A Pata da Gazela

A Pata da Gazela José de Alencar...

Resenhas - A Pata da Gazela

MinnieYuni 11/09/2024

Tarantino teria amado isso
Piadinhas à parte, esse conto foi uma grata surpresa considerando que minha primeira impressão de Alencar lá no E.M. não foi das mais encorajadoras...

Fluido, divertido e até que bastante inteligente, a história de Amélia deixaria Cinderela com inveja tanto de sua esperteza, quanto da disputa entre Horácio e Leopoldo (essa bastante superficial na minha opinião) pelo amor da mulher.

No fim meu saldo foi positivo, mas admito que não vi a diferença gritante de um homem para o outro, apenas a astúcia da jovem em testar ambos antes de escolher aquele que acreditava ser melhor para si!

Vanessa.Lima 03/09/2024

"A Cinderela Brasileira"
Confesso ter uma certa apatia pelo autor.

José de Alencar foi político conservador e defendia que os escravos domesticariam-se pelo trabalho, sendo arbitrário na época à lei do Sexagenário.

Isso me fez nao ter interesse pelas obras de Alencar até os dias atuais, contudo, separei a vida civil da literária e não me arrependi da leitura.

Encontrei no livro, uma personagem que representa a luta feminina por independência entre outros temas polêmicos como casamento por conveniência e fetichismos.

A escrita é rebuscada porém divertida.

Siegfrito 13/08/2024

Os devaneios da sedução
Em a pata da gazela, acompanhamos a história de Leopoldo, Horácio e Amélia. Um peculiar triângulo amoroso que surge na Rua da Quitanda diante dois fatos inusitados, a perda de uma botina e um sorriso inefável. O primeiro fato, envolve Horácio, o leão da moda em uma busca pelo pé ideal, o segundo fato, o sorriso, toma Leopoldo de assalto e o coloca em busca de uma dama idílica por um amor que ainda não se conhece.

Quis o destino que ambos os fatos, os ligassem à jovial e bela Amélia, moça da sociedade, responsável em partes, pelos acontecimentos que se desenrolaram na Rua da Quitanda e, em meio às decepções, encantos e intrigas da sociedade carioca, José de Alencar nos conduz por uma busca do amor que tem seus dois extremos. De um lado, temos o leão da moda, tentando alcançar um objetivo puramente material e parcial, do outro, temos Leopoldo, um jovem sério e em suas próprias palavras "misantropo", buscando um amor verdadeiro e completo.

Este audiolivro que ganhei do Skeelo, com certeza valeu sua escuta e me deixou encantado com a bela narração de Tatih Kohler e suas interpretações bem colocadas. Valeu cada minuto da escuta e me fez ficar ainda mais apaixonado por audiolivros.

Gabriela097 01/08/2024

Um Cinderela muito melhor!
Sou suspeita para falar de José de Alencar e olha que nem sou uma pessoa muito romântica. Esse livro me fez rir, imaginar, questionar e divertir muitíssimo. Que o casal principal seja feliz para sempre. Amei.

Iracema.Lustosa 25/05/2024

Amei
Um desenrolar fácil, apesar da linguagem mais antiga, e uma história leve. Romântica e engraçada. Eu não conseguia só ler, tive que comentar com alguém o que eu lia a cada capítulo que acabava.
Anyle 26/06/2024minha estante
Todos os livros do José de Alencar não consigo guardar só pra mim, eu tenho que contextualizar pra todos os meus conhecidos haha

Jhonnatas.Henrique 19/04/2024

FINALMENTE
Demorei bastante pra ler esse devido a falta de costume com esse tipo de linguagem mas é uma obra bem tranquila e legal de se ler

Ana Paula Teodoro 16/04/2024

Primeiro livro deste autor que eu leio, gostei da história. Leitura fluída, leve e história engraçada, com romance e mistério.

Simone1603 24/03/2024

Clássico literário ótimo!
Escrita por José de Alencar (1829-1877) e publicada em 1870, a obra A Pata da Gazela é considerada a "Cinderela" de nossa literatura e um retrato irônico e crítico da sociedade brasileira do século XIX. Na história, Laura e Amélia são duas primas com pés exatamente opostos: enquanto Laura os têm disformes, Amélia os têm pequeninos. Ao passar por uma rua, Amélia deixa cair um pé de sapato. O sedutor Horácio o recolhe e se apaixona pela dona da botina. Já o sonhador Leopoldo se apaixona pelo sorriso de Amélia. A partir daí, a bela e rica moça passa a ser disputada pelos dois rapazes. Quem conseguirá conquistar o seu coração?