A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

A Garota Nos Livros 31/12/2023

Achei um pouco confuso e fiquei perdida em algumas partes, mas entendo a mensagem que o autor quis passar, apenas não funcionou pra mim.

JAssica292 09/11/2023

Interessante
Bem interessante a linguagem que o Graciliano usa, os trejeitos da época, a forma como ele explora os personagens é bem divertida.

Fogui 11/03/2015

A Terra dos Meninos Pelados
Graciliano Ramos
Record
2004

Uma belíssima fábula, onde um garoto cansado de ser o único diferente, constrói um país onde todos e tudo são tão diferente quanto ele.

Raimundo é uma garoto que se sente muito diferente dos outros coleguinhas, pois ele é careca e tem um olho preto e outro azul. Os outros garotos o perturbo o tempo todo por ele ser diferente.

Sem amigos, Raimundo fala sozinho e começa a desenhar nas ruas e nas calçadas um lugar mágico. Num belo dia, ele casado de ser rejeitado começa a caminhar, sobe o morro e se depara com o lugar mágico que desenhou....

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/03/a-terra-dos-meninos-pelados-graciliano.html

Claudio Rosa 17/06/2015

Pelados? Que nada!
Esse livro não é tão bom quanto pensava que fosse, mas da pra ler! Quando olhamos para a capa e diante de toda pornografia que existe a gente já pensa que o livro trata-se de uma história de crianças sem roupas, mas não é nada disso. Pelados porque não tem cabelos na cabeça. Tirando isso a história é bacana e divertida, da pra ler para crianças até 12 anos, porque se aumentar a faixa etária é bem provável que eles façam você perder seus cabelos. Livro curto... Leva-se menos de 15 minutos para terminar a leitura.

Alayde 13/02/2016

Este livro daria uma ótima animação
A história é linda e as imagens descritas são incríveis e surreais. Sem dúvida, eu assistiria uma animação baseada neste livro.

Momentos da Fogui 02/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

Guacira.GonAalves 06/04/2019

A Terra dos meninos pelados é uma novela escrita por Graciliano Ramos, que conta a história de Raimundo, um menino careca e que possui um olho azul e outro preto e que, por causa de sua aparência diferente das outras crianças de sua terra, sofre bullying e o se entristece por isso.
Ele sai andando e vai parar em outra terra, Tatipirun, um lugar muito diferente do considerado normal, onde as crianças são parecidas com ele.
Uns anos atrás trabalhei com meus alunos da escola particular um trecho desse livro que constava no material didático preparado pelo Objetivo. Eu fiquei muito curiosa sobre como acabaria e nunca mais esqueci a história desse menino. Hoje tive a oportunidade de ler e gostei. Gosto muito do livro Vidas secas e, conhecer uma obra com uma linguagem mais voltada para o público infantil foi muito interessante.
Recomendo.

#resenha
#ggmaffra

J. R. P. LIMA 28/10/2019

Raimundo pelado e o diferente
Publicado, pela primeira vez, em 1939 "A terra dos meninos pelados" é um conto infanto-juvenil com autoria de Graciliano Ramos.

A obra traz a história de Raimundo, um menino diferente dos outros. Por ser calvo e ter um olho de cada cor (um azul e um outro preto) o pobre Raimundo sofre com as piadas e brincadeiras de mal gosto, feitas por outras crianças.

Cansado de ser uma piada para os outros, Raimundo se afasta de tudo e em sua caminhada chega a Tatipirum, a terra dos meninos pelados... onde todos possuem um olho azul e outro preto (até os animais) e todas as crianças são carecas como ele.

Ao conhecer essa terra onde ninguém lhe tratou mal, onde os animais, plantas, automóveis e as demais coisas poderiam falar e onde todos tinham algo a dizer, Raimundo fez novos amigos.

Lendo esse livro, percebi que ele é uma ótima ferramenta para se trabalhar o hábito de leitura e também para se pensar o Bullying com as crianças.

Em Tatipirum, apesar das crianças serem todas peladas e possuírem olhos pretos e azuis... elas não são iguais, existindo as mais diversas variações presentes na sociedade, ali também.

Para além disso, é um ótimo livro, a leitura é suave e de fácil entendimento. Vale muito a pena conferir.

EvaíOliveira 02/01/2020

Muito interessante
A obra aborda o preconceito e o bullying de forma criativa. Raimundo foge das pessoas diferentes e vai para uma terra em que todos são iguais a ele.

Ayrton.Silva 06/08/2020

Curtinho mas muito gostoso de ler, eu adorei e parece muito bom pra trabalhar com crianças de várias idades.

nana 28/12/2021

Ruim
Acho que esse livro seja tenha muita muita muita ficção,o que acaba sendo muito chato,além de que há um assunto muito repetitivo,na minha opinião eu não lia novamente.

Sílvia 31/12/2021

Agradável surpresa
Que surpresa pensar que o autor de Vidas Secas escreveu esse livro. É uma lição muito bonita de como encarar o bulling e o preconceito. Há um menino com olhos de cores diferentes e completamente careca que sofre nas mãos de seus vizinhos. Daí ele vai parar na terra dos meninos pelados. Muito legal

iguteixeira 08/01/2022

Inventividade
Pretendo cada vez mais adentrar na literatura de Graciliano Ramos. A imaginação não só no enredo, mas também na forma de compor as palavras é de extrema beleza. Amei

ferbrito__ 10/06/2023

É um livro muito gostosinho e rápido de ler, parece até um conto. Mas é muito interessante e divertido.