, sendo que ela fornece uma delas, a Jóia do Deserto, para que várias missões sejam cumpridas.

"Nós somos o espinho que espeta o dedo do imperador quando ele enxerga a galáxia como seu jardim pessoal."

Herdeiro do Jedi não tem exatamente uma história bem definida. Até a metade do livro mais ou menos, Luke e Nakari estão basicamente cumprindo variadas missões para a Aliança Rebelde, conseguindo recursos para a nave Joia do Deserto e negociando armas. Os dois fazem um bom par de protagonistas. Seria muito fácil colocar Luke como protagonista numa história de Star Wars, mas Kevin Hearne foi além e criou uma personagem completamente nova nesse universo e elevou-a a um personagem principal do livro. Se Luke chega vivo ao final do livro é graças a Nakari que o salva de várias enrascadas.

Da metade do texto em diante, a trama passa a se focar numa única missão da dupla: resgatar a criptógrafa Drusil Bephorin do Império e levá-la em segurança para os rebeldes. Drusil é outra personagem maravilhosa. Da raça dos Givin, ela é altamente inteligente e sua habilidade criptográfica a faz tanto uma ótima hacker, quanto permite a ela analisar todas as possibilidades de uma situação e ajudar os heróis a escolher a melhor delas. Drusil tem uma mente lógica e isso acaba levando a diversos diálogos hilários com Luke.

"Como você bem sabe, ao contrário da cinética, do tempo ou da distância, a idiotice humana é incalculável"

A presença feminina no livro, aliás, é um ponto alto. Varias personagens são apresentadas ao longo de toda a trama e todas elas contribuem de alguma forma para as missões. Inclusive, Luke passa por diversas situações de perigo de morte e acaba salvo por elas. A sensação que o livro passa é a mesma de você assistir Rogue One: cada personagem e importante para que as missões sejam cumpridas e caso faltasse qualquer um deles, tudo daria errado.

Aliado a tudo isso, temos uma ótima expansão de universo. Muito se fala sobre o funcionamento da força, sobre o passado de Vader e do Império, vários tipos de planetas e seres são apresentados e, claro, ótimas batalhas espaciais. Há até um cena que eu achei em especial muito boa, onde Luke desmonta um sabre de luz para entender como ele funciona. Para o fã do Universo Star Wars, é um livro espetacular e cheio de detalhes.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5