A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Nena 28/08/2021

Fofo e profundo...
Segunda vez que leio A Terra dos Meninos Pelados, e a segunda vez que me encanto totalmente!
Um livro leve que trata sobre preconceito de forma infantil, porém muito real.
Traz lições importantíssimas!

Carolina.Perdigão 19/03/2024

Bonito livro sobre diferenças e aceitação, pela visão da criança. História repleta de imaginação e criatividade.

Vanessa 31/12/2020

Li por indicação de Emicida =)
"Por que é que não existem pessoas diferentes de nós? Se há criaturas com duas pernas e uma cabeça, pode haver outras com duas cabeças e uma perna."

lubschi 12/04/2021

hj tô sem criatividade pro título ?
assim, é legalzinho, mas nn me conquistou nada. além disso, achei algumas partes muito confusas. mas achei legal q é comentado (acho q umas três vezes) sobre a importância das diferenças (bem por cima mesmo).
- eu vi uma pessoa falando q o livro tinha algum plow Twist, mas eu pelo menos nn percebi isso :/

Simone1603 01/03/2024

Ótimo
Escrito em 1937, aborda temas que ainda são atuais, como bullying, autoestima, solidariedade, pertencimento. Li com meus alunos do 5° ano, agora vamos assistir à série e fazer um comparativo.

Cinthia 19/06/2024

Acho que me falta imaginação.
Graciliano Ramos cria um mundo totalmente novo, brinca com as palavras habilmente e mexe com a imaginação da gente. Entendo porque é tão recomendado nas escolas, para trabalhar às diferenças e combater o bullying. Bem interessante!

Luiz Santiago 18/03/2024

Aprendizado
Uma história simpática de aprendizado, de encontros, maturidade e despedida.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Kellen F. 24/07/2023

Alice tupiniquim
Lembrou muito Alice no país das maravilhas, a história é diferente, mas a ideia é a mesma. As aventuras de Raimundo não se sabe se foram sonho ou reais, são fantásticas.

de Paula 06/11/2021

Um aprendizado sobre as diferenças
Com um olhar infantil sobre a vida, Graciliano trouxe nesta narrativa reflexões importantes sobre as diferenças entre os seres humanos e como elas nos tornam únicos, através de uma viagem a uma terra encantada onde Raimundo foge de ser "mangado" pelos seus coleguinhas por ser careca e com heterocromia ocular, encontrando um lugar onde todos são semelhantes a ele neste aspecto físico, mas ainda há diferenças entre si e isso que faz cada um ser importante, assim como respeitá-las e permitir que os outros compartilhem suas vivências de forma segura e confortável. Ele falava sozinho porque ninguém queria ser seu amiguinho, o que não o impedia de ter uma grande imaginação e ser um exímio sonhador, qualidade que não devemos perder no decorrer da vida. Além disso, aborda a questão de que não há melhor lugar que nosso lar, mesmo com todas as complexidades do relacionamento interpessoal. Uma ótima história para crianças e um convite a reflexão aos adultos. Graciliano não decepciona!

Jessica.Cacko 06/04/2024

Recomendo para todas as idades.
Uma leitura fluida, leve e divertida, eu li sozinha e depois contei a estória para meu filho de uma forma mais lúdica e resumida.
Acredito que pra ler para uma criança é um pouco extensa.
A leitura serve para todas as idades, amei me aventurar pela terra dos meninos pel4d9s.

Fabio 19/03/2015

Tatipirum
Peguei esse livro para as minhas sobrinhas, mas acabei lendo também.

É um pequeno conto que narra uma breve aventura de um menino por um lugar distorcido. Onde as diferenças não são motivos de destaque, esquisito é normal e a imaginação é o limite.

O livro aborda em suas entrelinhas o preconceito as diferenças e a aceitação das mesmas, a viagem ao mundo da imaginação infantil e a preocupação do retorno às obrigações da vida real. Me lembrou um pouco o clássico Alice no Pais das Maravilhas.
Camila A. Meireles 01/05/2015minha estante
Fábio, li este livro meio por acaso também. Adorei. É muito sútil a crítica ao preconceito, mas muito bela.

Ana 30/01/2023

Adorei. É uma leitura rápida e satisfatória, bem diferente do que eu costumo ler em literatura brasileira.
No livro conhecemos Raimundo, uma criança diferente das outras fisicamente e por conta disso sofre o que chamamos hoje de bullying. Com todas as críticas e chateamentos por conta das suas diferenças no mundo real, Raimundo cria um próprio mundo onde há muito mais acolhimento e as outras crianças são iguais a ele, onde ele consegue se sentir bem e em harmonia com as coisas e pessoas ao seu redor.