A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa

A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa Mark Daniels

Resenhas - A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa

amandaarrios 30/09/2017

Não foi Moisés, querido. Foi Noé.
Por ser um livro tão curtinho e abordar um tema tão longo e vasto que é a mitologia de varias das grandes civilizações que fomos originados, não podemos esperar demais (o que foi o meu caso), e esse livro é justamente o que o titulo diz: A história da mitologia "para quem tem pressa". O livro transpassa as culturas e crenças desses povos quase de forma superficial.
Sou alucinadamente viciada em mitologia desde os doze anos então eu sabia de muitas coisas, mas aprendi muitas outras a mais.
Pra quem gosta, nunca é uma perda de tempo.
Mas como eu disse, é tão rápido e superficial que o autor até confundiu Noé com Moisés. E pra aqueles que não conhecem a história bíblica,(que é tão interessante quanto) foi Noé que presenciou o Diluvio e não Moisés.
Anderson V 14/10/2017minha estante
Na pagina 31 ele cita o dilúvio bíblico, porém cita Noé e não Moisés. Em que pagina exatamente ele faz essa referência errada? Será que é outra edição ou eu que deixei passar mesmo? Estou lendo a terceira edição, qual foi a que você leu?

amandaarrios 24/10/2017minha estante
Oi Anderson V! Demorei porque fui reler o livro para achar. Está na página 99, que fala sobre os Incas.
Diz: " Como deus da criação, Viracocha- em cenas que lembram os mitos de criação maias e astecas (e a história bíblica de Moisés)- não ficou satisfeito com a primeira leva de seres no mundo e mandou uma enchente para destruí-los."

amandaarrios 24/10/2017minha estante
Na página 99. No capítulo dos Incas.

amandaarrios 24/10/2017minha estante
Diz: Como deus da criação, Viracocha- em cenas que lembram os mitos de criação maias e astecas ( e a história bíblica de Moisés) - não ficou satisfeito com a primeira leva de seres no mundo e mandou uma enchente para destruí-los.

Natalia :) 17/11/2017minha estante
Pode ser um erro na tradução, encontrei um três erros assim...

Andre.Henrique 03/04/2019minha estante
Verdade. Encontrei alguns errinhos como esse

Ana Portela 31/03/2021

Um livro para quem quer conhecer um pouco sobre a Mitologia e as histórias que tanto ouvimos falar, ele não se aprofuda muito em nenhum assunto, o que é muito bom pois não te deixa preso por muito tempo em algo que talvez não desperte tanto interesse mas ao mesmo tempo te faz querer pesquisar e conhecer mais em assuntos que realmente se tem uma curiosidade maior. Abordando desde o horóscopo chinês até a mitologia grega, a leitura extremamente fluida desse exemplar vai contar detalhes horrendos das histórias que conhecemos e que nunca nos foram contadas por motivos óbvios. Repleto de curiosidades sobre a origem de alguns termos e palavras que nos deixam com aquela vontade de estudar toda a história da mitólogia em seus mínimos detalhes.
Celestino 31/03/2021minha estante
Que massaaa, acho que tu ia curtir muito O livro da mitologia do Thomas Bulfinch, tem bastante coisa mas o foco é na greco-romana, dá uma procurada que tu não vai se arrepender. ;)

Ana Portela 31/03/2021minha estante
Eita que eu amo indicações, pode deixar que vou dar uma olhada sim, a greco-romana é minha paixão. :)

Beatriz 23/07/2022

Um ótimo resumo mitológico
Achei um ótimo resumo e aprendi sobre diversas mitologias diferentes que eu não conhecia nada, como por exemplo a hawaiana e a japonesa, mas é bem mais fácil de assimilar e prestas atenção nas que a gente gosta mais ou pelo menos conhece um pouco, pois algumas ficam muito distantes e difíceis de entender. Mas como sagitariana que sou, sempre buscando um sentido mais profundo para a vida, esse livro traz bem formas de ver e entender a vida, o que colabora bastante para obter mais conhecimento sobre.
Isabela 23/07/2022minha estante
eu amo esses livros, te faz abrir a visão e mesmo assim sem ser uma coisa chata e cansativa, com o básico vc se aprofunda de outras maneiras ou simplesmente pega o gancho pra aprender sobre outras coisas que precisam de contexto

Beatriz 23/07/2022minha estante
Concordo, Isabela, e muitos comentários negativos justamente por ser superficial, mas esse é exatamente o objetivo dessa série de livros, nos informar sem ficar chato

Quase Thaís 06/05/2022

Prometeu um resumo e entregou um resumo
O livro sintetiza muito bem a história dos vários mitos, recomendo pra quem não sabe nada e gostaria de entender um pouco.
Fahrenheit 06/05/2022minha estante
Pelo menos não rolou uma propaganda enganosa haha

Quase Thaís 06/05/2022minha estante
Exato

paodealhon 23/03/2021

Pressa é uma coisa relativa
Bom, eu li o livro semana passada então provavelmente me lembro de pouca coisa, afinal o livro não é muito marcante, e isso é ótimo, afinal ele é um livro de mitologia que cumpre o seu papel de ser massante e lento. Os capítulos são divididos por mitologia(por exemplo o capítulo 1 fala apenas sobre mitologia australiana e maori) o que é muito bom, afinal é só mudar de capítulo quando o que você está lendo é insuportável, o que também é ruim pois atrasa levemente a leitura, do mesmo modo que li seis capítulos em um dia eu demorei outros dois dias para ler os outros três que faltavam, pois o livro não mantém uma conversa com o leitor, não consegue explicar o que ele se propõe a ensinar, ele apenas joga conteúdos na sua cara com a sem-vergonhice de dizer que seu propósito é ser objetivo. em geral o livro é bom, só é chato, parece aquele seu livro da FTD que foi feito para jovens mas quem escreveu foi um cara de 60, se você se esforçar para ler ele se mostra uma ótima oportunidade para aprender, mas isso leva MUITO tempo, nunca demorei tanto tempo pra ler um livro tão pequeno, mesmo tendo quase 200 páginas o livro na realidade tem no máximo 100 na prática, a fonte é bem grande e os espaçamentos entre folhas é bem exagerado.
Sthefani Hilário 23/03/2021minha estante
famoso brasil pra quem tem pressa KKKKKKKK

paodealhon 23/03/2021minha estante
dani que lute KKKKKKKKKK

iandra.santte 03/08/2022

A história da mitologia para quem tem pressa
Esse livro é bem sucinto, é um resumão das principais mitologias do mundo.
Serve como base ou introdução mas se quiser saber mais sobre alguma específica, esse livro não é o ideal, precisaria de um mais específico e que aborde o tema de forma aprofundada.
Não conhecia sobre a mitologia nórdica, somente o deus Thor ( e isso por causa dos Avengers rs) mas gostei bastante e pretendo ler mais sobre esse assunto futuramente.
Natali Pacheco 04/08/2022minha estante
Já leu mitologia nórdica do Neil Gaiman? Ele conta sobre a mitologia nórdica através de ficção, eu gostei muitooo

iandra.santte 04/08/2022minha estante
Nunca li ? eu sempre tive mais interesse em ler sobre a grega mas vou atrás desse que você falou. Obrigada ??

P. H. de Aragão 09/10/2020

Tem pressa vai na Wikipédia
Paguei barato nesse livro e, ainda assim, meio que me arrependo.

A obra relata os mitos quase burocraticamente, e via de regra sem aprofundamento. Além disso, por ser um livro traduzido do inglês, o conteúdo é muito anglocêntrico e exclui praticamente toda mitologia “periférica” do mundo, exceto por aquelas que não havia como fugir.

“A História da Mitologia para quem tem pressa” pode até ser razoável como um primeiro contato, mas para um leitor que já possua algum conhecimento do assunto, mesmo que minimamente, melhor passar reto.

Nota 5/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/
Liv 09/10/2020minha estante
Eu tinha curiosidade em ler esses livros do "História do qualquer coisa para quem tem pressa", mas tinha medo de ser justamente o que você falou, uma leitura rasa e não tão rica em informações.

P. H. de Aragão 09/10/2020minha estante
Li apenas este da série "para quem tem pressa", e infelizmente é bem raso mesmo. Tenho a impressão de que os outros títulos da coleção seguem o mesmo caminho.

Fabiano1980 19/12/2021

As Lendas Mitológicas
Para quem têm interesse em estudar ( inicialmente) sobre a Mitologia desde o antigo Egito até a nórdica, recomendo este livro.
O autor foi objetivo em mostrar a cada página personagens míticos, e assim nos fazendo viajar na história através dos tempos.
Sinceramente, há personagens que jamais ouvi falar anteriormente e simplesmente fiquei fascinado.
Uma leitura objetiva, rápida e didática, que sem dúvidas irá prendê-lo a cada página neste livro. Super recomendo.
Mauro 19/12/2021minha estante
Lendo no Skeelo?

Laritza 18/01/2023

Melhor fazer sua pesquisa por conta...
Pense em um livro ruim!
Nunca ví tanta saroba de mitologias num livro só, tudo "explicado" com pressa até demais pro título.
Enquanto lia, parecia que eu estava numa página da Wikipedia onde centenas de malucos deram seu pitaco e ficou por isso mesmo, daí fui ler as fontes do autor e adivinha que site que tava lá?!?
Se vc não sabe nada de mitologia, pesquise no google (wikipedia não, por favor!) ou leia outro livro, porque esse não vai te ajudar.
Queria que fosse possível dar só meia estrela, sério, nem perde seu tempo!
coffe.e.book 29/01/2023minha estante
O pior é que nas últimas páginas do livro tem como fonte a Wikipedia

Ce 23/01/2022

Achei o livro sucinto é bem informativo, o que estava querendo! Tenho a impressão de que teve um enfoque maior em alguns mitos do que em outros, o que não achei um aspecto positivo. Mas expandi meus conhecimentos sobre o assunto, gostei!
Rafael Kerr 23/01/2022minha estante

Mariana.Machado 26/10/2017minha estante
Nossa bom saber. Gostei tanto do "A História do Mundo para quem tem pressa", pq é bem direto e vc quase nem percebo a autora, são só os fatos apresentados. Vi que esse é de outro autor.

Paulo1758 12/01/2023

Pano de fundo
Como o próprio nome do livro diz, é uma leitura para quem quer conhecimento rápido.
Mas não espere um conhecimento que vá agregar muito, trata-se de uma apresentação bem pano de fundo.

Um bom motivo para ler o livro é a amplitude de mitologias apresentadas. Por meio dessa rápida apresentação é possível encontrar vários pontos de encontro entre elas. E é incrível ver isso, ainda mais se tratando de culturas tão distantes e diferentes uma das outras.

Mas esse livro é para quem quer conhecimento rápido e sem profundidade, no máximo é uma introdução, mas mesmo assim ainda falta muito.
Mariana T 14/01/2023minha estante
vc teria algum livro de mitologia bem completo para recomendar?

rafaewh 13/03/2021

Eficiente
O bacana desse livro é o fato dele ser compacto e fazer um apanhado geral de várias mitologias. Pra mim foi interessante comparar e perceber semelhanças entre os mitos de diferentes povos.
Mirna.Cristina 13/03/2021minha estante
Também tenho e já li 90%. Como vc disse a muitos mitos semelhantes em culturas diferentes. Tb gostei muito até agora

@uaitolendo 19/01/2017

Mito!!
O que é Mitos? Mitos sao narrativas utilizadas para explicar fatos da realidade e fenomenos da natureza.
O que é Mitologia?? Mitologia é o estudo de mitos,lendas e interpretacao dos mitos de alguma cultura.
Se voce nao sabia isso,agora,entao pode comecar sua leitura.
O autor consegue compactar todas as Mitologias de uma forma interessante e resumida. So achei chato ficar lendo Mitos da Criacao de todos os povos. Poderia ter exploradas outros Mitos bem mais interessantes.
A Mitologia Grega pra mim e a mais interessante se todas,tao interessante que ate os romanos adotaram seus panteao de deuses e deusas;com suas historias.
Entao boa leitura,vale muito a pena pra quem gosta do tema.

Natalia.Goncalves 21/04/2024

Cumpre o propósito
Gostei de que apresentam mitos de várias culturas e não apenas da grego romana, que acredito ser as mais conhecidas. Tudo de forma bem breve, mas o suficiente para atiçar a curiosidade.