A Firma

A Firma John Grisham

Resenhas - A Firma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MinhaKynha 13/09/2012

O livro cujo nome é o mesmo da série baseada no mesmo..se é que me entendem....
Tenho por critério analisar todo filme que assisto que sei que é baseado em algum livro que já li ou ouvi falar a respeito...
Confesso que a série " The Firm " do canal "AXN " me prendeu desde o primeiro capítulo, aí pensei - o enredo dessa série me parece muito familiar..." - Caraca !!! e não é que "era " mesmo!???
É baseada no Livro de mesmo nome do maravilhoso escritor "John Grisham, pronto não precisava falar mais nada, por que sou apaixonada por seus livros e se a série é no mesmo enredo, não era nenhuma surpresa eu me viciar na mesma...
A esposa do Mitch é que é meio "chatinha", mas tem que ter essas ne pra que o livro seja perfeito....
A única coisa que não gosto muito, é por que a cada vez que um livro vira filme, são pessoas a menos para sentirem o mesmo prazer que nós amantes da leitura sentimos ao desvendar a história página a página....mas tem seu lado positivo né?
É bom quando vc assiste a uma cena que vc lembra dela do livro....

Letícia 27/05/2020

Uma corrida contra o tempo eletrizante envolvendo elementos jurídicos com investigação policial e as atrocidades e ilegalidades máfia de uma forma incrível. Imagina se você consegue aquele emprego dos sonhos, tão perfeito que você nem acredita, mesmo seu sexto sentido lhe alertando, você vai e mergulha no sonho, até que acorda e vê a sua vida está por um fio.

Esse foi meu primeiro livro do John Grisham, comecei a ler devagar, mas chegou um ponto que eu devorei o livro, porque precisava saber o final, passou voando como se fosse um filme.

Mitch McDeere é um recém-formado na faculdade de direito que está nas vésperas de prestar o exame para se tornar advogado. Vindo de uma boa escola, ele recebeu diversas propostas de emprego, a maioria em Wall Street, mas uma pequena firma de Memphis chama a sua atenção.

A Bendini,Lambert & Locke se orgulha em pagar os maiores salários aos seus advogados, além disso lhe dariam um BMW e um financiamento a juros baixo para a hipoteca de uma casa, além de quitar as dívidas estudantis, um sonho, não? Mitch não pensa duas vezes e aceita o emprego.

Ele se muda com sua esposa Abby e logo no início eles percebem que a firma iria ocupar um grande espaço da vida deles, além de trabalhar mais de 18h por dia, aos finais de semana haviam compromissos almoços ou jantares entre os associados e os sócios da firma, a vida pessoal se confundia com a profissional para os chefes do Mitch e parece mais uma seita.

Quando é abordado pelo FBI, Mitch não acredita muito no quando o agente lhe diz:a firma não é o que parece e que todos os seus passos estão sendo vigiados e escutados. Ele conta para todos da firma sobre o encontro, mas fica com um pé atrás.

É quando ele percebe que apesar de ter uma taxa de rotatividade zero, há uma outra taxa surreal, mais de 5 advogados já morreram durante o tempo em que eram funcionários da firma, e mortes como: acidente de carro, acidente num barco e uma bala perdida. Mortes muito suspeitas e sempre sem muita investigação envolvida.

Tudo indica que a firma não é um simples escritório de advocacia com clientes querendo fugir do fisco.

Micth constata que havia sim algo errado com aquela firma, e descobre que os sussurros do FBI eram reais, os donos da firma são uma antiga e poderosa máfia e dessa forma, a vida de Micth e de sua esposa estavam em risco, caso ele ficasse na firma, em algum momento iriam fazer com que ele se envolvesse de uma na ilegalidade, e isso o manteria de boca fechada, tal como os outros sócios e se ele se aliasse ao FBI teria a máfia o perseguindo para sempre.

Após ficar muito incomodado e perder totalmente a privacidade, Mitch resolve se tornar informante do FBI, com uma série de solicitações. E ele entra em uma corrida insana com o FBI e a máfia em busca dele.

O fato é que Mitch é muito inteligente e é muito legal ver como ele consegue dobrar tantos os chefes quanto a própria máfia e o FBI apenas sendo extremamente racional, já que todo mundo achou que ele era apenas um garoto cheio de dívidas e sonhos, bem no final, vemos quem riu por último.

Você sabia? O livro tem uma adaptação cinematográfica com Tom Cruise como Mitch, além de elenco todo estrelado.

Rose 30/10/2019

A Firma foi o livro do Clube de Leitura de outubro, e devo dizer que foi uma excelente leitura. Daquelas que prendem até o último ponto final.
Mitch está prestes a se tornar advogado. Passou com louvores pela faculdade e por conta disso está com várias propostas, podendo se dar ao luxo de escolher em qual firma vai trabalhar.
Ele acaba aceitando a proposta pra lá de vantajosa da Bendini Lambert & Locke da pequena cidade de Memphis.
Assim, ele ea esposa Abby mudam-se pra lá com grandes expectativas. Era a chance que eles tanto lutaram para ter.

Mitch acaba entrando em um ritmo intenso de trabalho, o que não agrada em nada a esposa.
Mas o que preocupa mesmo é quando o FBI o procura fazendo insinuações sobre a lisura da empresa que Mitch está trabalhando.
A empresa era boa demais para ser verdade. E Mitch percebeu que por baixo de todo este verniz de empresa família havia algo muito errado.

Decidido a descobrir toda a verdade, acaba fechando um acordo com o FBI. Agora ele precisava juntar provas contra seus colegas de trabalho e pior, contra a máfia que existia por trás da empresa.

Um passo em falso e ele estava morto. Contando com toda sua inteligência, Mitch corre contra o tempo para dar um golpe fatal no esquema criminoso que existia por trás da firma, ao mesmo tempo que corre para salvar a vida da esposa, do irmão e sua própria.

Um enredo eletrizante que inclusive já ganhou as telas do cinema. Leitura mais do que recomendada.

paulla.costa.779 30/01/2021

Mitchell emgressa em uma firma particular de Memphis , muito rica e especializada em direito tributário. Mas com o passar do tempo ele descobre que nesta empresa houve duas mortes. Ao tentar se desvencilhar da empresa ele descobre que foi grampeado.

Só Sobre Livros 24/05/2013

Nem tudo é tão bom quanto parece
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/06/nem-tudo-e-tao-bom-quanto-parece-em.html

Tuler 02/06/2020

Livro muito bacana, principalmente pra que gosta de investigações e advocacia. Recomendo.

Hugo 12/03/2014

Muito Bom
Livro bom de ser lido é aquele que prende fácil a sua atenção e este é um deles. Apesar de um pouco longo você irá lê-lo rapidamente, buscando saber o desfecho da história, que quanto mais avançada, mais intrigante fica.

Loise.Goebel 21/03/2024

Li O Dossiê Pelicano dele e fiquei com muita vontade de ler mais coisas do Grisham, aí comprei A Firma. MUITO bom, desde o começo você já vê que tem algo errado, mas não consegue saber o que é e ele sustenta esse mistério por bastante tempo. O plot é interessante, os personagens também, e quando a ação começa vc não consegue parar de ler. Recomendo!

Lea 13/03/2015

O advogado recém-formado Mitchell recebe uma proposta irrecusável para trabalhar em uma pequena firma de advocacia. O salário e as vantagens são tão boas que ele nem pensa em trabalhar em outra empresa.

Mitchell e a mulher se mudam para a pequena cidade onde fica a empresa. Tudo parece maravilhoso no início. Carro novo, casa nova, roupas novas, tudo patrocinado pela firma. Mas começam a acontecer coisas estranhas que deixam Mitchell confuso. Ele começa a investigar os acontecimentos e descobre um grande segredo.

A partir daí sua vida sofre uma reviravolta. Mitchell viverá um dilema e será obrigado a fazer uma escolha difícil. Terá que lutar pela segurança da sua família e por sua vida.

Na minha visão, o livro pode ser divido em duas partes: suspense e ação. No início, há um grande suspense sobre a verdade por trás da firma. Quando Mitchell descobre tudo, começa a ação. Para quem curte os gêneros de ação e suspense, recomendo a leitura. Ainda não vi o filme com Tom Cruise, mas estou curiosa para assistir.

Blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Litera.Mente 02/09/2020

O livro tem uma boa história, mas me deparei várias vezes achando a leitura um pouco cansativa, livro muito extenso e com muitos personagens/nomes, principalmente no início, porém do segundo terço do livro para frente o livro se torna mais fluido e dinâmico, desta forma demorei um pouco mais do que gostaria para finalizá-lo. A inteligência de Mitch chama a atenção quando o mesmo tem uma difícil escolha entre a sua maravilhosa empresa e o FBI, arriscando sua vida e a de sua esposa e irmão. Quem ri por último ri melhor (sem spoiler, acho rs).
Livro foi adaptado para o cinema em 93 estrelado por Tom Cruise. Não assisti o filme e não sei se manteve-se fiel ao livro.

site: IG: litera_mente_oficial

Joaquim 07/07/2015

IMPACTANTE!!!
Ação que não dá trégua. As páginas passam voando!!! Com esse livro você vai lembrar, de uma maneira inédita, que o crime não compensa.

Lívia Gomes 20/10/2016

“Uma vez comprometido, não pode voltar atrás. Eles podem ser mais implacáveis do que qualquer outra organização do mundo.”

Que obra IN-CRÍ-VEL! Meu primeiro contato com o autor John Grisham me revelou uma escrita muito fluida porém bastante densa. Pouca "encheção de linguiça", poucas informações irrelevantes, quase tudo que se lê é de extrema importância e tem influência no desenrolar da história, o que te leva a ficar bem atento em cada detalhe buscando desvendar os mistérios dessa narrativa. O que particularmente eu acho muito bom! Os personagens secundários são medianos, isso porque alguns são bem superficiais e eu achei que talvez pudessem ser mais explorados, mas por outro lado os personagens mais "principais" são muito bem construídos, principalmente no quesito personalidade, e é bacana perceber que eles evoluem junto com a história. O nosso mocinho é um cara esperto, astuto, inteligente e eu amei o fato dele não ser daqueles personagens meio "mosca morta", sabe?! Que só sabe choramingar e ser vítima e ser passado para trás por tudo e por todos. Ele é humano e sente medo e tristeza também, mas ele é ousado e corajoso e não se dá por derrotado. A trama é um show à parte! O desenrolar dos fatos é um quebra-cabeça minucioso que vamos montando pouco a pouco junto com o protagonista, e é quase se você tivesse dentro do livro participando de tudo. O tempo todo eu fiquei pensando “Ai meu Deus! E agora?!”, mas sempre surgia uma reviravolta que me surpreendia e me deixava de queixo caído. E histórias com reviravoltas são tudo de bom!

“No ano anterior, ele, Mitch, era um aluno de Harvard muito promissor, com uma oferta de emprego em cada bolso. Agora ele era um milionário, e logo estaria com a cabeça a prêmio. Estranho, o que um ano pode fazer.”

Esse não foi um daqueles livros que é impossível largar, na verdade só peguei o embalo na leitura depois da página 250. Mas isso vai variar de pessoa pra pessoa porque no meu caso eu estava meio sem tempo pra ler e isso dava uma quebrada no meu ritmo. Então contigo já pode ser diferente porque, de uma forma ou de outra, é sim uma história interessante desde o começo. O único ponto negativo que achei relevante o suficiente foi o acabamento do livro. A capa é muito frágil (mesmo manuseando com cuidado a capa se danificou numa velocidade impressionante!) e as folhas dessa edição são brancas! Tipo muito brancas e ainda por cima as letrinhas são pequenas. Isso me incomodou às vezes. Fora isso é só alegria! Recomendaria?! Completamente! É uma leitura que vale muito à pena, mesmo para aqueles que não são fãs do gênero. O final é surpreendente e quando tudo acaba a gente fica com aquele gostinho de quero mais.

@livrodegaia 13/06/2017

Quando a esmola é demais, o santo desconfia...

“A Firma”, do escritor norte-americano, advogado aposentado e ex-político John Grisham, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos EUA, foi adaptado para o cinema em 1993 e estrelado por Tom Cruise (louca pra assistir, mas não tem na Netflix. Alguém me empresta?).

Trata-se de um thriller jurídico eletrizante que conta a história de Mitchell Y. McDeere, um jovem recém-formado com honra e louvor em Direito, em Harvard, que abandona o sonho de iniciar uma promissora carreira em Wall Street quando uma poderosa firma de Memphis, especializada em direito tributário, o seduz com uma oferta de emprego irrecusável: salário altíssimo, gratificações, empréstimo a juros baixos para comprar uma casa, BMW na garagem, enfim, todo luxo que o dinheiro pode comprar em troca de muitas horas de trabalho e dedicação. Tudo ia maravilhosamente bem e o céu era o limite, até que uma fatalidade com advogados do escritório acende a luz amarela e desperta a atenção de McDeere. Suas desconfianças se confirmam quando é abordado por agentes do FBI com uma revelação e uma perigosa proposta.

Gostei muito da trama, mas estaria mentindo se dissesse que ela prende o leitor desde a primeira página. Ela desperta curiosidade desde o início com intrigas e conspirações, mas só fica interessante mesmo depois do primeiro quarto da narrativa. O autor se estende muito apresentando a firma, os personagens e principalmente os termos da contratação do protagonista. Grisham subestima a inteligência do leitor ao repetir incontáveis vezes os benefícios que o escritório oferece aos seus contratados, como se precisasse lembrar constantemente que a proposta é irrecusável, algo que ficou evidente desde a primeira vez que o assunto foi discutido. Fala sério... Salário alto, carro e residência própria? Se um empregador oferece isso aqui no Brasil, das duas uma: ou o candidato à vaga desconfia no ato ou sofre um ataque cardíaco, porque lágrimas não serão suficientes para expressar tamanha alegria. Kkkk

Brincadeiras à parte, depois desse começo um tanto quanto tedioso, fica difícil largar o livro pra fazer qualquer outra coisa. O clima de suspense e tensão se intensifica à medida que nosso herói engravatado toma coincidência de que caiu numa armadilha. Pressionado por todos os lados (é angustiante acompanhar), ele se vê diante de duas opções e vários dilemas morais e éticos (que não foram desenvolvidos, apenas usados).
Quando finalmente sai do estupor, McDeere mostra que não foi um dos primeiros da turma em Harvard e que não tirou a nota mais alta no exame de doutorado por acaso (aliás, gostaria de saber esse exame é realmente de doutorado ou se foi um erro de tradução, porque tudo indica que se trata do “Bar Examination”, o equivalente gringo ao nosso Exame de Ordem. Fica aí a pergunta para quem leu no idioma original).

Ele coloca em prática um plano astucioso que deixa o leitor embasbacado e nervoso. Para isso, conta com a ajuda de uma personagem estereotipada, que a princípio parece irrelevante, mas que ao longo da leitura se mostra crucial (não foi à toa que a atriz foi indicada ao Oscar). A sequência de ação/perseguição que se segue acelera os batimentos cardíacos de qualquer um e deixa a trama ainda mais excitante. Não é um livro perfeito. Tem suas lacunas e incoerências, mas impressiona pela engenhosidade. Com certeza lerei outras obras do autor. #Recomendo

INSTABOOK: livrodegaia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6