Sós no universo?

Sós no universo? Peter D. Ward...

Resenhas - Sós no universo?

Antonio Cesar 28/06/2013

Minha opinião:
De: Peter D. Ward & Donald Brownlee
Os autores:
Peter D. Ward. É professor de ciências geológicas da universidade de Washington, em Seatle, e uma autoridade em extinções em massa.
Donald Brownlee, professor de astronomia da universidade de Washington, em Seatle, dirige a missão Stardust, da NASA, e é especialista no estudo da origem do sistema solar, em cometas e meteoritos e no tema básico deste livro, a astrobiologia. É membro da Academia Nacional de Ciências norte-americana.

Um assunto que desde criança me chamou a atenção tendo me propiciadoe muitas viagens às vezes compartilhadas com algum amigo, outras sozinho foi o da possibilidade de vida inteligente fora de nosso planeta. Houve um tempo em que defendia a ideia de que o universo é grande demais para sermos únicos. Com o passar do tempo, e muitas viagens e leituras de ficção cientifica depois, passei imaginar que talvez pudéssemos ser os primeiros, quiçá com a missão de povoar o universo. Assim que tomei conhecimento sobre esta obra em um comentário no jornal folha de São Paulo fiquei interessado. Muita procura depois acabei conseguindo encontrar a obra através do site da estante virtual. Não titubeei, comprei.
Para sua leitura tive a sorte de escolher o momento de uma viagem que fizemos eu e meu irmão para a Amazônia. Foi uma delicia intercalar a leitura de um trecho da obra com um descanso na rede enquanto descíamos o Rio Solimões (Amazonas para o resto do mundo) desde Iquitos até Santarém.

A tese dos autores é de que a vida multicelular complexa (animais) é extremamente rara no universo. Ao Longo da obra os autores debruçando-se no passado de nosso planeta discorrem sobre as condições e eventos que tornaram possível o desenvolvimento da vida na terra.
Outra questão que apareceu muito fortemente, pelo menos para mim, foi a de que toda a vida hoje existente na terra tem uma mesma origem comum e compartilha os sucessos, fracassos, catástrofes momentos de tranquilidade, pelo qual este planeta passou. Sim, cada ser vivo hoje existente de alguma forma deve sua vida a toda diversidade de vida que o precedeu seja ela extinta ou não.
Apesar de tudo o que já li a respeito a abra me surpreendeu a cada página. Terminei sua leitura com um cabedal de conhecimento muito maior do que tinha antes de iniciar sua leitura. Recomento fortemente sua leitura e, para não ficar devendo uma resposta e, não errar afirmando de que somos únicos no universo estou convencido de que a probabilidade disto é realmente bastante grande. E mais, ainda penso que em nosso universo, muito poucos lugares e momentos são bons o suficiente para manter uma vida complexa como a que temos aqui na terra. Neste sentido somos sim privilegiados por estarmos aqui e agora.
Isto me remete para outras questões: Qual o objetivo disto tudo? Temos o direito de destruir ou tornar planeta hostil para as gerações futuras?. Temos o direito de tratar a vida mais próxima a nossa (os animais) como os tratamos? Ou de destruir nossas florestas sem nos importar com nada a não ser com nosso bem estar pessoal? Bem isto será objeto de novas leituras e viagens. Aguardem

Edu 17/12/2009

Gostei muito do livro, que mostra, de forma muito bem fundamentada, que é muito difícil, ou melhor, improvável encontrar-mos ETs(Inteligentes) rondando a terra.
Melhor do que pensar que um dia seremos salvos por outra civilização ou ainda que encontraremos outro planeta para viver, é procurar conservar o que temos, pois é a nossa certeza do que existe.