Enquanto Bela Dormia

Enquanto Bela Dormia Elizabeth Blackwell

Resenhas - Enquanto Bela Dormia

Marcela115 25/05/2020

Enquanto Bela Dormia não é um livro romântico ou bonitinho, muito menos é focado no amor entre um príncipe e uma princesa, como a maioria dos outros contos de fadas, ao contrário do que muitos imaginam. Ele trata de uma história pesada, intensa e dramática, que expoe o quanto somos suscetíveis ao medo, que nos consomem e nos leva a fazer escolhas das quais podemos nos arrepender para o resto da vida e com as quais teremos que lidar, por bem ou por mal.

site: https://vidanaminhaestante.blogspot.com/

Lili 03/02/2022

Surto atrás de surto
O livro ficou parado na minha estante por mais de um ano. O motivo? Não sei. E de repente senti uma vontade imensa de ler, entre outras 200 opções e MEU DEUS FOI A ESCOLHA MAIS CERTEIRA DE TODAS

Comecei 2022 muito bem. Antes desse ?favoritadissimo? eu li um 4 estrelas, que ainda não sai da minha cabeça. Que outras maravilhas literárias vou descobrir esse ano? Ansiosa para descobrir.

O livro é uma releitura do famoso conto Bela Adormecida, mas segue um caminho muitoooo diferente somente com alguns aspectos da história original.

Nossa personagem principal é Elise, e acompanhamos suas história. Ela é realmente pobre, muito mesmo, filha de fazendeiros, e desde pequena sonha em trabalhar no castelo. Alguns acontecimentos a levam até lá ao longo de uma narrativa bastante detalhada, talvez monótona para algumas pessoas. Não para mim. Adorei apreciar cada palavra, cada página, cada mínima descrição.
O livro é narrado por ela mesma contando sua história, então é interessante ver como a personagem reflete sobre seus sentimentos do passado agora com sabedoria. Isso faz com que a gente se envolva ainda mais, torça ainda mais por um final feliz.

No castelo, temos toda a magia do funcionamento de uma "casa tão pequenininha" haha. Só que não! São diversos e diversos e diversos criados. Ela se torna só mais uma entre tantos, mas vemos como seus esforços são recompensados ao longo do livro.
Pra quem não gosta do tema, cheio de lisonjas e hierarquias aristocráticas, talvez não vá se interessar pelos capítulos em que ela narra seu deslumbre com aquela vida ? e seu medo ao mesmo tempo. Seria ela digna de trabalhar para seus soberanos?

A história é muito mais sobre a vida dela do que uma releitura de Bela Adormecida. Rosa só vai surgir lá pela metade da história. E não se iluda: esse não é um livro de fantasia. Não espere uma bruxa má... na verdade, esta é representada pela tia Millecent, uma mulher amargurada com a vida e com sede de poder. No batizado da pequena Rosa (do qual ela nao foi convidada) ela aparece de penetra fazendo ameaças.

Só que tudo que acaba se destruindo no livro, se destrói mais pelo lado político político do que por uma "magia" ou "maldição".

O livro também traz romance, mas é tudo muito real. Elise é uma pessoa prática, apesar da pouca idade. Ela pensa no futuro e faz decisões usando a cabeça. Mas com Marcus... Ah, o Marcus. Ele não é perfeito, mas alguém realmente é? Fiquei com raiva dele em alguns momentos, não consegui entender algumas de suas atitudes... Enfim, não posso falar mais ou vou dar spoiler haha

Temos outros personagens incríveis con suas próprias histórias. É legal como a autora não esquece dos outros para focar somente na personagem principal, Elise. Claro, é ela quem conta a história deles, mas nem por isso se torna rasa.
Por exemplo, o Dorian. Que ódio desse homem a princípio!!! E depois me vi apegada a ele... Apesar dos ERROS (e foram muitos, aiai)
E a Petra? Gostei dela assim que apareceu.
A rainha também é muito importante pra história e vemos seus altos e baixos.
A governanta é adorável, me lembra muito a governanta de Downton Abbey, Sra. Hughes. Ah, vale mencionar que quem gosta dessa série tem grandes chances de curtir o livro. As vezes parecia que eu estava lendo o roteiro dela, só que adaptada com a ideia do conto, não sei. Acho que é a magia daquela época, os vestidos, os títulos, as reverências, o recato das damas... Tudo isso pra mim é muito atraente.

O final não decepciona. Fecha todas as pontas e é muito inteligente. Tanto o plot da Millecent quanto o da Rosa e seu destino dos sonhos (foi demais hahaha)

Convido você que está lendo essa resenha A SE JUNTAR A MIM NESSES SURTOS TODOS AAAA! Sério, fazia muito tempo que eu não me apaixonava desse jeito. Se leu ate aqui deve ter algum interesse, né? Entao se gosta de romances de época, desenvolvimento pessoal e guerras entre reinos, aproveite. Esse livro serve muitoooooo

Duda 06/10/2021

Esse livro é maravilhoso, a história me prendeu de um modo eu não esperava, a Elise começa a ficar muito trágica, o menina sofrida coitada.

Vanessa 24/01/2021

Releitura
Quando comecei a ler achei que seria um outro ponto de vista de uma mesma história , mas como me enganei! Essa releitura de um dos maiores contos de fadas de todos os tempos, me surpreendeu de uma forma muito positiva. A Bela Adormecida, que, nessa versão, ganha novos aspectos, personagens e ambientes, sem, no entanto, perder a magia dos castelos é muito mais que um belo conto de fadas. Sim, o conto é uma base, mas os momentos de apreensão são tão verdadeiros que não nos permitem assegurar um final feliz; pelo contrário, nos faz roer as unhas até a última página. A autora sabe influenciar e sabe muito bem usar os momentos tristes a favor de uma narrativa dinâmica e muito inteligente.Gostei muito do livro, me permitiu momentos de grande proveito e indico para quem gosta de romances carregados de surpreendente veracidade, densidade factual e sem o felizes para sempre.

Aisnairia 03/05/2020

Eu ameiiiiiiiii. Sou incapaz de fazer uma resenha no momento com medo de não fazer jus a essa história extraordinária. Não achei nada que me desagradasse, tudo amarradinho, explicadinho, mostrando a evolução, pensamentos e as consequências das atitudes. É perfeito, para mim, valeu cada página. Poderia ser mil páginas, fui de boa, saboreando cada capítulo. Lógico que vou pesquisar outros livros dessa autora que me conquistou.

MiCandeloro 16/01/2016

Incrivelmente real, sofrido e sombrio, mas mágico e lindo!
Acredito que todos vocês conheçam a história de A Bela Adormecida, certo? Crescemos ouvindo falar sobre uma princesa que foi amaldiçoada em seu nascimento e que, na adolescência, furou o dedo numa roca de fiar e caiu num sono profundo por anos, para ser acordada depois, por meio do beijo do amor verdadeiro de um príncipe. Muitas meninas suspiram por histórias assim, desejando ser salvas por um bravo guerreiro, montado em seu cavalo branco.

Se formos pesquisar pelos contos de fadas e suas origens, vamos descobrir que a grande maioria foi baseada em fatos reais e teve as suas tramas distorcidas e aumentadas com o passar do tempo. E se o que houve com Bela aconteceu de verdade, teria sido permeada por magia, como mandava o figurino, ou no fundo, nada do que sabemos hoje de fato se sucedeu?

Segundo Elise, tudo não passou de conversa para criança dormir. O horror ocorrido naqueles tempos a muito havia se perdido por razões fáceis de se explicar. Entretanto, quando sua bisneta encontrou em seus pertences objetos velhos e caros, questionando-a de como uma mulher de um mero comerciante podia deter tais posses, Elise decidiu lhe contar a verdade sobre a origem deles. No final da vida, não mais podia sustentar o peso de tudo o que tinha vivido dentro das paredes de pedra do castelo onde viveu, responsáveis por selar o seu destino. Resignada, sentou-se na cama com Raimy e pôs tudo para fora.

Era uma vez...

Elise era um jovem, filha de camponeses, que tinha uma vida muito sofrida ao lado dos irmãos que só conheceram o peso do trabalho árduo. Acostumada a morar num pequeno casebre e a passar fome e frio no inverno, nunca almejou nada além de suas parcas possibilidades, até a família ser acometida pela mortífera varíola, a deixando órfã. Apesar de serem muito pobres, a mãe de Elise fez questão de educá-la com refinamento e a ensinou a ler e a escrever. Seus conhecimentos deviam-se ao período em que trabalhou como costureira no castelo do reino. No leito de morte de Mayren, Elise viu a oportunidade de seguir os passos da mãe e ser motivo de orgulho para a falecida.

Sua única esperança era a tia Agna, a quem foi procurar em St. Elsip. A tia, que nunca havia conhecido, não só lhe deu abrigo, como lhe forneceu roupas e sapatos novos, lhe possibilitando condições mais dignas para se apresentar no castelo e pedir por um emprego. Lá, foi recebida pela Sra. Tewkes, antiga amiga de sua mãe, que lhe designou como camareira. Para Elise, essa era a realização de um sonho, mas mal sabia ela que a sua sorte ia mudar tanto, desde então.

Em decorrência de sua dedicação, discrição e bom trabalho, atraiu o olhar da rainha e foi determinada a servi-la, como a sua criada pessoal, sendo invejada e mal falada por muitos. A jovem, que sabia ser ambiciosa e vaidosa, não podia estar mais satisfeita com o rumo que havia tomado.

Estando constantemente próxima dos seus soberanos, Elise presenciou o sofrimento da rainha Lenore na tentativa infrutífera de dar um herdeiro ao rei Ranolf. O trono corria o grave risco de ser usurpado pelo príncipe Bowen, o próximo na linha sucessória da família real. Desesperada com a chance de se ver deposta, ou governada por um homem prepotente e displicente, a rainha recorreu a tudo o que estava ao seu alcance. Prestes a desistir, viu uma luz no fim do túnel na ajuda oferecida por Millicent, a tia de Ranolf.

Misteriosamente, a soberana de fato engravidou e, durante a gestação, a tia velha se tornou cada vez mais presente, irritando o rei, que se sentia acuado, temendo ver a sua esposa sendo manipulada por quem sempre almejou o poder. No nascimento do bebê, decidiu, de uma vez por todas, banir Millicent dos seus domínios, transformando-a em sua maior inimiga.

No batizado da filha, que recebeu o nome de Rosa, todo o reino foi amaldiçoado por aquela que jurou vingança e a morte da família real. Desde então, o rei e a rainha nunca mais foram os mesmos. Envoltos num medo que só fazia crescer, de perder a filha amada, tomaram atitudes que um dia iriam se arrepender para o resto da vida. Presenciando o sofrimento de seus amos, e tocada por um amor, que não podia explicar em palavras, por aquela criança inocente, Elise prometeu nunca sair do lado da realeza e declarou que iria defendê-los custasse o que custasse.

Mas o que uma simples serviçal poderia fazer para que o reinado fosse poupado da ira de uma bruxa má?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Meu interesse por Enquanto Bela Dormia surgiu depois que li o # Esquenta!, elaborado pela Laís, do Recanto da Mi. Sua pesquisa a respeito da fábula e das origens desse livro foram tão detalhadas e instigantes que decidi conferir o que a autora havia inventado, mas nunca poderia ter estado preparada para o que ia encontrar no decorrer dessas páginas.

Devo começar elogiando a criatividade da Elizabeth ao recontar essa história pelos olhos de quem acompanhou tudo de perto: uma criada. Nesse sentido, a autora precisou elaborar um enredo paralelo ao conto original para dar vida à Elise e a tudo o que estava relacionado a ela. Desse modo, temos um conteúdo vasto, rico e complexo nessa obra tão original.

Narrado em primeira pessoa, nos deparamos com Elise revelando o seu passado à sua bisneta, iniciando com o relato sobre a sua infância para ambientá-la sobre o porquê era tão importante para ela servir à família real e, ao passar dos anos, vamos acompanhando-a na ascensão do seu cargo e de tudo o que ocorria dentro dos portões daqueles muros de pedra claustrofóbicos.

Elise é uma personagem tão apaixonante que, rapidamente, roubou os holofotes para si e me vi curiosa para descobrir a respeito da sua vida, não dando tanta importância aos demais acontecimentos que ocorriam a sua volta, claro, até o castelo virar de pernas para o ar por conta da silenciosa e eterna ameaça de Millicent.

Para quem espera encontrar uma pitada de magia e bruxaria no texto, com Millicent se transformando em dragão e tendo um corvo de estimação, como nos filmes da Disney, esqueçam, pois Elizabeth se utilizou apenas de possibilidades lógicas, plausíveis e verossímeis para compor a sua trama, tornando-a ainda mais especial.

A magia com a qual somos arrebatados se dá por conta da sua própria escrita, que nos transporta para a idade média, nos deslumbrando com o luxo e a ostentação dos nobres, ao mesmo tempo em que nos emociona com o sofrimento daqueles mais humildes, nos fazendo temer uma época na qual era tão difícil de sobreviver.

Ao contrário do que vocês possam imaginar, Enquanto Bela Dormia não é um livro romântico ou fofo, muito menos é focado no amor entre um príncipe e uma princesa, como de costume nos contos de fadas. Trata-se de uma história pesada, intensa e dramática, que aborda o quanto somos suscetíveis ao medo, que nos enfraquece e nos leva a fazer escolhas das quais podemos nos arrepender para o resto da vida e com as quais teremos que lidar, por bem ou por mal.

Na medida em que ia avançando na leitura, meu coração palpitava, eu suava frio e só ficava pensando "não acredito!", enquanto cada segredo era revelado. Mas quando cheguei ao final, minha nossa senhora da bicicletinha! Ainda não acredito que Elizabeth fez o que fez, e só posso dizer que ficou simplesmente GENIAL!

Após terminar, fiquei com uma ressaca das brabas, sem conseguir me desconectar dos personagens que me farão tanta falta. A autora foi tão magistral em seu texto que me fez acreditar piamente que tudo o que ali foi escrito de fato aconteceu. Acho que nunca mais vou conseguir encarar o conto de A Bela Adormecida com os mesmos olhos.

Fico tão chateada quando seguidamente leio livros incríveis que, por não ganharem o devido destaque na blogosfera, não deslancham, e tenho receio de que isso aconteça com Enquanto Bela Dormia. Portanto, eu digo, LEIAM, e embarquem nessa aventura sombria que lhes mostrará até onde alguém é capaz de ir para proteger e salvar aqueles que ama. Só lembrem, nem sempre na vida existe o "felizes para sempre"!

"Nenhum de nós pode saber do que é capaz até ser posto à prova."

site: http://www.recantodami.com/
Dani 09/12/2018minha estante
Excelente resenha!
Tinha medo de haver algo sobrenatural no livro sua resenha me tirou esse medo.
Devo confessar que comprei esse livro porque achei a capa linda e o preço ótimo(custo 5 reais)
Não sabia nada da estória só o que tinha na contra capa.
mais a sua resenha me deixou com uma vontade enorme de ler.
Parabéns você escreve de uma forma incrível!

Eduda 28/08/2021

Livro extremamente CHATO
Eu ODIEI esse livro, serio eu dei muitaaaaas chances para esse livro!
Eu tenho ele desde 2016 e desde esse ano eu tento ler ele e NUNCA tinha conseguido!
Esse ano eu prometi para mim mesma que eu não ia terminar o ano sem ler esse livro!
E eu não estava perdendo nada das outras vezes que eu abandonei ele!
Eu não me senti conectada com a história, muito menos com os personagens!
Não achei legal a autora falar que a história que ela conta nesse livro é uma releitura de A Bela Adormecida, levando em consideração que a unica coisa que tem em comum com a história é o nome da Rosa e da Flora!
Enfim, achei o livro chato, mas o final foi bom, não tem nada haver com o conto de fada e na verdade isso nem é um conto de fada?
Usar o acontecimento do começo do livro, no final? sei lá achei super não criativo!
Enfim eu não gostei, mas você pode gostar? ele não chegou nem perto do que eu pensava que seria essa história.
Aaah e a ?Bela? não dorme no livro, entao não confiam no nome do livro porque serio eu me senti uma boba de acreditar que eu leria sobre o que ?aconteceria? enquanto bela dormia, mas não tem nada disso!
E a história é mais focada na Elise, do que na própria Bela (Rosa).
Talita 28/08/2021minha estante
kkkkkkkkkk pelo menos cumpriu a promessa, amiga

Eduda 28/08/2021minha estante
Exatamente kkkkk eu pensava que não iria ser tão ruim e que em alguma hora o livro ia ficar bom? mas não foi dessa vez! ?

Gabriela Marques Augusto 19/08/2020

Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell
Elise teve uma vida difícil desde pequena e perdeu sua família para a praga, porém ela é uma personagem forte e determinada e resolve seguir os feitos de sua mãe e ir trabalhar no castelo da Rainha.
Chegando na cidade, Elise consegue um emprego como criada do castelo e por sua gentileza e discrição, ela acaba caindo nas graças da Rainha e se torna sua criada pessoal. Em seu dia a dia, ela acompanha a tristeza de sua Rainha por não conseguir gerar um filho e conhece Millicent a tia do Rei que terá um papel devastador na história.
A Rainha Lenore enfim consegue engravidar e nasce uma linda menina chamada Rosa, porém com o desenrolar dos fatos, o Rei acaba expulsando sua tia Millicent do palácio sem nem imaginar o que isso poderia acarretar.
E no batizado de Rosa, Millicent solta uma terrível maldição.
Uma releitura envolvente de a Bela Adormecida, mas com alguns toques da realidade da vida e um pouco mais de drama.
Os personagens são bem explorados e conseguimos sentir a dor de Lenore a espera de um bebê, o amor de Elise pela Rainha e por Rosa, e a dificuldade de tomar algumas decisões. Eu me apeguei em Elise, e em sua doação para o próximo, ela deixa de lado sua vida inúmeras vezes para poder cuidar de Rosa e de Lenore, ela sente um amor tão grande por elas que está disposta a abrir mão de sua vida pessoal, para cuidar, proteger e estar do lado delas.
A história nos mostra que nem todos os contos de fadas são sempre belos, a vida real não é assim, temos altos e baixos na nossa vida, perdas e ganhos e muitos recomeços e temos que conseguir ver o lado bonito dessas voltas da vida. Pois se hoje estamos deixando algo pra trás pode ser que amanhã teremos uma doce surpresa.

Déa 01/12/2023

Gostei muito da leitura, a história da Bela Adormecida contada de um jeito que nunca imaginei.
Com muitas surpresas, um final que me pegou de surpresa, aliás a história toda me surpreendeu, pois imaginei muitos desfechos que não aconteceram, e que foi bom.

Luciana 23/03/2020

Impressionada
Pois é, li o resumo, algumas resenhas, mas nada me preparou para o que realmente é esta leitura. Já faz um tempo que não dou 5 estrelas, mesmo para livros que gostei muito. Reservo apenas para aqueles que me encantam e este foi um deles.
Muito apropriado para este tempo de isolamento. Recomendo!
Joana.Leal 23/03/2020minha estante
Já vou colocar na minha lista , só por causa da sua resenha hahah

Luciana 23/03/2020minha estante
Acredito que vai gostar

Yuri 17/01/2021minha estante
nossa, sim, várias situações no livro me fizeram parar para pensar na nossa própria condição nesse período de pandemia

Jessica Sena 25/09/2020

enquanto bela dormia
eu não tenho muito o que dizer além de que é perfeito!
a história contada nesse livro é muito diferente da história que conhecemos da bela adormecida, é muito menos conto de fadas e muito mais vida real, os acontecimentos descritos são fortes, recheado de dor e desgraças, assim como com muitas histórias de amor, onde nem sempre se tem o final esperado, nem sempre é feliz, é tudo real, bruxas e fadas dão lugar a pessoas ruins e boas, com planos mirabolantes para chegar ao desfecho final, achei surpreendente e me prendeu bastante.
não deixe que os capítulos gigantes de mais de 20 páginas te desanime, vc se prende a história e fica curiosa com o que vai acontecer e quando vc acho que vai ter um viveram felizes para sempre por ali, vc descobre que nem sempre o para sempre existe.

Anakelly13 01/07/2023

Isso não é sobre um conto de fadas
Do capítulo 15 em diante eu não consegui parar até que eu tivesse terminado tudo completamente, devo dizer que no começo achei a leitura meio chata, tanto é que passei mais de dois meses sem ler uma única página, mas depois começou a fluir e me peguei muito ansiosa por saber do final, não é um romance apesar de ter um pequeno foco nisso, fala mais sobre guerras, vinganças, em como confiar cegamente em alguém pode te levar a destruição, mas também sobre amizades leais, sobre amor pelo seu dever, mas que isso pode levar você a perder coisas preciosas, teve frases que me impactou muito, teve momentos que chorei, teve outros em que sorri e passei raiva, no mais é um bom livro. Gostei dessa versão da bela adormecida, sem aquele conto de fadas por trás.

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."

Brenda Blanco 12/07/2021

Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de romance, mas esse livro... Simplesmente maravilhoso. Um livro de época que envolve rei, rainha, uma camponesa, uma bruxa, um cavalheiro, guerra, maldição... Eu amo de paixão esse livro, mas já vou avisando que nem tudo são rosas...

Bigas 23/02/2020

Apaixonante
Gente é mta pena q a autora só escreveu um livro ..pq eu fiquei completamente apaixonada pela sua escrita e seu modo de ver o livro a bela adormecida
SUUUUPER RECOMENDO

Uly 04/07/2020

Super indico
Eu não sei por onde começar em um primeiro momento talvez, você seja levado a pensar que esse seja um conto infantil mas eu garanto que é mais que isso. A narradora é a personagem Elise através da qual o leitor é conduzido para uma história de romance,mistérios, vingança e sobretudo vida real. O surpreendente desse romance da se ao fato de tornar um conto em uma história verossímil. Compre, não vai se arrepender eu garanto. A leitura é deliciosamente fluida e os personagens adoráveis.

Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagram. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande incentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

site: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/