Doze por Doze

Augusto Alvarenga
Thati Machado

Resenhas - DOZE POR DOZE

Grailson 20/06/2021

Leitura do final de semana.
Uma antologia com 12 contos, medindo a passagem do tempo através de histórias de diferentes autores.
Com um conto para cada mês do ano, o livro me chamou atenção por ser algo diferente. Dos autores presentes na obra, eu só conhecia a escrita do Vinícius Grossos e do Augusto Alvarenga, então confesso que foi uma experiência muito positiva ser apresentado aos outros autores.
Confesso que de início, achei uma leitura um pouco fraca, mais do mesmo. Porém do meio para o fim, gostei muito de todas as histórias.
A obra cumpre o que promete, trazendo uma história diferente para cada mês e ganhando cada vez mais a atenção do leitor. Um romance que aborda o amor de diversos modos, ao que simultaneamente deixa reflexões sobre partidas, mudanças, empatia e muitos outros temas pertinentes.
Os meus contos favoritos foram os referentes aos meses de março, junho, julho, setembro e outubro.

Raíssa 21/12/2015

Doze por Doze - contos para se apaixonar por cada mês do ano *-*
É legal como podemos conhecer diferentes estórias atadas a uma mesma temática, que no caso são os meses do ano. Neste livro tive a oportunidade de conhecer diversos estilos de escrita, me identifiquei mais com alguns, porém fiquei fascinada por todos. Meus olhos até ficaram embasados, porque eu não largava do livro de jeito nenhum. haha

Não vou comentar muito profundamente um a um porque quero que vocês vivam a experiência do livro por si mesmos e acho que eu tiraria um pouco a graça dando detalhes de todos, mas quero destacar os que mais gostei, aqueles que mexeram mais comigo.

Logo de cara me deparei com o conto de janeiro intitulado "Salada Mista" escrito por Karina Rocha. A Karina foi uma das selecionadas através do concurso que a Thati fez para escolher três autores que contribuíram com contos para o livro.

Fiquei particularmente impressionada com a escrita da Karina que, com poucas páginas, me conquistou com suas palavras. Achei a escrita dela bem sensível e muito envolvente. Adorei o conto dela que aborda um amor adolescente e que no fim se transforma em algo muito mais especial.

Achei a escrita da autora muito madura, apesar de os personagens serem bem jovens. É uma escrita bem fluída, que vai te levando pra dentro da estória e você se perde naquele universo.

Outro conto que eu gostei bastante também foi o do mês de Março, da Mariana Cestari, outra selecionada pelo concurso. O conto dela parece mais uma distopia, mas acho que essa não foi bem a intensão dela.

Nos mostra um cenário que poderia muito bem acontecer na vida real, aqui em São Paulo e bem pertinho de onde eu moro, o bairro da Liberdade. Primeiro fiquei animada porque a estória se passa tão perto de casa e porque a personagem foge um pouco dos padrões literários atuais.

Noemi, a personagem principal, é descendente de asiáticos e mora no bairro da Liberdade. Os dias em São Paulo tem sido incessantemente chuvosos e a eletricidade na cidade é intermitente. Noemi é voluntária em um centro que auxilia pessoas que perderam suas casas.

Em meio à tempestade Noemi encontra um garoto incomum, que o destino acaba colocando no caminho dela mais de uma vez. Os dois acabam se metendo em uma aventura em meio ao cenário caótico que está a cidade.

Achei que esse conto poderia muito bem se tornar um livro, material existe para isso. A Mariana é impressionantemente talentosa para alguém que está começando! Acho que se ela desenvolvesse um pouco mais a estória ela poderia se transformar em algo muito grandioso!

O conto de junho já é um pouco menos romântico e mais macabro, se é que pode se chamar assim. Me prendeu a atenção tanto quanto os outros, só que de um jeito diferente. Me fez sentir mais agitada e apreensiva.

Enfim, os demais contos do livro são diferentes mas, ao mesmo tempo resguardam a mesma essência. Com certeza mexeram comigo de diferentes maneiras. Alguns me fizeram rir, outros refletir. Mas todos deixaram em mim algo especial.

Mais uma vez quero agradecer à Thati por ter me dado a oportunidade de conhecer algo tão especial. E espero que vocês também conheçam, já que o livro já está na pré- venda na Amazon!

www.ooutroladodaraposa.com.br

site: www.ooutroladodaraposa.com.br

Lucas 08/01/2016

"O ano de 2016 mal começou e com ele chegou essa super novidade. Doze jovens autores da literatura nacional se uniram para lançar, de forma independente, essa coletânea com doze contos, cada um se passando em um mês diferente do ano. De Janeiro a Dezembro, vamos conhecendo personagens e histórias que aos poucos vão nos cativando e quando percebemos chegamos ao fim desejando que o ano tivesse mais alguns meses só para podermos continuar com a leitura.

Como o livro foi escrito por vários autores diferentes, durante toda a leitura somos apresentados a diferentes estilos de narrativas. De início, achei que isso poderia prejudicar um pouco a leitura, principalmente no meu caso, que gosto que o livro siga a mesma linha do início ao fim, mas acabei me surpreendendo conforme as páginas iam avançando. O que encontrei foram várias histórias amarradas de forma muito singular, que me proporcionaram uma gostosa experiência que até hoje não havia encontrado em um livro de contos."

Confira a resenha completa de 'Doze por Doze' no blog Nunca Desnorteados!

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2016/01/resenha-doze-por-doze.html

Mari 11/01/2016

"Do que vale a vida?"
Doze Por Doze é um projeto que une doze autores em um livro. Esses doze autores são responsáveis, cada um, por um conto que se refere a um mês do ano e, juntos, estão unidos para compartilhar histórias e leitores. Conheci o projeto através da Thati Machado, autora de Ponte de Cristal e idealizadora do projeto que dá título ao livro resenhado aqui hoje. Ela me convidou para ser leitora beta do livro e, obviamente, fiquei logo empolgada com a ideia. O livro chegou ontem para mim eu não hesitei em começar a leitura, mas, antes de começar a resenha devo contar algo engraçado que aconteceu: enviei o arquivo por e-mail para meu Kindle e, por obra do destino, ele se converteu para o formato errado, me impossibilitando de conferir a diagramação do e-book e os autores de cada conto por conta da mesma. Achei ruim antes de começar a leitura, mas logo depois de terminar o primeiro conto minha ideia mudou: ler sem saber quem havia escrito e ficar tentando adivinhar quem era o autor de cada conto tornou a leitura ainda mais divertida para mim.

"Eu fui a garota invejada por todas naquele verão, a que viveu um sonho que enfeitou a vida sem cor durante todo o ano."

Salada Mista é o primeiro conto do livro. Estamos em Janeiro e conhecemos Bia, uma adolescente que há um ano tem um único desejo: rever o garoto que roubou seu coração no verão de 2014. Sua melhor amiga, Pipa, organizou um luau em uma noite chuvosa e Bia estava decidida a não ir, mas uma mensagem acaba mudando seus planos. O garoto que ela tanto desejou reencontrar estava de volta e, finalmente, eles teriam outra chance juntos. Mas pode ser que a emoção que ela esperou durante um ano acabe apenas em uma noite.

Nos primeiros momentos do conto Karina Rocha nos reserva um pouco de mistério. Quem é o garoto que fez o verão passado de Bia ser tão memorável? O que será que irá acontecer quando eles se encontrarem? Logo essas perguntas são respondidas e outras surgem - tanto para nós, leitores, quanto para a personagem - e somos surpreendidos. Na primeira aparição de alguém (não quero dar spoilers), percebi que existia algo ali, e não estava errada. A escrita de Karina torna a leitura rápida, mas o final não me cativou. A personagem até justifica algo com o fato de ter guardado algumas lembranças no fundo da memória, mas eu esperava que ela fosse pensar um pouco antes de tirar certas conclusões e fazer a proposta final. O final não é ruim, porém acho que uma mudança de sentimentos como aquela em poucas horas soou forçado para mim, mesmo que nada tenha garantia no final. Não digo que é impossível, claro.

"Os fracos julgam, mas os fortes se arriscam."

Um Carnaval Inesquecível nos apresenta Mel, uma garota que tem milhares de seguidores nas redes sociais que amam suas fotos. Ela acaba de platinar o cabelo e está prestes a tingir as pontas de azul-turquesa, tudo porque essa foi a condição que impôs para embarcar na viagem de Carnaval com a família. Ela odeia Carnaval e odeia ainda mais o fato de ter que ir com a família para Rio das Ostras. Contudo, pode ser que a festa que ela tanto odeia a surpreenda pelos próximos três dias.

Gosto muito da narrativa do Lucas Borges e, por saber que ele era um dos autores do livro, pensei logo: esse conto é dele. E eu estava certa. Eu amo Carnaval, mas são poucas as histórias que se passam nessa época do ano que me agradam. Quando comecei a ler o conto, Mel pareceu meio rabugenta e logo fiquei na expectativa para saber o que aconteceria para mudar sua visão sobre a viagem. O autor conseguiu captar bem o clima de Carnaval; aquela coisa momentânea porém marcante, aquele sentimento real e temporário. Mel possui uma evolução durante o conto e foi bom acompanhá-la mesmo que em poucas páginas.

"Esse garoto parece um enxerido raio de sol em meio à tempestade."

Águas de Março nos levará até o bairro da Liberdade, em São Paulo, em um dia chuvoso.
Conheceremos Noemi e e sua batchan, que migrou para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, e que possui teorias mirabolantes (e engraçadas) sobre como os yankees estão acabando com o mundo. Noemi coleciona suas teorias em um caderno, e essa é apenas uma das muitas coisas que ela coleciona. Ela e sua mãe são voluntárias no Centro de Ajuda Humanitária e lá ela se encontrará com alguém que pode fazê-la colecionar mais uma coisa: amor.

Simples e bonito. Essas são as duas palavras que acredito que possam definir o conto de Mariana Cestari. Gostei da personagem de cara, e acompanhar suas decisões seguintes foi ótimo. Gostei de como o romance aconteceu no seu tempo e de como a autora nos apresentou os personagens. Ela conseguiu construir muito bem a história, características e personalidades em poucas páginas, sem deixar aquele sentimento de que algo falta e, sim, o de quero mais.

"Arrume suas malas e deixe suas amarras todas no fundo do armário."

A Última Vez Que Te Amei começa com as lamúrias de Paula, uma mulher que acaba de ficar solteira e não tem ideia do que vai fazer da vida sem seu ex-namorado - que terminou com ela por mensagem e, na verdade, era um babaca. Sem aguentar mais ver a filha se lamentando, sua mãe decide juntar o útil ao agradável e enviá-la em uma viagem para cuidar da priminha enquanto sua irmã realiza exames de saúde. Paula irá passar dez dias em Nova Iorque com o propósito de cuidar da prima, mas pode ser que seus planos acabem mudando.

Entendo perfeitamente o fato de um namoro duradouro marcar uma pessoa, entretanto, embora Paula se mostrar muito engraçada, devido a tudo o que a protagonista conta, mal haviam passado duas páginas e eu já queria saber quando a situação dela mudaria e ela abriria os olhos para ver que aquilo só estava atrasando sua vida. Mesmo a viagem sendo repentina e de encontrar alguém lá que está ainda mais na pior do que ela, Paula conseguiu se divertir e passar isso para gente. Gostei de como a Carol Estrella a fez mudar de atitude - mesmo achando errado ela só se sentir segura com o que a fez ser frágil - só que o final do conto traz mais realidade e me deixou com vontade de saber o que aconteceria pelos próximos dias.

"Eu não sabia ainda, mas ali também começaria a primavera mais florida que o meu coração já viu... E viveu."

É em uma festa de boas-vindas para a primavera que Temos Nosso Próprio Tempo começa. Melina não queria estar no local, ainda mais pela música alta que tocava ao seu lado por causa do péssimo lugar que escolheu para ficar - e que só ajudava mais no desejo de estar no aconchego de seu quarto escutando música, bebendo café e lendo um livro. Ela se afasta para curtir a diversão dos outros tirando fotos da festa, até que alguém se aproxima puxando conversa. Uma conversa que seria a primeira de muitas.

Gostei muito de Melina e Gael. Yohana Sanfer conseguiu colocar algo especial em seu conto e sua escrita ajuda ainda mais para que a história aconteça naturalmente. Tanto que nem pensamos no tempo em que se passa e, quando nos damos conta, parece que foi rápido demais porque queríamos mais. A autora nos faz um convite no final do conto, e apesar de ser especial, eu queria mesmo é que ela dissesse que há um livro com a história de seus personagens para poder acompanhá-los um pouco mais.

"É viciante, não é? O poder. Eu entendo."

[...] LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2015/12/resenha-doze-por-doze.html

"Era como se todo o objetivo de estarmos ali, para começar, tivesse se perdido."

Nosso Último Verão é o último conto do livro. Mia, junto a suas duas amigas, Aline e Karla, viaja para a praia de Maresias, no litoral paulista, para que aproveitem um último verão juntas. Elas acabaram de terminar a faculdade, mas Aline vai se mudar de cidade com o namorado, Karla vai estudar fora do país e Mia vai continuar em São Paulo - já que é o que lhe resta. Mesmo odiando a ideia de passar os últimos dias do ano em um lugar que é a mistura de duas coisas que odeia (praia e calor), Mia aceita a proposta por causa das amigas, mas ela logo perceberá que não foi má ideia.

O conto de Larissa Siriani foi meu favorito do livro. E eu também tive certeza que era ela quem o havia escrito. Não senti o tempo passar ao lê-lo e gostei bastante de Mia, de sua personalidade e do toque de humor na história. Suas amigas trazem um algo a mais para o conto, já que amizade é o tema principal, e um certo surfista também é um ótimo complemento. O rumo que as férias do trio tomou traz momentos bons e ruins, mas que vieram para fortalecer o que existe entre elas e, principalmente, o que elas são em separado. O romance acontece naturalmente, não é forçado nem possui promessas, mas é real.

"O amor é um milagre nesse mundo perdido e deformado."

Doze Por Doze foi meu livro de contos favorito do ano. Alguns contos podem ter sido melhores do que outros para mim, mas não posso deixar de admirar o cuidado dos autores para que seus contos trouxessem sentimentos diferentes e, principalmente, agradassem a todos os públicos. Gostei mais de algumas histórias do que de outras, sim, mas não há dúvidas de que cada autor cuidou de seu conto para que o livro não caísse na mesmice e isso torna o projeto ainda mais interessante. Temos narrativas diferentes, protagonistas que não se assemelham e meses muito bem representados; cada conto possui seu estilo, sua proposta e sua mensagem, e é isso torna o livro completo.

a li 23/09/2023

A premissa é mto legal, 12 contos, 12 meses, 12 autores. Mas sinceramente achei boa parte dos contos com enredo e escrita a desejar. Leitura bem fraquinha.

Ani 21/12/2015

Doze por Doze é um projeto do blog Nem Te Conto, da Thati Machado, onde doze autores se reuniram em uma coletânea de contos referentes a cada mês do ano. Como é de conhecimento geral – eu acho – comecei a ler contos por causa do blog. Sempre tive certo receio com as obras por serem curtinhas e achar que algumas são rasas. Mas, graças aos céus eu mudei meu ponto de vista e comecei ler e descobrir grandes histórias.
Quando a Thati me convidou para conhecer o projeto, eu não pensei duas vezes, sabia que seria uma grata surpresa e uma forma de conhecer grandes escritores. No total são doze e eu só conhecia a escrita de duas, ou seja, estava ansiosa para conhecer os novos autores.
Fiquei pensando em como fazer já que não costumo trazer sobre contos aqui para o blog e resolvi falar um pouco sobre cada conto e escrita dos autores.

Janeiro: Salada Mista – Karina Rocha
Salada mista conta a história de Bia que reencontra um amor de verão em uma festa, ela fica super empolgada com a ideia de falar com ele novamente, mas nem tudo acontece como ela sempre sonhou. Acontece que, às vezes, quando o assunto é amor, nem tudo está perdido. A escrita de Karina é mega envolvente e o livro não poderia começar melhor, gostei do jeito como tudo foi acontecendo e se encaixando.

Fevereiro: Um Carnaval Inesquecível – Lucas Borges
Nesse conto conhecemos Mel, uma webcelebridade que adora postar fotos atrás de likes e mais likes. Seu pai a leva para Rio das Ostras para curtir o carnaval, ela vai sem expectativa nenhuma, mas pode se surpreender com tudo que o condomínio onde ficará hospedada pode oferecer. Sobre esse conto, eu preciso ser sincera, não gostei. A personagem era extremamente artificial e isso me fez pegar raiva dela no primeiro SMS que ela enviou. Acredito que o autor tentou passar uma critica para as pessoas de nossa sociedade hoje, sempre preocupadas com likes e seguidores, mas não consegui me apegar.

Março: Águas de Março – Mariana Cestari
Águas de março, mostra como alguns problemas do destino pode unir um casal inesperado. O cenário desse conto é uma Liberdade chuvosa, e quem é de São Paulo sabe o estrago que acontece na história quando chove muito. Noemi aproveita a pouca trégua que o clima dá e vai atrás de mantimentos para casa, é onde ela conhece Felipe, um rapaz um pouco intrometido demais. O que eu adorei em primeiro momento, foi ver o bairro da Liberdade sendo retratado durante o conto, gosto de ver lugares que conheço nas histórias. A escrita da autora é ótima e muito bem coerente.

Abril: A Última Vez que Te Amei – Carolina Estrella
Nesse conto, conhecemos Paula, ela está passando por uma fase difícil pós termino de relacionamento e sua mãe pede para que ela vá para Nova York ajudar sua tia com problema de saúde e a prima que acaba de descobrir que foi traída. Lá, Paula precisa deixar seus problemas de lado para entender quem realmente é. Esse conto foi um dos que menos me agradou. Não pela escrita da autora, mas pela rapidez que tudo aconteceu e dos fatos em si. Não consegui me conectar com as personagens, mas a moral do conto é bonita.

Maio: Temos Nosso Próprio Tempo – Yohana Sanfer
Melina é a fotografa da turma, em todos os eventos estava tirando foto do pessoal. Em um desses, ela conhece Gael, um rapaz muito engraçado que consegue conquistar o coração da moça. A amizade dos dois cresce durante o pequeno enredo e os dois precisam a lidar com um problema do destino para seguir em frente. Tentei falar o mínimo possível porque esse foi o conto mais lindo de todos. Já conhecia a escrita da Yohana como livro Da Boca Pra Dentro e estava ansiosa para conhecer uma história criada por ela. Temos Nosso Próprio Tempo é apenas um conto, mas ela conseguiu com maestria criar um começo, meio e fim, sem ficar correndo, sem atropelar as coisas. Eu me encantei e até chorei no final. É lindo! Poderia ficar horas falando apenas dele por aqui. Mas deixo a curiosidade para vocês.

Junho: Eu Nunca – Bruna Fontes
Nesse conto um grupo de amigos do colégio Blasphemous Hampsher, se reúne anualmente, para uma brincadeira de roda. O Eu Nunca. Nesse jogo, eles precisam desafiar as outras pessoas admitirem coisas que já fizeram, bebendo um shot de bebida alcoólica. Esse conto me parecia ter elementos de Gossip Girl e PLL – ou pode ser imaginação minha, já que estou viciada em ambos – a escrita da autora é bem densa assim como o conto. Ele é que tem a temática mais diferente dos demais livros. Curti a escrita, mas achei que faltou algo no final.

Julho: Julho Azul – Vinicius Grossos
Conhecemos Christian e Bolota (ou Jorge) dois amigos que estão sempre juntos. Christian tem uma paixão platônica, a vizinha dele. Em todo mês de julho ela muda a cor do cabelo e ele estava ansioso para conhecer a desse ano. Quando ele chega a casa e encontra Iluska, no armário dele pedido ajuda e o convidando para uma festa. Desde muito tempo tinha curiosidade em ler algo do Vinicius, afinal já li elogios para suas obras aqui na blogosfera. Minhas expectativas foram supridas. O autor conseguiu criar em um curto espaço um bom enredo, muito bem construído e escrito.

Agosto: Aquela Noite de Agosto – Carine Raposo
Pedro trabalha em uma empresa onde relacionamentos entre funcionários são proibidos, mas como dizer para o coração isso? Ele conheceu Fernanda, a estagiária de sorriso doce e olhar cativante e seu encanto foi automático. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e nem sempre podemos ter tudo o que queremos não é? Narrado pelo personagem masculino, esse foi o conto mais triste e bonito que já li. A autora também teve um cuidado ao criar o enredo e nada aconteceu rápido demais. O final me deixou de coração partido.

Setembro: O Garoto de Setembro – Marianna Leão
Setembro (sim, esse é o nome do personagem) é um jovem criado por uma família de pais hippies que acreditam em diversas coisas. Ele estava participando de um concurso para ganhar um par de ingressos para o Rock In Rio. Mas, digamos que a obra dele não foi bem aceita e como castigo, ele teria que fotografar os pacientes do asilo para o calendário do próximo ano. Isso tinha tudo para ser tedioso, mas será que foi? A escrita da autora é envolvente e fluída. Gostei do relacionamento criado por ela e foi uma leitura bem rápida e agradável.

Outubro: Abril, a Garota do mês de Outubro – Thati Machado
Abril é uma jovem de 15 anos que vive com sua tia Danda, na Ilha das Pérolas. Ela não quer crescer! Seu sonho é ser criança para sempre, afinal, ser adulto é chato pra caramba e ela não quer deixar as tradições de lado. Uma delas é que em todo mês de Outubro, ela e sua amiga Mari faziam feitiços. Mas todos devem crescer um dia e Abril fica sem saber o que fazer. Conheço – e adoro – a escrita da Thati e não me faltava expectativas para esse conto. Passava os meses e eu me perguntando qual era o dela, até que chegou. Foi uma surpresa ler esse conto, pois ele foi diferente do que eu estava esperando e foi muito bom! Thati trata do primeiro amor, do amor amigo e é lindo ver isso. As inseguranças da personagem, os diálogos, e o cenário estão coerentes. Mas uma vez fiquei encantada com a escrita dela.

Novembro: Incógnitas de Novembro – Augusto Alvarenga
Alice, ou Mulan, é uma jovem que sempre está com problemas quando o assunto é matemática. Novembro é sempre o pior mês, época das últimas provas, trabalhos e tudo isso de uma vez, ela sempre acaba ficando estressada e descontando-nos outros. Por isso, sua melhor amiga resolveu marcar um encontro duplo sem avisá-la. Alberto, o par de Alice, é um cara engraçado e um pouco sem noção e acaba tirando a personagem do sério. Só que ele é um gênio quando o assunto é matemática e a duvida que fica é se Alice, vai dar o braço a torcer e pedir ajuda a ele ou irá reprovar de novo? A escrita do autor é muito boa! Eu gostei bastante, o enredo foi bem construído e em poucas páginas ele conseguiu criar uma história envolvente. Fora que eu adorei a referencia a Mulan, que é uma personagem sensacional!

Dezembro: Nosso último Verão – Larissa Siriani
Mia, Karla e Aline são melhores amigas e estão indo passar a última semana do ano juntas. Cada uma seguirá seu caminho durante o próximo ano e querem aproveitar para matar as saudades antecipadamente, para isso, elas vão para praia, lugar que Mia odeia com todas as forças até que um caiçara aparece e pode mudar essa visão dela para essa semana. Esse é o conto que encerra o livro e não podia ser melhor. A autora trata de alguns assuntos que não vemos muito em livros, na verdade vemos, mas eles são retratados como ações românticas e não como um relacionamento abusivo. Eu fiquei bem em cima do muro entre gostar e não gostar disso. Claro que sou contra esse tipo de relacionamento, mas confesso que não gosto de me intrometer como as amigas fazem, digo isso porque já fiz e a pessoa ainda brigou comigo e não seguiu meu conselho, mas eu adorei o rumo que a história levou. Gostei bastante da escrita da autora e dos personagens.

Bom, eu tentei falar um pouco de cada sem falar demais para não estragar, é sempre difícil falar de contos sem soltar spoilers não é mesmo, mas acho que consegui fazer bem.
Em suma, como qualquer coletânea temos obras que gostamos mais e outras menos, mas no geral, o livro todo me agradou. Para os interessados, o livro já está em pré-venda na Amazon e seu lançamento será em janeiro.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/12/doze-por-doze-diversos-autores.html

Kamila 21/12/2015

Doze por Doze
Idealizado pela blogueira Thati Machado, do Nem te Conto, o projeto tem como objetivo reunir 12 autores (estreantes ou não) para que cada um escreva um conto, relacionado a cada mês do ano.
Por ser um livro de contos, claro que não vou falar de todos (até porque o post ficaria grande demais), então vou me ater aos que mais gostei. Mas, já aviso que vocês encontrarão várias formas de amor nesse livro! Vou falar dos quatro que mais me surpreenderam, não que os outros não tenham me impressionado, mas esses em questão, foram os mais tocantes, pelo menos para mim.

ABRIL: A Última Vez que te Amei - Carolina Estrella
Aqui temos Paula, uma jovem que está sofrendo porque seu namoro de seis anos com Antonio acabou. Então, sua mãe a manda ir para Nova York para ajudar uma tia que está doente. Lá, reencontra uma prima que também está sofrendo por um relacionamento mal-sucedido. As duas se unem e descobrem que há vida após términos de namoro. E pode vir acompanhado de um belo rapaz.

Nunca tinha lido nada da Carolina, mas já gostei desse conto porque mostra que nem tudo são flores e que depois da tempestade vem a bonança. Foi um text rápido, fluido e gostoso. Só não gostei do que aconteceu com a tia da Paula.

MAIO: Temos Nosso Próprio Tempo - Yohana Sanfer
Melina, ou Mel, é a moça do grupo que adora fotografar. Durante uma festa, entre um clique e outro, ela conhece Gael (lindo nome rs)que, entre um sorriso e outro, acaba conquistando a jovem. Mas, entre músicas, conversas e muito amor, o destino prega uma peça. E é nesse momento que o casal precisa mostrar que essa adversidade não conseguirá separá-los.

A Yohana eu conheci através da Ani, do EC&M. Primeiro texto que leio dela e já me emocionei. Ela conseguiu fazer com que uma linda história de amor se desenvolvesse em algumas páginas, sem correria, sem atropelamentos. A história flui e só me resta imaginar como o casal terminará.

Resenha completa em:

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com/2015/12/resenha-doze-por-doze.html

Israel 23/12/2015

Sinceramente, não sei como começar a falar sobre essa obra incrível!
Sinceramente, não sei como começar a falar sobre essa obra incrível! Acho que vou falar sobre os meus favoritos, que são os contos de: março, junho, setembro. Claro que todos são lindos e me prenderam do começo ao fim, mas esses três que eu selecionei foram os que mais me tocaram.
O conto de março, escrito pela autora Mariana Cestari, foi uma surpresa para mim porque a autora escolheu um cenário bem diferente para contar a história. A obra se passa em uma cidade de São Paulo que está sendo vítima de fortes chuvas, causando grandes estragos pelas ruas. A personagem principal é voluntária em um movimento de ajuda às pessoas que sofreram perdas com essa tragédia. E, em um desses dias ela conhece uma garotinha que chora pela perda de sua pelúcia favorita, e então se disponibiliza a encontra-lo e a trazê-lo de volta, embarcando nessa aventura com um garoto que pouco conhece. A história flui de uma maneira leve e bastante envolvente, que me emocionou bastante a cada verso lido.
O conto de junho, escrito pela autora Bruna Fontes, também me chamou muita atenção pelo cenário onde a história é contada, pois se passa em uma pequena cidade brasileira que resguarda o maior colégio privado do país, onde todos os alunos são brilhantes, mas extremamente arrogantes. Até que, em junho, os portões da escola são abertos e os alunos tem a oportunidade de socializar com as pessoas daquela região, o que os levam a preparar o trote tradicional de todos os anos, onde eles escolhem um morador da cidade e o pregam uma peça, mas a brincadeira pode chegar longe demais. A obra retrata uma realidade de maneira forte e direta, com um desenvolvimento rápido e impactante, e um final de tirar o fôlego.
O conto de setembro, escrito pela autora Marianna Leão, foi o que mais me tocou, seja pela mensagem que o conto traz ou pela maneira sutil de como a autora nos trouxe essa mensagem. A história é sobre Seth, um garoto que para conseguir ingressos para o Rock in Rio decide participar de um concurso de uma grife de roupas para ganhar os ingressos, e para isso ele precisa criar um desenho e torcer que para que o seu fosse escolhido como o melhor. Mas Seth faz sua pintura na parede de um lar para idosos, e os coordenadores do local não gostam muito pois a imagem retrata a morte usando o rosto de grandes ícones, como Elvis Presley, Amy Winehouse e John Lennon. Como castigo, ele é obrigado a tirar fotos dos idosos para um calendário do Lar Menino Jesus. Seth não gosta muito da ideia, mas a cada sessão de fotos ele se sente cada vez melhor pois os idosos compartilham com ele todas as suas experiências e lhe mostram como é a vida pelos seus olhos. Até que em uma sessão, Seth conhece o neto de um desses idosos e se vê envolvido em uma grande paixão juvenil.
Todos os doze contos são incríveis a sua própria maneira, cada autor deixou claro que não estava contando apenas mais uma história, e sim a grande história, o que torna todo o livro envolvente e viciante. Personagens carismáticos e fortes, cenários diferenciados e inovadores, e temáticas reais e empolgantes. Doze por Doze é uma obra completa, e não importa onde, nem quando, mas sempre que ler vou ter os mesmos sentimentos de paz e satisfação de sempre.

site: http://blog-da-meia-noite.blogspot.com.br/

Carol Cristina | @blogacdh 29/12/2015

Resenha completa postada no @blogacdh
"525 mil e 600 minutos, como você mede um ano? Em dias, em horas... Que tal em 12 histórias?"
O que os livros de contos têm de mais legal, é realmente a oportunidade de conhecer a escrita de vários autores diferentes "numa tacada só". De todos os participantes do Doze por Doze, só havia lido algo da Thati Machado, então pra mim foi ótimo conhecer novos talentos da nossa literatura.
Já resenhar um livro com contos de vários autores, é bem trabalhoso... O skoob limitou minha resenha, então se gostou da minha opinião, corre lá no blog ;)

Os melhores
Janeiro: Salada Mista - Karina Rocha
Bia é uma menina que se deixa levar pelo momento, pelas expectativas... Há um ano atrás, ela conheceu Alex num verão inesquecível, e desde então, ele não sai de seus sonhos. Quando ele retorna, no ano seguinte, Bia finalmente irá perceber que a realidade pode esconder coisas ainda mais bonitas que os sonhos...
A narrativa da autora não é perfeita, mas me senti dentro do conto e adorei o enredo, as frases e o Eric (outro personagem aí, haha).
"— Janeiro chega com expectativas demais, sabe? Sol, férias. É a época em que a cidade muda, que a nossa vida muda... Quando conheci o Alex, achei que precisava viver doze meses em um."

Maio: Temos nosso próprio tempo - Yohana Sanfer
Mel tem se esforçado para alcançar seus sonhos como todo mundo, e quando a vida, sem avisos, lhe traz Gael, os dois precisam aprender a lidar com a primavera e o inverno do amor.
Emocionante! A escrita da Yohana é melodiosa, assim como o conto! Quero um Gael pra chamar de meu

site: http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com/2015/12/resenha-doze-por-doze-varios-autores.html

Denise Crivelli 29/12/2015

DOZE POR DOZE
Eu preferi fazer um resumo de cada conto, porque na minha visão seria mais pratico. Ler os contos do projeto Doze por Doze foi uma boa experiência, li alguns contos que adorei e outros nem tantos e leria até mais linhas de alguns desses contos se tivesse.
Cada autor têm sua escrita diferente, mais que não deixa de ser envolvente e são histórias que ao todo falam sobre amizades e amores, mais também sobre seguir em frente independente do que acontece. Gostei de ter a chance de ler esse e-book, e indico ele para que vocês possam ler ele em 2016. O projeto desse e-book foi idealizado pela Thati Machado do blog "nem te conto" e o e-book se basei como viram em 12 contos referente a cada mês do ano e que se passam até em climas diferentes.

Janeiro - Salada Mista
Karina rocha
Esse conto fala sobre uma garota que vive no mundo da lua e que também é sonhadora, apaixonada por um garoto que reviu depois de muitos anos e isso acaba trazendo sua desilusão e quando isso acontece ela abre o olho para mundo real e com isso percebe algo que sempre deixou passar que a sua verdadeira paixão estava em baixo do seu Nariz só que nunca percebeu ou não quis aceitar.

Fevereiro - Um carnaval inesquecível
Lucas Borges
Fala sobre nunca julgar um lugar sem conhecer, pois essa nova cidade em um feriado pode te surpreender e fazer você criar novos laços com pessoas que acabou de conhecer e isso pode ser algo que se leva para a vida toda.

Março - Águas de Março
Mariana Cestari
Em março a protagonista dessa história viu sua vida mudar, primeiro ao ir em um mercado e encontrar uma pessoa e depois um reencontro com o mesmo, ao ajudar quem precisa, ela também se ajudou e se apaixonou.

Abril - A última vez que te amei
Carolina Estrella
Em abril a protagonista desse conta aprende a se encontrar e amar a si mesmo, ela percebe que não merece ficar sofrendo por um homem, sendo que têm uma vida par aproveitar e encontrar novos amores.

site: http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

Raffafust 29/12/2015

Quando fui convidada pela linda e talentosa Thati Machado para ler antes do lançamento a coletânea Doze Por Doze, claro que amei e topei na hora. Meu problema básico está no leitor digital. Lido em meu Ipad, confesso que demoro o dobro do tempo para terminar qualquer leitura e como sou old school fico sentindo falta do tato do papel e do peso do livro , mas vamos ao que interessa, claro que lembrando também que temos evento mês que vem , dia 17 de janeiro aqui no Rio onde estarei presente com parte do time de autores que falarei abaixo.
Vamos desmembrar os meses e citar somente o essencial , para que claro não estrague a graça da leitura. No entanto, fiz separados somente os meses até maio, depois optei por falar um pouco de cada um em um parágrafo, espero que gostem.

Salada Mista – autora : Karina Rocha – mês janeiro
Sei que não sou o público alvo de livros teens, a autora nos coloca em alguns pontos que não me identifico mas que nem por isso fazem dessa história menos interessante. Verão, paixão da estação e ainda um mistério, pronto, a autora nos leva a alguma parte de nossa adolescência ou se você é adolescente em alguma memória recente onde a protagonista Bia tem um único problema na vida : reencontrar um garoto que se apaixonou no verão passado - parece até nome de filme “ Eu sei o que vocês fizeram no verão passado..”. Pois bem, ela tem uma melhor amiga , a Pipa , que é aquela pessoa que sempre quer te convencer a sair de casa mesmo quando você não está com a menor paciência.
A tal amiga organiza um luau e claro que a convence a ir também. Não posso dizer muito mais sobre a tal pessoa que Bia está apaixonada, só posso informar que para os românticos de plantão termina como gostamos.

Um Carnaval Inesquecível – autor : Lucas Borges – mês Fevereiro
Conheço o Lucas então ler esse conto me vinha na cabeça exatamente o jeitão dele e acho que o mês escolhido foi um tremendo acerto, Carnaval tem tudo a ver com esse querido morador de Macaé.
Mel tem um pouco do autor, ela faz sucesso nas redes sociais e é uma constante aumentarem os número s de seguidores nelas. Não pensem , portanto, que nossa amiga curte Carnaval, ela está irritadíssima com a família por obriga-la a viajar para Rio das Ostras. Quem nunca passou por isso? Quando eu tinha 16 anos, recém namorando meu ex, meus pais me convenceram a viajar para Búzios com meus avós... por isso entendi e muito Mel . Sou avessa a histórias de Carnaval até hoje, apesar de morar no Rio de Janeiro uso para ir para um lugar mais calmo e frio.
Preciso dizer que amei a narrativa? Mel vai ver que nem tudo é péssimo em sua viagem e se surpreender positivamente com o que vai encontrar por lá. Assim como ela , eu aprendi que família é o lugar que a gente deve estar ( acho que vi isso em um filme da Disney) . Parabéns, Lucas, me identifiquei demais com seu conto.

Águas de Março – autora Mariana Cestari – mês : março
Golpe Sujo esse título? Sim, para mim que amo Tom Jobim e que ouço desde que me entendo por gente. Dessa vez o cenário é a cidade que adoro e que sempre que posso dou uma passada : São Paulo.
Conheço pouco do bairro da Liberdade onde se passa a história, sei que é um bairro de imigrantes japoneses e é lá que mora Noemi e sua avó ( batchan, como ela chama). A avó em questão veio para o Brasil após o final de Segunda Guerra e é uma graça fazendo com que o conto ganhe aquele ar familiar e nos venham lembranças de nossos avós.
Mariana nos presenteia com romance na medida certa e sua protagonista caiu no meu gosto nas primeiras linhas . Fiquei com vontade de quero mais.

A Última Vez que Te amei , autora : Carolina Estrella – mês : abril
Minha querida amiga e escritora Carolina Estrella e mais um conto delicioso , com o jeitinho dela.
Super me vi na Paula pós fim de relacionamento...quem nunca chorou as pitangas se perguntando o que fazer da vida a partir de agora? Mesmo com ela sabendo que o ex não valia nada e era um completo atraso de vida. Quem nunca?
Aquele desespero e apoio da mãe básico vem em formato de viagem para que ela cuide de uma criança da família , mas não é qualquer lugar não. Trata-se de NY, e lá meu bem, sorry, mas tenho mais coisas para fazer do que chorar por homens...e ela demora um pouco para acordar disso, não a culpo. Sempre fui como Paula, a gente se doa muito e espera as coisas em troca. Quando não as tem é um grande choque. Mais parecida ainda comigo nossa amiguinha só melhora mesmo quando o próximo da fila aparece. E aí meu bem é hora de ser perguntar : Quem mesmo era eu ex? Palmas para Carol.

Temos nosso próprio tempo – autora : Yohana Sanfer – mês : maio
Yohana acerta desde o título, uma música do Legiçao Urbana que me marcou muito e que nos leva ao tempo dos amores , sendo o primeiro ou não,mas os mais intensos e é assim que ela nos insere no mundo de Milena e Gael . Imagina aquela festa que você não queria estar? Então, mas você vai sabe-se lá o porque...e assim você espera que ela seja um saco e que somente seja mais uma na lista de festas nada a ver com você que te convidaram. Mas claro que o mais bacana da vida são as surpresas...e as boas a gente só agradece. É exatamente na tal festa de Boas Vindas da Primavera que ela conhece o rapaz com nome de galã mexicano do cinema. Lindo como ele, Melina se encanta, e devo dizer que por já ter lido outro livro da autora sei o quanto o romantismo faz parte de sua essência, e isso é o que faz desse conto uma história curta, com gosto de quero mais e um final suspirante, como são os amores inesquecíveis.

Em Junho e Julho temos contos chamados Eu Nunca por Bruna Fontes e Julho Azul pelo amado e queridíssimo Vinicius Grossos. Sim, os dois já estiveram no evento da Menina, são dois queridos – assim como a maioria desse time de jovens escritores - , então nada de reclamarem que não dediquei resenhas separadas – é falta de tempo mesmo, e depois contos são difíceis de resenhar, curtos e com medo de que conte o essencial – bom, vamos ver o que posso falar deles sem estragar. O de Bruna fala da época que amo. Inverno. Se passa em um internato bem movimentado onde os alunos conhecem pessoas de fora em um evento que ocorre uma vez por ano. Gostei do enredo e do rumo que a historia levou.
Já na de Vinicius – sempre ele

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/12/resenha-doze-por-doze.html

Menina.Jasmim 27/12/2023

Queria ter gostado mais
Conheço o trabalho da maioria desses escritores, então minhas expectativas não eram tão baixas. Por mais que vejamos os meses passando, achei a maioria das histórias muito repetitivas, com personagens parecidos e meio bobinhos. Os contos não me pareceram, bem... contos, só histórias curtas que talvez merecessem mais espaço para se desenvolverem e conseguirem o sentido que buscavam. Bem, é um livro de 2016 e muitos desses autores estavam começando a publicar. Então de um modo ou de outro é legal ver o quanto evoluíram nesse tempo.

Fran 06/03/2016

Janeiro: Bia vive no mundo da lua. É apaixonada por Alex, um amor de verão, mas agora, um ano depois ele está com Laura e Eric está de olho nela há algum tempo.

Fevereiro: Conta a história de Mel, uma patricinha rica, mimada, superficial e que vive nas redes sociais, fala muito de seus milhares de seguidores e como eles crescem a cada dia. Conhece e vive um amor de carnaval com Bruno.

Março: Fala sobre Noemi, uma japonesinha que sai em uma aventura para encontrar o coelho de pelúcia Alfredo com Felipe e acaba encontrando muito mais!

Abril: Conta sobre as primas Paula e Carina, que saem de um relacionamento longo e do qual aparentam serem totalmente dependentes e neuróticas, uma dá conselhos a outra que não segue e mudam de ideia como quem muda de roupa.

Maio: O amor que Mel e Gael vivem precisa dar um tempo para que um sonho seja realizado.

Junho: Fala sobre vingança entre uma forasteira e um grupo de colegas que foram responsáveis pela morte da sua irmã em um trote de colégio.

Julho: Conta sobre superação. Iluska (parece nome de pokemon, como diz o Christian), eles se envolvem para que ela mostre para seu ex e sua melhor amiga que os superou. Mas um mistério envolve Iluska, que muda de cabelo todo mês de julho. Por quê?

Agosto: Conta a história de amor que nasce entre Pedro (um garoto mimado que faz tudo que a mãe quer, inclusive abandona seus sonhos para seguir os dela) e Fernanda (uma garota simples, que luta muito na vida, mas não deixa de ser sonhadora). As suas diferenças sociais interferem muito nesse amor, que não segue o rumo esperado.

Setembro: Fala sobre Setembro (Seth), que nasceu no dia 09 de setembro às 09h09min no Hospital 09 de Julho. Tentando ganhar os ingressos do Rock In Rio acaba ganhando muito mais.

Outubro: Conta a história de Abril, que vive na Ilha das Pérolas. Foi abandonada por sua mãe que quis ser bailarina e saiu da ilha. Ela e seus amigos acreditam na força da magia e que todo mês de outubro lhes permite fazer um feitiço.

Novembro: Alice, a Mulan, repetiu de ano por causa da matemática até que encontra Alberto e começam a estudar para que ela não reprove de novo. No meio de apostas, números e cálculos surge algo mais.

Dezembro: Aline, Karla e Mia (que não gosta de praia) são três amigas que irão se separar, para isso decidem fazer uma viagem e passar o último mês do ano juntas em Maresias-SP. Muitas surpresas e confusões aguardam a história.

12 histórias diferentes, muitas emoções... Meus meses preferidos foram JANEIRO, MARÇO, JUNHO e AGOSTO.

Gui Olí 09/03/2016

Histórias de amor que começam ao acaso são fascinantes.
E, geralmente, o período em que acontecem sempre fica marcado na memória de quem as vive: "Lembra daquela vez, em março, naquela viagem de páscoa?" ou "Era junho, um frio danado, e a gente se conheceu", coisas do tipo.
Esse livro contempla histórias assim e é muito gostoso de ler, seja numa tacada só como apreciando as histórias aos poucos (por que não ler uma a cada mês do ano pra entrar melhor no clima, não?). Eu fiz do primeiro jeito, só pra constar.
Sempre fico muito feliz quando encontro grandes talentos na literatura brasileira, principalmente em histórias jovens assim, consumidas em sua maioria de origem internacional.
Que venham mais projetos assim! Eu mesmo tenho vários na cabeça que quero colocar em prática.
Como melhoria ao trabalho, senti falta apenas de uma edição um pouco mais rigorosa em algumas histórias, seja na narrativa como também visando evitar certas semelhanças como nomes de protagonistas iguais ou mesmo situações do tipo "garoto esbarra em garota, que se irrita mas depois se apaixona". São situações legais, mas é interessante também pensar em outros formatos e manter a surpresa dos leitores ao longo de todas as histórias.
No mais, o trabalho está de parabéns!
Desejo sucesso a todos os autores! :)

Tatii.Gonsales 26/03/2016

Historias Lindas
Doze historias diferente mas cada uma com uma lição a aprender.
Amei todas, mas as que mais me marcaram foram as dos Meses de Maio ( que chorei horrores ) Setembro, Outubro e Dezembro.
Parabens a todos os autores, a ideia de reunir varias historias em um unico livro é muito boa, ainda mais quando você aprende com cada historia.