A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Tainá 30/09/2023

A procura por identificação e pertencimento de uma criança, que reflete muito bem a busca de todas por um lugar. Achei muito bacana!

Letícia Lemos 10/04/2023

Curto, mas encantador
É tão gostoso mergulhar nas fantasias de criança de Raimundo! Há um quê de nostalgia de quando nós mesmos éramos crianças e não tínhamos medo de imaginar um mundo inteiro nosso. Acho que quando adultos perdemos um pouco da coragem de nos imaginar em novas utopias, pois estamos tão fixos no presente e em nossas mil preocupações diárias que esquecemos do poder que habita em nós. É esse poder que o livro desperta, pois nos reconecta com nossa criatividade adormecida ao mostrar justamente que sempre teremos um lugar seguro em nós mesmos e na nossa capacidade de sonhar com uma vida e um mundo melhores.

Isabella.Ferreira 12/08/2023

A narrativa descreve a vida difícil e desfavorecida dos meninos pelados, apelido dado às crianças pobres que não tinham roupas para vestir. Raimundo e seus amigos enfrentam a pobreza, a fome, o trabalho árduo e a falta de oportunidades em um cenário de seca e miséria. A obra aborda temas como desigualdade social, exploração infantil e as adversidades da vida no sertão nordestino.
Graciliano Ramos utiliza uma linguagem direta e simples para transmitir as experiências e os sentimentos das crianças, o que torna a história acessível e impactante para leitores jovens. O autor também aborda a importância da amizade e da solidariedade entre as crianças em meio às dificuldades que enfrentam.

Rafa_gomes 21/10/2023

Pelados e olhos diferentes
Muuuito fofo
É incrível como esses autores infantis criam um mundo criativo FANTÁSTICO
A imaginação deles é INCRÍVEL
adorei o livro muuuito fofo
As informações paratextuais que estão no final do livro são mais lindas ainda, é triste saber sobre essa essa exclusão que acontece com gente que é diferente da gente
Enfim, é muito bom que todas as crianças, e até adultos, leiam esse livro fofissimo ?

Bruno236 26/12/2021

Aceitação e validação da liberdade
Algo que gostei nessa história fantástica tem a ver com a aceitação das diferenças, percepção das igualdades e abertura ao novo na relações entre as pessoas e o meio onde vivemos.

Mah_. 28/11/2021

Maravilha ?
Uma história prática e fácil de ler . Quando vi o nome achei que era algo ruim mas acabei comprando que eu tinha que ler para ajudar a fazer um trabalho e amei a história.
Bem leve e descontraído , por mim , teria mais livros desses.

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Graciliano é um escritor que sempre me surpreende positivamente com seus livros e não sei porque demoro tanto a ler sua obra. A Terra dos Meninos Pelados é um livro infantil que trata de bullying de uma forma bem leve, por meio de um menino que é carece e tem os olhos de cores diferentes. Ele tem um sonho (que parece realidade) onde todos os meninos são iguais a ele. É uma história curta e bem gostosa de ler.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Jessica Alves 29/04/2020

É um livro ok
É um livro infantil que conta a história de Raimundo, um menino careca e com um olho azul e o outro preto, que sempre é zoado pelas crianças. Um dia ele vai parar na Terra dos meninos pelados e alí ele conhece outros meninos iguais a ele e assim faz vários amigos.

Ana Domingues 24/05/2020

Raimundo em seu mundo
?Sem pé nem cabeça?, mas envolvente e curiosa. Adequada para o público juvenil, mostra que todos somos inclusos em um mundo, nem que você tenha que criar um mundo só seu. Raimundo tem o mundo dele, mas mesmo em seu mundo, há diferenças. E todos aceitam as diferenças.

@injoyce_ 18/01/2023

A Terra dos Meninos Pelados
Um livro infantil e fofo que nem sabia que o Graça tinha escrito. Foi uma surpresa e tanto e adoro esses livrinhos infantis. Meta é ler tudo do Graça.

Gabi 01/07/2021

Qualquer coisa que Graciliano escreve é bom. Essa história é uma boniteza que só!!
Deveria ser leitura obrigatória no ensino fundamental

Loh.br 17/06/2021

Mais uma obra de Graciliano Ramos, dessa vez foi "A Terra dos Meninos Pelados", no final ela nos deu uma lição valiosa, que somos todos iguais, bonitos, não porta a aparência, também nos ensina que se fossemos iguais, na questão de aparência, seria tudo muito chato, o mundo não teria graça

Ray 11/06/2021

gostoso de ler
Uma leitura rapidinha, mas que fica claro qual o enredo. Raimundo que sofre com os outros rindo de sua aparência, chega em um mundo ideal para ele, onde todos compreendem ele. Leitura bem boa, recomendo!

Rita Camacho 08/04/2021

A história é bem bonitinha e engraçada e as ilustrações são coloridas e muito bonitas! Gostei muito que no final do livro há informações paratextuais que nos fazem refletir sobre a história e a temática da diversidade. "[...] por isso é importante tentarmos ser gentis e acolhermos o próximo sempre, apesar das nossas diferenças (e principalmente por causa delas!" (p.86)
Só acho que deveriam ter prestado mais atenção na construção dos diálogos e das pontuações.