De Volta ao Prazer

De Volta ao Prazer Nana Pauvolih

Resenhas - De Volta Ao Prazer

Romanceiros 21/03/2016

Quando a coisa anda, ela anda pra valer!!!
Eu adoro os livros da Nana, e o "De Volta ao Prazer" também é um bom livro, mas algumas coisas me fizeram colocá-lo na categoria dos bons e não dos excelentes.

Na minha opinião, o livro pode ser dividido em dois: a primeira metade deixou a desejar, mas do meio em diante, ahhhhhhhh... que delícia de leitura!!!!!!

O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história de Maria Luíza Vargas, uma mulher de 40 anos, recém divorciada, que deixou para trás 20 anos de um casamento morno no qual ela não envolveu seu coração, mas que resultou em dois filhos maravilhosos. Malu é uma mulher saudável que gosta de sexo, mas que ainda precisa se descobrir como ser sexual. Com a recém liberdade, ela resolve que quer mais da vida e é aí que a trama se desenvolve.

A proposta do livro é incrível, mas realmente achei que ficou faltando algo para conectar a primeira parte do livro com a segunda. Na verdade, me pareceu que a Nana quis dar uma abordagem mais dramática à narrativa, com questionamentos que a maioria das mulheres terão em algum ponto da vida, mas... eu acho que em algum ponto ela perdeu a mão.

A primeira metade do livro é um pouco arrastada, a personagem divaga excessivamente e, ao meu ver, Malu não parece real. Ela é uma mulher forte e decidida, mas não parece real. Os questionamentos não combinam com os traços de personalidade da própria personagem e ela parece mesmo somente uma mulher de papel. Por outro lado, todos as questões abordadas são extremamente importantes e pertinentes, dúvidas, certezas, preconceitos, descobertas, relacionamentos, mas faltou alguma coisa...

No decorrer de sua busca, Malu começa a brincar de sexo, mas os homens que ela encontra também não parecem reais, tudo é muito "redondo". Até os defeitos de cada um é muito distante da realidade.

Porém, contudo, todavia... a partir da segunda parte do livro, depois que Malu já experimentou uma série de aventuras sexuais com seus homens de papel, a coisa parece voltar aos trilhos. Quando ela descobre o que quer, o livro parece encontrar um propósito e a narrativa fica exatamente do jeito que tem que ser.

Talvez a intenção da Nana tenha sido desbravar novos horizontes, dando à literatura erótica uma veia mais dramática ou filosófica, no entanto, na minha opinião a coisa não deu muito certo, pois a Malu talvez não fosse a personagem correta para isso, sei lá. Eu posso escrever agora a maior besteira do universo, mas parece que após sua consolidação como escritória, Nana quis provar que nem só de sexo são seus livros (e não são mesmo), mas nesse livro, essa mistura deixou a história da Malu confusa, com arestas soltas e com uma trama que em muito se distancia da vida real.

Enfim, apesar do que não me agradou, gostei muito do livro e quando a coisa anda, ela anda pra valer (E como anda!!!!). Na segunda parte do livro, eu encontrei a Nana dos livros que eu tanto gosto e pude apreciar a leitura sem moderação.

Assim, entre mortos e feridos, eu recomendo o livro com afinco. Não deem excessiva atenção às minhas ressalvas, elas são pessoais e o que me desgostou pode ser exatamente o que mais te agrade na leitura. Mas uma coisa posso afirmar com certeza: vale muito a pena chegar ao final dessa história... Em alguns momentos me faltou fôlego para acompanhar o fogo da Malu... Uauuuuuuuu... Delícia pura!!!

site: www.romanceiros.blogspot.com.br

denise 27/12/2015

MUITO BOM é POUCO!!!
Com uma história bem escrita,Nana nos mostra que a vida é feita de escolhas e que sempre há chance de um novo recomeço.
Um romance apaixonante,envolvente,engraçado e beeem quente, Nana nos apresenta Malu,uma escritora recém separada, mãe de dois filhos que vai em busca de sua realização profissional e se aventura em novos relacionamentos, sempre buscando a felicidade,pois apesar de seus 40 anos e ter sido casada por 20 anos,ainda não tinha encontrado o amor verdadeiro.De volta ao prazer, teve momentos de reflexão,superação de preconceito, amizade,interação da família, dando uma visão bem próxima a realidade de vida de qualquer pessoa, que segue tentando superar seus problemas,tentando fazer a melhor escolha, errando,acertando,ou seja conduzindo a vida da melhor forma possível.E foi querendo se descobrir e se permitir,que Malu teve 5 experiências pós separação.
A primeira foi com Nico,um advogado que conheceu na academia,um homem lindo todo certinho com tudo no lugar, apaixonante,mas amor proibido,porque era casado.Foi sua primeira frustração.O segundo foi Fred,ator pornô que se identificou logo de cara.No começo foi só amizade ou achava que era,mas como ele não se relacionava mais de uma vez com quem saía ficou na amizade e uma paixão mal resolvida...
O terceiro foi Romeu,lutador de MMA negro,tatuado romantico e "evangélico",a tratava com adoração,mas nem tudo era perfeito,tinha tara por dedão do pé kkkkkkk(HILÁRIO) e nem tudo poderia se fazer,(sexualmente falando) por conta de sua religião.
O quarto foi Lucca,um pintor famoso,mas com gostos muito peculiares,era um submisso assumido,kkkkk a chamava de rainha e só tinha prazer se fosse bem castigado kkkkk e nem sempre Malu estava disposta a isso,queria carinho,amor,paixão,sexo normal.
E por último,Eduardo um executivo,dono da editora que estava acostumado que lambessem o chão que ele pisava e Malu tinha personalidade forte,não tinha tendência à ser capacho.Enfim,sabe a história do dedo podre?kkk
Enfim, com tantos relacionamentos desastrosos foi feita apenas uma ESCOLHA!
Então,Nana quis brincar com suas leitoras,mostrando outras versões de uma outra escolha com outro final.
Amei o livro inteiro,não teve enrolação,me diverti MUITO com cenas da Sol (amiga/empregada) de Malu,quando viu a atuação de Fred no filme pornô.kkkkk
A cada livro Nana se supera.RECOMENDO MUITO!!!!
Dany Maria 01/01/2016minha estante
Ótima resenha Denise!

Apesar de não ter lido,acompanhei a trajetória da Nana ao escrever esse livro e vi pelos comentários que as meninas amaram!!

Uma pena não fazer meu estilo essa história,pois fiquei curiosa em relação á personagem Sol!
A-M-O os personagens cômicos que a Nana cria kkkk