De Volta ao Prazer

De Volta ao Prazer Nana Pauvolih

Resenhas - De Volta Ao Prazer

Victoria Marques 21/06/2017

Me sinto órfã desse livro MARAVILHOSO
Acho que nunca encontrei um livro tão completo em toda a minha vida, até hoje não consigo me recuperar da ressaca literária que esse livro me deixo, e sensual, engraçado, reflexivo e nossa... muitas outras coisas, acho que nenhum livro consegui me passar apenas com a descrição todos esses sentimentos juntos ???

Romanceiros 21/03/2016

Quando a coisa anda, ela anda pra valer!!!
Eu adoro os livros da Nana, e o "De Volta ao Prazer" também é um bom livro, mas algumas coisas me fizeram colocá-lo na categoria dos bons e não dos excelentes.

Na minha opinião, o livro pode ser dividido em dois: a primeira metade deixou a desejar, mas do meio em diante, ahhhhhhhh... que delícia de leitura!!!!!!

O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história de Maria Luíza Vargas, uma mulher de 40 anos, recém divorciada, que deixou para trás 20 anos de um casamento morno no qual ela não envolveu seu coração, mas que resultou em dois filhos maravilhosos. Malu é uma mulher saudável que gosta de sexo, mas que ainda precisa se descobrir como ser sexual. Com a recém liberdade, ela resolve que quer mais da vida e é aí que a trama se desenvolve.

A proposta do livro é incrível, mas realmente achei que ficou faltando algo para conectar a primeira parte do livro com a segunda. Na verdade, me pareceu que a Nana quis dar uma abordagem mais dramática à narrativa, com questionamentos que a maioria das mulheres terão em algum ponto da vida, mas... eu acho que em algum ponto ela perdeu a mão.

A primeira metade do livro é um pouco arrastada, a personagem divaga excessivamente e, ao meu ver, Malu não parece real. Ela é uma mulher forte e decidida, mas não parece real. Os questionamentos não combinam com os traços de personalidade da própria personagem e ela parece mesmo somente uma mulher de papel. Por outro lado, todos as questões abordadas são extremamente importantes e pertinentes, dúvidas, certezas, preconceitos, descobertas, relacionamentos, mas faltou alguma coisa...

No decorrer de sua busca, Malu começa a brincar de sexo, mas os homens que ela encontra também não parecem reais, tudo é muito "redondo". Até os defeitos de cada um é muito distante da realidade.

Porém, contudo, todavia... a partir da segunda parte do livro, depois que Malu já experimentou uma série de aventuras sexuais com seus homens de papel, a coisa parece voltar aos trilhos. Quando ela descobre o que quer, o livro parece encontrar um propósito e a narrativa fica exatamente do jeito que tem que ser.

Talvez a intenção da Nana tenha sido desbravar novos horizontes, dando à literatura erótica uma veia mais dramática ou filosófica, no entanto, na minha opinião a coisa não deu muito certo, pois a Malu talvez não fosse a personagem correta para isso, sei lá. Eu posso escrever agora a maior besteira do universo, mas parece que após sua consolidação como escritória, Nana quis provar que nem só de sexo são seus livros (e não são mesmo), mas nesse livro, essa mistura deixou a história da Malu confusa, com arestas soltas e com uma trama que em muito se distancia da vida real.

Enfim, apesar do que não me agradou, gostei muito do livro e quando a coisa anda, ela anda pra valer (E como anda!!!!). Na segunda parte do livro, eu encontrei a Nana dos livros que eu tanto gosto e pude apreciar a leitura sem moderação.

Assim, entre mortos e feridos, eu recomendo o livro com afinco. Não deem excessiva atenção às minhas ressalvas, elas são pessoais e o que me desgostou pode ser exatamente o que mais te agrade na leitura. Mas uma coisa posso afirmar com certeza: vale muito a pena chegar ao final dessa história... Em alguns momentos me faltou fôlego para acompanhar o fogo da Malu... Uauuuuuuuu... Delícia pura!!!

site: www.romanceiros.blogspot.com.br