O rouxinol do imperador

O rouxinol do imperador Hans Christian Andersen

Resenhas - O Rouxinol e o Imperador da China

Mirian 05/06/2014

O Rouxinol e o imperador da China
Mais uma narrativa de Hans Christian Andersen, adaptada por Cecília R. Lopes, com ilustrações de Cláudia Scatamacchia. A história versa sobre a amizade entre um rouxinol e o imperador da China. Esse desconhecia a existência do pássaro. Descobre-o ao receber um livro de presente no qual está escrito que a maior beleza de seu reino era o canto do rouxinol. Surpreendido, ordenou que o procurassem. O rouxinol encantou tanto que fez o imperador chorar. Depois de um tempo, ele recebeu de presente um sofisticadíssimo rouxinol mecânico. Diante do sucesso do outro, o rouxinol é expulso do palácio. Todas as noites o rouxinol artificial cantava, até que um dia quebrou. Consertado, só poderia cantar uma vez ao ano. Depois de alguns anos, o imperador adoeceu. Em uma noite, sentiu que a morte se aproximava. Então, uma linda canção quebrou o silêncio. Era o rouxinol de verdade pousado num galho lá fora. Ouvira falar da doença do imperador e viera oferecer esperança e conforto com seu canto.

Tulio 15/04/2014

rouxinol
o rouxinol que voava para todos pises ele cantava em sima de uma arvore que cantava piu piu e o grande madarin ficou sabendo sobre ele e chamou o servo incontra o rouxinol

Aldimir.Santos 24/04/2013

o Rouxino
confesso para vocês que quanto peguei esse livro tava com a maior maresia mais quanto comecei a ler as primeiras paginas não queria mais parar, o livro é ótimo para passar um dia, posso até escolher um trecho de uma musica para ele; 'um dia frio um bom lugar pra ler um livro...'

Ana Clara 06/12/2009

O Rouxinol e o Imperador da China com certeza, mfoi um dos meus primeiros livros por quem me interessei. Este livro é perfeito pra quem gosta de viajar dentro das histórias.
Conta a história de um imperador da China que vivia em um castelo com muito luxo. Todas as suas paredes eram de mármore, com ouros nos corrimões de todas as escadas muito movimentadas por turistas que vinham de diversos lugares do mundo. Neste castelo também havia um imenso jardim com muitas árvores, muitas espécies de animais, um imenso lago, e um senhorzinho que sempre pescava lá. O imperador nunca tinha muito convivio com pessoas de classes menores que a dele, por isso, não conhecia o velhinho. Neste castelo havia também muitos empregados que trabalhavam para manter a moradia do imperador sempre em ordem, já que ele era frequentado por vários turistas que sempre falavam que o castelo era lindo, mas que o que eles mais gostavam era de ouvir o rouxinol cantar. O imperador sempre ficava decepcionado, pois todos os turistas que iam ali falavam de um rouxinol que ele nem se quer tinha visto, e por isso essa decepção: existia um rouxinol que era a atração central no castelo do imperador, mais ele não sabia que ali existia esta ave que trazia tanta fama para o seu castelo. Certa vez, o imperador foi procurar o velhinho para ele mostrar o rouxinol para o imperador, mas eles não acharam a ave em nenhum lugar do imenso jardim. Cansados já de procurar e já sem esperanças de achá-lo, encontraram uma menininha que trabalhava na cozinha junto com sua mãe e era amiga do rouxinol.Ela sabia exatamente onde ele estava, e lá se foram eles atras da ave. No caminho, o imperador sempre ouvia sons que pensava ser de rouxinol, mas era de outros animais, como vacas, sapos e outros passarinhos. Certa hora, a garota parou e apontou para uma ave pequena, cinza e sem graça, mas quando essa ave começou a cantar, todos se emocionaram. Seu canto era tão belo que o rouxinol não conseguiu segurar e chorou. Ele então pegou o rouxinol e o colocou em uma gaiola para ele cantar para o imperador todas as manhãs, tardes e noites. Passaram alguns dias e o jardim foi perdendo seus admiradores. Várias pessoas deixaram de frequentar o castelo, e outras deixaram de ir para o jardim para irem para dentro da moradia do imperador ouvir o rouxinol cantar. Mas, depois de um tempo, o rouxinol não quiz mais cantar, ele estava triste pois não podia mais ser livre para voar e cantar quando quisesse, e então resolveu fugir. O imperador ficou muito furioso com a ave e então mandou um amigo fazer um rouxinol de dar cordas feito com ouro, com olhos de rubis e detalhes nas asas de diamantes. Os dias se passaram e o falso rouxinol com o canto belo como se fosse verdadeiro ficou pronto. Este rouxinol falso não tinha a mesma emoção no canto quanto o verdadeiro, mas sempre que o imperador queria ouvir a ave ele dava cordas e ela cantava. Isso chamou muita atenção das pessoas, mas certa vez, o imperador deixou a ave de mentira cair e ela se espedaçou em muitos pedaços. Passou o tempo e o imperador foi ficando triste até que adoeceu. A morte então chegou e quiz levar o imperador, mas o rouxinol passeando por ali, viu o imperador naquela cama e foi para sua janela. Ele cantou e quando o imperador percebeu que era o rouxinol que estava ali, ficou muito feliz e foi cada vez mais melhorando. Seu castelo ficou outra vez movimentado e o imperador concordou em deixar o rouxinol ser livre novamente no imenso jardim.

Este livro tem uma lição muito importante: Nem sempre as coisas são do nosso jeito, mas se elas dão certo assim, pra que mudá-las?
Muito bom este livro, eu li e recomendo!